domingo, 8 de dezembro de 2013

Cubanos são recebidos com homenagens em Currais Novos e agradecem apoio da população

Currais Novos festejou com alegria e homenagens a chegada de seis médicos cubanos ao município na tarde deste sábado, 07, que irão trabalhar na rede básica de saúde pelos próximos dois anos. 

Natacha Marti Chinea, Nairovis De La Cruz Prevost, Moraima Perez Fonseca, Julian Pacheco Acosta, Yanet Esquivel Castilla e Jose Manuel Cepero Valero, foram escolhidos para atuarem no município pelo programa “Mais Médicos” do Governo Federal. 

Jose Noide Caraballo Robert, médico que também foi escalado para atuar em Currais Novos, continua em Natal para cursos complementares. 

Pela manhã, os médicos foram apresentados à secretaria municipal de saúde, Tércia Leda, e à coordenadora de atenção básica do município, Gabriela Lima, que estiveram em Natal para acolher o grupo de médicos. 

Durante o percurso entre a capital e o município seridoense, os médicos tiveram a oportunidade de conversarem um pouco sobre o sistema de saúde de Currais Novos, perfil epidemiológico da cidade e as ações que deverão realizar com a população. 

Em solo currais-novense, os médicos foram recepcionados no Salão Nobre do Palácio Raul Macedo, sede do executivo municipal, pelo prefeito Vilton Cunha, que se disse feliz com o momento. Em seu discurso, traduzido para o espanhol, Vilton afirmou que “Currais Novos precisava ampliar sua rede de atenção básica, mas enfrentava obstáculos para formar equipes de saúde da família e pela dificuldade de encontrar médicos disponíveis”. “Currais Novos está situada no semi-árido nordestino, região pobre do nosso país, com inúmeros problemas, dentre os maiores, se destaca o atendimento público na área de saúde. Com vocês, a saúde do nosso município irá ganhar muito, que Deus os abençoe e nos dê um futuro melhor”, finalizou. 

A secretária de saúde afirmou que a chegada dos médicos cubanos representa a luta pelo fortalecimento da assistência básica médica, favorecendo uma melhor cobertura de saúde no município e a ampliação das ações importantes. 

“Teremos uma estratégica de saúde da família mais fortalecida”, disse Tércia, que lembrou o esforço da gestão municipal em conquistar políticas públicas eficientes para a melhoria da qualidade de vida dos currais-novenses. 

A solenidade contou com a participação dos vereadores Maria Aparecida (Dadá), Celinha e Odon Jr, dos secretários Aparecida Medeiros (Educação), Hênio Othon (Controladoria) e Luziane Guimarães (Gabinete Civil), do médico Ricardo Antonio, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Chiquinho, agentes de saúde, além da presença da imprensa, sociedade civil, e de um grupo de alunos da Escola Municipal “Profª Trindade Campelo”, que cantou o hino brasileiro e de Currais Novos. 

O momento mais emocionante das homenagens foi realizado pelos próprios médicos, quando surpreenderam à todos cantando o hino nacional de Cuba. 

EXPECTATIVAS 

Além de roupas, utensílios pessoais e do tradicional jaleco médico, os cubanos trouxeram em suas malas uma carga de esperança e saudade. 

Com dois filhos, um menino de 11 e uma garota de 9, Natacha Marti Chinea não esconde a saudade dos filhos. “Vim para o Brasil para ajudar a população mais carente e sei que meu trabalho trará grandes alegrias para esse povo, e em Cuba tenho o apoio dos meus filhos, que compreendem minha missão em ajudar aos outros” disse. 

Yanet Esquivel Castilla, que já trabalhou em Boa Vista, capital de Roraima, diz que a expectativa para iniciar os atendimentos é grande. “Estamos de braços abertos para todos, queremos lutar pela saúde de Currais Novos”, afirmou. 

Yanet comentou que além da formação de seis anos na faculdade de medicina, todos os médicos possuem especialização em “saúde da família”. “Somos formados para cuidarmos da população mais carente e que necessita de atendimento, a grande diferença de nosso país para o Brasil é o fortalecimento da estratégia da saúde da família, ação que o governo brasileiro está adotando com a nossa chegada”, disse.








Nenhum comentário:

Postar um comentário