quarta-feira, 12 de março de 2014

Campanha contra o HPV divulga cronograma de vacinação nas escolas municipais durante esta semana

Iniciada na última segunda-feira (10) em todo o país a campanha nacional de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas e adolescentes com idades entre 11 e 13 anos. 

Em Currais Novos, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de 1.700 doses da vacina e espera imunizar 80% das jovens nessa faixa etária. 

A SEMSA já realizou a campanha na Escola Estadual Sílvio Bezerra de Melo, e até o final desta semana irá realizar intervenções em mais três instituições de acordo com o cronograma abaixo: 

Quarta-feira (12/03) Hoje: 14h – Escola Municipal “Ausônio Araújo” 

Quinta-feira (13/03) 14h- Lions Clube 

Sexta-feira (14/03) Manhã e tarde – Escola Municipal “Professor Humberto Gama – PHG”

Na próxima semana a campanha continuará com ações nas escolas estaduais e municipais, e dará início à vacinação em meninas das escolas privadas. 

O objetivo da campanha é prevenir o vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, e a escolha das meninas entre 11 e 13 anos como público alvo da vacinação se deve ao “período anterior à vida sexual”. 

Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de nove a 11 anos e, a partir de 2016, as de nove anos de idade. 

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário