sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Obras do Complexo Viário de Natal já ultrapassam os 50% de conclusão em ritmo satisfatório

Diferente das obras de construção do primeiro binário de Natal, entre as avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara e da padronização das calçadas, referente aos lotes 1 e 3 das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, que estão atrasadas, a obra de construção do Complexo Viário de Natal, que fica localizada no entorno do estádio Arena das Dunas, segue em um ritmo satisfatório. 

De acordo com o secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, a obra já está acima de 50% concluída e a expectativa é que no mês de março esse índice se aproxime dos 70%. 

Com isso, o secretário garante que a obra será entregue dentro do prazo, dia 31 de maio de 2014. A obra de construção do Complexo Viário de Natal está orçada em R$ 222 milhões e está sob a responsabilidade do consórcio formado pelas construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, que mantém 10 engenheiros e 485 operários trabalhando 24 horas. 

A principal obra desse lote é o viaduto estaiado, que vai do Posto 30 de setembro até as imediações do Pittsburg, próximo ao cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Lima e Silva, e deve ser a última estrutura concluída, em maio. 

O secretário Tomaz Neto afirma que o escoramento da estrutura já foi feito, com o levantamento do chamado pilar central – a principal estaca. 

As passarelas, uma entre as avenidas Jerônimo Câmara e Mor Gouveia, e a outra ao lado do Sebrae, já tiveram os trabalhos de fundação concluídos. A primeira estrutura, segundo o secretário, agora depende da conclusão do túnel a ser construído na Jerônimo Câmara. 

As obras nesta trincheira (túnel) ainda não foram iniciadas.A construção dos túneis da Rua Raimundo Chaves com a Avenida Prudente de Morais e o da Prudente com a Avenida Jerônimo Câmara tem a previsão de iniciar no início de março, já que construtora está aguardando a chegada das estacas para começar os serviços. 

No final de janeiro, foi iniciada a construção do viaduto simples que será erguido na marginal da BR-101, que terá cerca de 140 metros de extensão. 

As estacas laterais dos dois túneis na Avenida Lima e Silva com a Avenida Prudente de Morais já foram cravadas. Ele disse ainda que nos túneis da Avenida Romualdo Galvão com a Lima e Silva e da Prudente de Morais com a Capitão Mor Gouveia, foi iniciada a concretagem nos acessos e na parte final dos equipamentos. 

A fase de fundação de toda a estrutura do viaduto estaiado foi 100% concluída. No projeto estão previstas também a construção de duas passarelas, uma ligando as avenidas Jerônimo Câmara e Capitão-Mor Gouveia e a outra na lateral do prédio do Sebrae/RN. Os serviços de fundação das duas passarelas já começaram. 
JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário