A VIROSE


A LÓGICA

A decisão da Globo de passar a produzir atrações para serem exibidas na TV por assinatura, mais precisamente nos canais Globosat, parte de uma constatação óbvia. 

Como hoje as TV por assinatura já atingem 55 milhões de espectadores e, portanto, a audiência da Globo tende a cair, o mote da Rede Globo passa a ser: se tiver que perder audiência, que seja para os canais da Globosat. 

Por essa lógica, fica tudo em casa. 
Por Lauro Jardim

PARABÉNS NÍCOLAS

Hoje 31 de Agosto é o aniversário de 15 anos de Nícolas Bezerra Leão da Câmara, filho desse blogueiro e Verônica Evarista Leão. 

Desejamos com todo nosso amor as maiores felicidades para o nosso filho e prestamos nossa homenagem:

"Olá filho! 

Hoje nós gostaríamos de homenagear você, porque hoje é o seu aniversário... 

Na verdade eu queria que você soubesse como esse dia é importante pra nós, é como se neste dia, nós tivéssemos conquistado um grande prêmio no passado. 

É como se neste dia nós tivéssemos realmente conseguido mostrar ao mundo porque temos tanto orgulho de você. 

É, realmente você é o nosso maior troféu - quando você chegou a nossa vida se transformou: parece que ficou mais leve, mais gostosa, com novo ideal, parece até havia tomado rumo certo. 

Por isso filho, nós queremos te homenagear e até preciso pedir desculpas por me realizar em você. 

Às vezes quando discutimos, por motivo bobo e você reage, parece até que estou me vendo, bem mais novo. 

Que bom saber que você sou eu, que vou continuar aqui mais tempo. 

Parabéns Filho! Desculpe a minha corujice, mas você é o maior filho do mundo. 

Amamos Você."

Eduardo Saboia é defendido por internautas nas redes sociais.

Internautas prestam apoio ao diplomata Eduardo Saboia, responsável pela operação clandestina que trouxe para o país senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado há 15 meses na embaixada brasileira em La Paz. 

Usuários nas redes sociais temem que o funcionário do Ministério das Relações Exteriores sofra alguma sanção pelo Itamaraty. 

Na rede de ativistas Avaaz.org, foi criada, em 26 de agosto, uma petição para reunir assinaturas a favor do diplomata, com o seguinte título: “Que o diplomata Eduardo Saboia não seja alvo de inquérito nem punido por conduzir ao Brasil o asilado Roger Pinto Molina”. 

A iniciativa já conta, até o momento, com mais de 1.100 aderentes. Para o grupo, a atitude de Saboia foi “de consciência e coragem” à uma situação “que já se apresentava como descabida e insustentável de cárcere privado”. 

No Facebook, há também uma comunidade com o intuito de defender a ação do diploma. A página, cujo nome é “Pró-Eduardo Saboia”, reúne, por enquanto, aproximadamente 3,7 mil pessoas, que concordam com a ação a qual permitiu a fuga de Roger Pinto Molina para o Brasil. 

O político se sentia ameaçado na Bolívia e se considerava um perseguido político. 

A embaixada brasileira em La Paz, então, forneceu asilo diplomático ao senador com autorização do governo brasileiro, que, no entanto, não autorizava o salvo-conduto a Molina. 
O Globo

Médica acusa prefeitura de demiti-la para usar vaga no Mais Médicos

Uma médica que atuava há cinco meses em Murici, zona rural de Sapeaçu, na Bahia, acusa a prefeitura de tê-la demitido para que sua vaga fosse ocupada por um profissional do programa Mais Médicos. 

Promovido pelo governo federal, o programa objetiva levar médicos para regiões com deficiência na quantidade de profissionais na área de saúde. 

Uma reportagem publicada nesta sexta-feira (30) pelo jornal "Folha de S.Paulo" diz que ao menos 11 cidades, incluindo a baiana, pretendem fazer demissões para alocar médicos do programa. 
G1

População de Currais Novos cresce 4,4 % em dois anos, aponta projeção do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (29) uma projeção de crescimento da população brasileira por sexo e idade para as próximas décadas. 

De acordo com o estudo, a população brasileira continuará crescendo até 2042, quando deverá chegar a 228,4 milhões de pessoas. 

A partir do ano seguinte, ela diminuirá gradualmente e estará em torno de 218,2 milhões em 2060. Para 2013, o IBGE projetou uma população de 201,0 milhões de habitantes, e deverá alcançar 212,1 milhões em 2020. 

O município de Currais Novos teve um acréscimo de 4,4% na sua população. Em 2010, segundo dados do IBGE, a população currais-novense era estimada em 42.652 habitantes, e para 2013, o instituto projetou uma população de 44.528. 

As estimativas de população para os municípios brasileiros tem como data de referência 01 de julho de 2013.

DETRAN DIVULGA CRONOGRAMA DE TESTES DE DIREÇÃO DE SETEMBRO

O cronograma para aplicação de provas de direção veicular no interior do Estado para o mês de setembro foi divulgado hoje (30) pela Controladoria Geral de Trânsito do Detran/RN. 

A cidade de Currais Novos será a primeira a receber a visita da equipe técnica de peritos do Órgão, que se encontra escalada para atuar na localidade durante todo o dia da segunda-feira (02). 

No total, 20 municípios espalhados pelas várias regiões do Rio Grande do Norte serão contemplados com a ação. 

O planejamento aponta para a realização cerca de 3 mil exames durante os 21 dias úteis de atuação da equipe de examinadores do Departamento. 

Serão avaliados alunos aptos nos exames médico e psicológico de 34 centros de formação de condutores. 

CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR SETEMBRO 2013 

02/09 – Currais Novos; 
03/09 – Caicó; 
04/09 – Goianinha; 
05/09 – Ceará Mirim; 
06/09 – Nízia Floresta; 
09/09 – Goianinha; 
10/09 – Currais Novos; 
11/09 – Canguaretama; 
12/09 – Jucurutu; 
13/09 – Caicó; 
16/09 – Nova Cruz; 
17/09 – Canguaretama; 
18/09 – Tangará e Santa Cruz; 
19/09 – Apodi; 
20/09 – Pau dos Ferros e São Miguel; 
23/09 – São Paulo do Potengi; 
24/09 – Ceará Mirim; 
25/09 – João Câmara e Macau; 
26/09 – Jardim do Seridó; 
27/09 – Parelhas; 
30/09 – Pau dos Ferros e Caraúbas.

Em menos de um mês, Centro de Convenções recebe mais de 30 mil pessoas em seus eventos

Apesar das informações divulgadas pela imprensa sobre os baixos números do turismo no estado, uma entidade do setor não tem do que reclamar. 

Segundo dados do diretor executivo da Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística – Coohotur (entidade que administra o Centro de Convenções de Natal), Nailson Azevedo, em menos de um mês o local recebeu, nos diversos eventos que abrigou, mais de 30 mil pessoas. 

De acordo com o executivo, os bons números de julho e agosto se devem aos grandes eventos que o Centro de Convenções foi parceiro. “Tivemos as Olimpíadas do Conhecimento, seminários médicos, exposição de condomínios, e corroamos o mês de agosto com o 23° Seminário Espírita do RN. Agora em setembro, já começamos com o pé direito, com os Jogos Escolares da Juventude, no dia 05 e a feira Brasil Mostra Brasil, com início no dia 06”, ressaltou Nailson Azevedo. 

Azevedo explica ainda que o Centro de Convenções de Natal reúne diferenciais que não são contemplados pelos concorrentes dos estados do Ceará e Paraíba, como a sua localização estratégica, integrada a rede hoteleira e próximo a Ponta Negra, onde o congressista tem a sua disposição uma ampla oferta de serviços, como restaurantes, shopping, bancos, lojas e feiras de artesanato. 

"Temos diferenciais que não há em nenhum outro centro de convenção do Norte/Nordeste do Brasil", comentou.

Parafolclórico da UFRN abre seleção para elenco masculino

O Grupo de dança parafolclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza seleção somente para elenco masculino na quarta-feira, dia 4 de setembro, no Departamento de Educação Física (DEFIS), às 19h. 

A seleção está aberta para alunos, funcionários e professores da UFRN, também para pessoas da comunidade externa. 

Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, condições físicas para dançar e ter disponibilidade de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h para participarem dos ensaios do Grupo; Chegar 30 minutos antes da seleção, ou seja, às 18h30. 

Não há cobrança de taxa de inscrição e nem de mensalidade. As vagas são ilimitadas. Lembrando que no dia da seleção devem comparecer com roupa confortável para fazerem aula prática. 

Não usar jeans, ou outra roupa que atrapalhe a realização de exercícios físicos e a aula de dança. O grupo foi criado no ano de 1991, tendo como ponto forte, não somente a dança, mas a interação com a comunidade. 

Trata-se de uma troca de experiências entre o meio acadêmico e a produção cultural do mundo exterior a ele, sobretudo o das manifestações populares do Nordeste. 

Os interessados podem ligar para os telefones: 8801-4753/9988-2701 ou 9942-0566.

IMPORTANDO


Com cobertura e gramado, Arena das Dunas bate 86% de conclusão

A quarta pétala da cobertura metálica da Arena das Dunas, em Natal, já está sendo preparada para ser içada. 

A obra, que no mês de julho havia chegado aos 83,81%, já ultrapassou os 86% de conclusão, segundo informações do consórcio responsável pela construção. 

O estádio tem prazo de entrega para o dia 31 de dezembro, de acordo com o cronograma oficial da Fifa e do comitê organizador local. A cobertura já recebeu três partes da estrutura e os operários já preparam a montagem da quarta peça, que deverá ser erguida até sexta-feira. 

Na parte externa, outro grupo de funcionários realiza a colocação das placas metálicas, deixando a estrutura com a aparência de completa. 

Uma equipe de "alpinistas operários" trabalha nas alturas para juntar as peças e as barras de ferro da peça.No campo, o gramado, que foi plantado no último dia 14 de agosto, já está tomando forma e o "tapete" começa a ficar verde, mesmo com alguns pontos ainda de areia. 

Contudo, a grama recebe um tratamento especial, com a adição de adubos químicos e um sistema de irrigação eletrônico. 

Superestrutura finalizada 

Com as arquibancadas concluídas, os operários da Arena das Dunas trabalham no acabamento da parte interior da obra, como a área de hospitalidade, que servirá como um setor de integração entre os torcedores e as seleções que disputarão os jogos da Copa do Mundo 2014 em Natal. 

Outros setores internos como banheiros para camarotes, áreas vips, vestiários para as delegações, centro de mídia e as dependências administrativas estão em fase de conclusão. 

Os quatro grupos de geradores também já foram instalados. Os locais destinados para a colocação dos assentos recebem as bases metálicas a que serão presos os bancos, que terão tons de azul e branco. 

No piso superior, o lado Oeste, que concentra os principais serviços na arena, já está com os camarotes em fase de conclusão, com a colocação das vidraças e do sistema de condicionadores de ar. 

Na parte de fora do estádio, as escadas metálicas já foram colocadas e aguardam apenas os corrimãos.No lado Leste, o lounge para a entrada dos torcedores já está concluído, com estruturas de lanchonetes e restaurantes para o público.

G1

População brasileira ultrapassa 200 milhões de habitantes, diz IBGE

A população brasileira ultrapassou este ano a marca de 200 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira, que projeta um pico populacional em 2042 antes de começar a recuar nos anos seguintes. 

Segundo o IBGE, o país tem atualmente 201,032 milhões de habitantes, contra 199,242 milhões em 2012, um crescimento de cerca de 1 por cento. 

A estimativa aponta que o Brasil tem 99,336 milhões de homens e 101,695 milhões de mulheres. Em 2000, a população brasileira era de 177,448 milhões de habitantes. 

O ritmo de crescimento da população vem diminuindo nos últimos anos, segundo o IBGE, devido à menor fecundidade e à maior esperança de vida. 

Com isso, a população deve atingir seu pico em 2042, com estimadas 228,4 milhões de pessoas. A partir deste ano, haverá um processo de redução da população do país. 
Reuters

Em entrevista, Maradona diz que foi traído por jogadores argentinos

Maior jogador argentino de todos os tempos, Diego Armando Maradona segue magoado por sua passagem no comando da Seleção. 

Em entrevista à ESPN Argentina, El Pibe disse que ficou desapontado com a postura de seus comandados e, principalmente, de Mancuso, auxiliar do treinador na época.

“Eu fui traído. Eu acreditava que os jogadores teriam outra reação e me bancariam no cargo, pensava que eles fossem me resgatar e nunca tive uma resposta. Mas também não foi culpa deles. Eu também sou culpado por ter defendido alguém que acreditei que era meu amigo e que me traiu”, disse o eterno camisa 10, referindo-se ao seu auxiliar. 

Amigos de longa data, a amizade entre os dois foi por água abaixo em 2011, quando o ex-volante falsificou uma assinatura de Dieguito, visando lucrar com a imagem do ídolo em eventos esportivos. 

Por fim, ele criticou Julio Grondona, presidente da Associação do Futebol Argentino, e Carlos Bilardo, atual gerente da entidade. 

“Sei que algum dia Grondona, Bilardo, todos vão passar, mas eu vou ficar. E vou ter minha vingança. Eu sofri muito em 2010 e desde então não vejo mais a seleção. Não porque eu perdi o amor pelo país ou pelo time, mas não acredito em quem conduz a equipe”, finalizou El Diez. 
E.Interativo

Daniela Mercury e Bárbara Paz se estranham em gravação do ‘Altas Horas’

Houve uma tremenda saia justa durante as gravações do "Altas Horas", na Globo. As convidadas da atração, Daniela Mercury, 47, e Bárbara Paz, 38, se estranharam durante um papo com Serginho Groisman, 63.

De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", o incidente ocorreu há duas semanas, e começou quando o apresentador comentou da cena em que Edith, personagem de Bárbara em "Amor à Vida", revelou para toda a família, que seu marido Félix (Mateus Solano) é gay. 

Depois da cena ser exibida, Daniela mostrou sua desaprovação e disparou: "Achei essa cena um horror, um desrespeito. O que é isso?", afirmou a cantora. 

A atriz, então, rebateu: "Mas você vê a novela diariamente? Essa cena está dentro de um contexto". Sem mudar de opinião, a baiana respondeu: "Não importa! Achei de um mau gosto tratar um gay dessa forma". 

Depois disso, o constrangimento foi generalizado nos bastidores da Globo. 
Yahoo

Kaká: "Quero sair. Estou tentando resolver isso até segunda-feira"

Kaká fez uma ótima partida contra o Deportivo La Coruña na vitória por 4 a 0 e marcou dois gols. 

Mas logo após o término da partida o brasileiro soltou uma bomba e revelou que quer deixar o Real Madrid até segunda-feira.

"Quero sair. Será o melhor para mim e para o clube. Meu pai está conversando com o clube para tentar resolver essa situação e esperamos uma resposta até segunda-feira", disse o jogador em coletiva na zona mista, pouco após a partida. 
E.Interativo

Superávit do governo central cresce 189,6% em julho

As contas do governo central apresentaram em julho um superávit primário de R$ 3,72 bilhões. 

No acumulado de 2013, as contas do governo central - que reúne Tesouro Nacional, Banco Central (BC) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - acumulam superávit primário de R$ 38,1 bilhões, apresentando uma queda de 26,7% em relação ao mesmo período de 2012. 

O superávit primário do governo central em julho apresentou um crescimento de 189,6% em relação ao resultado positivo de junho, de R$ 1,285 bilhão. 

Em relação a julho de 2012, quando o superávit foi de R$ 4,004 bilhões, houve queda de 7,09%. 
Estadão

Definidos os oito grupos da Liga dos Campeões

Nesta quinta-feira, em Mônaco, a Uefa realizou o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões. O maior torneio de clubes do mundo terá início no dia 17 de setembro. 

A final, objetivo dos 32 times que disputam a Orelhuda, será realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 24 de maio de 2014.

Confira todos os grupos: 

Grupo A: Manchester United, Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen, Real Sociedad. 

Grupo B: Real Madrid, Juventus, Galatasaray, København. 

Grupo C: Benfica, PSG, Olympiakos, Anderlecht. 

Grupo D: Bayern de Munique, CSKA, Manchester City, Viktoria Plzen. 

Grupo E: Chelsea, Schalke 04, Basel, Steaua Bucareste. 

Grupo F: Arsenal, Olympique de Marseille, Borussia Dortmund, Napoli. 

Grupo G: Porto, Atlético de Madrid, Zenit, Austria Viena. 

Grupo H: Barcelona, Milan, Ajax, Celtic.
Yahoo

Natal tem 853 mil habitantes, diz pesquisa do IBGE

Natal é a cidade com a maior população do Rio Grande do Norte. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29), a capital potiguar apresenta uma população de 853.929 habitantes. 

O segundo município mais populoso do estado é Mossoró, com 280.314 habitantes, seguido de Parnamirim, município que faz parte da Grande Natal, com 229.414 habitantes. 

Apenas esses três municípios tem uma população maior que 100 mil habitantes. No total, o RN tem uma população de 3.373.960 habitantes, sendo o sexto estado mais populoso do Nordeste. 

A pesquisa constatou que quatro dos seis municípios mais populosos do estado ficam localizados na região metropolitana da capital. 

Na sequência, em sétimo lugar, vem o município de Caicó, na região Seridó do RN. Entre as cidades potiguares, apenas Natal se encontra no grupo das 20 cidades mais populosas do país, em 19º lugar, a frente apenas de Teresina, no Piauí, com 836.474 habitantes. 

No RN, a lista dos 20 mais populosos tem em último lugar o município de Extremoz, com 26.677 habitantes, 191 a menos que Areia Branca, o 19º município da lista.
G1-RN

Elevador despenca e deixa feridos em prédio da Prefeitura do Recife

Um dos três elevadores instalados no prédio da Prefeitura do Recife, localizado na região central da cidade, despencou do 15º andar no início da tarde desta quinta-feira, 29. 

No momento do acidente, 18 pessoas estavam dentro do equipamento, que tem capacidade para 22 passageiros. Sete pessoas ficaram feridas e foram levadas para unidades de saúde. 

Outras cinco receberam atendimento dos profissionais do serviço Móvel de Urgência (SAMU), no local e foram liberadas. Segundo o administrador-geral do prédio, João Roberto, o elevador estaria entre o 10º e o 15º andar, quando o ascensorista percebeu que ele não estava respondendo aos comandos. 

"Ele acionou rapidamente o freio mecânico e veio descendo, não foi uma queda livre. Quando chegou aqui embaixo ele estava desnivelado e, por isso, não abriu a porta automaticamente. Tivemos que abrir por fora e tirar as pessoas", afirmou. 

O relato de testemunhas, no entanto, é de que o equipamento teria caído, em queda livre, até ser seguro pelo freio de emergência, já próximo ao térreo. 

A Polícia Civil de Pernambuco instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente, procedimento normal quando há feridos, mesmo ninguém tendo prestado queixa. 
Estadão

Miriam Belchior: salário mínimo previsto no Orçamento de 2014 é de R$722,90

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou nesta quinta-feira que o novo valor do salário mínimo previsto no Orçamento de 2014 é de 722,90 reais.

A ministra, em rápida entrevista a jornalistas depois de entregar o Orçamento de 2014 ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que apenas daria mais informações sobre a peça orçamentária na entrevista coletiva que dará no final desta manhã com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. 
Reuters

Acauã Solar Energia será uma das maiores usinas do país, afirma diretor da SER

Aconteceu na última terça-feira (27) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos (CDL), reunião técnica sobre o projeto de instalação de uma usina de energia solar fotovoltaica em Currais Novos, através da SER – Sistemas de Energia Renovável. 

O diretor da empresa, David Fontes, e o engenheiro elétrico, Waldez Fernandes, detalharam o projeto aos empresários locais e imprensa. Através da Acauã Solar Energia SPE LTDA, a empresa terá a capacidade de potência de 30MW, devido Currais Novos está localizada em uma zona de grande incidência de raios solares. 

A energia fotovoltaica, segundo os especialistas, é uma das mais limpas fontes de energia renovável que existem. “Além da energia que iremos gerar, Currais Novos também será um local para o turismo científico”, afirmou David. 

O diretor afirmou que com início da instalação do empreendimento, no segundo semestre de 2014, espera gerar diversos empregos diretos no município. 

O prefeito Vilton Cunha disse que o “pioneirismo” de Currais Novos é exemplo para muitas cidades, e que a chegada da usina solar irá beneficiar a economia local. “Os recursos naturais devem ser bem aproveitados, e esta energia é um bom exemplo”, comentou.

UFRN promove Reunião do Fórum dos Gestores Federais do RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu na última terça-feira, 27, na Reitoria, a 3ª Reunião Ordinária do Fórum dos Gestores Federais do Rio Grande do Norte. 

A instância reúne representantes de órgãos da Administração Pública Federal no RN e tem a proposta de interligar as entidades a fim de que sejam encaminhados assuntos de interesse comum com mais facilidade. 

Estiveram presentes no encontro a reitora da UFRN, ngela Maria Paiva Cruz; a vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista; o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Roberto Sérgio Linhares; e dirigentes de diversos órgãos federais. 

No encontro os gestores elegeram a coordenação definitiva do Fórum, aprovaram o Regimento Interno e discutiram outros pontos, como a criação e funcionamento do Programa Mais Médico, do governo federal. 

O pró-reitor de Planejamento João Emanoel Evangelista apresentou aos presentes o organograma e a estrutura funcional da UFRN. O Fórum dos Gestores Federais do RN foi criado em maio deste ano e mantém um calendário de reuniões realizadas a cada dois meses, sempre na última terça-feira do mês. 

Segundo o superintendente da CEF, Sérgio Linhares “O objetivo do Fórum é estreitar os laços entre as instituições federais, de modo que conheçamos as ações de cada parceiro e façamos com que algumas ações fluam com mais rapidez”, explicou.

Pórtico Turístico deverá ser revitalizado e contará com apoio da UFRN

O Pórtico Turístico de Currais Novos, localizado na entrada da cidade, no bairro Paizinho Maria, deverá ser revitalizado para servir como espaço de informações turísticas aos visitantes que chegam ao município. 

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Celso Cruz, e o diretor do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Currais Novos, Marcelo Taveira, visitaram o local para conhecerem a estrutura e planejarem quais ações devem ser realizadas no espaço. 

“O Pórtico é um espaço que há muito tempo não é utilizado, e queremos que aqui seja um espaço de informações para o turista que nos visita”, afirmou o professor Marcelo.

Praça das Flores está sendo estruturada para receber a Feira de Artes de Petrópolis

De acordo com a Coordenação da 6ª edição da Feira de Artes de Petrópolis, que será realizada neste sábado (31) e domingo (1º de setembro), a partir das 10h, e o produtor cultural, Jornalista Toinho Silveira, na expectativa que os dias chuvosos tenham um “stop”, está ultimando a estruturação do espaço físico para realizar o evento cultural. 

“É digno de registro o esforço da Prefeitura de Natal, por meio da Semsur em fazer a adequação da Praça das Flores com serviços de jardinagem e pintura, sintonizada com o nosso propósito de disponibilizar um ambiente aprazível para os expositores e visitantes da Feira”, disse Graça Queiroga, coordenadora do projeto. 

“A demanda de novos expositores tem sido constante, sinalizando que a Feira de Artes de Petrópolis é uma realidade, com tendência de consolidação”, comemorou a coordenadora. 

“Além dos expositores que desde o início estão participando do projeto, como os de flores e plantas ornamentais, dos belos trabalhos artesanais de Márcia Pereira, com seu criativo crochê, dentre outros, dos artistas plásticos e antiquários presentes, participam a partir deste sábado outros profissionais de expressivo valor, merecendo citar: o arquiteto Luiz Mário, parceiro da Loja Artesano Ateliê, com exposição de pinturas com técnicas artesanais em madeira de demolição e customização de móveis, usando a sustentabilidade como motivo básico, o ceramista José Santana, radicado no município de São Gonçalo do Amarante, com peças criativas fazendo jus ao seu reconhecimento internacional, a colecionadora de obras de artes antigas em cristal e porcelana Cleane Pinto, o grupo formado por Uestana, Auxiliadora Praxedes, Sara Fernandes, Magnólia Fonseca e Muriele, apresentando em conjunto peças de mobílias antigas, decoradas com imagens sacras e valiosas peças de brechó”, relacionou Graça Queiroga.

NASF realizará oficina para acompanhar pessoas com transtornos de ansiedade

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizará durante as quartas-feiras de setembro, oficinas de motivação e autoestima com pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade, gerada principalmente pela vida atribulada. 

A psicóloga Aline Freitas e a assistente social Thalita Dantas, serão as mediadoras da “Oficina das Emoções”, que acontecerá na sede do NASF com a realização de diversas atividades. “Percebemos uma grande demanda por atendimentos psicoterápicos, principalmente por pessoas que sofrem com algum transtorno causado pela ansiedade”, afirmou Thalita. “Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores”, completou. 

Os interessados em participarem destas oficinas, onde a primeira acontecerá no próximo dia 04 de setembro na sede do NASF (Avenida Getúlio Vargas, 1174) às 9h, devem procurar a equipe do PSF a qual está cadastrado ou o próprio NASF.

Prefeitura de Caicó paga mês de agosto aos servidores nesta sexta-feira

Os servidores da Prefeitura de Caicó estarão recebendo seus vencimentos de agosto a partir do meio-dia desta sexta-feira (30). 

A informação foi confirmada pela secretária de Finanças, Marleide Carvalho. 

São mais de 2 milhões e 500 mil reais injetados na economia da cidade, através do pagamento aos mais de 2 mil e 200 servidores, através de suas contas na agência do Bradesco.

Prefeitos participam de lançamento de prêmio que reconhece estímulos a pequenas empresas

Prefeitos do Rio Grande do Norte participaram na tarde desta quarta-feira (28) em Natal, do lançamento da 8ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, que reconhece o esforço de administradores públicos que tenham elaborado e implementado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas em suas cidades. 

A solenidade contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; da diretoria do SEBRAE RN: Silvio Bezerra, José Ferreira Melo, João Hélio Costa e Lázaro Mangabeira; gerentes das unidades do SEBRAE RN, como o de Currais Novos, Célio Vieira; além de diversos prefeitos do Estado. 

O gerente da unidade de políticas públicas do SEBRAE RN, Hélmani de Souza Rocha, apresentou a nova edição do prêmio e as categorias que serão premiadas: Compras Preferenciais, Atendimento Legal, Pequenos Negócios no Campo, Lei Geral, Projetos Inovadores, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, e o Melhor Projeto Estadual. “Temos a expectativa de aumentar o número de projetos inscritos, onde ano passado tivemos 51 prefeitos participantes”, disse Hélmani. 

O prêmio foi criado pelo SEBRAE nacional em 2001 como forma de reconhecer o trabalho dos gestores municipais de todo o país e serve também como incentivo para que os prefeitos passem a implementar os dispositivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Em entrevista a TV Tropical/Rede Record, o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, afirmou que irá incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no município com o objetivo de melhorar a economia local. “Através do incentivo as empresas iremos conquistar bons resultados na economia e na geração de emprego em nosso município”, afirmou. 

A agente de desenvolvimento do município, Risolane Ferreira, esteve presente no lançamento do prêmio e disse que a prefeitura irá trabalhar para alcançar todas as metas estabelecidas pelo prêmio. “Temos uma gestão comprometida com o desenvolvimento, e este prêmio nos incentiva a trabalhar cada vez mais”, disse. 

A 8ª edição do “Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor” homenageia o ex-governador Cortez Pereira. Durante a solenidade de lançamento do Prêmio, o prefeito Vilton Cunha parabenizou o jornalista curraisnovense Paulo Araújo pela nomeação no cargo de Secretário de Comunicação do Governo do Estado. 

O jornalista assinou recentemente na revista “Você SA” da Editora Abril, uma série de entrevistas sobre o desenvolvimento econômico da região Nordeste e os avanços na área da educação, enfatizando a expansão do ensino superior e técnico em Currais Novos.


NO ESCURO


Presidente do Barcelona repassou R$ 2,8 milhões à mulher de Ricardo Teixeira

Acusada pelo Ministério Público de desviar dinheiro público de amistoso da seleção em Brasília em 2008, a Ailanto Marketing Ltda. pagou R$ 2,8 milhões a uma empresa da mulher de Ricardo Teixeira, ex-dirigente da CBF. 

A Ailanto pertence ao presidente do Barcelona, Sandro Rossell, amigo de Teixeira.A empresa do dirigente catalão foi sócia da W Trade Brasil Importação e Exportação, que tem como controladora Ana Carolina Wigand Pessanha Rodrigues, mulher de Teixeira.

A parceria envolveu duas salas no Shopping Leblon, um dos mais badalados do Rio. Os imóveis são avaliados em mais de R$ 13 milhões. Em janeiro de 2009, a W Trade se associou a Rossell (pessoa física), à Brasil 100% Marketing (que tem o catalão como sócio) e a André Laport Ribeiro na compra das salas. 

Com apenas R$ 50 mil de capital social na época, a empresa da mulher de Teixeira ficou com 24% de cada imóvel. 

Dois anos depois (e seis meses antes de Teixeira renunciar ao cargo de presidente da CBF) a Ailanto pagou R$ 2,8 milhões pela participação da W Trade nas salas --R$ 1,4 milhão por sala--, de acordo com documentos do 2º Ofício de Registro de Imóveis do Rio. 
Folha

Brasileiro pagou R$ 5.100 de impostos em 2013, aponta estudo

O brasileiro já pagou R$ 5.100 de impostos, taxas e contribuições aos governos apenas neste ano, em média, segundo estudo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

O cálculo foi feito a partir do impostômetro (medidor de impostos pagos) que alcançou R$ 1 trilhão arrecadado, às 12h20 de ontem, desde o início do ano. 

Em 2012, o valor foi atingido no dia 29 de agosto. A média de arrecadação diária totaliza R$ 4,72 bilhões --R$ 54.633,48 por segundo. 

O imposto de maior arrecadação é o ICMS, com 20,66% do total, seguido do INSS (18,02%), do Imposto de Renda (17,17%) e da Cofins (10,84%), segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). 
Folha

STF rejeita recursos de Genoino contra condenação no mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade nesta quarta-feira os questionamentos da defesa do deputado federal José Genoino (PT-SP) contra a condenação no julgamento do mensalão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. 

Os 11 ministros do Supremo aceitaram apenas um embargo de declaração da defesa de Genoino que pediu a correção do nome de seu advogado no acórdão do julgamento do mensalão. 

Presidente do PT à época do mensalão, esquema de desvio de dinheiro público para compra de apoio político no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão. 

O parlamentar de 67 anos, que alega inocência e afirma que apenas assinou empréstimos em nome do PT porque presidia o partido à época, passou no fim do mês passado por uma cirurgia cardíaca no hospital Sírio-Libanês, de onde recebeu alta no último dia 20. 

Ao acompanhar o relator do caso e presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, o ministro Luís Roberto Barroso, o que está há menos tempo na Corte, fez uma defesa da reforma política e lamentou ter de tomar a decisão de condenar Genoino. 
Reuters

Para Carvalho, fuga de senador feriu soberania boliviana

Em meio à crise diplomática entre Brasil e Bolívia por causa da fuga do senador Roger Pinto Molina, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que a operação feita pelo diplomata Eduardo Saboia foi um episódio "inadequado" e que desrespeitou a soberania de La Paz. 

Evitando comentar qual o possível desfecho para a situação do senador, Carvalho afirmou esperar que o processo em torno das acusações contra Molina "possa evoluir" para que se tenha clareza da natureza das acusações. 

"Não é adequado que nós tomemos qualquer atitude que firam a soberania de um País. E, no caso, nós entendemos que não foi adequada a atitude de se tirar do país esse senhor, esse senador", comentou o ministro a jornalistas, ao participar de encontro com movimentos sociais no Palácio do Planalto. 

"O governo brasileiro não aprova essa atitude. Não importa o país, seja a Bolívia, Estados Unidos, França, Inglaterra ou Japão, todos temos de trabalhar, nos comportar, respeitando a soberania." Carvalho argumentou que "não é porque a Bolívia é um país frágil que podemos de tratá-la de maneira diferenciada". 

O ministro acrescentou que não sabe se a atitude seria a mesma caso o cidadão estivesse em um país como Estados Unidos, França ou Inglaterra, destacando que não queria julgar as intenções do diplomata. 
Estadão

Após quase 4 horas, fornecimento de energia é restabelecido em todo o RN

Após cerca de quatro horas, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em todas as cidades do Rio Grande do Norte. 

A informação foi repassada pela Companhia de Energia Elétrica do estado (Cosern).

Segundo a Cosern, a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02 no Rio Grande do Norte e nos demais estados do Nordeste. 

O motivo, de acordo com a nota, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cuja causa ainda não foi informada à Cosern". 

A Companhia diz ainda que "às 16h45 foi iniciado o restabelecimento das cargas no estado e, gradativamente, todo o fornecimento de energia será regularizado, sob a orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico". 
G1-RN

Lobão diz que apagão foi provocado por queimada

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira, 28, que o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste foi provocado por uma queimada numa fazenda de Canto do Murici (PI). 

Nesse incidente, duas linhas de transmissão foram afetadas - uma da espanhola Isolux e outra da Taesa, controlada pela Cemig. 

De acordo com Lobão, o sistema foi restabelecido em seguida. 

Mas, caiu, novamente, minutos depois, afetando uma linha que interliga o resto do País ao Nordeste.

Segundo ele, queimadas já afetaram o fornecimento de energia no Brasil anteriormente, assim como em outros países. 

Apesar da dificuldade, o Lobão garantiu que o sistema elétrico brasileiro "é forte". "Não existe fragilidade no sistema brasileiro. Isso acontece no Brasil, nos Estados Unidos e em outros lugares", disse, afirmando que a queda no fornecimento atingiu 10,9 mil megawatts (MW). 
Estadão

Comparado a 'Félix da novela', menino pede R$ 135 mil de indenização.

Após ser chamado de 'Félix da novela' por uma professora, menino de 11 anos entrou na Justiça e agora pede indenização de 200 salários mínimo, equivalente a R$ 135 mil. 

A família do garoto, que vive em Piracicaba (SP), processa o estado de São Paulo por danos morais. 

De acordo com o advogado da família, Homero de Carvalho, o garoto teve que trocar de escola por conta da comparação e, desde então, se apresenta "muito calado e passando por um grande processo de adaptação na nova escola". 

Além da indenização, a família pede assistência psicológica ao menino. A comparação aconteceu no dia 7 de agosto, após o aluno entrar em sala de aula após a volta das férias com um óculos novo. 

A professora, então, citou que ele estava parecido com "alguém que não poderia dizer". Os outros alunos, então, citaram Félix, personagem gay interpretado por Mateus Solano em 'Amor à Vida', e a piada foi repetida, inclusive pela professora. 

Em nota, a Escola Estadual Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú afirma ter feito uma reunião entre as partes envolvidas para esclarecer o mal entendido e que reforça ações sobre respeito entre colegas. 
Yahoo

Conab assegura que destinará ao RN mais 40,2 mil toneladas de milho até o fim do ano

O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, revelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que a companhia destinará mais 40.180 toneladas de milho para atender às necessidades de criadores do Rio Grande do Norte até o fim deste ano. 

Isso corresponde à remessa de 980 toneladas nos três últimos dias de agosto, 8 mil em setembro, e 10,4 mil em cada um dos três últimos meses do ano. 

O total do mês de agosto chegará a 7.596 toneladas.

Festa de Padroeiro de Lagoa Nova já está sendo montada

A Paróquia de Lagoa Nova se prepara para mais uma festa da seu padroeiro São Francisco de Assis. 

Momento forte de tradição, fé e devoção que acontece todos os anos na maior cidade da chamada Serra de Santana, iniciando em setembro e encerrando na primeira semana de Outubro. 

Neste ano a festa terá sua abertura no dia 22 de Setembro com a feirinha de São Francisco de Assis indo até 04 de Outubro, data em que a paróquia organiza a grande procissão do santo padroeiro. 

Contando com vasta programação religiosa e Sociocultural e tendo alguns celebrantes de outras paróquias com presença confirmada a exemplo do administrador diocesano Padre Ivanoff Pereira. 

Há dias o Pe. Rivaldo Pereira reúne os conselhos Administrativo e Pastoral juntamente com funcionários da Paróquia e membros de pastorais para juntos debater tudo que irá acontecer na festa e também dividir equipes e responsabilidades. 

A Prefeitura de Lagoa Nova através do prefeito João Maria já garantiu se somar como parceira e como em anos anteriores participar de forma efetiva para o sucesso do evento nesta edição de 2013.

LANÇAMENTO DO LIVRO DE NOÉLIA


Caixa Econômica Federal abre agência de Extremoz em setembro

A Caixa Econômica Federal confirmou abertura de agência em Extremoz na primeira quinzena de setembro, com data prevista para o dia 09. 

As obras de instalação da agência estão em andamento, na Avenida Raimundo Góis, S/N, Centro, e enquanto a agência não fica completamente concluída, os serviços da instituição bancária serão realizados pelo ‘Caminhão/Caixa’, que será instalado defronte ao endereço escolhido. 

A conclusão das obras do endereço definitivo da CEF em Extremoz está prevista para 30 de outubro, mas até lá todos os serviços serão ofertados pelo ‘Caminhão/Caixa’. 

“Esse tipo de serviço, em uma unidade móvel, em espaço reduzido, contará com caixa eletrônico e possibilitará abertura de contas, saques, investimentos variados e poupança”, informou o gerente regional da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Araújo. 

Inicialmente o ‘Caminhão/Agência’ funcionará com gerente geral, gerente operacional, um caixa e um escriturário. “Contando com Extremoz, chegaremos a 41 agências em todo o RN”, ressaltou Carlos Araújo.

ECONOMIA SÓLIDA


PROBLEMAS

Dilma Rousseff chega ao Congresso cercada de seguranças e, poucos antes de se aproximar do elevador da Chapelaria, ouve a pergunta de um jornalista: 

- Presidenta, quem deu mais trabalho na semana passada: Guido Mantega ou o Antônio Patriota? 

 Ao seu estilo, Dilma esquiva-se: 

- Ora, querido, por favor. 

Eis que Renan Calheiros, logo atrás, não deixa a bola cair: 

- Foram os dois! 
Por Lauro Jardim

Aprovada proposta que obriga convênios a custear remédios contra o câncer

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (27) proposta que obriga os planos privados de saúde a cobrir despesas com medicamentos de uso oral contra o câncer, incluindo remédios para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento. 

A proposta seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário. O relator na CCJ foi o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). 

O texto aprovado também inclui a cobertura de procedimentos radioterápicos para tratamento de câncer e hemoterapia, desde que estejam relacionados à continuidade da assistência prestada por meio de internação hospitalar. 

As medidas estão previstas no Projeto de Lei (PL) 3998/12, do Senado, que altera a Lei dos Planos de Saúde (9.656/98). 
Uol

Ricardo Teixeira pede residência em Andorra

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pede sua residência no principado de Andorra. 

A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça. 

Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal. 

Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. 

Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros. Vivendo em Andorra, Teixeira não teria como ser extraditado ao Brasil caso seja convocado pela Justiça do pais. Andorra e Brasília não contam com um acordo de extradição. 

Na semana passada, o Estado revelou uma série de informações exclusivas sobre Teixeira e como esquemas dentro da CBF permitiam que os amistosos da seleção fossem usados para desviar recursos da CBF para contas de amigos do cartola. 

Entre eles está Rosell, presidente do Barça. A reportagem também revelou como, em 2010, a Justiça suíça constatou que Teixeira recebeu milhões de euros em propinas de empresas ligadas à Fifa justamente em contas em Andorra. 
Estadão

Após briga, promotor voltará a pedir extinção da Gaviões da Fiel

A briga entre torcedores do Corinthians e do Vasco, entre eles e contra a Polícia Militar, voltou a colocar a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, na mira da Justiça. 

Nesta terça-feira, dois dias após o episódio ocorrido no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o promotor de Justiça do Consumidor Roberto Senise Lisboa afirmou que vai pedir novamente a extinção da organizada.

"Vamos entrar com inquérito civil para analisar a conduta das organizadas. Já existe uma ação que está em trâmite pedindo a dissolução da torcida e vamos entrar com uma outra ação civil por causa dos novos fatos pedindo a extinção", explicou Lisboa, em entrevista coletiva convocada nesta terça-feira.

O promotor, que também cobrará uma multa de R$ 30 mil à Gaviões, como prevê o Estatuto do Torcedor, lembrou que, em 2011, cerca de 50 organizadas assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) juntamente com o Ministério Público de São Paulo e o Ministério do Esporte. 

E que essa é a terceira vez, desde então, que a torcida corintiana se envolve em grandes confusões desde que foi signatária do TAC. 
Estadão

Jornalista diz que médicas cubanas parecem 'empregadas domésticas'

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). 

A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. 

Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça. 

"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã. 

Ao G1, a jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. 

Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou. 

Justiça 

O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista. "Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. 

Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes". 
G1

Missa pelos 50 anos de falecimento de Monsenhor Paulo Herôncio será no domingo, 01

A Paróquia de Sant’Ana e a Fundação Cultural José Bezerra Gomes se organizam para as solenidades dos 50 anos de falecimento do Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, que acontecerá no próximo domingo, 01 setembro. 

“Estaremos todos juntos rezando pela alma desta pessoa tão querida, grandiosa e que nem o tempo apagou de nossas mentes, porque esta pessoa passou por este mundo fazendo o bem, sendo um bem”, afirmou o Padre Welson Rodrigues. 

No domingo, 01, a banda musical “Maestro Santa Rosa” realizará alvorada às 5h30, com saída da Escola Municipal de Nossa Senhora, passando pelo Educandário Jesus Menino, Praça Monsenhor Paulo Herôncio, CIAC e Abrigo dos Idosos. 

A programação seguirá com missa solene na Matriz de Sant’Ana às 7h, com a abertura do mês da bíblia; missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição, no povoado Boa Vista às 9h; almoço de reencontro dos ex-alunos e ex-funcionários da Escola Municipal de Nossa Senhora, às 11h; Missa na capela de Santa Maria Goretti e de Nossa Senhora de Lourdes às 16h30; Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima e Matriz de Sant’Ana às 19h; retreta da banda musical “Maestro Santa Rosa” em frente à Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” às 20h. No domingo, 01, a Fundação Cultural José Bezerra Gomes (prédio da antiga residência de Monsenhor Paulo Herôncio), estará aberta das 8h às 12h e das 16h às 21h. 

A visita ao acervo de Monsenhor Paulo, que integra o museu histórico do município, teve um acréscimo no número de visitantes nas últimas semanas, principalmente por estudantes que estão realizando pesquisas sobre a vida e obra do religioso.

Em reunião com superintendente do DNIT RN, Vilton solicita passarelas nas pontes da BR 226

Em passagem por Currais Novos na manhã de ontem, segunda-feira (26), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no RN (DNIT), Walter Fernandes, conversou com o prefeito Vilton Cunha sobre as multas aplicadas no perímetro da BR 226 no município, que compreende as avenidas 13 de maio e Sílvio Bezerra de Melo. 

O superintendente afirmou que irá analisar o pedido, e afirmou que deverá ser realizado o recapeamento da via em breve. 

O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar a construção de passarelas para pedestres nas pontes do bairro Paizinho Maria e do Silvio Bezerra. “É uma antiga reivindicação dos moradores destes bairros e irá trazer inúmeros benefícios”, afirmou Vilton.

Secretaria de Educação define os detalhes da Semana da Pátria em Caicó

Na tarde desta segunda-feira (26) a secretária de Educação de Caicó, Socorro Mariz e a sua adjunta Milena Gomes estiveram reunidas com os diretores das escolas com o objetivo de definir detalhes relacionados à Semana da Pátria, a comemoração dos 94 anos da Biblioteca Pública Olegário Vale, que terá uma programação especial de 09 a 13 de Setembro e a Assembleia Cidadã nos dias 11 e 12 de setembro. 

Todos julgaram os eventos como importantes para educação, pois reforça o patriotismo no caso da semana da pátria, a história da biblioteca e o valor que a mesma tem para toda comunidade, e a prática pedagógica que será trabalhada com a vinda da Assembleia Cidadã, pois terão momentos de recreação, palestras e oficinas, tanto para as crianças como para os professores. 

Em breve será divulgada toda a programação da comemoração dos 94 anos da Biblioteca, mas fica o convite para todos os alunos da rede municipal participar da competição da melhor redação com a temática: a importância da leitura e de uma biblioteca na vida do homem. 

Serão premiadas as 03 melhores redações, esta semana as equipes da secretaria e da biblioteca estarão realizando a divulgação nas escolas. A premiação é surpresa, mas garantiram que será uma maravilhosa premiação.