quarta-feira, 9 de abril de 2014

Henrique Alves anuncia votação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no dia 29 de abril

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quarta-feira (9) que o Plenário deve votar a proposta que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no dia 29 de abril. O anúncio foi feito durante comissão geral no Plenário da Câmara para discutir o projeto (PLP 221/12). 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, foi um dos debatedores. A proposta já foi aprovada por uma comissão especial e está pronta para a votação no Plenário. 

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA), e permite a inserção de quase 500 mil micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, no regime de tributação do Simples. 

O texto também prevê uma redução média de 40% na carga tributária do segmento e permite que empresas tenham um único número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no País e não mais um registro estadual e outro municipal como acontece atualmente. 

“Estamos buscando o aprimoramento de uma legislação que representou um dos maiores avanços para os agentes econômicos brasileiros. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa tornou efetivo, em muitos aspectos, o tratamento diferenciado aos pequenos empresários, em respeito ao artigo 179 da Constituição Federal, que se ampara no princípio da igualdade”, explicou o presidente da Câmara, assinalando que as mudanças propostas vão facilitar a atuação de pequenos empreendedores nacionais. 

Além do aumento do número de empresas beneficiadas pelo Simples, Henrique Alves citou entre as mudanças importantes previstas na proposta, a redução da burocracia e do tempo gasto pelos empresários para se inscrever ou dar baixa em registro nas juntas comerciais e órgãos da administração pública; e medidas para favorecer juridicamente microempreendedores individuais sempre que houver a possibilidade de aplicação de legislações distintas. 

“Nossa meta é deixar as condições de competição mais justas para os pequenos e microempresários”, afirmou o presidente da Câmara, ressaltando que essa seria a melhor contribuição que poderíamos deixar para a economia do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário