terça-feira, 3 de dezembro de 2013

UFRN anuncia parceria com SEBRAE para operar projeto Inova Metrópole

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cumpriu na última sexta-feira, 29, uma pauta voltada para as questões relacionadas ao empreendedorismo e o desenvolvimento do estado, participando do 4º Encontro Potiguar de Incubadoras de Empresa, realizado no SEBRAE/RN, e da 10° Reunião de Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). 

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, anunciou a parceria com o SEBRAE/RN, que será assinada nos próximos dias para operacionalização do projeto da incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD). 

Na FIERN, que reuniu empresários e lideranças sindicais, a reitora fez palestra sobre a UFRN, fazendo um breve histórico sobre a atuação da instituição nas ações de empreendedorismo e sua preocupação com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. 

Ângela Paiva disse que, para trabalhar com ensino, pesquisa e extensão, a Universidade precisa de autonomia. “O foco principal da pesquisa no Brasil está nas universidades públicas federais”, garantiu a reitora, informando que a instituição possui atualmente 40 mil alunos (graduação e pós-graduação) e é considerada pelo MEC a melhor universidade das regiões Norte e Nordeste. 

A reitora ressaltou o crescimento do Programa Ciências Sem Fronteiras, programa que estimula o intercâmbio de conhecimento, permitindo a ida de brasileiros a outros países, para estudar nos mais renomados centros de pesquisa de todo o globo. 

“Hoje mais de 600 estudantes estão espalhados pelo mundo afora, graças ao Ciências sem Fronteira”, afirmou Ângela Paiva, destacando a evolução forte do programa no Nordeste e o fato de que o RN é o estado que mais está encaminhando alunos. 

Ela citou a implantação do instituto de língua estrangeira (Ágora), “para proporcionar a formação, a capacitação linguística dos nossos alunos, e com isso está aumentando a nossa competência”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário