No lançamento do “Dia de Ação de Graças”, Vilton pede união de todos em prol da cidade

O auditório da Câmara Municipal de Currais Novos reuniu na manhã desta quinta-feira (31) diversas autoridades e representantes da sociedade civil e de instituições públicas e privadas, para o lançamento do “Dia Nacional de Ação de Graças”, que será comemorado no próximo dia 28 de novembro. 

O juiz de direito da vara cível da comarca do município, Doutor Marcus Vinicius Pereira Júnior, coordenou a reunião que contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, secretários municipais, vereadores, representantes da Igreja Católica e Evangélica, instituições sociais, e do presidente do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia de Ação de Graças, Jonas Alvarenga. 

“Há três anos decidimos realizar esse momento em Currais Novos, proporcionando um dia de agradecimentos e solidariedade”, afirmou o juiz. 

O prefeito Vilton Cunha afirmou que como gestor municipal tem o compromisso em “resgatar as dívidas sociais com diversas classes da sociedade”, e que é preciso a união de todos em prol do município. “Nada melhor que a solidariedade humana para construirmos uma sociedade melhor”, disse o prefeito. 

O presidente do comitê de resgate do Dia de Ação de Graças, Jonas Alvarenga, lembrou que Currais Novos foi a primeira e única cidade do RN a aderir as comemorações do dia de ação de graças. “Este é um dia que todos os brasileiros devem comemorar, agradecendo por tudo, e também ajudar os que mais necessitam”, comentou. 

Durante a programação haverá arrecadação de alimentos para a campanha “Natal Sem Fome das Vítimas da Seca em Currais Novos”, e diversas atividades sociais. 

Ana Paula Lopes, coordenadora da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV, foi aclamada como presidente do comitê municipal de resgate do dia de ação de graças. 

A RPTV foi reconhecido na última semana, em evento realizado pelo Itaú/Unicef em Fortaleza/CE, como uma das vinte melhores experiências que transformam a realidade de crianças e adolescentes no nordeste. 

O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que visem à articulação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.



Natal vai sediar Fórum Mundial de Seguridade Social em 2016

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, acompanharam nesta quinta-feira (31) em Brasília a assinatura de uma carta de intenções firmada pelo ministro da previdência, Garibaldi Alves Filho, e o secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), o dinamarquês Hans-Horst Konkolewsky, para a escolha de Natal como sede do IV Fórum Mundial de Seguridade Social em 2016. 

No documento, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmam a intenção de colaborar com a organização fórum no Brasil. 

O Fórum Mundial da Seguridade Social é o principal evento internacional que reúne dirigentes de instituições de seguridade social, especialistas, estudiosos e responsáveis pela formulação de políticas no setor. 

O encontro é realizado a cada três anos. No período de 10 a 15 de novembro deste ano, em Doha, no Catar, será realizada a terceira edição do Fórum. 

O programa Bolsa Família receberá o 1º Prêmio para Desempenho Extraordinário em Seguridade Social. A premiação é considerada o “Nobel” da seguridade social. 

O programa foi considerado pela AISS como uma experiência “excepcional e pioneira” na redução da pobreza e na promoção da seguridade social. 

O ministro Garibaldi Alves Filho ressaltou que a Previdência Social brasileira é tão importante quanto o Bolsa Família. 

Ele lembrou que, enquanto 13,8 milhões de famílias recebem o benefício mensal do Bolsa Família, a Previdência paga, mensalmente, mais de 30 milhões de benefícios. 

O secretário-geral da AISS, Hans-Horst Konkolewsky, prevê que na reunião de Natal deverão comparecer representantes de 340 organizações de 157 países.

Ele explicou que a escolha do Brasil como sede significa um reconhecimento pelo esforço que o país vem empreendendo para ampliar e dar sustentabilidade à sua rede de proteção social.

Parceria da Prefeitura e Associação União do Sobrado proporcionará a Semana Natalina Cultural em Caicó

Do dia 07 a 14 de dezembro a cidade de Caicó se transformará na Capital da Cultura Popular, com a realização da Semana Natalina Cultural. 

Idealizado pela Associação União do Sobrado, o projeto vai contar com todo o apoio da Prefeitura Municipal.

Nos sete dias, de acordo com o artista e presidente da Associação, Alexandre Muniz a população poderá apreciar varias manifestações artísticas e culturais, produzidas pelos talentos da nossa região, além de apreciar canto coral, espetáculos teatrais, sarau de literatura de cordel, seminários e oficinas de músicas instrumentais e concertos musicais. 

Para fechar com chave de ouro, nos dias 13 e 14 será apresentado o Espetáculo “O Nascimento de Jesus nas quebradas do Sertão”.

Edital para obra viárias entre Natal e Parnamirim sai 2ª feira, antecipa Henrique

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que o Diário Oficial da União sairá na próxima segunda-feira, com o edital do DNIT abrindo o processo licitatório (presencial) para a realização de obras viárias na BR-101, entre Natal e Parnamirim. 

- Serão obras complementares e de adequação de capacidade de todo o trecho de 13 quilômetros, começando no Viaduto de Ponta Negra e prosseguindo até o acesso a Pium, depois da Cohabinal, na altura da Cidade do Vaqueiro – revelou o deputado. 

Frisou que a publicação do edital traz um alento muito grande à população que sofre todos os dias com o congestionamento do tráfego na ligação entre as duas cidades – afetando todas as comunidades que ficam às margens da BR, inclusive Emaús, Nova Parnamirim e Neópolis. 

Henrique fez questão de externar uma palavra de gratidão à presidenta Dilma, que determinou ao DNIT as providências para que esse anseio da população potiguar se tornasse realidade. 

- Todos os semáforos na extensão de 13 quilômetros serão eliminados coma implantação de seis viadutos – um na altura de Neópolis; outro no acesso à Abel Cabral, um terceiro em Emaús; outro em frente ao Parque Aristófanes Fernandes; mais um, ali naquele semáforo de acesso à Cohabinal, perto da Câmara Municipal e o último - o sexto – no acesso a Pium, nas proximidades da Cidade do Vaqueiro – explicitou o deputado. 

De acordo com a exposição feita por Henrique Eduardo Alves, além dos seis viadutos, haverá ainda no percurso um conjunto de 5 passarelas e uma passagem inferior alcançando a Maria Lacerda, indo até as proximidades do Rio Pitimbu. 

O edital também contemplará a realização de obras destinadas à segurança de tráfego, eliminação de pontos críticos, ampliação de vias emergenciais e construção de obras de arte especiais.

Prefeito Vilton Cunha entrega motos às secretarias municipais

O prefeito Vilton Cunha entregou na manhã desta quinta-feira (31) seis motos às secretarias municipais de saúde, finanças e planejamento, administração e trabalho, habitação e assistência social, para facilitar o trabalho e agilizar os serviços. 

A entrega contou com a participação dos secretários municipais Wilton Narciso, finanças; Moisés Alex, administração; Eugênio Lins, assistência social; Ricardo Bezerra, infraestrutura; Tércia Lêda, saúde; Celso Cruz, desenvolvimento econômico e turismo; Rafel Diniz, procuradoria; Henio Othon, controladoria; Luziani Guimarães, gabinete; Edilma Dantas, ouvidoria; e dos vereadores Narciso Vidal, Celinha Medeiros e Dadá. 

Após a solenidade, o prefeito afirmou que os investimentos são necessários para a melhoria dos serviços prestados pelas secretarias. As motos são do modelo Fan CG 125 Honda e foram adquiridas com recursos próprios da prefeitura.


Encontro Regional sobre Matemática reúne professores na UFRN

O Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN, (GPEP) realiza, nesta sexta-feira, 1º de novembro, o I Encontro Regional de Pesquisa em História da Educação Matemática (I EREPHEM) no Anfiteatro A do centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). 

O professor Iran Abreu Mendes, do Centro de Educação da UFRN, faz a conferência de abertura, “História da Educação Matemática na Pós-Graduação no Rio Grande do Norte: em busca de uma genealogia”, a partir das 8h30. às 10h15, a programação segue com a mesa- redonda “História Cultural: Contribuições para História da Educação Matemática”, coordenada pela professora da UFRN Liliane dos Santos Gutierre. 

À tarde, a partir das 14h, a professora Maria da Conceção Fraga, do Departamento de História da UFRN, profere a palestra “A Pesquisa como Construção da Memória na História da Educação Matemática”. 

O objetivo do encontro é discutir a História da Educação Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, estudantes da Pós-Graduação em Educação Matemática, História das Ciências, entre outras. 

O Credenciamento e a entrega do material será das 7h30 às 8h30 no local do evento. O encerramento acontece às 17h com avaliação entre os presentes e exposição de fontes histórica.

CORRIDA DE ARGOLINHA EM EQUADOR


Prefeitura e secretarias terão expediente interno na próxima terça-feira, 05

Prefeituras do Rio Grande do Norte terão expediente interno na próxima terça-feira (05) como meio de protesto contra a crise financeira que dificulta a gestão dos municípios. 

O protesto foi decidido em reunião na Federação dos Municípios do RN (FEMURN) na terça-feira (29), e faz parte do movimento “SOS Município”, lançado no último dia 21 deste mês. 

Em Currais Novos, a prefeitura municipal e as secretarias terão expediente interno, sem atendimento à população, mas nenhum serviço essencial será prejudicado. 

Nos dias 05 e 06 de novembro, uma comissão de prefeitos estará em Brasília para solicitarem a deputados e senadores que votem projetos de lei e emendas constitucionais que recuperem as contas dos municípios. 

Uma das medidas solicitadas ao Congresso Nacional é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 39 que aumenta em 2 por cento a destinação dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios.

O Voleibol do Seridó se reúne em Caicó para o SUPER INTERIORANO

Neste final de semana, ocorrerá na cidade de Caicó o SUPER INTERIORANO DE VOLEIBOL, que reunirá aproximadamente 300 atletas é promovido pela Federação Norte-Riograndense de Voleibol, em parceria com autoridades locais. 

A competição se inicia no dia 02 (sábado) e ocorrerá no Ginásio Manoel Torres, localizado no bairro Castelo Branco, até o domingo (3). 

Há previsão de alguns jogos ocorrerem também no Ginásio do CEJA (Centro Educacional José Augusto)

CHAMANDO O 13°


APERTANDO O CINTO

Dilma Rousseff pediu hoje a Michel Temer que desse um recado para os partidos da base aliada: chega de gastança. 

Dilma quer que projetos que resultem em mais gastos para a União não sejam votados neste ano. Numa palavra, tem que segurar. 

Quer que a PEC 300, que estabelece um piso salarial para policiais e bombeiros, continue pegando poeira nas gavetas. Assim como a PEC 391, que beneficia os agentes comunitários de saúde. 

E outras PECs semelhantes. A partir do pedido de Dilma, Temer, junto com Ideli Salvatti, convocou presidentes e líderes dos partidos para conversas individuais que vararam a tarde e início da noite de hoje no Planalto. 

Estiveram por lá conversando com a dupla, PMDB, PDT, PT, PTB, PRB, PP. 
Por Lauro Jardim

EUA também teriam espionado o Vaticano e o Papa Francisco

As escutas telefônicas feitas pelos americanos também teriam visado ao Vaticano e ao Papa, afirmou a revista Panorama, pertencente ao grupo Berlusconi.

Dos 46 milhões de ligações interceptadas na Itália, várias ligações do Vaticano estariam envolvidas, segundo a Panorama, que não fornece fontes no artigo da revista que chegará às bancas na quinta-feira, mas que foi antecipado para a imprensa. 

De acordo com o site Cryptome, 46 milhões de conversas telefônicas foram interceptadas na Itália durante um mês, mas esta informação foi desmentida pelos serviços secretos italianos.

"Acredita-se que 'o grande ouvido americano' captou as conversas dos prelados no início do conclave, em 12 de março", quando foi eleito o Papa Francisco, afirmou a revista. 

"Existe a suspeita de que até mesmo as conversas do então futuro pontífice podem ter sido controladas. Jorge Bergoglio já era desde 2005 objeto da atenção da inteligência dos Estados Unidos, de acordo com os relatórios do Wikileaks", acrescentou a Panorama. 

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, minimizou a importância desta informação. "Não temos nenhuma informação a esse respeito e, de qualquer maneira, isso não nos preocupa", declarou. 
AFP

Maradona: 'Agüero é um covarde'

No dia em que completa 53 anos, Diego Maradona não esqueceu os problemas familiares e resolveu atacar o ex-genro, Sergio Agüero. 

O ídolo argentino citou discussão da filha Giannina com o jogador do Manchester City durante processo de separação do casal.‘Na próxima reunião quero estar ao lado da Giannina, para ver se ele tem 'tomates' para dizer o que tinha dito à minha filha. 

Estou muito chateado, ele é um covarde’, frisou, em declarações à rádio FM Metro 95.1. ‘Não vou às reuniões dizer que sou bom rapaz e essas coisas... Se é, tem que demonstrar!’, completou. 

Em janeiro de 2013, o atacante Kun Aguero se separou da filha de Maradona após quatro anos de casamento. O filho do casal, Benjamin, tem três anos. 
Yahoo

Departamento de História capacita professores da rede pública

O Curso de Ensino de História Local e Material Didático do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até 7 de novembro para professores do ensino público da Grande Natal. 

A proposta é capacitar professores de História do Ensino Fundamental ou Médio para trabalhar com a construção de histórias locais (povoados, bairros, cidades, municípios) como conteúdo curricular da disciplina História. 

A duração total do curso é de 180 horas, distribuídas em momentos presenciais e vivenciais, na escola em que o professor atua. 

 Para se inscrever, o candidato deve ser professor de História em escolas do ensino público da Grande Natal, tendo ou não formação específica na área, e enviar o formulário e a documentação exigida pelo e-mail: histórialocal@cchla.ufrn.br. 

O formulário está disponível no endereço: https://www.facebook.com/Historiaparaosanosfinais.

HUOL recebe equipe de gestão hospitalar da EBSERH e Sírio-Libanês

Uma equipe formada por especialistas em gestão hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e do Hospital Sírio-Libanês (SP) visitam o HUOL, até esta quinta-feira 31, dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC). 

O objetivo da visita é promover a capacitação dos gestores dos hospitais universitários federais. Participam das atividades, 8 profissionais do Onofre Lopes. 

Segundo o superintendente do HUOL, Ricardo Lagreca “Um dos produtos resultantes do programa é a elaboração do Plano Diretor do Hospital Onofre Lopes, que é fundamental para nortear as ações de gestão”, disse. 

De acordo com os consultores do Sírio-Libanês, Flora Tawata e Henrique Brenner, neste momento estão sendo coletados dados como a capacidade instalada, receita, despesas, taxa de permanência e de ocupação do HUOL e outras informações que o hospital universitário considera relevante para fundamentar a elaboração do Plano Diretor.

Centro de Biociências sedia seminário sobre conservação da Caatinga

O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou a cerimônia de abertura do 2º Seminário Caatinga na manhã desta quarta-feira, 30, no Anfiteatro das Aves. 

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceira com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

A palestra intitulada “ICMBio sobre a integração entre a pesquisa e a gestão das Unidades de Conservação” inaugurou o Seminário, que acontece até sexta-feira, dia 1º de novembro. 

O objetivo é avaliar o andamento de projetos financiados pelo CNPq que tenham como temática a pesquisa em Unidades de Conservação da Caatinga. Na UFRN, cinco estudos do tipo recebem incentivos do Conselho de Desenvolvimento Científico, todos coordenados por professores do Centro de Biociências. 

O número corresponde a quase metade do total de projetos aprovados no edital de financiamento, e motivou a escolha da Universidade como sede do Seminário Caatinga.

Em encontro com Marineide Silvestre, Vilton diz que a atleta é “um grande orgulho pra Currais Novos”

O Prefeito Vilton Cunha recebeu na manhã desta quarta-feira (30) em seu gabinete, a atleta currais-novense Marineide Silvestre, que foi um dos destaques da delegação brasileira no 20º Campeonato Mundial Máster de Atletismo, que aconteceu na última semana em Porto Alegre/RS. 

“Marineide é um grande orgulho pra nossa cidade”, disse Vilton. A atleta conquistou dois ouros (9km cross country nas categorias individual e por equipe) e uma prata (10km). 

“É sempre um grande orgulho representar Currais Novos nestas competições tão importantes”, comentou Marineide. 

O currículo da atleta conta com diversos títulos nacionais e internacionais, como o mundial máster em 2007, na Itália, com a conquista do ouro na prova dos 10km.

Evangélicos apresentam evento alternativo ao Carnatal

Durante café da manhã para imprensa, na manhã desta quarta-feira (30), foi lançado em Natal o AlternaVida 2013, um evento gospel alternativo ao Carnatal. 

O evento irá acontecer nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, mesmo período do carnaval fora de época. 

A expectativa de público é de 20 mil pessoas por dia de evento, que acontecerá na Praça Cívica de Natal e terá shows, pregação e ação social, finalizando com a Marcha Para Jesus. 

"Este é o quarto ano do AlternaVida em Natal. Dessa vez, o evento terá uma proporção maior que os anos anteriores. É bom lembrar que este evento não é de uma denominação apenas, mas dos evangélicos de Natal. O nosso maior objetivo é levar o amor de Deus às pessoas", explicou o pastor Roberto Palhano, fundador e coordenador do evento. 

Segundo ele, nas edições anteriores, nunca houve incidentes em torno do evento. "Como o nome diz, é uma alternativa de paz nesse período. É um evento para a família", disse. 

Dia 5 de dezembro, o AlternaVida terá show com a Banda da Assembléia de Deus do Bom Retiro. Dia 6, show com a cantora Alice Maciel. 

No sábado, dia 7, ação social das 8h às 12h, na Escola Municipal Professor Vera Lúcia, na Zona Norte. A partir das 14h, milhares de pessoas seguirão do IFRN, na Hermes da Fonseca até a Praça Cívica, na Marcha para Jesus com a cantora Thabata Medeiros. 

Ainda no sábado, show com o cantor David Quilan. Todos os dias de evento, o pregador Paulo Roberto ministrará a palavra de Deus para o público. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível.

Henrique Alves comemora 10 anos do programa Bolsa Família

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quarta-feira (30), da comemoração dos 10 anos do Programa Bolsa Família. A solenidade contou com a presença, entre outras autoridades, do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. 

A presidente Dilma destacou que a tecnologia social criada para transferir renda para os mais pobres substituiu “as políticas clientelistas centenárias do nosso país”. 

Dilma Rousseff ressaltou que o dinheiro usado no Bolsa Família não é esmola, e sim transferência de renda de quem paga os impostos para uma parte da população com quem o Brasil tem uma dívida. “Bolsa Família não é caridade, e sim uma política social de distribuição de renda e combate à desigualdade.” 

Henrique Alves reforçou a importância do programa e o impacto no poder de compra de quem recebe a Bolsa Família. “O beneficiário tem autonomia para decidir o que comprar. 

Dessa forma o Bolsa Família transfere renda e gera liberdade de escolha para o cidadão”, destacou. Os números oficiais, divulgados durante a solenidade, refletem a importância do programa e o impacto social do Bolsa Família.

Em dez anos, segundo as estatísticas, 36 milhões de brasileiros foram retirados da extrema pobreza. O programa já atendeu a 50 milhões de beneficiários.

Lançamento do Selo Copa Legal é anunciado durante evento do Unicef no RN

O lançamento do Selo Unicef 2013-2016, na Escola de Governo, na manhã desta quarta-feira (30) contou com uma surpresa para o público. 

Em meio à solenidade realizada por representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente, Márcia Maia, confirmou a data do lançamento do Selo Copa Legal para o próximo mês de novembro. 

Diante de representantes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, autoridades, técnicos em assistência social, conselheiros tutelares, dentre outros, Márcia confirmou para o dia 20 de novembro, no plenário Robinson Faria, na Assembleia Legislativa do RN. 

O evento está marcado para as 9 horas da manhã. A iniciativa, proposta pela Frente, em parceria com o Legislativo Estadual, tem como principal meta minimizar a violação de direitos, em especial contra a exploração sexual, durante o Mundial de futebol a ser realizado no país em 2014. 

O instrumento será conferido, no período que antecede a Copa do Mundo, a bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais ligados ao entretenimento, turismo, organizações públicas, privadas e da sociedade civil. 

Para receber o Selo, os empresários assinarão uma carta-compromisso Copa Legal com orientações sobre ações de promoção ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em seus ambientes e em suas áreas de atuação.

Ministro da Previdência Social inaugura Agência em Extremoz dia 8 de novembro

O INSS vai beneficiar a população de Extremoz, na região Metropolitana de Natal, com a unidade que será inaugurada, na sexta-feira, 08 de novembro, às 16h. 

Será a 11ª agência entregue no Rio Grande do Norte pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e irá beneficiar 26.677 pessoas do município que não terão mais que se deslocar até a capital, para obter o atendimento previdenciário. 

A agência tem uma demanda de 3.249 benefícios mantidos, o que injetará mais de R$ 2 milhões na economia local e, mensalmente, será atendido uma média de 600 pessoas. 

Além do ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho, estarão presentes o prefeito de Extremoz, Klauss Rego, presidente do INSS, Lindolfo Alves, superintendente do INSS no Nordeste, João Maria Lopes, gerente-executiva Dione Regalado, servidores da Dataprev e do INSS. 

O evento será prestigiado, ainda, com as presenças de representantes políticos e administrativos da esfera federal, estadual e municipal, além de prefeitos de municípios vizinhos.

João Gustavo participa de lançamento do “Selo Unicef 2013-2016” em Natal

O lançamento do “Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016” aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) na Escola de Governo, em Natal, e contou com a participação de prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e adolescentes dos 167 municípios potiguares. 

O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, a representante da SEMEC, Edna Dantas, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria das Dores Cândido, representaram o município na solenidade. 

O selo prioriza as políticas e o orçamento público em prol das crianças e dos adolescentes, sendo uma ferramenta que traz avanços positivos na qualidade de vida das crianças e adolescentes. 

Em reconhecimento às ações que proporcionam estes avanços, o Unicef premia os municípios com o “Selo”. Currais Novos foi contemplada com o selo nas edições de 2006 e 2008.

Câmara de Jardim do Seridó firma parceria com IEL e oferece Bolsas de Estágios.

A Câmara Municipal de Jardim do Seridó firma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituto vinculado à Federação das Indústrias do Estado (FIERN). 

A iniciativa prevê a disponibilização de vagas de estágio nos diversos setores da Câmara. 

Especializada no recrutamento de estagiários, há 44 anos o IEL promove a interação entre estudantes, instituições de ensino e organizações, através da prática de estágio, contribuindo para a formação de profissionais qualificados capazes de transformar a realidade das organizações. 

O único pré-requisito para participar do programa de estágio é estar matriculado no nível superior. As vagas serão disponibilizadas nas áreas de Direito (01 vaga), Ciências Contábeis (01 vaga) e Superior Geral (01 vaga).

Câmara dos Deputados promove maratona hacker para estimular participação popular

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quarta-feira (30), da Maratona Hacker Hackathon. 

O evento, que envolve um concurso para produção de aplicativos para estimular participação popular no trabalho legislativo, ocorre no prédio da Câmara em Brasília. 

Henrique Alves conversou com os participantes do concurso e internautas no espaço montado para o evento no Salão Branco do Congresso Nacional. 

Ele reafirmou o compromisso de sua gestão com a transparência e o envolvimento do cidadão com o trabalho legislativo e parlamentar. 

Ele afirmou aos hackers que os aplicativos que forem selecionados vão se integrar aos esforços e iniciativas que a Câmara vem desenvolvendo nos últimos anos para aumentar a transparência e estimular a participação popular. 

No espaço montado com internet de alta velocidade e projetores multimídia, os hackers terão três dias para desenvolver os aplicativos a partir dos dados disponíveis no portal da Câmara na internet e de outras bases públicas, além de conversas informais com parlamentares, gestores e técnicos da Casa. 

Uma comissão avaliadora formada por um parlamentar, técnicos da Casa e representantes da sociedade vai escolher os três vencedores, que receberão, cada um, R$ 5 mil de prêmio com patrocínio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

Mestrado e Doutorado em Geografia realizam inscrições até dezembro

Estão abertas, até o dia 20 de dezembro, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado na Área de “Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território”, do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

São ofertadas 20 vagas da Demanda Social do Curso de Mestrado e até 10 vagas da Demanda Social para o Curso de Doutorado, além de 2 vagas adicionais para o Curso de Doutorado destinadas a servidores UFRN, com início no ano letivo de 2014. 

Para as vagas de Mestrado podem candidatar-se graduados em qualquer área do conhecimento que tenham afinidade com a temática central do curso. 

Já para as vagas de Doutorado podem se inscrever mestres em qualquer área do conhecimento. 

Para conferir o edital e realizar as inscrições, os interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no endereço eletrônico http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf. 

Mais informações podem ser encontradas também pelo link www.cchla.ufrn.br/ppge.

Prefeitura de Parelhas realiza pagamento de Servidores nesta Quinta-feira (31)

A Prefeitura Municipal de Parelhas vai efetuar o pagamento dos Servidores públicos Municipal, nesta Quinta-feira dia 31. 

A administração prioriza o pagamento em dia, além de pagamentos mensais de precatórios. 

E injeta na economia do município, aproximadamente um milhão de reais.

Henrique Alves garante novo leilão de milho para o Rio Grande do Norte

Atendendo a mais um pleito dos produtores potiguares, por meio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, realizou novo leilão de milho para ração animal destinado aos criadores do Rio Grande do Norte. 

Dessa vez foram adquiridas, em pregão eletrônico, 4,7 mil toneladas de milho ensacado para abastecer os armazéns de Natal, Currais Novos e Mossoró. 

O milho vai atender os produtores rurais cadastrados através do programa de venda Balcão Conab. Para Natal são 2.248 toneladas. 

Currais Novos vai receber um carregamento de 1.000 toneladas e Mossoró 1.500 toneladas de milho. O total de milho adquirido pela Conab para o Rio Grande do Norte, em outubro, é de 10.284. 

O deputado Henrique Alves reforçou o apelo feito a Conab para regularizar os estoques, uma vez que, em função da seca, a demanda por milho com preço subsidiado nos balcões de venda da Conab tem sido maior que as remessas que chegam ao estado.

POBREZA NO MUNDO


CENTENAS DE ATLETAS PARELHENSES COMPARECERAM A ABERTURA DO JEPAR’S NESTA TERÇA-FEIRA

A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte em parceria com a Secretaria de Educação realizou na tarde desta Terça-feira (29) a abertura do JEPAR’S (Jogos Escolares de Parelhas). 

Quase 1.000 atletas de 11 escolas desfilaram pelas ruas da cidade, saindo da Praça Félix Gomes (ao lado da Igreja Matriz). A concentração aconteceu no Ginásio de Esporte Ovídio Dantas, onde ocorreu a solenidade de abertura. 

Os estudantes realizaram ainda apresentações com o grupo Art Dança (Escola Estadual Barão do Rio Branco) e as Bandas Marciais das escolas Cooepar e Dr. Mauro Medeiros. 

Este grandioso evento, promovido através das Secretarias do Turismo, da Cultura e do Esporte e Educação é um momento de confraternização entre os estudantes em que, inclusive, as escolas podem revelar seus talentos esportivos.

Sancionada Lei em Caicó que dispensa juros e multas dos débitos de ISS até Setembro deste ano

O prefeito Roberto Germano sancionou a Lei 4.624/2013, que concede a dispensa de juros e multas dos débitos fiscais, referentes ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de fatos geradores ocorridos até 30 de setembro de 2013, declarados espontaneamente, ou não, não inscrito em Dívida Ativa, e que não tenham sido objeto de parcelamento firmado anteriormente, para os contribuintes que não sejam optantes do Simples Nacional, exceto os escritórios de contabilidade, pois estes têm um Regime de Recolhimento diferenciado. 

De acordo com a Lei, o pagamento deve ser efetuado com os seguintes prazos: 

I – à vista, até 31 de outubro de 2013, com redução de 100% (cem por cento) das multas e dos juros. 

II – em parcelas mensais, iguais e sucessivas, com dispensa parcial de juros e multas, desde que a primeira parcela seja recolhida até 31 de outubro de 2013, e as subsequentes até o dia 30 (trinta) de cada mês, da seguinte forma: 

a) Em até 24 (vinte e quatro) parcelas mensais, com redução de 97,5% (noventa e sete vírgula cinco por cento) dos juros e multas; 

b) Em até 48 (quarenta e oito) parcelas mensais, com redução de 95% (noventa e cinco por cento) dos juros e multas; 

c) Em até 60 (sessenta) parcelas mensais, com redução de 92,5% (noventa e dois vírgula cinco por cento) dos juros e multas; 

O valor de cada prestação deve corresponder ao montante do débito consolidado, dividido pelo número de parcelas escolhido pelo contribuinte, observando o valor mínimo de R$ 200,00 (duzentos reais) para cada parcela, que serão atualizadas monetariamente em 1º de janeiro de cada ano vincendo, através do índice definido para atualização monetária dos tributos do Município. 

O contribuinte deve entregar em formulário impresso e/ou meio magnético, de declaração de confissão espontânea dos débitos referentes ao ISS não recolhidos, no período compreendido entre os dias 01 de janeiro de 2008 a 30 setembro de 2013, quando for o caso. 

O formulário deverá observar a ordem cronológica dos fatos geradores do imposto e entregue na sede da Coordenadoria de Tributação deste Município, situada na Rua Coronel Martiniano, 1025, Centro, Caicó/RN, até o dia 30 de outubro de 2013. 

Para agilizar a entrega do formulário, o contribuinte pode enviar por meio eletrônico: refisiss2013@gmail.com,

BMW é condenada pela morte do cantor sertanejo João Paulo.

As montadoras BMW do Brasil e BMW da Alemanha foram condenadas a pagar indenizações à esposa e à filha do cantor sertanejo João Paulo, morto no dia 12 de setembro de 1997 em um acidente automobilístico. 

O cantor, que fazia parte da dupla "João Paulo e Daniel", morreu após capotar com o modelo BMW 328 i/A ao sair de um show em São Caetano, no ABC paulista. 

As empresas condenadas informaram, em nota, que vão recorrer da decisão da 4ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo. 

As montadoras alegam que o artista foi imprudente e estava acima da velocidade permitida no momento da tragédia, enquanto a família diz que um defeito no compartimento de combustível do carro foi determinante para a morte da vítima, assim como o estouro do pneu dianteiro do veículo. 

João Paulo morreu carbonizado após a BMW virar e pegar fogo na Rodovia dos Bandeirantes, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. 

A perícia não conseguiu demonstrar com precisão a velocidade do carro no momento do acidente. Segundo a decisão, filha e esposa receberão R$ 150 mil cada. 

A decisão também determina que Roseni Barbosa dos Santos Reis e Jéssica Renata dos Reis, esposa e filha do cantor, recebam os valores equivalentes a 2/3 dos rendimentos do sertanejo referentes ao período compreendido entre a data da morte do cantor até o aniversário de 25 anos da filha. 

Indagado sobre o valor total da indenização, o advogado da família, Edilberto Acácio da Silva, fez as contas: — Algo em torno de R$ 400 milhões, afinal, temos de um lado um famoso cantor que faturava mais de um milhão de reais por mês e, do outro lado, a BMW, que é uma potência mundial e cujo faturamento somente no ano de 2012 foi na ordem de 76,6 bilhões de euros ou R$ 240 bilhões, e essa indenização não irá causar nenhum impacto nos cofres da BMW. 
O Globo

Máquina promete deixar sua cerveja gelada em 45 segundos

Sua cerveja gelada em 45 segundos. É isso que promete a inovadora invenção da empresa inglesa Enviro-Cool. 

O projeto acaba de receber 900 mil euros (aproximadamente R$ 2,7 milhões) da União Europeia e será transformado em produto comercial para ser vendido em todo o mundo.

De acordo com a UE, o objetivo não é facilitar a vida de quem quer sua cerveja gelada mais rapidamente, mas sim ajudar na economia de energia, já que o inovador produto gasta menos força elétrica do que uma geladeira. 

A máquina é chamada de V-Tex e demora 45 segundos para gelar uma latinha a 4ºC. Se for uma garrafa long neck, o tempo é de 4 minutos, enquanto garrafas maiores ficam geladas em 6 minutos. 

Para isso, ele cria um vórtice de líquido em baixíssima temperatura, como água, em torno da bebida e agita para acelerar o processo. 

A grande inovação, no entanto, é que a maneira como esta agitação é feita não faz com que bebidas carbonadas, como refrigerantes e vinhos espumantes, "estourem" ao serem abertas. 
Yahoo

UFRN realiza Seminário de Direitos Humanos de 4 a 6 de dezembro

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realiza o V Seminário em Direitos Humanos. 

O evento acontece na Escola de Enfermagem da UFRN, de 4 a 6 de dezembro. Com o tema "Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Políticas Públicas", o evento tem como objetivo debater a construção de uma sociedade empenhada em promover, efetivar e consolidar o respeito aos Direitos Humanos. 

Os interessados em apresentar trabalho devem encaminhar os resumos até o dia 3 de novembro para o e-mail: vseminariodedireitoshumanos.rn@gmail.com. 

Demais participantes podem efetuar suas inscrições pessoalmente no dia do evento.

Brasileiro já paga metade dos gastos mensais com cartão

O consumidor brasileiro já paga metade de seus gastos mensais por meio do cartão, seja de débito, crédito ou de loja, segundo pesquisa do Datafolha.

Há dois anos, o volume de gastos mensais pagos por meio do cartão era de 42%. A pesquisa, que foi encomendada pela Abec (Associação Brasileira das Empresas de Cartões), revela ainda que os cartões chegaram a 76% da população neste ano. 

Em 2008, por exemplo, chega a 68%, segundo o Datafolha. Cerca de 20,4 milhões de pessoas acima de 18 anos possuem algum meio eletrônico de pagamento nas 11 capitais pesquisadas, contra 16 milhões de 2008. 

A pesquisa foi feita com cerca de 4.000 pessoas, entre consumidores e estabelecimentos comerciais, em 11 capitais brasileiras em maio e junho deste ano, segundo a Abecs. 

DÉBITO X CRÉDITO 

Dos pesquisados, 64% têm cartão de débito e 50% possuem o de crédito. O cartão de loja aparece com 27% dessa amostra. 

Entre as pessoas das classes A e B, 90% tem algum tipo de cartão de pagamento. Na chamada classe C, os cartões aparecem em 70% dos entrevistados. As classes D e E aparecem com 42%.
Folha

HUOL abre jornada em controle de infecção hospitalar na quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 30, a Jornada em Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes, no Auditório Mariano Coelho, no quarto subsolo do prédio de ambulatórios. 

A abertura acontece às 8h e logo em seguida a médica Rosângela Costa, do Hospital Walfredo Gurgel, ministra a palestra “Transmissão Nosocomial de Patógenos”. 

Às 9h, a professora e médica Marise Reis, do departamento de infectologia da UFRN, fala sobre “Tratamento de enterobactérias multirresistentes”. Às 10h45, a equipe do laboratório de microbiologia do HUOL apresenta “Coleta e transporte de material biológico”. 

Na parte da tarde está prevista a palestra da enfermeira Consuêlo Cavalcante (CCIH-HUOL) às 13h30, que aborda o tema “Gerenciamento de resíduos sólidos dos serviços de saúde”. 

Às 14h15, a enfermeira Luciana Melo (NHE-HUOL) fala sobre “Protocolo de acidentes com material biológico e dados epidemiológicos do HUOL”. 

O dia se encerra com a palestra da enfermeira Taila Silva (Comissão Científica da BD), que fala sobre a Implantação e a manutenção do cateter venoso. 

A inscrição é gratuita e acontece no Setor de Recursos Humanos do Hospital das 8h30 às 17h. São disponibilizadas 60 vagas para profissionais de nível superior e 40 para profissionais de nível médio.

MÉDICO JODINALDO LUCENA EXPÕE FERIDA DA SAÚDE EM CURRAIS NOVOS EM CARTA ABERTA A CURRAISNOVENSES

"Após trinta anos assistindo mudanças na área de saúde do nosso Brasil, nos deparamos com mais uma aberração para ser contada. 

Mais um filme está sendo produzido para ser assistido por nossos descendentes e eles, assim com nós, mais uma vez irão ser expectadores de mais um desarranjo na saúde no município de Currais Novos-RN. 

Quem são os responsáveis pelas decisões imediatistas sobre o futuro da saúde do nosso munícipio? O Governo do Estado que apresenta o maior índice de rejeição já visto na história política do Rio Grande do Norte. 

O mesmo que deixa a população carente de assistência à saúde por falta de leitos, medicamentos, equipamentos e não contratação de profissionais habilitados e aprovados em concurso público e que correm o risco de perder o seu direito de trabalho por término do prazo de validação. 

Do atual secretário de saúde, de um governo sem rumo, que pouco conhece da nossa realidade e com palavras de efeito, tenta convencer e mudar nosso futuro e nos deixar em um caminho sem volta. 

Por que iremos permitir que mais uma vez nosso sistema de saúde seja modificado por estes nômades políticos? Temos que, antes de qualquer mudança no sistema de saúde do nosso município, conhecer a nossa história. 

Desde sua fundação, em 1943, a saúde de Currais Novos foi assistida pelo Hospital Padre João Maria. Inicialmente funcionava em forma de albergue, recolhendo os que necessitavam de abrigo ou os acometidos de enfermidades. 

E depois como Hospital Maternidade, atendia suas necessidades de saúde sem participação de ajuda dos órgãos governamentais. 

Hoje, ele tem alcance regional e atende trinta municípios da região. Mensalmente, o atendimento de urgência recebe cerca de 4.800 usuários e realiza uma média de 520 internações. 

O Hospital possui 108 leitos, desses 96 estão cadastros no SUS. Dispõem também de atendimentos diversos em clínicas específicas para tratamentos como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica, Clínica Pediátrica, UTI Geral Adulto UTI Neonatal, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e outros. 

O Hospital Padre João Maria é uma sociedade de fins filantrópicos reconhecidos pelo Ministério de Assistência e Promoção Social conveniado com a Secretaria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. 

As decisões são tomadas mediante um Conselho Administrativo no qual é representado pela Fundação Padre João Maria e pela Diretoria Executiva que é formada por três diretores Somente trinta e um anos após sua fundação, sem ajuda dos órgãos governamentais, no ano de 1974, foi que o Governo do Estado cedeu à paróquia de Sant’ana, instalações edificadas conforme arquitetura hospitalar, onde hoje funciona o Hospital Regional, dando início a uma parceria entre o Estado e Hospital Padre João Maria. 

Até meados de 1988 toda a equipe médica, auxiliares e funcionários eram mantidos pelo filantrópico Padre João Maria. Em 1988, há vinte e cinco anos, a população assistiu a uma mudança no sistema de saúde do município onde o poder governamental tornou o Hospital Regional em “Fundação Walfredo Gurgel” sem participação popular nesta decisão, prometendo assistência total e integral á população assistida, coincidindo com a criação do SUS, período em que o governo Federal descentraliza a saúde e transfere recursos para o Estado. 

A Fundação Walfredo Gurgel, autarquia pertencente ao governo do estado, assume a saúde do município e contrata os médicos e funcionários, triplicando seu contingente, antes pertencentes ao Hospital Padre João Maria. 

A diretoria executiva do hospital passa, agora, a ser escolhida por indicação política e o Hospital Padre João Maria perde seu poder de decisão administrativa e fica a mercê do Governo Estadual, e restando ao presidente do Conselho Administrativo do filantrópico ficar sob as determinações do novo corpo diretor. 

Reduzindo seu índice financeiro com a queda do faturamento das AIH’S (autorização de internamento hospitalar), agora recolhido para os cofres do Governo do Estado e com redução dos valores em oitenta por cento ficando como figura decorativa dentro do sistema de saúde do município de Currais Novos. 

A nova fórmula de saúde apresentada pelo Governo do Estado não funcionou por mais de três anos. A partir de 1991, os cortes dos alimentos, medicamentos e produtos hospitalares se tornaram frequentes e o hospital Padre João Maria com a recuperação do faturamento das AIH’S passa a assumir as deficiências deixadas por promessas não cumpridas pela Fundação Walfredo Gurgel e toda sua arrecadação pelos serviços prestados foram destinadas a pagamentos dos fornecedores, antes da alçada daquela fundação. 

Em1996 a Fundação Walfredo Gurgel é extinta e passa a responsabilidade para a SESAP (Secretaria de Estado de Saúde Pública). 

O Governo fracassa na manutenção à saúde, porém permanece com poder de escolha da diretoria executiva formada por três diretores escolhidos por apadrinhamento político que muda com frequência por não falarem a mesma linguagem com o presidente da fundação Padre João Maria que por hora destina todo seu faturamento na tentativa de saldar um déficit de um milhão de reais deixado pela falta de gerenciamento da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. 

Nos dias atuais, a saúde do RN se encontra reconhecidamente sucateada e a cidade recebe a notícia que a nova intenção do Governo do Estado é repetir a mesma fórmula mal sucedida e novamente, após vinte e cinco anos, reduzir o faturamento do Hospital Padre João Maria no que diz respeito aos convênios com AIH’S, planos de saúde e particulares, alegando que o Sistema Único de Saúde tem como meta tornar-se um importante mecanismo de promoção da equidade no atendimento das necessidades de saúde da população, ofertando serviços com qualidade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivo do cidadão. 

Porém devemos saber que o setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado quando as unidades públicas de assistência à saúde não são suficientes para garantir o atendimento a toda à população de uma determinada região. 

Desta vez deveremos ter participação efetiva nestas decisões governamentais para não sermos vítimas, mais uma vez, de uma atitude imediatista e irresponsável. 

Assim sendo, é preciso que todos os que contribuem para a melhoria desta instituição, juntamente com a população se unam em prol do seu fortalecimento para que seja restabelecida esta situação trazendo para a cidade, benefícios e melhorias para a população." 

Currais Novos, 28/10/2013-RN. 

Jodinaldo Lucena

Dia do Servidor Público foi celebrado com festa e sorteio de presentes nesta segunda, 28

O Dia do Servidor Público foi comemorado com grande festa nesta segunda-feira, 28, na área de lazer “Servidor Manoel Faustino Sobrinho”, localizada próximo ao açude dourado. 

O encontro contou com a participação de centenas de servidores, além da presença do prefeito Vilton Cunha, do vice-prefeito João Gustavo, e dos secretários municipais. 

“É uma grande alegria comemorar este dia com todos vocês que são fundamentais para a gestão do município, e principalmente, para o bom funcionamento dos serviços que prestamos”, disse Vilton. 

Durante a festa foram sorteados diversos presentes.








Presidente da Câmara homenageia ex-presidente Lula com entrega de medalhas

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, entregou nesta terça-feira (29), a medalha “Suprema Distinção” ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em comemoração aos 25 anos da Assembleia Nacional Constituinte, da qual participou o ex-presidente, Alves também outorgou a ele a medalha da Constituinte, por sua participação nos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988. 

Em seu discurso, Henrique Eduardo Alves destacou que poucas pessoas são tão merecedoras de receber essa medalha quanto o ex-presidente. 

Ele lembrou a história de migrante do homenageado, de Pernambuco até São Paulo, onde começou sua trajetória de sindicalista a fundador do PT e presidente da República. 

“Com 87% de aprovação popular, tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro. Com Lula, os brasileiros perderam o complexo de inferioridade e o País ganhou destaque no cenário externo, além de mudanças positivas no cenário interno, com a criação de 15 milhões de empregos sem descontrole da inflação”, afirmou.

PROGESP divulga vencedores do concurso fotográfico Somos UFRN

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por intermédio do Viver em Harmonia, divulga o resultado do concurso fotográfico do projeto Somos UFRN. 

Os três primeiros colocados que obtiveram o maior número de curtidas em suas fotografias foram: Yanna Beatriz de Medeiros, com 1.962 curtidas; Johnston Evangelista da Silva, 1.895, e Catarina Zulmira Souza de Lira que obteve 1.377 curtidas. 

Os vencedores receberão os prêmios de R$ 500, R$ 400 e R$ 300respectivamente, além do certificado emitido pela PROGESP. A entrega da premiação acontecerá no dia 11 de novembro de 2013, às 16h, na sala de reunião da PROGESP.

Prefeitura realiza licitação dos quiosques da Ilha de Santana nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caicó estará realizando nesta quarta-feira (30) a Licitação para Concessão de Uso da Área destinada a exploração de boxes para a venda de bebidas, alimentos e derivados do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. 

A abertura dos envelopes está marcada para as 9 horas, no Salão Nobre do Centro Administrativo de Caicó. 

A modalidade será pela maior oferta, ou seja, ganhará o direito de usar o boxe quem oferecer o maior lance, respeitando os limites mínimos de cada item, que variam de 300 a 500 reais, dependendo do tamanho do tamanho do boxe. 

Poderão participar da licitação quaisquer pessoas físicas e jurídicas, que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigida no edital. 

No entanto, não poderão concorrer quem mantenham qualquer vinculo empregatício com o Município de Caicó, estejam impedidas ou suspensas de licitar ou contratar com a Administração Publica Federal, Estadual ou Municipal, e que, por estas, tenham sido declaradas inidôneas. 

Os licitantes vencedores ficarão obrigados a iniciar a prestação dos serviços adjudicados e contratados em até dez dias após a assinatura do Contrato. 

Ao todo serão licitados 38 boxes do Bloco B da Ilha de Sant’Ana, reservado para comercialização de alimentos, bebidas e derivados. O contrato de exploração vai até 31 de dezembro de 2016. 

De acordo com Marília Rafaela, presidente da Comissão cada licitante poderá concorrer a apenas um boxe.

Henrique Alves recebe homenagem do senado pelos 25 da Constituição

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi homenageado, nesta terça-feira (29), com a Medalha Ulysses Guimarães, concedida pelo Senado a brasileiros que tiveram atuação relevante durante o processo constituinte de 1988. 

Durante a solenidade, Alves lembrou a mobilização popular ocorrida antes, nas manifestações pelas Diretas Já, e durante a Assembleia Nacional Constituinte. “O verdadeiro construtor da Constituição Federal foi o povo brasileiro”, declarou. 

Ele destacou ainda o caráter pacífico e cidadão das manifestações, que, embora numerosas, não foram objeto de repressão ou violência. “Eram manifestações do bem para o bem, como se fosse um grande condão de esperança para o país renascer”, disse. 

Henrique Eduardo Alves também leu discurso de Ulysses Guimarães, que havia mandado cunhar medalhas em comemoração à promulgação da Constituição, mas foi impedido de distribuí-las por decisão judicial da época. 

No texto, Ulysses afirma que "a marca da Constituinte de 1988 é o reconhecimento da cidadania para o homem".