terça-feira, 26 de novembro de 2013

Workshop discute estruturação do Centro de Imprensa da Copa 2014

A Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reúne, na próxima sexta-feira, 29, potenciais parceiros do Centro de Imprensa que a instituição pretende montar para jornalistas nacionais e estrangeiros durante o mês de junho de 2014, quando Natal sedia quatro jogos da Copa do Mundo de Futebol. 

O foco do Centro de Imprensa é aproveitar o evento esportivo e atrair para a capital do RN os profissionais da mídia não credenciada pela FIFA. “Com a presença deles aqui, cremos que podemos conferir uma cobertura jornalística que não fique restrita apenas ao entorno da Copa e possa gerar pautas interessantes sobre outros aspectos sociais, culturais e econômicos do nosso Estado”, afirma o professor José Zilmar Alves da Costa, superintendente de Comunicação da UFRN. 

No plano acadêmico, destacou o superintendente, a expectativa é de que, com a presença dos jornalistas, pesquisas e projetos desenvolvidos na UFRN possam ganhar mais visibilidade no contexto nacional e internacional e que alunos do curso de Comunicação possam se envolver em intensa experiência de aprendizagem, interagindo com correspondentes estrangeiros, jornalistas especializados e experientes na cobertura de mega eventos. 

O Centro de Imprensa ainda é um projeto e sua concretização depende da constituição das parcerias. Nesse sentido, o seminário tem em pauta a discussão sobre a logística necessária para montagem do Centro, para o qual a UFRN entraria com a estrutura atual da COMUNICA e do Laboratório de Comunicação (Labcom) do DECOM. 

Também serão discutidas formas de credenciamento, estratégias de divulgação junto ao público-alvo (imprensa estrangeira e nacional) e a programação. 

Sobre esse ponto (programação), o propósito é oferecer uma agenda de eventos e sugestões de pautas aos jornalistas credenciados no Centro de Imprensa da COMUNICA-UFRN. “Daí a importância de constituirmos parcerias, pois não estamos interessados nos jogos em si e sim que, enquanto as seleções façam seus gols, outros aspectos diretos ou indiretos ligados à cidade-sede sejam visibilizados”, explica o professor José Zilmar. 

Para o evento do dia 29, a COMUNICA convidou alguns potenciais parceiros, entre os quais a Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIEB), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (SINDJORN) e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas (ABEPEC). 

Também foram convidados órgãos públicos, como as secretarias de Comunicação Social do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, a Federação das Indústrias (FIERN), o SEBRAE, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Ministério do Esporte e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

Pela UFRN, foram convidados a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a Secretaria de Relações Internacionais, a Superintendência de Informática e o Departamento de Comunicação (DECOM). O evento acontece das 9h às 18h na Sala de Reuniões do Novo Anexo da Reitoria (3º andar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário