Pai de Cazuza morre de parada cardíaca no Rio

O produtor musical João Araújo morreu, na manhã deste sábado (30), vítima de uma parada cardíaca, aos 78 anos, no Rio de Janeiro. 

Ele era pai do músico Cazuza e casado havia 56 anos com Lucinha Araújo. O produtor se recuperava de um acidente doméstico e morreu em casa. 

O velório começou às 12h deste sábado, na capela 1 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O enterro está marcado para as 17h.

João Araújo foi um dos fundadores da gravadora Som Livre, das Organizações Globo, e esteve à frente dela durante 38 anos. 

Por sua atuação durante esse período, tornou-se um dos executivos mais importantes da indústria fonográfica brasileira. Foi ele quem lançou e apostou nas carreiras de Djavan, Lulu Santos e Xuxa. Em outras gravadoras, ajudou a projetar outros nomes conhecidos da música brasileira, como Caetano Veloso, Gal Costa e Ney Matogrosso. 

Também foi o empresário que agenciou o Barão Vermelho, grupo de Cazuza, durante a gravação de seu primeiro disco - depois de ser convencido de que Cazuza tinha talento para a música ao assistir a uma apresentação do grupo, bem como de que não seria acusado de favorecimento ao filho. 

Como reconhecimento a seu talento e trabalho, João Araújo recebeu, em 2007, o prêmio Grammy Latino, concedido a pessoas com contribuições importantes para o mundo da música. 
Estadão

“O ano foi positivo apesar das dificuldades”, diz João Gustavo em entrevista à Sidys

Currais Novos celebrou nesta sexta-feira (29) uma data importante na história do município: 93 anos da elevação da categoria de “Villa” para cidade, lei aprovada em 29 de novembro de 1920. 

Para comemorar o aniversário da cidade, o vice-prefeito municipal, João Gustavo, foi o convidado do programa “TV Cidade” da Sidys Tv a Cabo, onde destacou importantes ações desenvolvidas pela gestão municipal durante este ano. 

A grave estiagem foi um dos temas abordados pelo apresentador João Batista, que indagou o vice-prefeito sobre as ações realizadas pelo município para amenizar o sofrimento de muitas famílias, principalmente da zona rural. “Em parceria com o DNOCS perfuramos alguns poços em comunidades com um grande número de famílias para amenizar este grave problema”, disse João. 

Sobre os problemas enfrentados por diversas prefeituras no país, João afirmou que “não se pode olhar para o retrovisor”, e que a gestão municipal está se esforçando e trabalhando para trabalhar em prol de toda a cidade. 

A queda dos repasses financeiros, como o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, afeta diretamente a realização de ações e obras importantes para os municípios, mas de acordo com o vice-prefeito, este repasse deverá ter um acréscimo a partir de janeiro de 2014 devido o crescimento da população de Currais Novos. 

Sobre o recadastramento imobiliário, João afirmou que é uma ação importante para a atualização da planta genérica da cidade e que contribuirá com a melhoria da arrecadação de tributos. 

OBRAS

Diversas obras paralisadas há alguns anos foram retomadas na atual gestão, como a construção de passagens molhadas, moradias, pavimentação de ruas e creche. “A maioria destas obras estão com orçamentos defasados, e algumas precisamos reincidir contratos com a devida readequação orçamentária”, disse João. A obra do Teatro Municipal, paralisada há pouco mais de um ano, deverá ter seus serviços retomados. 

PROJETOS 

Com mais de trinta projetos enviados ao Governo Federal em 2013, o vice-prefeito acredita que Currais Novos deverá ser contemplada com muitas ações e obras nos próximos anos. 

João destacou a aprovação do projeto de mais de R$ 5 milhões no PAC 2 para pavimentação e qualificação de vias urbanas que está aguardando aprovação do Tesouro Nacional para a liberação do empréstimo. 

“Apesar das dificuldades, 2013 foi um ano bastante positivo”, comentou. Nova Policlínica, implantação do SAMU e NASF, construção de 50 moradias do Minha Casa Minha Vida 2, e apoio aos projetos contemplados pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência), também foram destacados pelo vice-prefeito. 

CELEBRAÇÃO 

Durante a celebração da primeira novena da festa da Imaculada Conceição, João Gustavo homenageou a cidade pelos 93 anos. 

“Comemoramos hoje também o aniversário da fé católica, pois foi de uma promessa à Sant’Ana que nossa cidade nasceu, da construção de uma capela em homenagem a seu vulto, que fez toda uma cidade nascer em seu entorno”, disse.

Comissão Intersetorial acompanhará Saúde do Trabalhador em Caicó

O Conselho Municipal de Saúde de Caicó reuniu a sociedade, organizações parceiras e o Poder Público, na noite desta sexta-feira (29/11), para participar da posse dos membros da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST) que, na oportunidade, vai criar seu Regimento Interno e escolher a própria diretoria. 

A solenidade aconteceu na Casa dos Conselhos, no antigo prédio da antiga prefeitura ao lado do Santuário do Rosário. “A CIST é uma instância técnica do conselho para acompanhar política do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em Caicó e região no seu plano de ação. 

São vinte titulares e vinte suplentes de instituições que tem relação direta com o trabalho”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Procópio de Lucena. 

Para o Secretário Municipal de Saúde, Galvão Freire, “montamos hoje, em Caicó, essa comissão envolvendo um grande número de instituições, representantes dos diversos setores da população. Essas organizações vão ajudar o Conselho Municipal de Saúde a planejar essa política de saúde do Município de forma mais abrangente”, explicou. 

De acordo com Antônio Filho, coordenador do Cerest, “esse espaço no Conselho de Saúde vai ajudar nas ações do Cerest. As nossas atividades sem buscam analisar todos os Municípios do Seridó e, com isso, agora teremos o apoio da CIST para desenvolver o nosso trabalho”, completou.

BLACK FRIA...


Henrique Alves inaugura agência da Caixa Econômica Federal de Exrtremoz

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ao visitar a cidade de Extremoz, na região metropolitana de Natal, . nesta sexta-feira (29), enalteceu o papel social da Caixa Econômica Federal e elogiou a gestão do prefeito Klaus Rego. 

Por sua vez o prefeito disse ao deputado que as transformações no município têm a participação decisiva de Henrique Alves. 

Ele citou o exemplo da nova agência da Caixa, inaugurada com as presenças do presidente da Câmara, de autoridades locais e dirigentes do banco. 

A cidade contava apenas com casas lotéricas. Inicialmente o banco passou a operar no município com uma agência móvel. 

Antes das instalações físicas inauguradas com novo padrão visual e de atendimento, a população já havia sentido a importância de um banco perto de casa. “Ninguém precisa mais ir até Natal para movimentar uma conta ou receber um benefício”, afirmou o deputado. 

Henrique Alves lembrou que a Caixa é executora da maioria dos programas sociais do governo, sejam eles através de financiamento ou pela transferência de renda. “A mudança mais significativa virá ao longo do tempo com os negócios gerados em função dos serviços oferecidos pelo banco”, ressaltou. “Cria-se um círculo virtuoso, desde a abertura de uma conta ao financiamento de um negócio. E um novo empreendimento gera mais desenvolvimento para o município”. 

Além da participação decisiva de Henrique Alves na seleção de Extremoz para receber uma nova agência da Caixa, o prefeito Klaus Rego, citou o empenho do deputado para a construção de 800 casas populares, erradicando as casas de taipa na cidade; compra de equipamentos para o hospital Café Filho, já em funcionamento, inclusive com a realização de partos; incentivo ao artesanato e ao turismo com a construção de novos equipamentos; escola técnica para qualificação profissional dos jovens; e infraestrutura urbana e turística para o município que tem a praia de Genipabu como cartão postal.

Secretaria de Saúde encerrou nesta sexta-feira atividades do “Novembro Azul” no município de Jucurutu

Após várias ações realizadas nos últimos dias dentro da campanha “Novembro Azul” que trata saúde do homem e do combate ao câncer de próstata, a Secretaria de saúde de Jucurutu encerrou os trabalhos sobre o tema nesta sexta-feira. 

Em Jucurutu o “Novembro Azul” contou com atividades voltadas a prevenção como por exemplo entrevista com o urologista Saint Clair Torres na rádio local, palestra em praça pública que falou sobre o câncer de próstata e ainda tirou duvidas da população entre outras atividades.

Para encerrar a campanha a equipe de saúde da Prefeitura de Jucurutu realizou nesta sexta-feira (29) a partir das 06h00, no centro de saúde Januncio Afonso, a coleta do PSA e testes rápidos de HIV/Sífilis.

A Secretária de Saúde de Jucurutu, Mariana Pinheiro, avaliou como positiva a campanha realizada ao longo do mês de novembro e destacou a grande participação da população de Jucurutu em todas as atividades realizadas.

Fã do 'Rei' é dono de bar em Natal que só toca músicas de Roberto Carlos

A mensagem é clara: "Nesse bar, ouvimos exclusivamente o artista brasileiro mais amado do Brasil". É o que diz o cardápio do Bar do Roberto Carlos, conhecido em Natal pela decoração e trilha sonora do 'Rei', que faz show neste sábado (30) no Teatro Riachuelo.

O proprietário do estabelecimento, Francisco de Assis Silva, de 54 anos, mais conhecido como Chico, está com presença confirmada em mais uma apresentação do cantor. 

Nas contas de Chico estão mais de 20 shows e seis encontros com o Rei da música popular brasileira. No bar, um acervo montado em décadas de dedicação a Roberto Carlos fica à disposição dos clientes, que têm a liberdade de pedir músicas do cantor. "Qualquer uma", ressalta. 

"Se a canção não estiver disponível, o cliente não paga a conta", garante.Chico conta que a ideia de só tocar Roberto Carlos custou uma boa clientela, mas o fã não desanimou. "Pensava assim. Estou fazendo o que gosto. Quando entender a música esse pessoal volta", afirma. "Foi dito e feito. Só conheço cinco que nunca mais voltaram desde que comecei a tocar só Roberto Carlos, mas tudo bem, são muitas emoções", brinca Francisco de Assis. 

Além do acervo de músicas, o Rei está por todo o bar. São fotos, frases e palavras características do cantor, como 'amigo' e 'amiga' fixados nas portas dos banheiros. 

Na família, Chico também garante: "é todo mundo Roberto Carlos", afirma ele, que costuma comemorar o dia 19 de abril, aniversário do cantor, de forma especial. "Fazemos uma festa na rua com direito a bolo de 2 metros", conta. 

História de devoção 

A devoção a Roberto Carlos começou ainda na década de 1970, época em que Francisco de Assis ainda morava na zona rural. "Trabalhava na roça com um rádio de pilha atracado no braço e ouvia as músicas que tocavam. Depois fui me interessando em procurar os discos", recorda.

Como nem todo mundo conhecia as músicas que não tocavam nas rádios, Chico aproveitava para usar as canções do Rei nas cartas que escrevia para as namoradas. "Deixava a entender que a criatividade era minha, mas na verdade era do Roberto Carlos", lembra. 

Natural de Cerro Corá, na região Seridó do estado, Francisco de Assis chegou a Natal em 1975, onde trabalhou como carpinteiro e motorista de ônibus. 

Foi apenas em 1992 que veio a ideia de abrir um bar. "No começo tocava de tudo e só depois de um ano pensei que poderia tocar mais Roberto Carlos", afirma. Chico lembra que a ideia não foi bem recebida por parte dos clientes. "'Essa rádio velha só toca Roberto Carlos', eles diziam. Eu respondia que devia ser algum programa especial. Algumas pessoas pediam a conta e iam embora". 

Até que um dia um rapaz perguntou se Chico não tinha nenhuma música de Roberto Carlos. "Foi uma satisfação", conta ele, que a partir daquele dia levou a sério a proposta de só tocar músicas do Rei. 

Aos poucos o bar foi recuperando a clientela e virou referência em Natal quando o assunto é Roberto Carlos. "Até as cartas que recebo chegam como endereço Amintas Barros, 1747, Bar do Roberto Carlos", conta Chico.

G1-RN

SALA EXCLUSIVA

Já há uma combinação prévia entre empregado e patrão: o gerente José Dirceu despachará numa sala só para ele. 
Por Lauro Jardim

Ministro nega pedido de Suzane Richthofen para ir ao semiaberto

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido feito pela defesa de Suzane von Richthofen para que ela fosse autorizada a se transferir do regime fechado para o semiaberto, quando é possível deixar o presídio durante o dia para trabalhar. 

O magistrado entendeu que não poderia decidir sozinho sobre o tema. Com isso, o caso ainda será avaliado pelo plenário da Primeira Turma do Supremo. "Sob o ângulo da progressão do regime de cumprimento da pena, deve-se aguardar o crivo do colegiado", afirmou Mello em decisão de quinta-feira (28). O pedido dos advogados de Suzane foi feito em junho.

Ela está presa desde 8 de novembro de 2002 por envolvimento na morte dos próprios pais. O casal Andreas Albert Von Richthofen e Marísia von Richthofen foi assassinado pelos irmãos Daniel e Daniel Cravinhos em 31 de outubro de 2002. 

Atualmente, Suzane cumpre pena na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo. Quatro anos depois do crime, Suzane foi condenada a 39 anos de prisão em presídio de segurança máxima em regime fechado. 

Desde 2009, ela tenta mudar o regime de cumprimento da pena, mas já teve pedidos para ir ao semiaberto rejeitados por diversos tribunais. O próprio STF chegou a negar um pedido de progressão feito em 2010. 
G1

Band impõe redução de salário a Luciano do Valle, Neto, Milton Neves, Renata Fan e Téo José, revela colunista

Profissionais da Band cujos salários são considerados os maiores, entre eles gente do Esporte como Luciano do Valle, Neto, Milton Neves, Renata Fan e Téo José, foram obrigados a concordar com as reduções dos seus vencimentos.

Como não houve margem para negociação, todos eles aceitaram, afirma Ricco. Segundo o colunista, estudos da consultoria McKinsey motivaram os cortes, que também afetaram os diretores da emissora, incluindo vice-presidentes. 

No caso desses, informa Ricco, a redução de salários foi de 20% em média. 
Por Rogerio Jovaneli

COMUNICA discute criação de centro de apoio à imprensa na Copa 2014

Workshop realizado nesta sexta-feira, 29, das 9h às 13h, na Sala de Reuniões da Reitoria, discutiu a criação de um Centro de Imprensa Alternativo (CIA), em Natal, durante a Copa do Mundo de Futebol 2014. A iniciativa é da Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da UFRN. 

O Centro de Imprensa seria uma estrutura que a Universidade pretende montar para os jornalistas nacionais e internacionais não credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associada (FIFA). 

Durante o evento, entre outros assuntos relevantes para a concretização do projeto, foi discutido a logística necessária para a sua implantação. 

A UFRN oferece para isso a COMUNICA, através da estrutura de comunicação da Televisão Universitária (TVU), da Universitária FM (88,9) e da Agência de Comunicação (AGECOM); o Laboratório de Comunicação (LABCOM), o Departamento de Comunicação (DECOM); e o apoio da Superintendência de Informática (SINFO) e da Secretaria das Relações Internacionais (SRI). 

A importância do Centro de Imprensa é que ele possibilita uma cobertura jornalística que não se restringe apenas à Copa, mas também pode gerar pautas sobre assuntos relevantes sobre o Rio Grande do Norte (RN), a UFRN e os parceiros envolvidos. 

Além disso, os estudantes de comunicação podem se envolver nessa experiência, adquirindo aprendizagem, segundo o Superintendente da COMUNICA, professor José Zilmar. Sobre o projeto, ele afirma que é importante se construir parcerias, pois além de Copa, outros aspectos ligados à cidade-sede podem ser visibilizados com isso. 

Para o evento, foram convidados a Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIEB), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (SINDJORN) e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas (ABEPEC). 

Também foram convidados órgãos públicos, como as secretarias de Comunicação Social do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, a Federação das Indústrias (FIERN), o SEBRAE, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Ministério do Esporte e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Preço da gasolina sobe 4% a partir de sábado (30/11)

A Petrobrás informou nesta sexta-feira que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados nas refinarias a partir da 0h deste sábado, dia 30. Para a gasolina, o aumento é de 4% e para o diesel, 8%. 

O reajuste foi decidido hoje durante a reunião do conselho de administração da estatal. Para o consumidor final, o aumento da gasolina deve representar uma alta de 2% a 2,5% no preço na bomba, segundo cálculos do economista da LCA Consultores, Fábio Romão. 

Segundo a empresa, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. 

O fato relevante afirma que a implementação da política de preços visa a "assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina". 
Estadão

Projeto da RPTV de Currais Novos vence prêmio Itaú Social/Unicef em São Paulo

Alunos da rede pública estadual e municipal de Currais Novos ganharam um dos quatro prêmios da 10ª edição do Itaú Unicef, premiação que aconteceu na noite desta quinta-feira (28) no auditório Ibirapuera, em São Paulo. 

O prefeito Vilton Cunha prestigiou a solenidade ao lado da governadora Rosalba Ciarlini. Vencedora na categoria “micro porte”, a Rede Potiguar de Televisão (RPTV) é a única emissora de televisão do Brasil totalmente feita por crianças e adolescentes das escolas Tristão de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e Humberto Gama, e é veiculada no Canal 51 da grade da Sidys TV a Cabo. 

O prefeito Vilton Cunha ressaltou a importância do prêmio e reafirmou que os investimentos em educação são importantes para a conquista de grandes resultados, como o Itaú Unicef. “Há algum tempo nem imaginávamos ganhar um prêmio tão importante e disputado como este”, disse Vilton. 

A governadora parabenizou os alunos vencedores, Bárbara, Lucas, Milena e Luis, e afirmou que eles “servirão de exemplo para os outros estudantes da rede pública”. 


Estiveram presentes na solenidade de premiação o secretário estadual de comunicação, Paulo Araújo, a diretora da 9ª Dired, Ivania Torres, o diretor do projeto da RPTV, Raimundo Melo, e a coordenadora Ana Paula Lopes Junghans. 

O presidente do Itaú, Roberto Setubal, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o ex-jogador Raí, a socióloga Maria Alice Setubal, além dos atores globais Beth Gofman e Dan Stubach, também prestigiaram o evento. 

SOBRE A RPTV 

O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual e veicula diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção. 

Nesta 10ª edição do prêmio Itaú Unicef, o projeto que é uma iniciativa do Centro de Documentação e Cultura Popular (CECOP), concorreu com outros 2,7 mil projetos de todo o Brasil. 

O projeto, que já havia recebido R$ 25 mil na etapa regional da premiação, acaba de ser contemplada com mais R$ 100 mil para dar continuidade aos trabalhos.

Henrique Alves convoca militância jovem do PMDB para a candidatura própria do partido no Rio Grande do Norte

O presidente da Câmara dos Deputados e do diretório regional do PMDB-RN, Henrique Eduardo Alves, convocou a militância jovem do partido para reforçar a decisão do PMDB-RN de disputar a eleição para governador, no próximo ano, com candidato próprio. 

“O PMDB já decidiu: a candidatura própria é irreversível. O campo está aberto; o terreno está fértil. Saiam às ruas aplainando o caminho”, reafirmou o presidente do PMDB-RN. 

O deputado ressaltou que ninguém ganha eleição sozinho e que, após eleito, o partido majoritário precisa de apoio de outros partidos para governar. 

Ele descartou o radicalismo e a intolerância nas negociações com as demais legendas. “O PMDB já foi vítima dessa política radical”, lembrou. 

O encontro da Juventude do PMDB foi na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e reuniu lideranças do partido de todo o estado, entre elas, o ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social. 

Além do presidente da Câmara, também compareceram ao encontro os deputados da bancada estadual do PMDB: Waltar Alves, Hermano Moraes, Gustavo Fernandes e Nélter Queiroz. “Já somos o maior partido do estado. Temos 55 prefeitos, 350 vereadores, vários deputados aqui representados e faremos o futuro governador do Rio Grande do Norte”. 

Quanto a definição do nome do candidato, Henrique Alves afirmou que as pesquisas atuais indicam que 78% dos potiguares ainda não tem ideia em quem vão votar. “A preocupação imediata da população é com a saúde, a educação, a segurança, o trânsito e o lazer. Não se preocupem com pesquisas nem percam seu tempo”, afirmou, lembrando que as negociações vão levar a escolha do candidato no tempo certo.

Prefeitura de Jucurutu e 3º DPRE realizam terça-feira formatura do Projeto Educação de Transito na Escola

A Prefeitura Municipal de Jucurutu em parceria com o 3º Distrito de Policia Rodovia Estadual realizam na próxima terça-feira (03) a partir das 09h00 da manhã na Quadra de Esporte da Escola Municipal Joel Lopes Galvão a formatura de finalização do Projeto Educação de Trânsito na Escola. 

O evento da próxima semana estará formando 250 alunos da Joel Municipal Lopes Galvão que receberam aulas com noções de transito ministradas pelos instrutores do 3º DPRE. 

O Projeto Educação de Trânsito na Escola é mais resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o 3º DPRE que tem à frente o Major Silva Neto. 

Esta já é a segunda etapa do Projeto que acontece na cidade de Jucurutu. Na primeira edição 320 crianças com idades entre 08 e 10 anos do 3º ao 5º ano receberam os conhecimentos da Cartilha Educativa de Trânsito.

Cerca de 101 carros pipas deixarão de trafegar pelo município de Parelhas a partir do próximo domingo dia 01

Na manhã desta Sexta-feira (29), a Secretária Municipal de Gabinete Civil do município de Parelhas, Gildete Maria recebeu no gabinete do Prefeito, professor Francisco Medeiros, os Sargentos Amaral e Torre do 4º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção – PE) que são peritos ambientais e atuam na Coordenação da Operação pipa no município de Parelhas. 

Eles vieram dar uma boa noticia para os munícipes. A partir do próximo domingo (01), cerca de 101 caminhões-pipa serão transferidos da Barragem Boqueirão, passando a fazer a rota na cidade de Araçagi (PB). 

Com isso deixarão de trafegar com cerca de 1.200 carradas de água por mês. Os peritos agradeceram ao município pela acolhida, e pelo fornecimento de água, ajudando a sanar a problemática em diversos municípios do Seridó e Paraíba.

21ª Festa da Imaculada Conceição teve início nesta quinta, 28, e se estenderá até 08 de dezembro

A 21ª edição da Festa da Imaculada Conceição teve início nesta quinta-feira (28) com a tradicional peregrinação da imagem da padroeira conduzida por motociclistas e o hasteamento das bandeiras. 

O vice-prefeito João Gustavo participou da solenidade de abertura, que contou com a presença dos padres Sandoval Matias, Welson Rodrigues, Enock, Stanley, e do administrador Diocesano Mons. 

Ivanoff Pereira da Costa, que conduziu a solenidade da Crisma. “Este é um momento de alegria para todos os devotos da Imaculada que há 21 anos celebram essa festa tão bonita”, disse João.




Secretaria de Educação de Caicó realiza evento Pedagógico na Ilha de Sant’Ana

Na noite desta quinta-feira (28), a Secretaria de Educação de Caicó através da sua secretária Socorro Mariz, realizou a I Mostra Pedagógica e o final do PNAIC 2013 (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). 

Em suas palavras de abertura, Socorro Mariz agradeceu a presença dos professores como também o empenho dos educadores municipais durante todo o ano de 2013 em suas atividades. E finalizou dizendo que 2014 promete para educação caicoense. 

O professor Gisonaldo Arcanjo de Sousa fez uma apresentação de uma experiência desenvolvida em sala de aula. 

Em seguida a professora Jacqueline Fernandes de Oliveira, apresentou um projeto didático desenvolvido pela mesma, com o tema; Centenário de Vinicius de Morais. 

Para finalizar o encontro foi oferecido um coquetel seguido de música ao vivo, e uma exposição de Banners com experiências vivenciadas em sala de aula.

Jovens comemoram participação no Parlamento Jovem em última sessão do ano na AL

A última sessão ordinária deste ano da 3ª edição do Parlamento Jovem foi realizada no final da manhã desta sexta-feira (29) no plenarinho da Assembleia Legislativa e reuniu praticamente toda a bancada jovem. 

Em meio aos vários pronunciamentos do dia, a tônica ficou pelo balanço das atividades no projeto feito pelos meninos e meninas. 

A estudante da Escola Estadual Nestor Lima e presidente da bancada jovem do RN, Talita Emiliano, era uma das mais empolgadas com as atividades e ressaltou a mudança de consciência que o projetou tem oferecido através da experiência vivida no Legislativo Potiguar. 

“Quando entrei não tinha a noção de como seria organizado e de que como teria impacto na minha vida. Agora tenho um conhecimento social da política e de sua importância para a vida da gente. Sei que como cidadão ou deputado, todos podem contribuir de alguma forma”, disse a jovem, a primeira mulher eleita presidente desde a primeira edição. 

Da mesma forma se sentia o jovem Gustavo Potiguar que, junto com representantes da Câmara Municipal de Baía Formosa, conseguiu implantar na Casa Legislativa de seu Município, o projeto para os jovens da cidade. 

“Levamos a discussão, o vereador Saulo abraçou a ideia e implantamos o projeto lá”, contou ele que reforçou a importância do projeto em sua vida e o novo entendimento de política. “Vi que não é só papel e discurso, mas ouvir a população e transformar ideias em soluções”, disse. 

Para Luci Dantas, coordenadora do projeto, as atividades do Parlamento Jovem não despertaram apenas a cidadania, mas mudaram a vida de muitos dos jovens deputados. 

A constatação, segundo ela, é com base no relatório dos diretores das escolas. “Jovens que eram vítima de bullying na escola passaram a ser respeitados por que mudaram a postura, adolescentes que melhoraram notas, garotos e garotas que tem contribuído para suas comunidades, mas também para outros municípios”, relatou. 

Presente em outras sessões, a deputada estadual Márcia Maia e autora do projeto também esteve presente no encerramento das atividades deste ano. A parlamentar destacou a importância do projeto e a relevância dos debates realizados em plenário. 

“A cada edição, os jovens têm demonstrado mais maturidade e provado o quão certos estávamos ao apostar neles. A escolha por um projeto em que colocamos como protagonistas o futuro de nosso estado é semear uma base para que esse futuro seja próspero”, afirmou a parlamentar que destacou ainda os temas abordados nos debates.

Currais Novos sediou primeira adesão coletiva de municípios potiguares ao “Viver Sem Limite” nesta quinta-feira, 28

Discutir políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência é uma das principais ações do “Viver Sem Limite”, plano nacional desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que já conta com a pactuação de 1.150 municípios em todo o país. 

No Rio Grande do Norte o primeiro ato de adesão coletiva ao plano aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no auditório da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental – AMSO, em Currais Novos, com a participação de 24 municípios dos 36 aptos à adesão. 

Stênio José Paulino Soares, apoiador institucional do “Viver Sem Limite” para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, apresentou um painel com as principais ações e projetos desenvolvidos pelo plano com o objetivo de promover melhorias na assistência as pessoas com deficiência. 

“No RN, 27% da população possui alguma deficiência, e os gestores precisam realizar ações que tragam benefícios a essas pessoas”, comentou Stênio. 

Após o painel, alunos do Centro de Reabilitação “Crindélia Bezerra” realizaram uma belíssima apresentação. 

A solenidade da primeira adesão coletiva de municípios potiguares ao “Viver Sem Limite” contou com a presença do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, que apresentou um breve histórico de sua vida e das dificuldades enfrentadas por ser deficiente visual. “Eu sei a importância das políticas públicas para as pessoas com deficiência, e nosso trabalho tem o objetivo de lutar para que todas alcancem seus direitos”, comentou. 

O secretário lembrou que o “Viver Sem Limite” faz parte do grupo de três projetos importantes desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos. “A previsão é que até 2014 sejam investidos R$7,6 bilhões em políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade”, disse. 

O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, ressaltou a importância do encontro e solicitou recursos para a ampliação e adequação do Centro de Reabilitação Infantil “Crindélia Bezerra”. “Nosso centro realiza um belíssimo trabalho há 25 anos e precisamos ampliar e adequar o espaço para atendermos nossas crianças e adolescentes”, disse João.



Secretaria de Infraestrutura constrói pista de Motocross para apresentação no dia da emancipação política

A Secretaria de Infraestrutura de Caicó está concluindo os trabalhos de construção de uma pista de Motocross às margens do Rio Seridó, na área do Complexo Turístico da Ilha de Sant’Ana. 

A pista atende as medidas exigidas para competições oficiais com mais de 900 metros de extensão e de acordo com o piloto de Motocross, Saul Batista, será utilizada oficialmente na 1ª Amostra Esportiva de Caicó. 

Os amantes dos esportes radicais terão oportunidade de acompanhar, na nova pista, uma apresentação de pilotos de Motocross profissionais e amadores na noite do dia 15 de dezembro dentro das comemorações da emancipação política do município de Caicó.

Prefeitura de Jucurutu promoveu palestra em praça pública dentro da Campanha “Novembro Azul”

O município de Jucurutu continua realizando atividades de conscientização a saúde do homem relacionadas a Campanha “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata. 

Na noite desta quinta-feira (28) aconteceu na praça Januncio Afonso uma palesta sobre o tema que teve a participação dos médicos Dr. Marcos Vinicius e o urologista Dr. Saint Clair Torres. 

A ação da Secretaria de Saúde que teve uma grande participação popular distribuiu preservativos, brindes, e dúvidas foram esclarecidas aos homens a respeito de sintomas, prevenção e diagnóstico da doença. 

Além dos profissionais que ministraram a palestra também se fizeram a secretária de Saúde, Mariana Pinheiro, a Secretaria Adjunta, Paula Clédna Bezerra a vice-prefeita Paula Lopes e uma grande equipe de profissionais.

Homens participam de palestra sobre câncer de próstata no encerramento da programação do “Novembro Azul”

O Núcleo de Atenção à Saúde do Homem realizou na manhã desta sexta-feira (29) o encerramento da programação do “Novembro Azul”, mês dedicado à saúde masculina e a prevenção de doenças como o câncer de próstata. 

O urologista Assis Nóbrega proferiu palestra sobre os cuidados que os homens devem tomar com a saúde, principalmente com a alimentação e a realização de atividades físicas. 

Sobre o temido exame do toque, o médico lembrou que é um procedimento simples e indolor. Tércia Leda, secretária municipal de saúde, lembrou que o atendimento especializado à população masculina foi iniciado na atual gestão com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de próstata e outras doenças. 

“Com o Núcleo de Saúde do Homem temos uma integralidade de assistência, com o atendimento do urologista e a realização de exames especializados”, disse. 

Os atendimentos especializados acontecem nas terças e quintas-feiras, as 19h, e poderão ser marcadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).


PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA HOJE ABERTURA DA DECORAÇÃO NATALINA

Parelhas já está pronta para os festejos natalinos. A decoração ecológica será inaugurada na noite desta Sexta-feira (29), com a iluminação da árvore natalina de 12 metros de altura na Praça Teodora Adonis ao lado da igreja matriz de São Sebastião, além da iluminação do calçadão da Padre Bento, Comendador José Gomes e Praça Antão Eliziario. 

O trabalho de decoração faz parte do projeto “Minha cidade mais bonita neste Natal” desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais. 

O quinto ano do projeto permitiu a ampliação do trabalho por meio da intensificação da campanha ambiental nas escolas com os alunos. “É uma iniciativa que ganha mais brilho por envolver toda a comunidade, que contribui ao mesmo tempo com a decoração e a educação ambiental através da arrecadação desses materiais”, disse o prefeito Francisco Medeiros. 

O trabalho, que conta com a parceria das escolas, integra a Campanha de Preservação e Valorização Ambiental, que está em sua 21ª edição. “Além de incentivar o espírito natalino e embelezar a cidade nas festas de fim de ano, o projeto também tem como objetivo a educação ambiental.




Caixa e MasterCard firmam parceria para compras virtuais

A Caixa foi o primeiro banco a assinar com a Mastercard contrato para oferecer o serviço digital MasterPass que simplifica as compras realizadas online. 

Com o contrato assinado neste mês de novembro, o consumidor não terá mais a necessidade de inserir informações cadastrais detalhadas a cada compra online. 

O MasterPass é uma carteira onde estão armazenadas todas as informações necessárias nas compras virtuais, como pessoais, de opções de entrega e dos cartões de bandeiras as quais o consumidor utilize. 

Ao realizar a compra utilizando o serviço, o consumidor elimina a fase para conclusão da operação em que uma série de informações são pedidas e que, pela complexidade, faz muitos consumidores desistirem da compra.

O GERENTE


Administradora da UBS do Bairro Nova Descoberta acredita que casa provisória atende a demanda da população

Na tarde da última terça-feira (26/11) a Unidade Básica Sulivan Medeiros, no Bairro Nova Descoberta, teve a estrutura antiga derrubada pelas máquinas da Prefeitura e com a ajuda dos populares. 

A expectativa é nos próximos dias as obras do novo prédio sejam iniciadas e, enquanto a população não recebe uma nova Unidade, os pacientes estão sendo atendidos em uma casa na Rua Renata Maia. “Estamos em uma casa provisória e a expectativa é que em três o quatro meses voltemos para uma Unidade Básica nova, recém construída. Essa casa é bem melhor do que a estrutura em que estávamos. Precisamos melhorar, mas com certeza na nova UBS essas melhorias chegarão”, disse Érica Silva, administradora da Unidade. 

De acordo com ela, no dia-a-dia da instituição a demanda é alta e a população está satisfeita com as ações. “Não temos número exato de fichas, quantas pessoas tiverem o médico atende. Caso apareçam mil pessoas ele atende, mas caso apareça apenas uma também terá o atendimento. Com isso, consideramos que a população está satisfeita”, finalizou ela.

Prefeitura de Jucurutu conclui até sábado pagamento de Novembro do funcionalismo público

A Prefeitura de Jucurutu iniciou na última quarta-feira (27) através da Secretaria de Finanças e Arrecadação o pagamento do funcionalismo público municipal referente ao mês de Novembro de 2013. 

Ontem, quinta-feira (28) foram pagos os salários dos servidores das Secretarias de Esporte, Cultura e Lazer; Obras, Viação e Serviços Urbanos; Finanças; Gabinete Civil; Agricultura; Administração; Planejamento; Desenvolvimento; Assistência Social e Conselheiros Tutelares. 

Nesta sexta estarão disponíveis os salários dos servidores lotados no CREAS, CRAS e ACESUAS/TRABALHO. 

Está sendo aguardado a liberação dos recursos federais para efetuar o pagamento dos servidores do SCFV. A Prefeitura irá concluir até sábado o pagamento dos servidores da Educação e Saúde que são efetuados pelas próprias secretarias com repasses do Governo Federal. 

Os servidores que tiverem alguma dúvida a respeito dos pagamentos podem procurar o Secretário de Finanças e Arrecadação, José Almeida Neto (Zé de Dodô), na sede Prefeitura Municipal de Jucurutu para esclarecimentos.

ELE TENTOU

José Dirceu até que tentou, de acordo com o relato de amigos, emprego em outros lugares. Mas o que lhe sobrou foi o Saint Peter Hotel. 

Outros empresários consultados nos últimos dez dias declinaram do privilégio de ter um ex-ministro chefe da Casa Civil em seu quadro de funcionários. 
Por Lauro Jardim

Globo planeja ter shows de Roberto Carlos em Las Vegas e na Itália, diz jornal

Além do tradicional show de fim de ano, a Globo planeja exibir mais um show de Roberto Carlos, 72, em sua programação, sempre na semana do feriado de 7 de setembro, a exemplo do que aconteceu em Jerusalém, em 2011. 

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", os planos são apresentações do rei em Las Vegas, Estados Unidos, em 2014 e em Taormina, na Itália, em 2015.

O show da Itália terá direção artística de Jayme Monjardim, 57. Roberto deve lançar um CD, em 2014, com versões de seus sucessos em italiano, como "Esse Cara Sou Eu". 
Yahoo

Norte-americano pesca arraia “pré-histórica” de 350 quilos

Mark Quartiano, pescador norte-americano conhecido como Mark the Shark, ficou um tanto confuso por causa do peixe capturado por ele na semana passada, no litoral de Miami. 

Quartiano pescou uma arraia "pré-histórica" de 360 quilos."Peguei um peixe parecido com esse, mas em peso e tamanho muito menores. Nunca pesquei um peixe de 360 quilos em 30 anos capturando animais no oceano", contou Quartiano à rede de televisão ABC após chegar ao pier. 

Ele soltou o animal no mar, não sem antes postar uma foto em sua conta ofiicial no Instagram. Conhecido pelo nome científico de Dactylobatus clarkii, é uma arraia de mar aberto, cujos habitats estão a 350 metros de profundidade. 

O peixe é muito velho e estava com diversos crustáceos grudados em sua pele. 
Yahoo

UFRN na Copa realiza Minicurso de Estruturas e Comissões Técnicas

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Programa UFRN na Copa, realiza nesta sexta-feira, 29, das 18h às 21h, no auditório do Departamento de Educação Física (DEF), o Minicurso de Estruturas e Comissões Técnicas. 

O evento conta com a presença de profissionais da comissão técnicas do ABC Futebol Clube de Natal e da Acadêmica de Coimbra, de Portugal. 

Ao todo são 36 minicursos, entre eles: “Do Desporto Universitário ao Profissional - Histórias e estrutura organizacional”, “Da Iniciação Esportiva ao Time Principal”, “Preparação Física Nas Categorias de Base”, “Fisiologia e Controle de Cargas”, “Preparação Física no Profissional”, e “Escola Especializada”. A inscrição deve ser realizada pelo e-mail ufrnnacopa@live.com.