terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Médicos cubanos visitam UBS’s e Policlínica para conhecerem sistema de saúde municipal

Os seis médicos cubanos que chegaram à Currais Novos no último sábado, 07, e que integram o programa do governo federal “Mais Médicos”, iniciaram uma série de visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a toda estrutura da atenção básica do município nesta terça-feira, 10. 

Na Policlínica, acompanhados da coordenadora da atenção básica municipal, Gabriella Lima, os médicos conhecerem os consultórios, laboratório, farmácia, sala de vacina e curativos, e o espaço para pequenos procedimentos cirúrgicos. 

“A visita a estas unidades de saúde é importante para eles conhecerem a nossa realidade e terem noção dos equipamentos, especialidades e medicamentos que disponibilizamos para a comunidade currais-novense”, disse Gabriella. Na Farmácia, os cubanos não tiveram nenhuma dificuldade na identificação dos medicamentos. “A linguagem farmacêutica de Cuba e do Brasil é a mesma, portanto, não teremos nenhuma dificuldade em prescrevermos”, disse Nairovis De La Cruz Prevost. 

A coordenadora da Atenção Básica apresentou um perfil epidemiológico da cidade, levantamento que está sendo estudado pelos profissionais há mais de três semanas. “A maioria das patologias é conhecida deles, e todos são especialistas na medicina preventiva, de atenção básica”, afirmou Gabriella. 

ATENDIMENTO 

Durante a conversa com a equipe da Policlínica “Monsenhor Ausônio de Araújo”, os médicos se depararam com uma ocorrência inesperada. Maria de Fátima da Silva, 34 anos, chegou à Policlínica se queixando da alta pressão ocasionada por uma forte emoção. 

No mesmo instante, a Drª Moraima Perez Fonseca fez as primeiras observações clínicas, conversou com a paciente cerca de 15 minutos, prescreveu medicação para controlar a pressão e acompanhou o descanso da senhora por mais 10 minutos. 

A Drª Natacha Marti acompanhou a colega de profissão durante o atendimento. Moraima indagou a paciente sobre seu histórico de vida, alimentação e uso de medicamentos. “Por ser hipertensa ela precisa ter uma dieta saudável com baixo teor de sal, fazer exercícios físicos regularmente e evitar comidas gordurosas”, disse. 

Maria agradeceu o atendimento e disse que a chegada dos médicos só irá contribuir com o fortalecimento da saúde de Currais Novos. “Nós só temos a ganhar com o trabalho de vocês”, afirmou a dona de casa aos médicos. 

VISITA UBS SANTA MARIA GORETE 

Na UBS do bairro Santa Maria Gorete, que funciona no antigo prédio da Policlínica, os médicos tiveram a oportunidade de conversarem com a equipe do PSF – Programa Saúde da Família para conhecerem um pouco o perfil da população daquela comunidade. 

A enfermeira Gabrieli Dias mostrou a dinâmica de trabalho da unidade e apresentou os profissionais que trabalham nos núcleos de saúde do homem e da mulher, que também funcionam no local. “O trabalho destes profissionais irá contribuir muito com o atendimento à população”, disse Gabrieli.




Nenhum comentário:

Postar um comentário