sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jovens comemoram participação no Parlamento Jovem em última sessão do ano na AL

A última sessão ordinária deste ano da 3ª edição do Parlamento Jovem foi realizada no final da manhã desta sexta-feira (29) no plenarinho da Assembleia Legislativa e reuniu praticamente toda a bancada jovem. 

Em meio aos vários pronunciamentos do dia, a tônica ficou pelo balanço das atividades no projeto feito pelos meninos e meninas. 

A estudante da Escola Estadual Nestor Lima e presidente da bancada jovem do RN, Talita Emiliano, era uma das mais empolgadas com as atividades e ressaltou a mudança de consciência que o projetou tem oferecido através da experiência vivida no Legislativo Potiguar. 

“Quando entrei não tinha a noção de como seria organizado e de que como teria impacto na minha vida. Agora tenho um conhecimento social da política e de sua importância para a vida da gente. Sei que como cidadão ou deputado, todos podem contribuir de alguma forma”, disse a jovem, a primeira mulher eleita presidente desde a primeira edição. 

Da mesma forma se sentia o jovem Gustavo Potiguar que, junto com representantes da Câmara Municipal de Baía Formosa, conseguiu implantar na Casa Legislativa de seu Município, o projeto para os jovens da cidade. 

“Levamos a discussão, o vereador Saulo abraçou a ideia e implantamos o projeto lá”, contou ele que reforçou a importância do projeto em sua vida e o novo entendimento de política. “Vi que não é só papel e discurso, mas ouvir a população e transformar ideias em soluções”, disse. 

Para Luci Dantas, coordenadora do projeto, as atividades do Parlamento Jovem não despertaram apenas a cidadania, mas mudaram a vida de muitos dos jovens deputados. 

A constatação, segundo ela, é com base no relatório dos diretores das escolas. “Jovens que eram vítima de bullying na escola passaram a ser respeitados por que mudaram a postura, adolescentes que melhoraram notas, garotos e garotas que tem contribuído para suas comunidades, mas também para outros municípios”, relatou. 

Presente em outras sessões, a deputada estadual Márcia Maia e autora do projeto também esteve presente no encerramento das atividades deste ano. A parlamentar destacou a importância do projeto e a relevância dos debates realizados em plenário. 

“A cada edição, os jovens têm demonstrado mais maturidade e provado o quão certos estávamos ao apostar neles. A escolha por um projeto em que colocamos como protagonistas o futuro de nosso estado é semear uma base para que esse futuro seja próspero”, afirmou a parlamentar que destacou ainda os temas abordados nos debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário