quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pimenta: o tipo certo ajuda a emagrecer e até previne câncer

As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer. 

Mas nem todas as pimentas trazem esta lista de vantagens. Para colher tais benefícios é preciso que a pimenta seja do gênero Capsicum. 

Esse grupo de pimentas já eram consumidas pelos índios brasileiros e em toda a América Latina antes mesmo da chegada dos europeus no Novo Mundo. Essas pimentas são os tipos mais interessantes para a saúde porque têm como princípio ativo os capsaicinoides. 

As principais pimentas do gênero Capsicum produzidas no Brasil são: jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. 

A quantidade de capsaicinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo. 

Confira qual a porcentagem do valor diário de alguns nutrientes para 10 gramas de pimenta. 

30% da vitamina C na pimenta Murupi 
0,59% de cálcio na pimenta Malagueta 
1,5% de fósforo na pimenta Malagueta 
6,36% das fibras na pimenta Malagueta. 
BRUNA STUPPIELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário