sábado, 8 de março de 2014

Urina na piscina pode comprometer sistema repiratório

Cientistas chineses alertam que o hábito nada higiênico de fazer xixi na piscina pode causar problemas de saúde, incluindo dificuldess respiratórias. 

Isto porque a urina misturada ao cloro faz com que processos químicos causem prejuízo ao corpo, segundo informações do site inglês Daily Mail. 

“Se os nadadores pararem de urinar nas piscinas, a qualidade da água e do ar melhoram muito independente dos outros tratamentos convencionais que a piscina recebe”, explica o cientista responsável pelo estudo, da China Agricultural University. 

Os cientintas analisaram amostras da água de diversas piscinas e, em contato com produtos químicos, mostravam quais tinham suor e urina. 

Aquelas que tinham ácido úrico reagiram de forma severa com o cloro usado na limpeza das águas, dando origem à moléculas de cloreto de cianogênio, composto que pode afetar pulmão, coração e sistema nervoso central, caso seja inalado. 

Estudos anteriores mostravam ainda ligação entre este composto químico ao comprometimento da função do pulmão em nadadores adultos, além de coceira nos olhos, coriza e perda de voz. 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário