quinta-feira, 13 de março de 2014

Meninas aprovam campanha contra o HPV e afirmam que imunização é “importante pra saúde”

Olhares tímidos e apreensivos não escondiam a ansiedade de dezenas de garotas que aguardavam o momento de receberem a vacina contra o HPV na manhã desta quinta-feira (13), durante ação da campanha no “Instituto Vivaldo Pereira”. 

Numa sala adaptada para a ação, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Santa Maria Gorete imunizou 47 meninas, dentre elas Jaqueline Melo, de 11 anos, que não sabia da existência do papiloma vírus humano, principal responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero. 

“É importante pra nossa saúde porque estamos prevenindo um mal que afeta milhares de mulheres no mundo”, comentou a estudante, que incentivou algumas amigas a receberem a vacina. 

“A campanha é interessante para sabermos como nos prevenir contra a doença”, disse Maria Rizoneide, de 13 anos. As enfermeiras Gabriella Lima e Gabrielle Dias conduziram a ação no IVP com apoio de agentes de saúde do PSF e da estudante de enfermagem da UFRN, Jéssica Medeiros. 

Na tarde desta quarta-feira (12), a campanha realizou a imunização das adolescentes da Escola Municipal “Ausônio Araújo”. Em Currais Novos, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de 1.700 doses da vacina e espera imunizar 80% das jovens entre 11 e 13 anos. 

CAMPANHA HPV 

O objetivo da campanha é prevenir o vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, e a escolha das meninas entre 11 e 13 anos como público alvo da vacinação se deve ao “período anterior à vida sexual”. 

Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de nove a 11 anos e, a partir de 2016, as de nove anos de idade. 

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.





Nenhum comentário:

Postar um comentário