terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

À pedido da Prefeitura, IDEMA realiza vistoria no Dourado para licenciar desassoreamento

Uma antiga reivindicação da população de Currais Novos começa a ser discutida, e em breve, solucionada: o desassoreamento do Açude Dourado. 

O reservatório conta atualmente com 0,81% de sua capacidade hídrica, e há mais de 30 anos não é realizado o desassoreamento, ou seja, a retirada de material do açude, o que fez sua capacidade total ter redução de 20%. 

Em visita ao Prefeito Vilton Cunha, os representantes do IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN -, João Morais (geólogo) e Hebert Dantas (engenheiro civil), apresentaram algumas soluções e ideias para a retirada do material do leito do reservatório. 

A reunião também contou com a presença do secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, e de Jailson Severo, um dos cerca de 30 “posseiros” de áreas do açude. 

“Essa vistoria é importante para que o IDEMA nos apresente um relatório e assim, libere a licença para o início da retirada do material, e assim, aumentarmos a capacidade hídrica do açude”, disse Vilton. 

Após o encontro, os técnicos visitaram algumas áreas do “Dourado” para servirem de base para o laudo final do estudo de desassoreamento. 

O coordenador de Meio Ambiente do município, Daniel Nicolau, também participou da visita. “A licença de desassoreamento deverá contemplar uma parte da bacia do dourado, e a análise deste estudo deverá durar no máximo dois meses”, disse Hebert, informando que será realizado um mapeamento do reservatório para destacar as áreas que serão desassoreadas. 

O secretário da SEMTHAS lembrou que esta reivindicação é antiga, mas que só agora está sendo discutida devido o apoio da prefeitura. 

“O material que será retirado irá auxiliar em obras públicas importantes, principalmente a pavimentação de ruas”, afirmou Eugênio, que lembrou a “união de forças políticas” a favor desta ação, como o apoio do ex-prefeito Zé Lins e do deputado Ezequiel Ferreira. 

O coordenador de Meio Ambiente, Daniel Nicolau, afirmou que a retirada do material deverá aumentar a capacidade hídrica do “Dourado” em cerca de 40%. 

“Esta é uma iniciativa pleiteada pela Prefeitura que pensa no bem comum da população”, comentou. Após a vistoria, o IDEMA iniciará um processo de estudos do local, com a utilização de mapas, e logo depois será realizada a finalização do estudo técnico e a emissão da licença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário