quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Em entrevista na rádio Currais Novos, Vilton destaca importância de nova adutora

A construção de um novo sistema adutor para Currais Novos e a aprovação de importantes projetos de infraestrutura para o município, foram alguns dos temas discutidos durante a entrevista do prefeito Vilton Cunha ao radialista Liraldo Dantas, na manhã desta quinta-feira (20), na rádio Currais Novos. 

“Todo currais-novense se preocupa com o abastecimento d’água, seja na zona urbana ou rural, e esta é uma preocupação permanente da população”, disse Vilton, afirmando que os dois sistemas adutores que abastecem Currais Novos, Adutora Gargalheiras, poderá entrar em colapso caso a estiagem se prolongue. 

Uma das alternativas, segundo o prefeito, é a captação de água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, e futuramente, da barragem de Oiticica, que auxiliará os sistemas adutores do Seridó. 

“Essa ideia foi discutida na CDL pelo professor João Abner, e logo depois apresentada ao Deputado Henrique e ao Ministro Garibaldi que prontamente acataram este pleito, e amanhã, sexta-feira (21), estaremos em reunião com a Governadora Rosalba para tratarmos este assunto”, comentou. 

AÇÕES 

 Liraldo aproveitou a oportunidade para indagar o prefeito sobre as ações realizadas no primeiro ano de gestão. 

Na agricultura, por exemplo, Vilton destacou a utilização das máquinas do PAC 2 para a construção de cacimbas, barreiros, recuperação de estradas vicinais, e a parceria com o DNOCS e Exército para a perfuração de poços na zona rural. 

Os avanços na saúde também foram apresentados pelo gestor municipal, como a ampliação das equipes de PSF através do programa “Mais Médicos”, novas especialidades médicas na Policlínica, e a reforma de unidades básicas de saúde para melhor atender a população. 

“Garantimos o atendimento básico nos Postos, já os procedimentos de alta e média complexidade são de competência do Hospital Regional/Estado”, lembrou. 

Ainda na saúde, o prefeito anunciou a criação do NASF 2 e a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (uma na área do CSU e outra próxima à Matriz de São Francisco). 

A recuperação e conservação das escolas também foi uma das ações importantes realizadas pela gestão municipal em 2013, assim como a valorização dos professores com o reajuste salarial tão esperado. 

“Tivemos uma reunião com o SINTE esta semana para discutirmos várias demandas da categoria, e nosso trabalho é pautado na melhoria da qualidade do ensino de nossas crianças e jovens”, disse Vilton. 

Em parceria com o Estado através da CAERN, a prefeitura tem procurado auxiliar os serviços de saneamento no município, e nesta sexta-feira (21), durante audiência com a Governadora, Vilton irá solicitar um carro limpa fossa permanente para Currais Novos devido a grande demanda que o serviço exige no município. 

O prefeito falou aos ouvintes que até o próximo mês será aberto o processo licitatório para a compra de um limpa fossa. 

O modelo eficaz e de baixo custo da limpeza urbana também foi destacado pelo gestor, afirmando que a cidade está limpa, mas que precisa do apoio da população para que canteiros e ruas continuem limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário