segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Bordadeiras do Seridó buscam selo de exclusividade do produto potiguar

Após a concessão de Indicação Geográfica do Melão de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, o estado poderá contar com um segundo produto certificado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

Já está em andamento o processo de pedido para registro de Indicação Geográfica do tradicional Bordado do Seridó. 

O trabalho das bordadeiras da Região do Seridó para pleitear a Indicação Geográfica teve início em 2011. 

O Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do RN realizou estudo que comprova a relação do bordado com a identidade da região. 

A expectativa é de que ainda no próximo ano as bordadeiras sejam contempladas com o certificado. Segundo a gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira, a Indicação Geográfica é tratada como prioridade. 

Para isso, a entidade acaba de aprovar projeto que prevê investimento na ordem de R$ 8 milhões para apoio ao mecanismo que prevê proteção e promoção local.

“Vamos investir nos próximos dois anos um total de R$ 8 milhões através do apoio a novas Indicações Geográficas e àquelas já existentes. Temos o tema como prioridade, pois sabemos da importância que uma IG representa”, destaca. 

Desde 2008, o Sebrae desenvolve o trabalho de apoio aos registros de Indicação Geográfica. Ao todo, 17 pedidos foram feitos junto ao INPI, com a concessão a onze deles. 
G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário