quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SAMU de Caicó começa a funcionar pra valer a partir desta sexta-feira

Apesar da inauguração ter sido nesta quinta-feira (19), o funcionamento do SAMU de Caicó será a partir desta sexta (20). 

A informação foi confirmada pela coordenadora local do SAMU, enfermeira Jardênia Azevedo. O SAMU vai atender, tanto emergências clinicas como traumáticas. 

A população, quando tiver uma ocorrência vai ligar para 0 192, será atendida por uma telefonista pela Central de Regulação, que pegará todos os dados e passará para o Médico Regulador. 

“Através dos dados que a população passará para o Médico Regulador, é que ele vai determinar qual tipo de assistência que será oferecida a vítima, se seria uma Unidade de Suporte Básico ou o Avançado (UTI). O que entra nessa lista de prioridades de atendimentos do SAMU, por exemplo, problemas cardiovasculares, queimaduras, choques elétricos, acidentes automobilísticos, capotamentos, colisão frontal”, explicou. 

Jardênia também explica que os primeiros socorros serão feitos no próprio local do acidente. “O SAMU não é uma ambulância normal, que pega num lugar e leva para o outro. Ele tem suporte pra realmente atender, deixar o paciente estável até que tenha uma porta de entrada que realmente possa receber. E se Caicó não tiver, levaremos para algum lugar que tenha essa condição, nem que seja necessário usar o helicóptero em Natal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário