sexta-feira, 21 de março de 2014

Henrique adota campanha pela compra de tomógrafo para Hospital Infantil de Natal

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, visitou na tarde desta sexta-feira (21), em Natal, o Hospital Infantil Varela Santiago e adquiriu várias camisas da campanha que o estabelecimento vai lançar visando angariar recursos a serem aplicados na sua manutenção. 

Recepcionado pelo diretor do Hospital, médico Paulo Xavier e integrantes de sua equipe, Henrique ouviu palavras de reconhecimento pelo apoio que assegura à instituição. 

"Como deputado, Henrique já nos ajudava sempre que o procurávamos. E muito mais tem nos ajudado desde o primeiro momento em que chegou à presidência da Câmara dos Deputados", disse Paulo Xavier. 

O diretor Paulo Xavier disse ainda “A UTI neo-natal que inauguramos há uma semana" devemos à ajuda dele”. Segundo o diretor, no Nordeste brasileiro não existe uma UTI com o padrão de qualidade da do Hospital Infantil Varela Santiago. 

“No Brasil, se muito existir, são umas cinco iguais à nossa que, inclusive, está equipada com um respirador de alta frequência, com capacidade para atender recém-nascidos com peso de 500 gramas (meio quilo)”. doutor Paulo fez questão de lembrar: 

“Em mais de cem anos de história, nosso Hospital, que só atende a pacientes do SUS, só tinha recebido, do Ministério da Saúde, auditores. Nenhuma autoridade havia se interessado em conhecer o padrão de qualidade dos serviços que prestamos. Com Henrique na presidência da Câmara, tivemos a satisfação de receber a visita do secretário de Atenção à Saúde, dr. Helvécio Magalhães”. 

Essa visita foi decisiva para que fosse formalizada a parceria que resultou na construção e implantação da UTI neo-natal. “Agora, estamos em campanha para a compra de um tomógrafo”, lembrou. 

Na tarde desta sexta (21), Henrique pôde constatar que se trata, de fato, de uma UTI de primeiro mundo. Além das explicações de Paulo Xavier, o deputado ouviu também relatos da médica de plantão, Sra. Maria Luiza Barros. 

Durante a troca de informações do parlamentar com a equipe do hospital, o médico Paulo Xavier levantou um pleito que resolve o problema da compra do tão desejado e necessário tomógrafo: Já está no Ministério da Saúde um processo referente a uma emenda parlamentar do deputado Henrique Eduardo relativo à compra de equipamentos para uma lavanderia. 

A direção do hospital propôs uma mudança nos objetivos da emenda e o assunto será levado à consideração do Ministério da Saúde, com amplas chances do pleito ser acatado. Em vez da compra de equipamentos para uma lavanderia, a compra do tomógrafo. 

Outros processos, também relativos a emendas e totalizando quase dois milhões de reais que se encontravam emperrados por causa da burocracia, logo foram localizados e, depois de contatos com as repartições competentes, o deputado e o médico Paulo Xavier receberam garantias de que as devidas soluções serão concretizadas na próxima semana. 

Henrique saiu feliz da visita: “O trabalho do Dr. Paulo Xavier e de sua equipe me emociona. Aqui só se atende pacientes do SUS. É um trabalho dedicado e realizado como uma missão”. 

O parlamentar lembrou que como governador do Rio Grande do Norte, de 1961 a 1965, o seu pai, Aluízio Alves, sempre prestigiou a ação do Hospital Infantil. “Pra mim, então, é uma honra saber que, dentro das minhas possibilidades, também estou oferecendo a minha parcela de contribuição”. 

Henrique disse não ter dúvidas quanto à solução para a aquisição do tomógrafo, mas fez um apelo à sociedade potiguar para que, quem puder, não deixe de adquirir as camisas que passarão a ser vendidas. 

"Para uma instituição como o Hospital Infantil Varela Santiago, todo dinheiro que for doado será bem utilizado em favor das pessoas que mais precisam", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário