quarta-feira, 19 de março de 2014

Bento XVI enviou carta com críticas a Francisco, segundo monsenhor,

O Papa Emérito Bento XVI escreveu quatro páginas de críticas e comentários sobre a entrevista em que o Papa Francisco repreende a obsessão da Igreja por “normas mesquinhas”. 

A revelação veio do monsenhor Georg Gaenswein, secretário pessoal de Bento XVI e prefeito da Casa Pontifícia, em entrevista à TV alemã ZDF. 

Ele garantiu que Francisco solicitou o ponto de vista do antecessor à respeito da entrevista, publicada em 16 jornais jesuítas pelo mundo no último mês de setembro e que deu o tom da agenda do atual Pontificado. 

Não está claro, contudo, se as sugestões de Bento VXI foram dadas a partir da versão final ou do rascunho da entrevista. A revelação é uma evidência de uma notável colaboração entre os dois papas, que mantêm contato por telefone, pessoalmente e por intermédio de recados através de Gaenswein. 

Ao canal alemão, Gaenswein contou que Francisco entregou a ele uma cópia da entrevista e pediu: “Leve ao Papa Bento. Veja que a primeira página depois do conteúdo está em branco. 

O Papa Bento XVI deverá escrever aqui todas as críticas que tiver após lê-la e me devolver”. Três dias depois, de acordo com o monsenhor, o Papa Emérito entregou uma carta com quatro páginas destinada a Francisco. 

— Ele fez suas tarefas. Leu a entrevista e, pela solicitação de seu sucessor, ofereceu algumas ideias e declarações a determinados comentários ou questões que acreditava poder ser desenvolvidos em outras ocasiões. Claro que não vou dizer nada mais, mas foi interessante — relatou. 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário