segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Semarh e Idema assinam acordo para destino correto de embalagens plásticas de lubrificantes

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) assinarão amanhã, às 9h00, um termo de compromisso Estadual para a logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes. 

O termo será assinado com o “Jogue limpo”, Programa criado pelo setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes do país e responsável a nível nacional pela destinação correta desse tipo de embalagem. 

A assinatura do acordo acontecerá no auditório da Semarh e contará com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, do Diretor do Idema, Jamir Fernandes, de representantes do Programa Jogue Limpo, autoridades e convidados dos setores relacionados a esse assunto. 

O Programa Jogue Limpo foi criado para atender a demanda da lei de Resíduos Sólidos no que diz respeito ao sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes, pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. 

Aqui no estado o programa está sendo implantado, a princípio, na região metropolitana, com meta de atuar em todos os municípios até o final de 2016. A logística funcionará da seguinte forma: O consumidor devolve a embalagem ao comércio varejista (postos de gasolina ou lojas do segmento), este por sua vez, armazena temporariamente estas embalagens e envia aos veículos de recebimento intinerantes que leva até as centrais de recebimento. 

Nessa central, as embalagens serão encaminhadas para as empresas de reciclagem, devidamente licenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário