sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Prefeitura e UFRN discutem Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal

Discutir a organização do espaço geográfico e a sustentabilidade do setor turístico municipal foram os principais temas abordados entre a Prefeitura Municipal de Currais Novos e a UFRN em reunião na manhã desta sexta-feira (01), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

A coordenação e elaboração do Plano Municipal de Turismo para o período 2014-2020 deverá ser formado para identificar as potencialidades e fragilidades do setor turístico do município, além de ser uma forma de propor programas, projetos e ações para o desenvolvimento sustentável do turismo regional. 

O coordenador do curso de Turismo do CERES/UFRN Currais Novos, Professor Marcelo Taveira, afirmou que a integração da UFRN com a sociedade é importante para “desenvolver as ações e políticas públicas eficientes”. 

Os secretários Luziani Guimarães (gabinete), Aparecida Medeiros (educação), Tércia Leda (saúde), Edilma Dantas (ouvidoria), Celso Cruz (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Wilton Narciso (finanças e planejamento), Hênio Othon (controladoria), Moisés Alex (administração), Rafael Diniz (procuradoria), Ricardo Bezerra (infraestrutura), e Lidiane Silva (coordenadora da SEMTHAS), os vereadores Odon Júnior e Narciso Vidal, participaram da reunião. 

O encontro também contou com a participação do professor Dr. Wilker Nóbrega, bacharel em turismo pela UFPA, mestre em Cultura e Turismo (UFBA/UESC), doutor em Ciências do Desenvolvimento Social e Ambiental (UFPA), e professor e coordenador do PPGTUR/UFRN. 

Entre as etapas para a formação deste plano turístico estão: seleção de equipes técnicas de trabalho, realização de oficinas de capacitação junto à equipes de discentes e professores, atualização do inventário turístico do município conforme as diretrizes do Ministério do Turismo, e desenvolvimento do plano de marketing turístico do município. 

“É importante discutirmos este plano para elaborarmos um diagnóstico turístico e propormos ações e projetos que desenvolvam o setor no município”, disse Wilker. Após a reunião foram criados quatro grupos de trabalho para discussão do plano municipal de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário