terça-feira, 30 de abril de 2013

Curso de Mecânico de Refrigeração Residencial qualifica jovens em Currais Novos

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, realizaram nesta segunda-feira (29) a aula inaugural do curso de Mecânico de Refrigeração Residencial, que contará com a participação de 50 alunos. 

Gerson Júnior, um dos coordenadores dos programas de qualificação, geração de emprego e renda da SEMTHAS, afirmou que a procura por cursos de capacitação é grande, e que a secretaria está buscando parcerias para oferecer oportunidades aos jovens e adultos que buscam qualificação. 

“A SEMTHAS tem essa preocupação com a geração de emprego e renda em Currais Novos, e a qualificação, através de cursos importantes como este, são importantes para o desenvolvimento de atividades no município”, disse o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins. 

Uma das coordenadoras pedagógicas do SENAI/RN, Graça Pessoa, e o professor Adriano Batista, apresentaram o plano de curso aos alunos, que terá duração de 40 dias.

Prefeitura realiza neste final de semana a I Feira de Artesanato "Caicó Mostra Caicó"

Terá início na próxima sexta-feira (03), no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana a I Feira de Artesanato “Caicó Mostra Caicó”. 

A feira é uma iniciativa da prefeitura municipal, através da Secretaria de Turismo em parceria com o Sebrae e Senai. Na programação exposições, shows com artistas locais. 

O prefeito Roberto Germano já confirmou presença na abertura do evento.

Em audiência com secretário saúde Vivaldo Costa pede prioridade na vinda do SAMU Seridó

O deputado Vivaldo Costa (PR) foi recebido, segunda-feira (29), no gabinete do secretário de saúde do RN, Luiz Alberto Fonseca. 

O Papa Jerimum estava acompanhado do ex-prefeito de Timbaúba dos Batistas que também presidiu durante vários anos a Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Ivanildo Filho; da presidente da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, Sandra Costa; e de Luciana Dantas, diretora do Hospital Regional de Caicó. 

A audiência teve como pauta a saúde de Caicó, o funcionamento do Hospital Regional e do Hospital do Seridó. Vivaldo também pediu para que o secretário possa priorizar a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Seridó. 

Luiz Alberto, que tem grande admiração por Caicó, garantiu ao deputado que até junho o SAMU estará sendo implantado na região.

Marcha Contra o Crack reúne milhares de pessoas pelas ruas de Currais Novos

“Esse problema é meu, é seu, é nosso”. O lema criado como forma de chamar a atenção da sociedade curraisnovense para a urgente necessidade de se fazer frente a alarmante situação que vive nossa cidade, a insegurança, levou milhares de pessoas às ruas de Currais Novos na tarde de ontem, segunda-feira (29), durante a Marcha “Todos Contra o Crack”. 

Organizada pelo Pastor João Batista, a marcha contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos e diversos parceiros. 

Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, professores, secretários municipais, vereadores, Prefeito Vilton Cunha, Deputado Estadual Tomba Farias, ex-prefeito Zé Lins, juiz Marcus Vinícius, Sonali Rosado, coordenadora do programa RN Vida, e sociedade em geral, estiveram presentes no evento. 

O pastor João Batista afirmou que o momento é “histórico e de extrema importância para Currais Novos”, e que a união da sociedade será fundamental para o combate mais efetivo a esse grave problema. 

O juiz da comarca de Currais Novos, lembrou que além da união da sociedade, os governantes devem se engajar nessa luta, procurando buscar alternativas que amenizem a insegurança. 

“Fomos à Natal para conversar com as autoridades que podem nos ajudar nessa luta”, disse Vilton sobre a reunião com o Secretário Estadual da Justiça e Cidadania (SEJUC), Júlio César Queiroz, que ocorreu nesta segunda-feira (29), em Natal, com a participação do vice João Gustavo, o representante da Câmara Municipal, vereador Narciso Vidal, e Rudson Gomes, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos (CDL). 

O prefeito Vilton Cunha solicitou ao secretário, junto ao Governo, que retire o CDP do centro da cidade e construa um novo espaço em algum terreno de propriedade do Governo do RN no município.








JIU-JITSU

Fim de semana abençoado para o Jiu-Jitsu de Currais Novos. 

Mais uma vez a escuderia Hikariana da equipe WGT que esteve no campeonato norte/nordeste de Jiu-Jitsu em Natal mostrou forças para conquistar belas vitórias e trazer mais medalhas para cidade. 

A equipe do patrocinada pela prefeitura de Currais Novos trouxe no total 11 medalhas das quais 2 de ouro 3 de pratas e 6 de bronze fechando assim mas um campeonato com um ótimo resultado. 

Além da prefeitura, os vereadores Sergio da Chesf, Eugênio Lins e a Secretária de Educação Maria Aparecida formaram o time de apoio para as conquistas. 

Esse fim de semana a equipe embarca para a capital do Ceará para mais um campeonato.

Currais Novos se integra à campanha pela criação da Universidade Federal do Seridó

Instituições educacionais, representantes da Igreja Católica e gestores de alguns municípios da região do Seridó se reuniram na noite desta segunda-feira (29), no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, para discutirem a criação da Universidade Federal do Seridó (UFSER). 

O movimento “O Seridó é Federal” é uma iniciativa da Diocese de Caicó, Colégio Diocesano Seridoense e Associação dos Ex-Alunos do CDS, e foi lançada em janeiro deste ano. 

Um dos articuladores da campanha, o Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, afirmou que “a criação da Universidade Federal do Seridó é uma necessidade de conhecer cada vez mais nossa região e colocá-la como vitrine para regiões parecidas com a nossa”. 

O ex-secretário de educação do RN, Laércio Segundo de Oliveira, apresentou um breve histórico da educação na região, onde desde os primórdios do século XIX, a Igreja do Seridó participa do processo educacional, com a criação de diversas escolas, como a de Latim, Casa de Caridade, as Escolas dos Pobres, o Educandário Santa Terezinha, o Instituto Jesus Menino, posteriormente transformado em Escola Nossa Senhora, entre outras. 

O debate também contou com a participação de Ubirathan Soares, chefe do departamento de História do CERES/UFRN, Francisco de Assis Medeiros, procurador federal e ex-prefeito de Caicó, Rogério Lima, chefe do departamento de Direito do CERES/UFRN, dos prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos), Roberto Germano (Caicó), João Maria Assunção (Lagoa Nova), e Urbano Faria (Serra Negra), e do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Currais Novos, Celso Cruz. 

Um dos participantes do encontro, o Procurador do Estado do RN, Nivaldo Brum, pediu aos prefeitos de Currais Novos e Caicó que unam as associações dos municípios, acabando com os termos “Seridó Oriental” e “Seridó Ocidental”, fortalecendo a região e promovendo debates para a criação da UFSER.

“O Seridó deve ser repensado”, disse Vilton Cunha, afirmando que a criação da Universidade não pode se limitar a criar novos cursos, mas procurar um novo modelo de desenvolvimento para a região. 

A equipe articuladora da campanha está elaborando o projeto da criação da Universidade para ser apresentado ao Ministro da Educação, Aloisio Mercadante.

Secretária de Educação confirma que pagamento dos professores de Caicó será nesta terça-feira

A Prefeitura de Caicó vem pagando seu funcionalismo desde ontem (29), mas de acordo com a Secretária de Educação, Socorro Mariz por atrasos no repasse dos recursos do Fundeb e a necessidade da prefeitura ter de complementar a folha, o pagamento dos professores da rede municipal acabou não sendo realizado nesta segunda-feira.

“Mas, nossos professores fiquem tranquilos que o pagamento estará liberado a partir do meio-dia desta terça-feira (30). 

Os demais lotados na secretaria e que não dependem dos recursos do Fundeb receberam normalmente ontem”, garantiu Socorro.

SEPULTAMENTO

Foi sepultado hoje (30/04) em Jardim do Seridó Carlos Alberto Santos conhecido por “Carlinhos de Manoel Paulino”. 

Carlos Alberto era filho do saudoso ex-prefeito Manoel Paulinho dos Santos Filho. 

Carlinhos foi presidente da Câmara Municipal em Jardim do Seridó.

Nossos sentimentos a família.

Foto:blog Barra Pesada

AFAGO


Dilma diz que enviará nova proposta para vincular royalties à educação

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda-feira que os recursos pagos pela exploração do petróleo sejam destinados à educação e afirmou que fará nova proposta vinculando-os ao setor. 

"Nós, nessa questão da educação, somos teimosos, nós somos insistentes. E nós vamos enviar uma nova proposta para uso dos recursos royalties e participações especiais, e o recurso do pré-sal para ser gastos exclusivamente na educação", disse a presidente, em evento de entrega de ônibus escolares em Campo Grande. 

A vinculação dessa verba à educação é tida como um compromisso pessoal de Dilma. "O Brasil tem de destinar essa sua grande riqueza para ser gasta em educação", afirmou.

O governo enviou, no ano passado, uma medida provisória que destinava os recursos pagos pela exploração da commodity à educação, logo após a presidente vetar em parte um projeto do Congresso que tratava de repartição dessa verba entre Estados e municípios. 

A MP, no entanto, teve sua tramitação no Congresso interrompida na semana passada, para evitar insegurança jurídica, já que o tema tem sido questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), e deve perder a validade, segundo o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP). 
Reuters

Cantor Netinho descobre tumores no fígado e é internado na UTI

O cantor Netinho, 46, está internado na UTI do Hospital Aliança, em Salvador, devido a descoberta de vários tumores no seu fígado. 

A informação é da coluna de Leo Dias, do jornal "O Dia", publicada nesta segunda-feira (29).Os pequenos tumores foram descobertos após uma cirurgia na quarta-feira (24). 

Segundo informações publicadas pelo "Ego", nesta segunda-feira, a assessoria do cantor informou que o tumor não é maligno. "Estive com ele no último sábado, 27, e tive a informação de que o resultado da biópsia deu negativo. Ele está acordado e consciente", narrou o assessor. 

Netinho foi internado pela primeira vez há dez dias devido a fortes dores na coxa direita. Na ocasião foi diagnosticada uma lesão aguda no músculo ilíaco direito. 

O cantor foi liberado, mas precisou retornar ao hospital no dia seguinte por causa de fortes dores abdominais. Toda a agenda de shows do cantor no mês de maio foi cancelada.
OMG

Fla acerta com Moreno e aguarda assinatura para fazer anúncio

O Flamengo espera apenas a assinatura do contrato para anunciar Marcelo Moreno como primeiro reforço para o Campeonato Brasileiro. 

Especulado desde o início do ano no clube e sem espaço no Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Moreno chega por empréstimo até o fim do ano, com opção de compra dos direitos econômicos em outubro, e coloca um ponto final na soberania de Hernane no ataque do Flamengo. 

O acerto entre os clubes e o jogador já foi sacramentado e o anúncio depende apenas de trâmites burocráticos. Toda documentação já está nas mãos do departamento jurídico. 

Mesmo com o acerto encaminhado, o pai do jogador, Mauro Martins - que havia chamado o Flamengo de "equipe fracassada" em fevereiro -, desconhece a transferência do filho para o Rubro-Negro. - É mentira, não acertou nada. Ele vai ficar no Grêmio, que é o clube que o contratou por quatro anos. Só acredito quando o meu filho falar: "Papai, estou indo para o Flamengo". Isso de o Flamengo falar que contratou e o Grêmio que vendeu eu não acredito em ninguém, só no meu filho. Sou o homem mais feliz pelo meu filho não estar jogando. O Grêmio está mal na Libertadores e ele não vai ser culpado pela eliminação. 

O Rubro-Negro busca ainda mais quatro nomes para o restante da temporada. De olho no mercado “emergente”, como definiu a diretoria, o clube tem outros reforços de clubes pequenos engatilhados. Um lateral-direito, um zagueiro e dois meio-campos são desejados. 
G1

IV BAILE DO REENCONTRO EM CURRAIS NOVOS

Acontecerá em Currais Novos, dia 04 de maio a 4º edição do Baile do Reencontro no Aero Clube, com as atrações Edinho Queiroz e a Banda Tártaros, evento este onde a sociedade curraisnovense se encontra.

Como empresário do meio artístico José Aldeir de Souza dá continuidade a este evento procurando reviver os grandes bailes da cidade. 

O baile terá início as 21 horas, com o show de abertura com o cantor Orlando Batista fazendo um momento super romântico. 

Logo após a Banda Tártaros sacudindo a massa ao som das músicas que marcaram as décadas de 60, 70 e 80, e finalizando um super show com o cantor Edinho Queiroz interpretando os grandes clássicos da música popular brasileira.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual estão sendo planejadas pela SEMTHAS

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está planejando as ações que serão desenvolvidas no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Com o tema, “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha irá articular uma rede de proteção às crianças e adolescentes do município. 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) iniciou um planejamento das atividades que serão desenvolvidas na data, e que contarão com parcerias de diversas instituições, como Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e PROERD.

Antes de viajar, Dr. Sérgio Eduardo formaliza transmissão da administração para sua Vice-Prefeita Nana Medeiros

Hoje (29), pela manhã, o prefeito de Carnaúba dos Dantas Dr.Sérgio Eduardo (PSB) recebeu, na sua residência, a sua Vice-Prefeita Nana Medeiros (PSD), onde discutirem a passagem de governo. 

Em suas palavras, Dr. Sérgio manifestou a sua confiança em Nana Medeiros e disse que esta seria a primeira vez que uma mulher, na condição de vice-prefeita, assumia os destinos de Carnaúba dos Dantas. 

Nana Medeiros assumiu a prefeitura em 2009, na condição de presidente da Câmara Municipal, quando do impedimento do então prefeito Boboca e do vice Dr. Sérgio. 

A Vice-Prefeita e agora Prefeito em Exercício agradeceu a confiança depositada reconhecendo na oportunidade o espírito de humildade de Dr. Sérgio, que fez questão de entregar a administração na ausência de apenas 5 dias. Depois da reunião, Dr.Sérgio Eduardo viajou para Natal.

Agentes de Desenvolvimento articulam ações para avanço da economia local

A articulação de ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial será desempenhada por dois agentes de desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Currais Novos. 

Os servidores Ronaldo Gomes da Silva e Risolane Silva Ferreira, irão auxiliar no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e, também desempenhar um papel de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do Município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local. 

Risolane afirma que a principal prioridade é a formalização dos empreendedores individuais de Currais Novos. “Nossa meta é que os empreendedores tenham acesso a cursos que iremos realizar em parceria com o SEBRAE, e assim, iremos auxiliar no processo da formalização da micro ou pequena empresa”, disse. 

Os agentes estão organizando um plano de trabalho de acordo com as prioridades da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no município, e mapeando as principais atividades que são desenvolvidas na cidade.

Secretaria de Tributação estende horário de funcionamento para atender demanda do Refis

Durante esta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de abril a Secretaria de Tributação de Caicó estará funcionando em horário especial: das 07 da manhã as 17 horas, sem intervalo para o almoço. 

De acordo com Marleide Carvalho, titular da pasta a intenção é dar condições para que os contribuintes que deixaram para aderir ao programa do Refis nas últimas horas não sejam prejudicados. 

A Secretaria está em novo endereço, na Avenida Coronel Martiniano ao lado da Prefeitura de Caicó.

Pós-Graduação em Turismo discute Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento

O Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o Seminário “Estado, Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento" nesta terça-feira, 30, às 8h, no Auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA). 

Coordenado pelo professor Wilker Nóbrega, docente permanente do Programa, e com palestra do professor Silvio Lima Figueiredo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o seminário é destinado a todos os alunos da disciplina Turismo e Desenvolvimento do PPGT e demais alunos da graduação e pós-graduação em Turismo. 

Mais informações sobre o evento na coordenadoria do PPGT atarvés do telefone 3215-3617.

Obras da passagem molhada do Totoró seguem cronograma de execução

As obras de construção da passagem molhada do Povoado Totoró, que tiveram início no último dia 11 de abril, seguem o cronograma de execução estabelecido pela Prefeitura Municipal de Currais Novos e Secretaria de Agricultura. 

A passagem molhada será de concreto e construída transversalmente a sangria do Açude do Totoró, permitindo um melhor escoamento da água através de tubulações na parte inferior, favorecendo um melhor tráfego de veículos e pessoas. 

As comunidades de Lagoa dos Santos e Cachoeira também serão beneficiadas com a construção de passagens molhadas.

UFRN publica edital de concurso para cargos técnico-administrativos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou edital de concurso público para preenchimento de vagas em cargos Técnico-Administrativos em Educação no seu quadro permanente. 

As vagas são para técnicos de Ensino Superior (15 vagas), Ensino Médio Profissionalizante (8 vagas), Ensino Médio Completo (1 vaga) e Ensino Fundamental Completo (25). 

Os interessados em participar do concurso devem acessar o site do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), no qual estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. 

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet do dia 13 de maio ao dia 3 de junho. As taxas variam de R$ 50 a R$ 80, dependendo do cargo pretendido. 

Os cargos disponíveis são: engenheiro/ engenharia civil - engenheiro / telecomunicação - engenheiro agrônomo, músico, pedagogo, revisor de textos, tecnólogo microscopia, assistente social, gestão pública, nutricionista, editor de imagens, técnico de laboratório / biotério, técnico de laboratório / microscopia, técnico de laboratório / materiais, técnico de laboratório / logística, técnico em saneamento, técnico em eletrônica, assistente de alunos, auxiliar em administração, auxiliar de creche, auxiliar de biblioteca e operador de luz. 

As provas serão aplicadas no dia 7 de julho, em Natal, e a duração será de 4 horas e 30 minutos.

Prefeitura e instituições cobram mais segurança em reunião na SEJUC

Em reunião na tarde desta segunda-feira (29) na Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (SEJUC), em Natal, o prefeito Vilton Cunha, vice João Gustavo, o representante da Câmara Municipal, vereador Narciso Vidal, e Rudson Gomes, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos (CDL), cobraram ações efetivas por parte do Governo do Estado para solucionar um dos maiores problemas que o município enfrenta: a insegurança. O Secretário da SEJUC, Júlio César Queiroz, mostrou que uma das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado é a reforma da área reservada ao regime fechado do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Currais Novos. 

O prefeito Vilton Cunha solicitou ao secretário, junto ao Governo, que retire o CDP do centro da cidade e construa um novo espaço em algum terreno de propriedade do Governo do RN no município. 

Outra sugestão apresentada pela Prefeitura Municipal é uma parceria público privada para a construção de um novo CDP. O secretário afirmou que vai estudar a proposta e encaminhar para consulta. 

Após a reunião, o Prefeito solicitou um encontro com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha, para discutir a estruturação da segurança no município e cobrar a presença de um maior efetivo policial.

MISSA DE 7º DIA

Hoje em Currais Novos (29/04) a missa de 7º dia na matiz de Sant'ana de Salustiano Bezerra durante a Missa do Agricultor. A celebração será as 9:30 da manhã. 

PODEROSOS


Morre Saulo Ramos, ex-ministro da Justiça do governo Sarney

O ex-ministro da Justiça Saulo Ramos morreu neste domingo, 28, aos 83 anos, em Ribeirão Preto (SP). Ramos, que era jurista e escritor, fez parte do ministério do governo de José Sarney, entre os anos 1989 e 1990. 

Ele também trabalhou com o ex-presidente Jânio Quadros. O ex-ministro morreu em casa, por volta das 18h30, após ficar hospitalizado por meses. 

Ele tinha problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente. O enterro será às 14h desta segunda-feira, em Brodowski, no interior de São Paulo, sua cidade natal. 
Estadão

Carlinhos Cachoeira é detido por recusar teste do bafômetro em blitz

O empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado por contravenções ligadas ao jogo do bicho, amanheceu neste domingo, 28, com uma ressaca a mais e R$ 25 mil a menos no bolso. 

Às 4h15 ele foi flagrado dirigindo seu Kia Cadenza aparentemente embriagado durante uma blitz da Lei Seca realizada pela Polícia Rodoviária Federal no km 62 da BR 060, entre Anápolis e Brasília. 

Segundo o inspetor-chefe da Comunicação Social da PRF em Goiás, Newton Moraes, a polícia fazia a Operação Grau Zero, realizada sempre que há um evento festivo próximo de uma BR goiana. 

Nesse sábado, havia um show do cantor sertanejo Gustavo Lima perto da BR 060, de onde Cachoeira voltava com amigos e a mulher, Andressa. 

De acordo com Newton, no início da abordagem ele não se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas havia uma fila de carros na rodovia e alguém gritou que se tratava do empresário. Seu carro foi cercado por curiosos e o procedimento foi cancelado. 

"Por questões de segurança, ele foi levado para dentro do posto da PRF, mas lá decidiu não fazer mais o teste", relata o inspetor. 

Além dos indícios típicos de embriaguez, como hálito cheirando a álcool e olhos avermelhados, o próprio Cachoeira admitiu espontaneamente que tinha bebido antes de pegar o volante. 

Ele recebeu voz de prisão e, "conformado e esboçando calma", segundo o relato dos policiais, foi conduzido em flagrante com a mulher Andressa ao 6º Distrito Policial de Anápolis. No DP foi arbitrada a fiança de R$ 25 mil e ele acabou solto poucas horas depois. 
Estadão

Prêmio da Mega-Sena sai para apostador de Campo Grande

A Caixa Econômica Federal divulgou neste domingo (28) que um apostador de Campo Grande (MS) é o vencedor do prêmio da Mega-Sena sorteado neste sábado. 

Segundo a Caixa, por causa de problemas no sistema de processamento de loterias, a apuração dos ganhadores somente foi realizada neste domingo. 

O ganhador deve receber R$ 2.867.241,35. Ao todo, 86 apostadores acertaram a Quina e devem receber R$ 18.098,87 cada, e 5.462 acertaram a Quadra, com prêmio de R$ 407,09. 

As seis dezenas sorteadas pelo concurso 1.489 da Mega Sena foram divulgadas na noite de sábado. O sorteio foi realizado na cidade de Colina (SP). 

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 15 - 24 - 26 - 28 - 48. Ainda de acordo com a Caixa, o prêmio para quem acertar as seis dezenas do próximo concurso, que será sorteado na quinta-feira (2), está estimado em R$ 17 milhões. 
G1

Empresário faz duras críticas ao meio campo Bernardo e afirma que jogador é 171

O empresário Andrews Moraes, em entrevista exclusiva à Rádio Globo, afirmou que o jogador Bernardo é '171'. 

Segundo Andriws, que possui empresas do ramo alimentício na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, em janeiro de 2012, Bernardo pediu R$40 mil emprestados para pagar restante da casa da mãe e não entrou mais em contato com ele.

'Ele chegou até a mim por um amigo em comum, que sabia que eu tinha esse dinheiro na conta e que sou amigo de vários jogadores. Ele veio até mim, pediu o dinheiro, chorou por 10 minutos na minha frente. Nós fomos até o banco e ele assinou os cheques na frente do meu gerente. Quando chegou a época de me pagar, ele não atendia mais o telefone', afirma Andrews. 

O empresário afirma que continuou tentando entrar em contato com o jogador, mas não conseguia. 'Eu mandei o banco fazer o depósito dos cheques mesmo sem a autorização do Bernardo. Dias depois, o meu gerente me ligou dizendo que o Bernardo havia sustado os cheques dizendo que havia sido roubado', afirma, indignado, Andrews Moraes. 

Andrews afirma que foi alvo de gozações por muitas pessoas pelo fato de não ter sido reembolsado pelo meia vascaíno, que houve tentativas de acordo com os empresários do jogador e que ingressará com ação judicial para reaver o que entende ter direito. 

'Muitos souberam desta situação. Fui alvo de chacota. Foi feita denúncia na Delegacia da Barra, onde Bernardo responde por estelionato. Ele foi intimado a depor sobre esse caso e agora os cheques estão nas mãos da Polícia. Cansei, vamos entrar com a ação, infelizmente Bernardo é caso perdido e, se o Vasco e os empresários não tomarem atitude, veremos um circo dos horrores acontecer', afirma o empresário. 
G1

domingo, 28 de abril de 2013

MARACUTAIAS


Bola é condenado a 22 anos por morte e ocultação do corpo de Eliza Samudio

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos (19 anos em regime fechado e mais 3 em regime aberto) e 360 dias/multa pela morte e ocultação do cadáver de Eliza Samudio em 2010. 

A juíza Marixa Fabiane teve mais de uma hora para redigir a sentença, mas o promotor Henry Wagner afirmou após deixar a sala dos jurados: 'Ele (Bola) foi condenado em tudo'. 

Os advogados do condenado confirmaram a decisão desfavorável e fizeram um agradecimento antes da leitura da sentença. 

Durante a leitura da sentença, a juíza Marixa Fabiane classificou Bola como uma 'pessoa agressiva e impiedosa' e afirmou que o ex-policial cometeu o 'crime perfeito' com a ocultação do cadáver de Eliza. 

Fabiane garantiu mais de uma vez na leitura que Samudio foi assassinda por asfixia nas mãos do condenado a mando de Bruno. Henry Wagner, promotor do caso, falou após a sentença: "A pena, na minha visão, está perfeita". 
Yahoo

EX PREFEITO DE CRUZETA TENTARÁ CHEGAR AO PALÁCIO JOSÉ AUGUSTO.

O Ex-Prefeito de Cruzeta José Sally de Araújo entra definitivamente na cena política do Estado. 

Depois de administrar a Prefeitura por dois mandatos, 2005 a 2008 junto com sua Vice-Prefeita Mônica Maria de Medeiros Silva e no segundo mandato de 2009 a 2012 com seu Vice-Prefeito José Jerônimo de Oliveira, Sally que tem atuação política em Cruzeta e em Ceará Mirim parte para fechar uma base política de sustentação em torno destas cidades visando disputar uma vaga de Deputado Estadual na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte em 2014. 

Sally é ligado politicamente a ex governadora Vilma de Faria mas também tem laços de amizade com o Presidente da Câmara Federal de Deputados, Henrique Eduardo Alves. 

Alguns duvidam que Sally parta para ser candidato a Deputado Estadual, acham que tentará voltar a Prefeitura de Cruzeta. 

O tempo dirá.

Ex-zagueiro de Fluminense e São Paulo, Sorlei é preso por envolvimento com contrabando

Ex-zagueiro de Fluminense, São Paulo e Coritiba, Sorlei foi detido pela Polícia Federal (PF) após ter sua prisão decretada pela Justiça nesta quinta-feira. 

Segundo informações do Diário Catarinense, ele é acusado de ser o chefe de uma quadrilha de contrabando em Curitiba, capital do estado do Paraná.

Os bandidos subornavam os policiais rodoviários do estado para facilitar a entrada de carregamentos de contrabando. De acordo com o portal, assessores de um deputado estadual e três coronéis da Polícia Militar também fazia parte do esquema. 

Os criminosos utilizavam Santa Catarina como ponte para lavar dinheiro e fazer investimentos em jogos de azar. Revelado pelo Coritiba no início dos anos 90, Sorlei foi peça importante no título estadual do Fluminense em 1995. 

No ano seguinte, o zagueiro se transferiu para o São Paulo, onde não reeditou as boas atuações que teve no clube carioca. Devido as seguidas lesões no joelho, o ex-jogador encerrou a carreira precocemente aos 28 anos, em 2002, quando atuava pela Portuguesa Santista. 
Yahoo

Arnold Schwarzenegger incentiva crianças a praticarem esporte no Rio

O ator Arnold Schwarzenegger esteve presente em mais um dia de eventos na Arnold Classic Brasil, feira de fisiculturismo no Rio de Janeiro. 

Neste sábado, 27, o ex-governador da Califórnia posou com crianças que praticam esportes e incentivou os pequenos a se dedicarem em suas modalidades. 

No dia anterior, Schwarzenegger conversou com a imprensa e disse ser apaixonado pelo Brasil. "Seria maravilhoso poder passar algumas semanas aqui. Eu sempre venho muito rápido e tenho que ir embora correndo. Mas eu amo este país, mal posso esperar para estar aqui novamente", declarou ele, que deve deixar ir embora no domingo, 28. 

Schwarzenegger está no país para promover o evento que conta com 19 competições esportivas, na Cidade Nova, Centro da cidade. 

O "Arnold Classic Brasil" trata-se de uma feira de nutrição esportiva, lutas, performance e fitness (vitaminas, suplementos, equipamentos de fitness, acessórios de ginástica, acessórios de lutas etc), onde acontecerão cerca de 19 competições esportivas (olímpicas e não olímpicas) e serão apresentados os fisiculturistas profissionais e amadores. 
Yahoo

sábado, 27 de abril de 2013

AMAZAN E O SEU NOVO CD.

Esse é o título do novo CD de Amazan. A música que dá título ao álbum aborda, de forma bem humorada, as diferentes temáticas exploradas nas músicas divulgadas pela grande mídia. 

O trabalho traz diversos xotes românticos, a exemplo das faixas “Eu Quero te Amar”, “Sem ela, vegeto” e “A Mulher é Você”. 

Já com a música “Eu vou pro Mafuá”, os fãs entrarão no clima junino.

As músicas também estão disponíveis no PalcoMP3 e no SoundCloud.

Adriano Imperador troca aliança de noivado com Renata Fontes

Após dois meses de namoro, Adriano troca alianças neste sábado com a dentista Renata Fontes. A cerimônia será restrita a pouquíssimos amigos, num sítio na Zona Oeste do Rio. 

A nova Imperatriz, inclusive, já saiu do apartamento dos pais, no Méier, e se mudou para a casa do jogador no condomínio Mansões, na Barra da Tijuca. 

A assessoria do jogador não confirma há quanto tempo os dois moram juntos, mas vizinhos da dentista relatam que o carro da morena não aparece na garagem há semanas... 

"Não posso desmentir, mas não vou dar mais detalhes", disse a assessoria. A festa deste sábado esteve ameaçada, já que o melhor amigo da moça, o advogado Alexandre Pavão, perdeu a mãe nesta quinta-feira, mas o casal preferiu não adiar. 

Amigos do Imperador garantem que nunca viram Adriano tão feliz e que a relação o tem motivado a voltar aos gramados. 

Decidido a recuperar a velha forma, ele vem se dedicando à malhação e passou a treinar com o preparador físico do Flamengo, Marcos Lima, todos os dias. Adriano entrou numa dieta ferrenha, eliminando os "podrões" dos quiosques e outras guloseimas. Cinco quilos mais magro, ele está feliz da vida. 
Extra

AGORA EM INGLÊS


Toffoli dá 3 dias para Câmara explicar PEC que limita Supremo

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 72 horas para que a Câmara se manifeste sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que submete algumas decisões da Corte ao Congresso. 

Toffoli é o relator do mandado de segurança.A admissibilidade da PEC de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI) foi aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. 

Para a tramitação o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) , precisa instalar uma comissão mista para analisar o mérito. 

No entanto, ele já disse que não o faria antes de estudar melhor a proposta. "Ante a natureza excepcional do presente mandado de segurança e por ser o autor detentor de poder de representação coletiva, aplico, por analogia, o prazo de 72 (setenta e duas)horas do § 2º art. 22 da Lei nº 12.016/09 para abertura de prazo para manifestação nos presentes autos antes da apreciação do pedido de liminar", diz o pedido de Toffoli.

Seleção confirma amistoso com Portugal nos Estados Unidos

A CBF confirmou nesta sexta-feira mais um adversário da seleção brasileira na série de amistosos que serão disputados no segundo semestre do ano. 

O rival será Portugal em jogo marcado para o dia 9 de setembro, no Gillette Stadium, em Boston.Será a segunda partida do time de Luiz Felipe Scolari depois da Copa das Confederações, o grande teste da seleção antes da Copa do Mundo do próximo ano. 

A competição será realizada entre os dias 15 e 30 de junho. Depois de um descanso em julho, a seleção voltará a campo para amistoso com a Suíça em 14 de agosto, na Basileia. No mês seguinte, haverá um jogo no dia 6, com adversário ainda não definido. 

Deverá contar com os mesmos jogadores que entrarão em campo contra Portugal, no dia 9.
Estadão

Lucro da Petrobrás recua 16,5% no 1º trimestre, para R$ 7,7 bi

A Petrobrás reportou lucro líquido de R$ 7,693 bilhões no primeiro trimestre deste ano, uma retração de 16,51% em relação ao mesmo período de 2012. 

A queda já era esperada por analistas uma vez que o volume de produção de petróleo da estatal encolheu no início do ano. 

Além disso, a Petrobrás continua a sofrer com o descasamento entre os preços dos combustíveis vendidos no mercado doméstico e aqueles importados pela companhia para atender a demanda interna. 

Nos últimos dez meses, a Petrobrás reajustou a gasolina em 14,9% e o diesel em 21,9%, conforme destacado pela presidente da estatal, Maria das Graças Foster, em apresentações sobre o Plano de Negócios 2013-2017. 

Os aumentos, embora ainda insuficientes para eliminar o prejuízo da estatal nas operações de importação e revenda de combustíveis, contribuíram para o aumento de 10% da receita líquida na comparação com o começo de 2012. As vendas da companhia totalizaram R$ 72,535 bilhões entre janeiro e março. 
Estadão

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Secretaria de Educação do RN fará entrega de tablets aos Professores do Ensino Médio da 9ª DIRED

Na próxima segunda-feira, os professores de Ensino Médio das escolas estaduais da região do Seridó receberão seus tablets educacionais das mãos do secretário-adjunto da Educação, Profº Joaquim Oliveira e da diretora da 9ª DIRED, professora Ivânia Torres. 

Ao todo, 218 professores que lecionam no Ensino Médio , nas escolas estaduais da região serão beneficiados com a aquisição do equipamento. 

A solenidade de entrega será no auditório do IFRN, Câmpus de Currais Novos, às 8h.

CRI entrega cadeiras de rodas para pacientes com deficiência de Currais Novos

O Centro de Reabilitação Infantil (CRI) entregou nesta sexta-feira (26), 8 cadeiras de rodas e de banho para pacientes com deficiência de Currais Novos. 

O Prefeito Vilton Cunha e a Secretária Municipal de Saúde, Tércia Leda, participaram da entrega, que contou com a presença de Socorro Fernandes, representante do CRI, Denise Sampaio, Terapeuta Ocupacional especialista em cadeiras de roda, além de familiares dos pacientes e equipe do CRI. 

A família de José Jeferson Costa dos Santos, de 12 anos, celebrou a chegada do equipamento, que foi recebido com grande alegria pelo jovem. 

Os recursos para aquisição das cadeiras é resultado da parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o Governo do Estado, que realiza a entrega aos pacientes de diversas cidades do Estado que estão cadastrados no CRI. 

“É um momento especial”, disse o Prefeito Vilton Cunha, que auxiliou na montagem da cadeira de Jeferson. Algumas cidades do Rio Grande do Norte possuem um Centro de Reabilitação Infantil, como Currais Novos, que conta com a direção de Rosangela Medeiros. 

O CRI atende crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, e funciona na Praça Aproniano Pereira, 357, bairro Paizinho Maria.

PRONATEC e Mulheres Mil formam mais de duzentos alunos no IFRN Currais Novos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou na noite de ontem (25) solenidade de conclusão dos programas “PRONATEC” e “Mulheres Mil”, com a participação de mais de 200 alunos. 

O reitor do IFRN, Belchior Rocha, Prefeito Vilton Cunha, Rady Dias (Diretor Geral do IFRN Campus Currais Novos), Ramon Viana (Coordenador Acadêmico do IFRN/Currais Novos), Andreilson Oliveira (Coordenador de extensão/IFRN Currais Novos), Professora Odisséia Pires (Coordenadora do Programa Mulheres Mil/IFRN CN), Márcia Florêncio Vieira (representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social), Aparecida Medeiros (Secretária Municipal de Educação), Eugênio Lins (Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social), estiveram presentes no evento. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e em Currais Novos, formou 143 alunos. 

Jovens do município e de outras cidades circunvizinhas tiveram a oportunidade de participar dos cursos de Aconselhador em Dependência Química – curso solicitado pela Prefeitura Municipal de Currais Novos -, Auxiliar de Laboratório Químico, Auxiliar de Secretário Escolar, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computador, Operador de Processamento de Produtos Lácteos e Programador de Web. 

“O maior problema do nosso país é o desemprego, e o que os nossos jovens precisam é de qualificação e capacitação”, disse o prefeito Vilton Cunha, que reafirmou que uma de suas lutas é buscar parcerias para proporcionar a geração de emprego e renda no município.

Durante a solenidade, o Prefeito e o Diretor do IFRN Currais Novos lembraram da luta incansável do Professor Salustiano Bezerra de Medeiros, “Salu”, pela qualificação das pessoas da zona rural. “Estive acompanhado do Professor Salu em algumas visitas as comunidades dos Negros do Riacho e Serrote do Melo, e ele sempre me dizia que aquelas mulheres precisavam de capacitação e oportunidades de emprego”, disse Rady. 

O Programa “Mulheres Mil", do Governo Federal em parceria com os IF’s e Prefeituras, forma mulheres de comunidades rurais e periféricas em cursos tecnológicos e profissionais. 

No total, 100 mulheres, moradoras das comunidades Quandu, Trangola, Serrote do Melo, Bom Sucesso (Negros do Riacho), Totoró e Povoado Cruz, se qualificaram nos cursos de Manipulação de Alimentos e Processamento de Doces. 

O reitor do IFRN disse que a falta de trabalho e profissionais qualificados ainda é grande no país, e que a busca por capacitação é importante para a formação de novos profissionais, estimulando o surgimento de novos empreendedores.


SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE CRUZETA CONSEGUE 5 TONELADAS DE SEMENTE

O Secretário de Agricultura do município de Cruzeta, Gustavo Silva, o Guga, procurando trabalhar em prol do homem do campo  foi buscar junto ao Escritório Regional da Emater a aquisição no banco de sementes de 5 toneladas para os agricultores cruzetenses. 

Ao ser questionado o Secretário afirmou: “A agricultura cruzetense a partir de agora será vista". 

O Secretário Guga é filho do Presidente da EMPARN, O zootecnista José Geraldo Medeiros Silva, influente no Governo do Estado e decisivo para que os agricultores cruzetenses tenham acesso as 5 toneladas de sementes que atenderá a todos sem distinção.

Nana Medeiros assumirá prefeitura de Carnaúba dos Dantas

O prefeito de Carnaúba dos Dantas Dr. Sérgio Eduardo (PSB) passará a administração municipal para as mãos da sua Vice-Prefeita Nana Medeiros (PSD), na próxima terça-feira (30) indo até o dia 05/05/2013, quando então Dr. Sérgio reassumirá as suas funções de prefeito da cidade, depois de resolver assuntos particulares. 

Esta será a primeira vez que a Vice-Prefeita Nana assumirá os destinos do município de Carnaúba dos Dantas, na atual gestão. Nana Medeiros foi vereadora por dois mandatos, um deles como presidenta da Câmara por dois anos, e é filha do ex-prefeito Paulo Medeiros (PSD). 
Aristóteles Filho

Secretaria de Finanças desenvolve calendário de pagamento anual dos servidores

Desenvolver um calendário de pagamentos dos servidores e fornecedores da Prefeitura Municipal de Currais Novos é uma das metas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento. 

De acordo com José Pajeú, secretário da SEMFIN, o calendário de pagamento dos servidores deverá acontecer no último sábado de cada mês. Amanhã, 27, a Prefeitura realiza o pagamento de seus funcionários referente ao mês de abril, totalizando cerca de R$1.740.000,00 (um milhão setecentos e quarenta mil reais). 

“Nossa primeira experiência em pagar os funcionários no último sábado do mês, deu certo, a meta é articular um calendário de pagamento de funcionários e fornecedores”, disse Pajeú.

Inscrições abertas para o Fórum de Arquitetura 2013

Os interessados em participar do Fórum de Arquitetura 2013 já podem realizar inscrição através site (www.forumdearquitetura.com.br). 

O evento acontece no dia 24 de maio, das 14h às 18h, no Pirâmide Natal Hotel e Convention, com palestras de Índio da Costa, com o tema “50 anos de Arquitetura”, e Carlos Fortes, com “Iluminação: Design + Arquitetura”. 

De acordo com a organização, as inscrições são limitadas. “É um evento voltado para profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, design, decoração e paisagismo de todo o Rio Grande do Norte e de outros estados. 

Então, nossa expectativa é de receber 500 participantes e a procura já está muito boa”, destaca Claudio Menezes, organizador. 

O evento aposta em nomes experientes do mercado nacional para atrair os participantes. “Nossa intenção é sempre trazer referências. Índio da Costa e Carlos Fortes são respeitados em todo Brasil e devem proporcionar um conhecimento muito grande para os participantes”, aponta Cláudio Menezes.

Federações de Agricultura do Nordeste debatem na CNA ações com o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária

Nesta quinta-feira (25), os presidentes de Federações da Agricultura do Nordeste se reuniram, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o presidente Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Benedito Lira. 

Capitaneado pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, a reunião tratou sobre ações de combate aos efeitos da seca, suspensão de execuções fiscais entre outros assuntos. 

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, a reunião foi proveitosa e terá efeitos práticos em breve. “Discutimos sobre a suspensão das execuções fiscais, as que estão em andamento e as que poderão entrar. Também pedimos ao senador uma cobrança maior com relação ao milho disponibilizado pelo Governo Federal para os estados nordestinos e os seus produtores rurais”, ressaltou Vieira. 

O presidente da Faern também falou sobre o crédito emergencial para os produtores do Nordeste atingidos pela seca. “Esperamos um maior aporte em crédito emergencial para os nossos produtores rurais. Somente assim, com esse fôlego, é que os trabalhos poderão ser promovidos em suas propriedades”, comentou José Vieira.

Estratégias de combate a Dengue são discutidas entre profissionais da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a tarde de ontem, quinta-feira (25), discussão com profissionais da rede básica de saúde do município para elaborar estratégias de combate à Dengue. 

O encontro foi mediado pelo médico infectologista, Petrônio Spinelli, com experiência no diagnóstico e tratamento da doença. 

O encontro contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Tércia Leda, de alguns médicos da rede municipal de saúde, como Arimatea Bezerra, Zélia Galvão, Ana Cristina, Manoel Luiz e Marcos Leal, enfermeiros, e do coordenador de endemias, José Teófanes, “Dedé Santos”. “Temos que fazer um planejamento de forma organizada, pois a Dengue é uma doença que pode ser prevenida”, disse Petrônio. 

“Se há um paciente com Dengue, o criadouro está próximo à sua casa, e é importante que estes focos sejam isolados”, finalizou. 

Durante a reunião foi definida o planejamento de algumas ações, como campanhas de esclarecimento, Dia “D”, atividades com a comunidade, e a elaboração de um boletim com a classificação de risco para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), como forma de auxiliar no melhor diagnóstico da doença. 

O coordenador de endemias afirmou que com esse boletim e a comunicação direta com os agentes de saúde, enfermeiros e equipes do PSF, será mais fácil isolar e mapear os locais com possíveis focos da doença. 

“Estamos fazendo a nossa parte, planejando ações preventivas para beneficiar a população”, disse Tércia. Como combater a Dengue? Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença. 

Como cidadão, podemos auxiliar nesse combate ao mosquito transmissor da doença, evitando os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.