terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Técnicos do “Balde Cheio” visitam produtores de Currais Novos e avaliam atividades

Desenvolvido pelo SEBRAE RN e Banco do Nordeste em diversos municípios do Rio Grande do Norte, o programa “Balde Cheio” desenvolve técnicas e leva conhecimento ao pequeno produtor rural que tem a pecuária leiteira como sustento. 

Em Currais Novos, o programa recebe grande apoio da Prefeitura Municipal desde 2013, que articula junto aos 15 produtores beneficiados, visitas técnicas e apoio para desenvolver as atividades. 

Durante toda a tarde desta segunda-feira (17), técnicos do programa e representantes do BNB, Sebrae e Prefeitura, visitaram alguns produtores na zona rural do município. 

As visitas contaram com a participação do coordenador da secretaria de agricultura, Joadi Silva; Vlademir Barbosa, zootecnista e técnico do programa; Acácio Brito (Sebrae); Thiago Costa, zootecnista; e Alesandro e Carminha (BNB). 

“O principal objetivo do programa é dar assistência técnica aos produtores, além de promover a troca de informações e capacitar os envolvidos no projeto”, disse Vlademir. 

No Sítio Marcação, a equipe visitou os produtores Marquinhos e José, que se disseram satisfeitos com a assistência recebida em quase um ano de participação no programa. 

“Temos recebido apoio dos técnicos e estamos satisfeitos com os resultados”, disse Marquinhos, que atualmente possui 8 vacas leiteiras e produção média de 11 litros/dia por animal. 

Acácio afirmou que a visita é importante para ouvir o produtor, anotar as reivindicações e buscar aperfeiçoar o programa. 

“Realizamos visitas mensais para acompanharmos o andamento do programa, e o SEBRAE aposta neste projeto que traz inúmeros benefícios aos produtores”, afirmou. 

O Balde Cheio é um programa que estimula a pecuária leiteira (bovinos e caprinos), e já conta com mais de R$480 mil investidos em pouco mais de dois anos no RN. 

Seu Duda, do sítio Boa Esperança, na região do Totoró, ingressou no programa no início deste ano e já comemora os resultados obtidos com o apoio técnico do programa. “Foi muito importante”, disse ele. 

O plantio de diversas espécies de palma e capim é um dos exemplos de apoio técnico dado pelo programa, que visa estimular alternativas que melhorem a ração oferecida aos animais. 

Um dos exemplos de sucesso do programa no município está no Quandú, onde o produtor Ediedson, o “Jô”, produz o leite e o processa, fabricando queijos, manteiga, entre outros derivados. 

Por dia, segundo Jô, são produzidos140/150 litros de leite. “Através do Programa obtive um bom êxito na produção leiteira, além de conseguir outros benefícios”, afirmou. 

O coordenador da SEMAAB afirmou que estas ações são importantes para a economia local e estimulam outros produtores à participarem do projeto. 

“O conhecimento técnico e os benefícios são importantes para fortalecer nossa zona rural”, disse Joadi. A equipe técnica continuará as visitas aos produtores beneficiados em Currais Novos e em outros municípios da região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário