sexta-feira, 4 de abril de 2014

Em Currais Novos, vice-reitora da UFRN agradece apoio da prefeitura na implantação do curso de Medicina

Em visita na manhã desta sexta-feira (04) a Currais Novos, a vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Fátima Ximenes, se reuniu com o prefeito Vilton Cunha para agradecer o apoio da gestão municipal à implantação do curso de Medicina no município, que também terá Caicó e Santa Cruz como polos de formação. 

O encontro também contou com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo; do pró-reitor adjunto de planejamento da UFRN, Jorge Dantas; e do vice-diretor do CERES UFRN, Professor Mário Lourenço. 

Sendo um dos maiores desafios da Universidade nos últimos anos, a implantação do curso de medicina no interior do Estado trará, segundo a vice-reitora, “um grande benefício para a região”. 

“Os alunos terão desde o primeiro semestre de aulas, trabalhos junto às comunidades destas cidades e de outras da região para identificarem os problemas locais e assim, conhecerem a realidade da saúde local e buscarem as soluções”, afirmou Fátima. 

A inserção dos 40 alunos (número de vagas desta primeira etapa de expansão do curso), nas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos municípios, trará grandes avanços na assistência à população. 

Na última semana, em Brasília, a UFRN participou de um seminário internacional sobre medicina e suas novas propostas de ensino, e contou com a participação de universidades da África do Sul, Austrália e Canadá, que optaram por uma nova metodologia de ensino médico, o mesmo que será implantado no interior do RN. 

Um dos pontos elogiados pelas universidades estrangeiras ao projeto da UFRN foi a definição de um “argumento de inclusão regional” para os alunos da rede pública e privada da região que escolherem o curso no processo seletivo. 

O prefeito Vilton Cunha agradeceu a parceria da UFRN e se comprometeu em dar suporte ao curso no município. “Conseguimos com o Ministério da Saúde recursos para a ampliação de 3 UBS, construção de mais 2, além de outros investimentos, e tudo isto pensando na melhoria dos serviços de saúde do nosso município, além de oferecer uma boa estrutura à estes alunos”, disse Vilton, que também apresentou a expansão das Equipes de Saúde da Família no município, e a chegada de novos médicos cubanos (7) e do PROVAB (2), como ações importantes para a atenção básica. 

A expectativa do governo federal com a expansão dos cursos de medicina no interior, principalmente nas regiões norte e nordeste, é aumentar a relação médico/habitante que ainda apresenta um baixo índice com relações às outras regiões do país. 

O plano de expansão do curso de medicina no Rio Grande do Norte também deverá contemplar a criação de cinco residências médicas que formará profissionais especialistas em diversas áreas da medicina, como Saúde da Família, obstetrícia, entre outros. 

Todos esses investimentos fazem parte do programa “Mais Médicos”, que visa ampliar a cobertura médica no país através da criação de novos cursos, residência, além da contratação de médicos estrangeiros, ampliação do PROVAB, entre outros programas. 

COMUNICAÇÃO E ENGENHARIA 

O prefeito Vilton Cunha aproveitou a visita de Fátima Ximenes para reiterar o compromisso e apoio de Currais Novos à implantação do curso de Comunicação Social no município. 

A vice-reitora afirmou que o “curso está previsto para Currais Novos e o plano já foi entregue ao Ministério da Educação”. Vilton também pediu o esforço da instituição para a criação do curso de Engenharia de Minas em Currais Novos. 

“Nossa região tem um grande potencial para profissionais qualificados nessa área, e o curso será importante para a formação dessa mão de obra”, comentou. 

O plano de expansão das universidades públicas no país tem como meta aumentar o número de jovens no ensino superior, de 14% para 33% até 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário