quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Memória Viva grava 400º programa com o cantor potiguar Gilliard

O Programa da TV Universitária (TVU), Memória Viva, grava nesta quinta-feira, 5, a edição de número 400. O convidado é o cantor potiguar Gilliard. 

A diretora e produtora do Memória Viva Joana D’arc Arruda Câmara fala sobre a trajetória do programa e explica a escolha do entrevistado. “Gilliard, além de ser conhecido nacionalmente, se apresentou na TVU no início da carreira, tem uma identificação com a emissora”, disse. 

O especial será exibido no domingo, 29, às 16h e reapresentado na quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2014, às 19h. Criado na década de 1980, na gestão do reitor Diógenes da Cunha Lima, o Memória Viva tinha o nome de Projeto Memória, quando o professor do Curso de Comunicação Social, Carlos Lyra, era diretor da TVU. 

Na época, o programa não tinha formato nem apresentador fixo. Foram gravadas cerca de 100 edições. “No programa de número 100 entrevistamos o Diógenes da Cunha Lima. Foi uma forma de homenageá-lo pela iniciativa do Projeto Memória. Já o especial com Dom Eugênio Salles foi gravado no Rio de Janeiro”, conta a produtora. 

A chamada segunda fase do programa começa com iniciativa da Superintendente de Comunicação Ana Maria Concentino, também professora do Curso de Comunicação Social, em 2004, na gestão do reitor Ivonildo Rêgo. 

A partir desse momento o programa passa a ter um formato fixo, com uma hora de duração e tendo como apresentador o professor Tarcísio Gurgel. “O convidado escolhe duas pessoas para participar da entrevista e a produção não interfere nessa escolha”, explica Joana D’arc. 

A diretora destaca, entre todos os entrevistados até agora, políticos como o senador José Agripino Maia, o ex-presidente e hoje senador Fernando Collor de Mello (AL), a ex-governadora Wilma de Faria, a cantora Nubia Lafayette, o ex-presidente de Portugal Mário Soares, o ex-jogador Marinho Chagas e o cardeal dom Eugênio Salles, além de todos os reitores da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário