terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal não vai alterar rotina de presos do mensalão na Papuda

O Natal não deve alterar a rotina do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde estão os condenados do mensalão. 

Presos em uma ala especial, destinada a ex-policiais, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, os ex-tesoureiros do PT Delúbio Soares e do PL (hoje PR) Jacinto Lamas, além dos ex-deputados Valdemar da Costa Neto (PR), Pedro Henry (PP) e Pedro Corrêa (PP) terão luz e TV até meia-noite desta véspera de Natal. 

Os seis foram condenados a regime semiaberto e aguardam resposta da Justiça a pedidos para trabalhar fora do presídio –eles estão nessa ala por causa da "segurança" local, segundo o sistema prisional do Distrito Federal. 

O corte de energia, no entanto, se dá mais cedo para a maioria dos outros 12 mil presos da Papuda. A ala de Marcos Valério, operador do mensalão, condenado a regime fechado, tem luz só até 21h. 

A cela dos condenados do mensalão tem TV, pia, um chuveiro de água fria, beliches com colchão de espuma e uma bacia turca –instalação sanitária rente ao chão. 

No jantar desta terça-feira (24), está prevista uma marmita comum, com arroz, feijão, uma carne, legumes e verduras. 

Todos, porém, têm acesso à cantina, onde podem comprar cigarros e refrigerante (R$ 5 o copo). O ex-deputado Romeu Queiroz, o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado e o ex-dirigente do mesmo banco Vinícius Samarane foram transferidos para Minas Gerais na segunda-feira (23). 

Eles ficaram algemados durante o voo. Queiroz foi levado para a penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, onde cumprirá sua pena. Salgado e Samarane foram para o presídio Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte –onde o ex-goleiro do Flamengo Bruno cumpre pena pelo assassinato de Eliza Samudio. 
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário