sábado, 2 de novembro de 2013

Cinco municípios do RN recebem novos médicos estrangeiros a partir da próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (4), os municípios de Natal, Venha Ver, Nova Cruz, Touros e Ceará-Mirim receberão 17 profissionais intercambistas – médicos brasileiros com formação no exterior e médicos estrangeiros -, do segundo ciclo do Programa Mais Médicos. 

Na manhã desta sexta-feira (1º), os profissionais médicos concluíram as atividades de acolhimento e integração elaboradas por técnicos da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) / Mais Médicos, responsável pelo monitoramento do programa no Estado. 

O segundo ciclo do programa trouxe, no mês de outubro, mais 24 profissionais para o Rio Grande do Norte, sendo sete brasileiros e 17 estrangeiros, destes 11 são cubanos. Com os 32 médicos que chegaram no 1º ciclo do programa, o RN contará com 49 profissionais atuando em Estratégias de Saúde da Família.

 O coordenador da Estratégia Saúde da Família no Rio Grande do Norte, Hugo Mota, explicou que durante a semana, os novos profissionais conheceram a realidade da saúde pública no Estado e hoje eles tiveram um contato com os gestores de onde eles vão atuar. Além disso, os médicos participaram de um treinamento sobre o Telesaúde, uma ferramenta que eles vão utilizar no dia a dia. 

Os médicos vão hoje à tarde para os municípios de destino e a partir da próxima semana, eles irão começar a atender a população, depois de um trabalho de ambientação com a rede municipal. 

 Os médicos estrangeiros deste segundo ciclo atuarão nos municípios de Natal, que receberá 12 profissionais, Nova Cruz (2), Touros (1), Venha Ver (1) e Ceará Mirim (1). Os sete médicos brasileiros já estão atuando nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional. O Programa Mais Médicos trouxe 32 profissionais para o RN em sua primeira etapa. Os municípios beneficiados foram: Alexandria, Bom Jesus, Caraúnas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Água do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.
JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário