quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vilton e secretários de agricultura e saúde fazem balanço das ações de 2013 no “Tv Cidade”

O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e os secretários Francisco Moreira (Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento) e Tércia Leda (Saúde) destacaram as diversas ações desenvolvidas nestas áreas durante entrevista nesta quinta-feira (19), no programa “Tv Cidade”, apresentado pelo Pr. João Batista na Sidys Tv a Cabo. 

O prenúncio de um bom inverno devido o tempo nublado nos últimos dias no município, animou o prefeito que lembrou das dificuldades enfrentadas em 2013 devido a estiagem prolongada há pouco mais de dois anos. 

“Trabalhos muito na zona rural com o objetivo de amenizarmos o sofrimento dos agricultores, e a prefeitura realizou diversas ações como perfuração de poços e construção de cacimbas em várias comunidades”, comentou. 

O secretário Moreira afirmou que as condições adversas do clima em 2013 fizeram com que o trabalho da SEMAAB fosse intensificado na zona rural do município. 

“Realizamos parceria com o Exército através da ‘Operação Pipa’ para o abastecimento das comunidades, além de firmarmos convênio com o DNOSC para perfurarmos diversos poços”, disse Moreira. 

“Com as máquinas adquiridas através do PAC 2, pudemos construir cacimbas em dezenas de comunidades rurais, amenizando assim o sofrimento do homem do campo e do seu rebanho”, comentou. 

Nas ações da saúde, a secretária Tércia Leda disse que “o desafio foi grande”, mas que 2013 tem um saldo positivo de realizações. “Cumprimos a maior parte do programa da saúde registrado no TRE como metas para o governo municipal”, lembrou a secretária. 

Em depoimento ao TV Cidade, uma paciente agradeceu o tratamento recebido na secretaria e a disponibilidade de novos tratamentos especializados.

A partir de 2013 o município de Currais Novos passou a ter um médico regulador para o encaminhamento de pacientes que necessitam de atendimentos específicos, principalmente nas áreas de oncologia e nefrologia. 

“Com a nova Policlínica ampliamos os serviços prestados à população, com mais especialidades médicas e melhor qualidade no atendimento”, disse Tércia. O prefeito Vilton Cunha falou que foram muitos os avanços na saúde e que muito ainda será feito em 2014. 

“Fomos contemplados com recursos do Governo Federal para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde, no Parque Dourado e no antigo CSU, além da ampliação de mais duas e reforma de mais outras duas UBS”, disse Vilton. 

O programa “Mais Médicos”, que trouxe para Currais Novos 6 médicos cubanos, também foi destacado pelo prefeito como um grande avanço na saúde pública municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário