segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente recebe mudas para plantio em Caicó

Neste mês de Setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caicó recebeu da empresa SUSA Mineradora uma doação de 500 mudas nativas, que serão utilizadas em recuperação de áreas degradadas em margens de rios e açudes, tendo como início a Revitalização do Açude Recreio para o mês de Dezembro ainda em 2013. 

“Fomos recepcionados por um dos consultores ambientais da SUSA Mineradora, o Henrique Roque Dantas, Mestre em Desenvolvimento e Meio ambiente, com especialidade de mestrado em geotecnologias e indicadores voltados ao estudo de áreas degradadas. Ele nos mostrou o horto e como era feito os trabalhos ambientais, assim como a disponibilidade de parcerias em se tratando de meio ambiente e sociedade”, disse Emanuel Sabino, Secretário Adjunto de Meio Ambiente em Caicó.

Previdência própria será discutida com servidores municipais nesta terça-feira, 01

A Prefeitura Municipal de Currais Novos realizará nesta terça-feira (01) na quadra da Escola Municipal Professor Humberto Gama, reunião sobre o Regime Próprio de Previdência Social, que já foi adotado por mais de 2 mil municípios em todo o país. 

O RPPS oferece várias vantagens aos segurados, entre elas a garantia de recebimento de sua aposentadoria na integralidade, e para o município, possibilita o equilíbrio financeiro e um maior investimento na realização de obras e outras ações. 

A discussão sobre o regime acontecerá às 16h e às 19h30, e possibilitará aos servidores municipais um amplo debate sobre o assunto. 

O consultor previdenciário da FEMURN, Rocine Rodrigues, irá detalhar o funcionamento e benefícios do RPPS para os servidores.

Final de semana tem “Caicó Mostra Caicó” na Ilha de Sant’Ana

A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Turismo estará realizando neste final de semana mais uma edição da Feira de Artesanato “Caicó Mostra Caicó”. 

O evento terá início na sexta-feira (04) e encerrado no domingo (06) na Praça de Artesanato da Ilha de Sant’Ana. Diariamente os estandes serão aberto as 15 horas e fechados as 22 horas. 

Além da exposição e comercialização dos produtos, a feira também terá uma programação cultural, sempre começando as 19 horas. Na sexta tem show voz e violão com Caio Canuto; no sábado com Solange Silva e no domingo com Dão Nunes. 

Durante a feira teremos o CineSesc, BiblioSesc, Oficina de Perna de Pau, Acrobacia e Teatro, na parceria da Prefeitura com o Sebrae e Sesc Seridó.

Em reunião com a CRUSADER, Vilton Cunha pede apoio para a geração de emprego e renda

O prefeito Vilton Cunha recebeu na manhã desta segunda-feira (30), na sede do Palácio Raul Macedo, uma equipe do grupo australiano Crusader, mineradora que explora a extração de ouro em Currais Novos. 

Durante a conversa o prefeito pediu que a empresa desenvolvesse junto às comunidades rurais, local onde há a exploração mineral no município, atividades que gerem emprego e renda. 

“O maior problema é a falta de emprego, e a atividade da mineração pode ajudar na geração de emprego”, disse Vilton. 

O prefeito também afirmou que com a discussão do novo marco regulatório da mineração, é preciso que se discuta um melhor compartilhamento do solo, sendo uma “política correta de compartilhar os recursos com quem vive na terra”. 

“Os recursos minerais poderiam ser melhor explorados, e a mineração é uma alternativa para os pequenos produtores rurais”, completou. 

Uma equipe de auditores contratados pela empresa estão realizando estudos ambientais e econômicos para detalharem os impactos da produção do minério de ouro na cidade. 

Os impactos ambientais, de acordo com a empresa, serão pequenos e localizados, e que as áreas impactadas estão sendo recuperadas com o plantio de mudas, e outro benefício para o meio ambiente será o reaproveitamento da água servida do município.

Prefeitura entrega fardamento a agentes de endemia e comemora baixos índices da dengue

O Prefeito Vilton Cunha entregou na tarde da última quinta-feira (26) os novos fardamentos aos vinte e seis agentes de endemias de Currais Novos. 

O encontro aconteceu na sede da Endemias, situado na antiga Policlínica municipal. Em conversa com os agentes, Vilton foi parabenizado pelas diversas ações desenvolvidas em menos de um ano no município, e que muitos setores da gestão municipal tiveram grandes avanços. 

“Com as ações que realizamos durante este ano conseguimos diminuir os índices de infestação da dengue em Currais Novos, o que é um grande avanço na saúde pública”, disse o coordenador Dedé Santos. 

Os agentes aproveitaram a oportunidade para agradecer o aumento salarial e a atenção da Prefeitura Municipal com o trabalho realizado pelas equipes. 

A secretária municipal de saúde, Tércia Leda, afirmou que os agentes de endemias são importantes para o controle e combate à dengue, e disse que algumas reivindicações serão atendidas para melhorar os serviços prestados por estes servidores. 

De acordo com dados da coordenação municipal de endemias, durante o quarto ciclo de combate ao mosquito da dengue, que compreende os meses de julho e agosto, foram inspecionados 1.642 imóveis em toda a cidade, e apenas 40 apresentaram recipientes com a larva do mosquito, e após isso, os agentes eliminaram esses focos.


Identidade afro é destaque durante a 7ª Primavera dos Museus

A identidade afro e os aspectos histórico e cultural do povo afrodescendente foram destaques durante a 7ª Primavera dos Museus, que aconteceu no último final de semana em todo o país e tem coordenação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. 

Em Currais Novos, a programação da primavera dos museus foi organizada pela Fundação Cultural José Bezerra Gomes, e contou com exposições de quadros, vestimentas, bebidas, e a realização de mesa redonda sobre a identidade afro na região do Seridó. 

Nesta edição, o evento teve como tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”.

Cronograma de teste de direção veicular do interior é divulgado

Dezoito municípios do interior do Estado começam a partir desta terça-feira (01) a receber a equipe técnica de peritos examinadores do Detran/RN, que serão responsáveis pela aplicação de mais de 3 mil teste de direção veicular durante os 22 dias úteis do mês de outubro. 

O cronograma com as cidades contempladas foi divulgado hoje (30) pela Controladoria Geral de Trânsito do Órgão. O ciclo de avaliações inicia pelo município de Currais Novos na terça-feira (01) e finaliza no dia 31 de outubro, onde vão ser contempladas as cidades de Pau dos Ferros e Caraúbas. 

Vinte e nove centros de formação de condutores espalhados por todas as regiões do interior do RN terão os candidatos que almejam adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados. 

Os municípios de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Ceará Mirim, Goianinha e Canguaretama vão receber os examinadores em dois momentos distintos. 

A iniciativa foi tomada após a constatação de que nessas localidades existe um número maior de usuários que vão se submeter aos testes de volante. 

CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR OUTUBRO 2013 

01/10 – Currais Novos; 
02/10 – Passa e Fica;
04/10 – Caicó; 
07/10 – Goianinha; 
08/10 – Ceará Mirim; 
09/10 – Nízia Floresta; 
10/10 – Goianinha; 
11/10 – Currais Novos; 
14/10 – Canguaretama; 
15/10 – Jucurutu; 
16/10 – Caicó; 
17/10 – Nova Cruz; 
18/10 – Canguaretama; 
21/10 – Tangará e Santa Cruz; 
22/10 – Apodi; 
23/10 – Pau dos Ferros e São Miguel;
24/10 – São Paulo do Potengi; 
25/10 – Ceará Mirim; 
28/10 – João Câmara e Macau; 
29/10 – Jardim do Seridó; 
30/10 – Parelhas; 
31/10 – Pau dos Ferros e Caraúbas.

PREFEITURA USA BANCO DE OPORTUNIDADES PARA REALIZAR OBRAS NA CIDADE

E a Prefeitura de Cruzeta usa o banco de oportunidades com mão de obra oriunda da cidade e na última semana seus prédios públicos iniciaram reformas e pintura. 

Currículos são entregues na Secretaria de Assistência Social e a mão de obra é encaminhada para empresas.

Boa parte dos recursos voltam a circular na cidade, fortalecendo a economia.





Projeto Copa Legal será votado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do RN

O projeto Copa Legal, que institui uma política de parceria no combate a violação de direitos e da exploração sexual contra criança e adolescentes, vai a plenário para votação na próxima terça-feira (01). 

O projeto, que contou com a dispensa de tramitação dos líderes, será votado durante a sessão extraordinária. A iniciativa prevê a criação, no âmbito do Poder Legislativo Estadual, do selo “Copa Legal”. 

O instrumento será conferido, no período que antecede a Copa do Mundo, a bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais ligados ao entretenimento, turismo, organizações públicas, privadas e da sociedade civil. 

Para receber o selo, os empreendimentos precisarão assinar a carta-compromisso Copa Legal e seguir as normas presentes no documento que vai requerer projetos e ações de promoção ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em seus ambientes e em suas áreas de atuação. 

A ação foi aprovada em audiência pública, proposta por Márcia e realizada na Assembleia Legislativa, para discutir as formas de combate da exploração sexual de crianças e adolescentes. 

“Nós não temos segurança agora. Na Copa do Mundo como vai ser, quando milhares de turistas virão para cá. Nós estamos com deficiências na Polícia Militar e na Polícia Civil. É preciso combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nos próprios estabelecimentos ligados ao turismo, ao entretenimento, nos bares e restaurantes”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente, Márcia Maia.

UFRN discute sobre jurisdicionalização do Direito Internacional

O Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o evento “A jurisdicionalização e seus impactos para a unidade do ordenamento jurídico internacional” nesta segunda-feira, 30, às 18h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). 

O objetivo da ação é promover o debate acerca dos temas relevantes da jurisdicionalização do Direito Internacional, tendo como foco a Corte Internacional de Justiça no exercício de sua função contenciosa, ou seja, debater a efetiva solução de controvérsias entre estados no panorama jurídico internacional do século XXI. 

O professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas Gerais), Delber Andrade, vai proferir palestra sobre a temática. 

O evento é aberto a todos os interessados e será emitido certificado de 4h de extensão aos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo SIGAA no link Extensão > Eventos. 

Mais informações por meio dos telefones: 3215-3491 e 3215-3492.

Pós-Graduação em Artes Cênicas está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até 18 de outubro para seleção do mestrado acadêmico 2013. 

As linhas de pesquisa do programa são Pedagogia da cena: corpo; e Processos de criação e linguagens da cena: memória, cultura e gênero. São oferecidas 20 vagas para portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento. 

Para se inscrever, é necessário acessar o link http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf, preencher o formulário e pagar uma taxa no valor de R$ 50. 

A seleção consta de prova escrita, prova de proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e entrevista com os candidatos aprovados nas etapas anteriores. 

O resultado final está previsto para 16 de novembro. Para informações sobre documentação, inscrição e bibliografia do processo seletivo, acesse http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=4073.

DE GALHO EM GALHO


Morre no Rio de Janeiro o ator Claudio Cavalcanti

Morreu às 18h deste domingo, no Rio de Janeiro, o ator Claudio Cavalcanti, 73 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Estava internado desde a semana passada na UTI do Hospital Pró-Cardíaco.

Além de atuar, Cavalcanti também era escritor e já foi vereador e deputado estadual pelo Rio de Janeiro, onde lutava pela causa animal.Seu último trabalho na TV aberta foi na novela "Amor e Revolução", do SBT. 

Na Globo, Cavalcanti atuou em "Roque Santeiro", "Mulheres de Areia" e "A Viagem", entre outros folhetins. Yahoo

Hebe Camargo deixou herança avaliada em R$ 60 milhões

Hebe Camargo, 83, que faleceu em 2012, deixou uma herança avaliada em cerca de R$ 60 milhões.

De acordo com a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", o valor foi dividido meio a meio entre o filho único da apresentadora, Marcello de Camargo, 46, e o sobrinho, Cláudio Pessutti, 51, que foi empresário dela por 17 anos. 

O patrimônio milionário da artista é composto por uma famosa mansão no Morumbi de cerca de R$ 45 milhões, alguns carros de luxo, dentre eles, duas Mercedes-Benz, além de uma infinidade de joias. 

"Dividimos a herança, mas isso é uma questão de foro íntimo. Não cabe divulgar valores", afirmou Claudio ao veículo, explicando que o primo reconheceu sua contribuição à carreira bem-sucedida da mãe. 

Hebe Camargo é considerada uma das principais apresentadoras de televisão de todos os tempos. A artista morreu no dia 29 de setembro de 2012, vítima de uma parada cardíaca. 
Yahoo

CAMINHOS

Em volta de Marina Silva, há uma divergência sobre o que fazer se a Rede não vingar. 

Seu marido e os auxiliares mais próximos acham que Marina não deve filiar-se a partido algum para a disputa de 2014, para reafirmar que é diferente dos outros políticos. 

Reforçaria, assim, o discurso da Rede para 2016. Já os políticos que a cercam, Walter Feldman, Heloisa Helena, principalmente, querem que Marina entre num partido e se lance candidata a presidente. 
Por Lauro Jardim

Em diálogo no Twitter, Ronaldinho Gaúcho agradece mensagem de apoio de Dilma

Ronaldinho Gaúcho agradeceu neste domingo a mensagem que recebeu da presidente e torcedora do Atlético Mineiro, Dilma Rousseff, para que o jogador se recupere de lesão e possa disputar o Campeonato Mundial de Clubes em dezembro. 

"Com um apoio desses a motivação só cresce! Obrigado pelo apoio presidenta @dilmabr. Foco total nessa recuperação!", tuitou Ronaldinho Gaúcho. 

Neste sábado, Dilma, que reativou sua conta no Twitter, havia postado mensagem de apoio ao principal jogador do clube de seu coração. "Minha solidariedade ao @10Ronaldinho, craque do meu #Galo. 

Na torcida para que ele se recupere a tempo do Mundial", postou a presidente em sua conta no microblog. O camisa 10 atleticano foi diagnosticado com uma ruptura no músculo da coxa esquerda. 

A lesão foi sofrida na quinta-feira, durante um treino na Cidade do Galo. A expectativa é que o atleta precise de três meses para se recuperar. 
EFE

Jornalista do Guardian diz que Brasil deve ter uma internet própria

O jornalista do britânico The Guardian, Gleen Greenwald, afirmou que o Brasil e a Argentina deveriam ter uma internet própria para evitar a espionagem dos Estados Unidos, em uma entrevista publicada neste domingo no jornal argentino Página 12. 

"Há uma consciência real de que a Argentina e o Brasil estão construindo uma internet própria, assim como a União Europeia, algo que até agora só fez a China", afirmou Greenwald em entrevista concedida no Brasil, onde mora há vários anos. 

O jornalista americano que divilgou no Guardian informações sobre a espionagem de Washington repassadas por Edward Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA), atualmente refugiado na Rússia. 

"Creio que a solução seria criar um lobby entre os países, que os países se unam para ver como construir novas pontes para a internet que não permitam que um país domine completamente as comunicações", insistiu. 

Para ele, o objetivo da Casa Branca é controlar a informação para aumentar seu poder no mundo. 

Depois dos atentados das Torres Gêmeas em Nova York, os americanos querem "utilizar o terrorismo mundial para que as pessoas tenham medo e possam agir com as mãos livres", afirmou. "É uma boa desculpa para torturar, sequestrar e prender", disse ainda. 
AFP

Eletros quer os 'tanquinhos' no Minha Casa Melhor

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, disse nesta sexta-feira, 27, ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, que pedirá ao secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, que seja incluído no programa Minha Casa Melhor, do governo federal, as máquinas de lavar semiautomáticas, popularmente conhecidas como tanquinhos.

De acordo com o executivo, para incluir o tanquinho no programa, basta o governo retirar do decreto a palavra "automática". 

Segundo ele, o decreto deixa claro que apenas lavadoras automáticas podem ser adquiridas com o crédito do Minha Casa Melhor. 

Ele ponderou, porém, que o consumidor do programa é basicamente oriundo das classes C e D, mais propensas a utilizar o tanquinho em suas residências. 

Além disso, na avaliação de Kiçula, os consumidores dessas classes poderiam deixar de comprar um produto de R$ 1.100, valor aproximado das máquinas de lavar automática, para comprar outro de R$ 300 e usar a diferença para adquirir outros itens. 
Estadão

domingo, 29 de setembro de 2013

JUSTIÇA REAL


Secretaria de Saúde realiza Outubro Rosa em Caicó

A Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria de Saúde promoverá o “Outubro Rosa”, evento que traz uma extensa programação no referido mês. 

O objetivo da campanha, que acontece mundialmente, é conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, orientando, sobretudo, as mulheres a realizarem anualmente a mamografia, como também alertar sobre a prevenção do câncer de colo do útero. 

O evento será lançado oficialmente na próxima terça-feira 01/10, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Paraíba, às 08h. Já a tarde, às 15h, acontecerá a Caminhada “Outubro Rosa” saindo da Praça Jose Augusto até a Ilha de Sant’ Ana. 

Na programação constam atividades educativas, exame das mamas, coleta de citopatológico, agendamento de mamografia e testes rápidos para sífilis e HIV. 

 “A intenção é de conscientizar o maior número possível de mulheres sobre a importância do autoexame da mama, visando aumentar a chance de cura e a qualidade de vida e, principalmente promover nas mulheres uma maior preocupação com a prevenção” orienta o Secretário Municipal de Saúde, Galvão Freire.

Pela 1ª vez, maioria das residências tem só telefone celular

Em 2012, pela primeira vez, mais da metade dos domicílios brasileiros tinha apenas celular como meio de comunicação, constatou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O levantamento mostra que 51,4% dos lares tinham somente o telefone móvel, ante 49,7% em 2011 - crescimento de 30,482 milhões para 32,284 milhões, alta de 5,9%.
Estadão

Barrichello pode correr o GP do Brasil deste ano, diz jornal

Piloto com mais provas disputadas e de maior longevidade na Fórmula 1, Rubéns Barrichello pode estar próximo de retornar à categoria. 

Um dia após os rumores de um possível acerto com a Sauber para a próxima temporada, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Rubinho pode fazer a sua despedida oficial da F-1 no GP do Brasil deste ano, no dia 24 de novembro. 

Em 2011, quando ainda corria pela Williams, Barrichello disputou a prova em Interlagos confiante de que conseguiria uma vaga no grid do ano seguinte. 

Por conta disso, o piloto não teve homenagens no que viria a ser a última das 325 corridas que disputou nos 19 anos que dedicou à categoria. 

Segundo o jornal, Barrichello teria pedido a um repórter que entrevistaria Bernie Ecclestone em Cingapura que perguntasse o que pensava sobre ele disputar o GP do Brasil. 

Ciente da resposta positiva do dirigente máximo da Fórmula 1, o brasileiro limitou-se a dizer "quem sabe". A intenção de Ecclestone com a possível participação de Rubinho em Interlagos é, além de homenagear um dos pilotos que fez história na Fórmula 1, achar um atrativo para promover o GP. 

Como é a última da temporada, dominada por Sebastian Vettel e a Red Bull, a prova não deve ter disputa por títulos. A pubilcação, no entanto, não aponta qual seria a equipe disposta a ceder um de seus carros para o brasileiro. 
Gazeta Press

Limão: barato, fácil de encontrar e aliado da saúde

O limão é bastante conhecido dos brasileiros: vai bem na forma de suco geladinho, para dar aquele toque ao peixe e ao camarão, ou em sobremesas como sorvete ou mousse. 

O melhor é que não pesa no bolso: é uma fruta barata e que pode ser encontrada o ano todo. De acordo com a nutricionista Stephanie Fontanari, além de vitamina C, seu principal nutriente, o limão também contém silício, fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B. 

"O limão, por ser fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de outros nutrientes, como ferro e cálcio. Antitérmico e antibiótico por ser rico em ácido cítrico, o limão ajuda a alcalinizar o sangue fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Seus poderes adstringentes ajudam a eliminar gases e eliminar o excesso de gordura consumida. Também tem propriedades laxantes por conta da fibra e do magnésio, estimulando o bom funcionamento intestinal. Aliás, o magnésio presente no limão possui papel fundamental no combate a osteoporose, porque sem o magnésio o cálcio não se fixa nos ossos. 

"Ele é considerado um tônico das articulações e músculos - inclusive do músculo cardíaco, protegendo de doenças cardiovasculares", pontua Stephanie. 

O potássio também merece um aparte: ele regula a entrada de água nas células. Estudos dão conta de que existe um princípio ativo na casca da fruta chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico, dissolve cálculos renais e previne o câncer. 
Yahoo

sábado, 28 de setembro de 2013

NAS ALTURAS


SHOW DA ABERTURA DA COPA SERÁ NO RIO COM U2.

São Paulo sediará o primeiro jogo da Copa, mas será no Rio de Janeiro o grande show de abertura do Mundial. 

A Fifa acaba de entregar a Eduardo Paes o orçamento da festa. Custará 20 milhões de reais – 80% bancados por patrocinadores e o resto pela prefeitura. 

O U2 será a atração do evento. 
Por Lauro Jardim

BC: dívida financeira do brasileiro em julho é recorde

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro voltou a crescer e fechou o mês de julho na marca de 45,10% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses. 

O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 27, pelo Banco Central e representa um novo recorde. Em junho, o nível de endividamento era de 44,89%; e em maio, de 44,59%. Em julho do ano passado, era 43,41%. 

O critério utilizado pelo BC considera o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional em relação à renda acumulada dos últimos doze meses.
Estadão

Lideranças do RN participam do encontro do PSD

Lideranças políticas do Rio Grande do Norte participaram nesta sexta-feira (27) do evento de filiação do Partido Social Democrático (PSD). 

Presidido pelo vice-governador, Robinson Faria (PSD) o evento de filiação contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dos deputados estaduais Gesane Marinho (PSD), José Dias (PSD), do deputado federal Fábio Faria (PSD) além do vice-governador da Paraíba, Romulo Gouveia (PSD) e do prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). 

O chefe do executivo municipal destacou a contribuição de Robinson Faria (PSD) na política do Rio Grande do Norte e declarou apoio ao projeto do PSD para as eleições 2014. “O apoio do PSD foi muito importante para a nossa vitória em 2012 e o PDT e PSD caminharão juntos para a vitória no próximo ano”, afirmou Carlos Eduardo. 

Em um discurso emocionado, Robinson Faria (PSD) agradeceu o apoio do prefeito Carlos Eduardo e ressaltou a importância de construir um projeto para o Estado. “O prefeito Carlos Eduardo está recuperando Natal e com o apoio dele e de todos vocês vamos retomar o desenvolvimento e a autoestima do povo do Rio Grande do Norte que está esquecido”, destacou.

Especialização em Gestão Ambiental recebe inscrições até segunda-feira, 30

O Departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até segunda-feira, dia 30, para o preenchimento de vagas remanescentes do Curso de Especialização em Gestão Ambiental. 

São ofertadas 8 vagas, sendo três delas destinadas para servidores da Instituição. Podem se submeter à seleção os graduados nas áreas correlatas que desejem aprofundamento, atualização e orientação de conhecimentos sobre o tema, com uma visão sistemática e integrada sobre a problemática ambiental costeira. 

As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA): www.sigaa.ufrn.br. 

Após a inscrição, o candidato deve entregar a documentação exigida no edital na secretaria do Departamento de Oceanografia e Limnologia, localizada na Avenida Senador Dinarte Mariz, das 8h30 às 12h.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Prefeitura de Caicó pagará funcionalismo nesta segunda-feira

A Prefeitura de Caicó estará pagando nesta segunda-feira (30) o salário relativo ao mês de setembro a todos os seus servidores. 

A informação foi confirmada pela secretária de Tributação, Marleide Carvalho. “Muitos já começam a receber logo cedo, mas de certeza a partir do meio-dia da segunda o dinheiro estará na conta de todos os funcionários”, disse. 

De acordo com ela, são mais de 2 milhões e 500 mil reais injetados na economia da cidade, através do pagamento aos mais de 2 mil e 200 servidores, através de suas contas na agência do Bradesco.

Palestra sobre Direito Constitucional acontece nessa segunda-feira, 30

A base de pesquisa “Constituição Federal Brasileira e sua Concretização pela Justiça Constitucional” do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima segunda-feira, 30, a palestra “Casoteca de Direito Constitucional I: Direitos Fundamentais de Liberdade”. 

O objetivo do encontro é apresentar a comunidade acadêmica os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pela base de pesquisa, orientada pelo professor Leonardo Martins, o que culminará com a publicação de um livro homônimo à palestra. 

O evento tem uma programação extensa e acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Setor I do Campus Universitário. 

As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Mais informações no site http://amarocavalcanti.wordpress.com/.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA II ENCONTRO DA REDE INTERSETORIAL COM OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Os profissionais da Saúde do município de Parelhas participaram na tarde desta quarta-feira (25), do II Encontro da Rede Intersetorial, promovido pelo NASF, no auditório do Espaço Nordeste Parelhas. 

Cerca de 60 profissionais participaram da exposição que teve por tema: “Humanização no Atendimento do Serviço Público”, e foi ministrada por Salma Meira (Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS).

UFRN promove oficina para Cuidadores de Idosos de Natal e Parnamirim

O Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, de 7 a 11 de outubro e de 4 a 8 de novembro, a “I oficina de formação para Cuidadores de Idosos Institucionalizados”. 

O evento é gratuito e acontece nas dependências do DSC/UFRN, localizado no Campus Universitário, sob a coordenação das professoras Grasiela Piuvezam e Vilani Medeiros de Araújo Nunes. 

A oficina corresponde a um curso de atualização de 20 horas e, em sua primeira etapa, tem o objetivo de capacitar profissionais das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de Natal e Parnamirim. 

Ao final do curso cada participante receberá um certificado de Curso de Atualização expedido pela PROEX (Pro Reitoria de Extensão). 

Nessa primeira edição da Oficina foram oferecidas 50 vagas distribuídas entre as seguintes instituições: Instituto Juvino Barreto (IJB), Lar do Ancião Evangélico (LAE), Lar da Vovozinha e Espaço Solidário de Mãe Luiza, em Natal e Lar Espirita Alvorada Nova (LEAN) de Parnamirim. 

O evento conta com a colaboração das Secretarias Municipais de Saúde de Natal e de Parnamirim. Mais informações por meio do telefone (84) 3342-9750.

Federação promove o maior Campeonato Interiorano de Voleibol de todos os tempos

Os desportistas dos municípios do interior do Estado estão com grande expectativa do sucesso do Campeonato Interiorano de voleibol Indoor, promovido pela Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV), e coordenado pela sua Diretoria de Vôlei do Interior, dirigida pelo desportista Afrânio Aurélio Silva, que promete dar uma sacudida no voleibol de todas as regiões do Estado, com R$ 1.800,00 reais em premiação, além de troféus e medalhas. 

O Regulamento e demais informações para a inscrição das equipes já estão sendo enviadas aos interessados em participar do evento, que terá o caráter aberto, podendo mais de uma equipe representar um município. 

As inscrições das equipes estarão sendo feitas a partir do dia 1º de outubro (próxima terça-feira) através do e-mail afra.afra@hotmail.com, com o encaminhamento de ficha de inscrição preenchida e assinada, que pode ser solicitada no mesmo endereço eletrônico. 

Na fase classificatória a inscrição custará R$ 100,00 mais as taxas de arbitragem, e para a fase final (somente as classificadas na fase classificatória) o investimento será de R$ 150,00 mais as taxas de arbitragem. 

A FNV em parceria com as cidades sedes de cada Etapa irá viabilizar hospedagem em alojamento para todas as equipes participantes.

APELANDO


PREFEITURA DE PARELHAS E DNOCS SE REÚNEM PARA DISCUTIR INSTALAÇÃO DE POÇOS EM COMUNIDADES RURAIS

Aconteceu na manhã desta Quinta-feira (26) uma reunião na Prefeitura Municipal de Parelhas, entre a equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Secretários, técnicos da Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e da Pesca e Vereadores. 

A reunião teve por objetivo discutir instalação de poços públicos para instalação de cata-ventos e reservatórios em comunidades rurais. 

Participaram do encontro, os técnicos do DNOCS, os Secretários Gildete Maria (Chefe de Gabinete Civil), Ivanilson Pereira de Araújo (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca), Alexandre Carlo (Assistência Social e Habitação), os vereadores Francisco Genidson, Ênio Ângelo, Frank Kleber, Messias Medeiros e Wellington Araújo e Edson (Coordenador Municipal de Recursos Hídricos).

STF determina que estados paguem diferença a servidores prejudicados na conversão do Plano Real

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que estados e municípios deveriam ter corrigido os salários de seus servidores em março de 1994, quando a moeda do país mudou de URV para Real, considerando os valores da Lei federal 8.880. 

Os governos e prefeituras que fizeram o reajuste com base em leis locais, com índices inferiores, terão de pagar a diferença retroativa. 

A decisão foi tomada em um processo de uma servidora do governo do Rio Grande do Norte, mas foi decretada a repercussão geral – ou seja, o entendimento vale para outros servidores na mesma situação de todo o país.  

Não há contabilidade sobre quanto os estados e municípios terão de desembolsar com a decisão. Só no Rio Grande do Norte, o impacto nos cofres será de R$ 300 milhões na folha salarial, além de um passivo de R$ 100 bilhões. 

Os governos de São Paulo e Bahia e a prefeitura de Belo Horizonte enviaram memoriais para serem anexados ao processo, mas outras sedes de poder público também têm interesse na causa. 
O Globo

Metrópole Digital realiza prova do Módulo Avançado dos cursos técnicos

O Instituto Metrópole Digital (IMD) realiza a primeira prova do Módulo Avançado dos seus cursos técnicos no dia 20 de outubro, nos polos de Natal, do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP), de Mossoró, de Caicó e de Angicos. 

A prova terá duração de três horas e o acesso aos locais do exame ocorrerá das 8h30 às 9h. Para ter acesso à sala de prova, o aluno deverá apresentar um documento de identificação com foto. 

O caderno de provas constará de questões sobre as disciplinas cursadas no módulo avançado, com questões divididas conforme a ênfase do estudante, nas áreas de Informática para Internet, Redes de Computadores, Eletrônica e Automação Industrial. 

O aluno que não comparecer à prova terá até o dia 23 de outubro para solicitar no Escritório do IMD de seu polo, presencialmente, a segunda chamada, a qual acontecerá no dia 24 de outubro, às 19h. 

Para conferir o edital com as diretrizes da prova, basta acessar o seguinte endereço: http://www.imd.ufrn.br/noticia.php?id=11242004.

Laboratório de Automação em Petróleo da UFRN conquista Prêmio FINEP

O Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT), do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficou em 2º lugar no Prêmio FINEP de Inovação 2013, na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. 

Segundo o coordenador do LAUT, o professor André Laurindo Maitelli, esta foi uma conquista obtida pela atuação do laboratório no desenvolvimento de pesquisas aplicadas em parceria com empresas como Petrobras, Altus e RN Tecnologia.

“Ao longo desses três últimos anos, foram gerados diversos artigos científicos”, declara André Maitelli, acrescentando ainda que produtos de mercado foram criados. 

“Em alguns dos produtos gerados por estas pesquisas, promovidas em parceria com tais empresas, a UFRN tem participação econômica, seguindo as diretrizes da lei da inovação”, diz o professor.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Agora, torou dentro: Rosalba anuncia atraso na folha dos servidores

Notícias do Rio "Quebrado" do Norte: 

A equipe econômica da gestão de Rosalba Ciarlini anunciou hoje (26) que o pagamento da folha de servidores do Estado será escalonada. 

Até o dia 30, o governo vai pagar a quem recebe até R$ 3 mil. O restante será pago até 10 de outubro.  

A notícia já corria nos bastidores da Assembleia Legislativa e era assunto nas rodas de conversa dos parlamentares. 

Desde junho, a governadora tem dificuldades para cumprir o pagamento da folha. Os rumores sobre o atraso dos vencimentos se confirmaram. 

Como se diz lá no interior, "agora torou dentro". 
Diógenes Dantas

Governo do RN corta R$ 28,7 mi de investimento e custeio em setembro

O governo do Rio Grande do Norte gastou R$ 28,7 milhões a menos com investimento e custeio da máquina pública em setembro deste ano. 

A redução da verba aplicada nas duas áreas está no balanço financeiro apresentado nesta quinta-feira (26), quando foi anunciado que os salários de 8% dos servidores vão atrasar. 

O atraso salarial está relacionado à queda de arrecadação do governo, segundo informou o secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues.

O governo anunciou que vai atrasar os salários de 6.600 servidores que recebem acima de R$ 3 mil líquidos. O número representa 8% do total de servidores da folha do Estado. 

Os outros 92% vão receber os rendimentos no dia 30 de setembro. Enquanto isso, os salários atrasados entrarão nas contas dos servidores no dia 10 de outubro. 

As informações foram repassadas pelo secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta no auditório da Governadoria. 

O atraso salarial está relacionado à queda de arrecadação do governo, segundo informou o secretário, que detalhou os gastos e a receita do Estado em setembro. 
G1-RN

Seminário sobre a província metalogenética do Seridó acontece em Currais Novos

O conhecimento científico e exploratório da província de W-Au Seridó, uma das principais reservas minerais do país, está sendo discutido em um seminário nacional em Currais Novos com a participação de empresas, universidades e governos, e tem o objetivo de incentivar estudos específicos e sugerir ações governamentais para fomentar o avanço do conhecimento e o desenvolvimento econômico e social da região. 

A abertura do I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, Carlos Nogueira (Secretário Ministério de Minas e Energia), Roberto Ventura (Diretor da CPRM), José Wilson Temoteo (SUREG-RE/CPRM), Francisco Valdir Silveira (DEREM/CPRM), Maria da Guia Lima (NANA/CPRM) e Sheyson Medeiros (SEBRAE/Currais Novos-RN). 

O diretor da CPRM afirmou que nos últimos dez anos o governo federal investiu nas regiões geológicas do país, incentivando o conhecimento e estudos. 

De acordo com Roberto Ventura, a ideia é realizar outros seminários nas principais províncias metalogenéticas do Brasil. 

O prefeito Vilton Cunha disse que o seminário é importante pois vai além do debate técnico, mas social. “É preciso que a mineração se firme como a principal atividade econômica da região”, disse. 

Após a abertura tiveram início as palestras, com Vladimir Cruz de Medeiros (CPRM) com o tema “Geologia da Província Mineral Seridó”; Jean Michel Legrand (UFRN) sobre a “Metalogenia da Província Mineral Seridó”; Fabriciano Lima (Mineração Tomaz Salustino) sobre o “Depósito de W Brejuí: mineralização de schelita associada a rochas cálcio-silicáticas”; e Stephen Fabian (Bodó Mineração) sobre o “Depósito de W Bodó: mineralização de schelita associada a rochas cálcio-silicáticas”. 

O I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras terá programação durante a tarde desta quinta-feira com palestras e mesa redonda. 

O evento se estenderá até a sexta-feira (27), quando haverá mesa redonda às 14h30 sobre os avanços e desafios da mineração no Seridó. O Seminário é uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB).

PSD promove filiação de novos integrantes

Os líderes do Partido Social Democrático (PSD) no Rio Grande do Norte promovem na próxima sexta-feira (27), às 10h no Ocean Palace, em Natal a filiação dos novos integrantes do partido no Estado. 

O encontro irá marcar a filiação de novos integrantes que irão disputar as eleições em 2014 e que irão participar do projeto do partido para o Rio Grande do Norte, representando segmentos diferentes, como educadores, médicos e profissionais liberais. 

A filiação contará com a participação do vice-governador Robinson Faria (PSD), do deputado federal Fábio Faria (PSD), dos deputados estaduais Gesane Marinho (PSD) e José Dias (PSD), de prefeitos, vices, vereadores, integrantes do PSD Jovem e lideranças de todas as regiões do Estado. 

O PSD foi fundado em 2011 no Rio Grande do Norte e possui 21 prefeitos, 19 vice-prefeitos e 191 vereadores em todas as regiões no Rio Grande do Norte.

ECT abre inscrições de trabalhos para II Semana de Ciências e Tecnologia

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições de trabalho para a mostra científica da II Semana de Ciências e Tecnologia até o dia 7 de outubro. 

Podem ser submetidos trabalhos de docentes, discentes e técnicos ligados a projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e/ou aos cursos subsequentes da UFRN e de outras Instituições Federais. 

A submissão é feita na página http://goo.gl/v4gmJI. Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessões técnicas, divididas em três subgrupos: ensino, pesquisa e extensão. 

Cada apresentação terá duração de 15 minutos, sendo realizado um debate ao final da sessão. 

Os trabalhos submetidos devem ter, no máximo, quatro autores. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: semana.cet@gmail.com.

BASE DO SAMU EM PARELHAS ESTÁ PRONTA E AGUARDA INAUGURAÇÃO PARA INÍCIO DAS ATIVIDADES

A Prefeitura Municipal de Parelhas já concluiu as obras no local onde funcionará a Base do SAMU no município que funcionará em parte do prédio da CAPESA, que foi reformado para atender as exigências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

A chegada do SAMU vem somar uma série de medidas que irão permitir o atendimento de qualidade à população, como fechamento das escalas médicas, reformas dos hospitais e estruturação de salas de estabilização. 

O Samu atende a 29 municípios do Rio Grande do Norte, com 24 Unidades de Suporte Básico e seis Unidades de Suporte Avançado, além da Unidade de Suporte Avançado Neonatal, motolâncias e viaturas de intervenção rápida.

FICHADO


Secretário da Semarh visita obras de três adutoras em Caicó

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo visitou na manhã de hoje (25) as obras de duas adutoras que vão beneficiar as comunidades de Lajinha e Barra da Espingarda, no município de Caicó. 

Outra comunidade visitada foi a de Palma, onde o Secretário assinou a ordem de serviço para o inicio das obras de construção do sistema adutor. 

Nesta ação de Governo, serão beneficiadas 1500 pessoas. Além das adutoras, a Semarh, através do Programa de Convivência com o Semiárido (PSP), está ampliando a rede de distribuição que leva a água até as residências nas comunidades beneficiadas.  

O Sistema para a comunidade Barra da Espingarda terá a captação na adutora da Barragem de Passagens das Traíras ao município de Jardim do Seridó. 

A adutora terá 11,2 quilômetros de extensão e o investimento é de R$ 1,1 milhão do Orçamento Geral do Estado. Já o investimento na ampliação da rede de distribuição é de R$ 456 mil, convênio da Semarh com o Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar (PSP). 

Na comunidade de Lajinha, a implantação do sistema adutor terá um investimento de R$ 730 mil com recursos do tesouro estadual. 

Para a ampliação da rede de distribuição de água serão investidos um total de R$ 200 mil. Esta adutora fará captação no Rio Piranhas e levará água até a comunidade totalizando uma extensão de 16 quilômetros. 

Já no sistema adutor de Palma, a água será captada na barragem Carnaúba, localizada entre Caicó e São João do Sabugi, tendo uma extensão de 18 quilômetros. 

O valor do investimento nesta adutora é de R$ 1,9 milhão com recursos do Orçamento Geral do Estado. Já a rede de distribuição terá o investimento de R$ 192 mil. 

 De acordo com Ieda Cortez, coordenadora do PSP, a previsão de conclusão dos sistemas de Lajinha e Palma é em janeiro de 2014, já da adutora de Barra da Espingarda é em novembro deste ano.

Curso de Medicina no interior planeja integração com serviços de saúde

O I Seminário de Planejamento da Integração Ensino-Serviço com vistas à Implantação do curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aconteceu na tarde dessa terça-feira, 24, no auditório do Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó. 

A reunião teve o objetivo de apresentar o que tem sido feito para a implantação do curso, além do encaminhamento de novas demandas aos órgãos das cidades (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz) onde a graduação irá funcionar, especialmente, as secretarias municipais de saúde e educação. 

Para a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a implantação do curso deve acontecer de forma integrada entre a Universidade, as comunidades locais e as diversas instituições dos municípios que irão abrigar a graduação. 

“Nosso desafio é consolidar um curso que requer a participação de outros órgãos. O curso já existe, estamos realizando os concursos para professores, mas precisamos, nesse momento, encaminhar as ações necessárias para que ele aconteça de fato no segundo semestre de 2014”. 

Estiveram presentes os secretários de saúde e educação de Caicó, Galvão Freire e Socorro Mariz, respectivamente, além de membros da prefeitura de Currais Novos e de instituições de ensino superior, como da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 

Da UFRN estiveram no seminário a pró-reitora adjunta de Graduação, Claudianny Noronha, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Jorge Dantas de Melo, e a diretora e o vice-diretor do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES-Caicó), Ana Aires e Mário Lourenço, respectivamente. 

Medicina 

A graduação tem previsão de início das atividades no segundo semestre de 2014 e funcionará de forma multicampi no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado nos municípios de Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz. 

O curso terá um projeto pedagógico inovador baseado no método PBL (Problem-Based Learning), metodologia que toma como ferramenta de ensino o uso de problemas a serem solucionados pelos alunos.

O PRÉDIO MAIS ALTO DO BRASIL

A Pininfarina, o escritório responsável pelo design de alguns modelos da Ferrari, anuncia hoje que participará da construção do prédio mais alto do Brasil. 

Em parceria com a construtora Pasqualotto e GT, lançará um prédio residencial de 227 metros de altura e 57 andares de alto luxo em Balneário Camburiú, Santa Catarina. 

Desde 1960, o edifício mais alto do Brasil é o Mirante do Vale, no Centro de São Paulo. Tem 170 metros de altura e 51 andares. 
Por Lauro Jardim

União de Vivo e TIM no Brasil é danosa ao mercado, diz Anatel

Uma possível união entre as operadoras Vivo e TIM, decorrente do aumento da participação da Telefónica no capital da Telecom Italia anunciada nesta semana, é danosa para o setor de telecomunicações brasileiro, já que, juntas, as empresas teriam mais de 50% do mercado de telefonia móvel no país. 

A opinião é de Marcelo Bechara, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)Segundo Bechara, ainda não é possível dar uma opinião concreta sobre o assunto, já que a operação não foi submetida à Anatel. 

Ele lembrou, no entanto, que as regras do setor limitam a quantidade de frequência que uma operadora pode ter. Há também a questão da rede de suporte para prestar o serviço com qualidade. 
G1