quinta-feira, 13 de março de 2014

Prefeitura implementa primeira Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME

Um importante avanço na saúde de Currais Novos foi implementado no final de fevereiro deste ano para melhor atender à população: a concepção da primeira “Relação Municipal de Medicamentos Essenciais” – REMUME, que tem como referência a relação nacional, que por sua vez contempla o acréscimo do número de medicamentos para o tratamento de doenças. 

De acordo com Marília Gabriela, farmacêutica responsável pela farmácia municipal, a REMUME currais-novense contém 117 medicamentos, sendo estes responsáveis para a melhoria na assistência farmacêutica municipal, servindo de subsídios para o uso racional de medicamentos, e consequentemente, da atenção à saúde da população currais-novense.

“Além destes 117 medicamentos, contamos com uma quantidade muito maior de medicamentos para atender à população”, disse Marília. 

A relação é formulada por um grupo multiprofissional e pode ser diferenciada para cada município. 

A REMUME municipal foi aprovada por unanimidade no último dia 13 de fevereiro pelo Conselho Municipal de Saúde, e estabelece novos parâmetros para as revisões futuras e favorece a continuidade do trabalho farmacêutico no município.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, “medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem as necessidades sanitárias da maioria da população e, devem estar disponíveis com regularidade, em quantidades adequadas e em dosagens e formas farmacêuticas apropriadas”. 

MEDICAMENTOS 

Os medicamentos de maior uso da população currais-novense segundo dados da Farmácia Municipal são os de pressão, antibióticos, antiflamatórios e para diabéticos, como também de controlados, que de acordo com Marília, “Currais Novos é a cidade da região da AMSO que possui a maior quantidade de medicação controlada”. 

Alguns medicamentos também podem ser adquiridos de forma gratuita ou a preço popular nas farmácias conveniadas com o Governo Federal através do programa “Aqui tem Farmácia Popular”. 

“Nosso trabalho é buscar atender à população da melhor maneira, e temos a preocupação em sempre dispor medicamentos que as pessoas necessitem”, afirmou a farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário