quarta-feira, 19 de março de 2014

Currais Novos será polo de formação técnica do PROInfância para 13 municípios

Secretários de educação e coordenadores pedagógicos dos municípios potiguares participaram nesta segunda e terça-feira (17 e 18) em Natal, do encontro estadual do ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), onde foram discutidos vários temas como estrutura física e pedagógica das creches e escolas de educação infantil no Estado. 

Com o tema “Educação infantil de qualidade: um direito da criança”, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer políticas educacionais de inclusão e planejarem ações que visem a melhoria no ensino infantil. 

De Currais Novos, participaram do encontro a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, a coordenadora da SEMEC, Fábia Lira, a coordenadora da educação infantil municipal, Lucinaide Medeiros, e a subcoordenadora de ensino, Júlia Guimarães. 

Após o encontro, foram apresentados o cronograma de reuniões técnicas de formação do ProInfância nos municípios polo do estado. Currais Novos será base de formação para 13 municípios: Acari, Bodó, Campo Redondo, Caiçara do Rio do Vento, Cerro Corá, Cruzeta, Florânia, Jaçanã, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São Rafael, São Tomé e Tangará. As reuniões técnicas presenciais acontecerão em: 22 de abril, 22 de maio, 12 de junho e 29 de julho em local ainda a ser definido. 

RECURSOS 

A educação municipal vem conquistando grandes resultados desde o início de 2013 com os investimentos que a atual gestão vem realizando nas escolas, creches, além da valorização dos professores. 

Inúmeros projetos foram cadastrados no Ministério da Educação para a obtenção de recursos importantes para a manutenção das instituições, construção de escolas, creches, e compra de equipamentos. 

Na última semana, a Prefeitura através da SEMEC obteve o resgate de um recurso de 2012 no valor de R$212.186,04 mil para a manutenção das creches municipais, verba esta que será utilizada para a aquisição de equipamentos pedagógicos, estrutura das creches, entre outras ações. 

BIBLIOTECA 

Em visita a Currais Novos na última segunda-feira (17), a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, realizou a doação de 419 livros para a Biblioteca “Mosenhor Ausônio Araújo” da Escola Municipal “Profª Trindade Campelo”. 

Os livros são publicações da EDUFRN (editora da UFRN), e servirão como mais um incentivo à leitura e a pesquisa. A diretora da escola, Magna de Fátima, comemorou a doação e afirmou que a partir de maio, após o término do cadastro dos livros no sistema da biblioteca, a população poderá realizar o cadastro para empréstimo. 

“Temos 1.470 livros disponíveis para a comunidade, e é sempre uma grande alegria sermos contemplados com ações como estas”, disse Magna, que também ressaltou a importância do projeto realizado na biblioteca com recursos do BNB. 

Entre os títulos estão: “Coleção Câmara Cascudo: Memórias / O tempo e eu”, “Os Negros do Riacho - estratégias de sobrevivência e identidade social", "Nísia Floresta, vida e obra 2 edição revista", livros de poemas de Jorge Fernandes, além de diversas publicações sobre a história do RN e sociologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário