quarta-feira, 16 de abril de 2014

Henrique Alves apresenta potencialidades do Rio Grande do Norte ao Banco de Desenvolvimento da China

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) apresentou as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte em diversos eventos realizados durante sua visita oficial à China. 

Ele esteve reunido nesta quarta-feira (16) com executivos do Banco de Desenvolvimento da China e apresentou dados sobre produção econômica, logística e turismo. 

Na segunda-feira (14), ele já havia feito apresentação semelhante ao presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Zhang Dejiang, e ao secretário do Partido Comunista da China em Beijing, Guo Jinlong. 

No Banco chinês, ele explicou que o estado é o maior produtor brasileiro de energia eólica e deve alcançar neste ano uma capacidade instalada de 1.000 megawatts em 42 áreas de geração. Outras 40 estão em fase de construção, de acordo com os dados apresentados por Henrique Alves. 

Outro tema abordado pelo deputado foi o potencial do estado na área de energia solar, já que o Rio Grande do Norte tem uma forte incidência de sol durante todo o ano. 

O deputado Felipe Maia (DEM-RN) também participou da reunião. Na área de produção de petróleo, Henrique Alves informou que o Rio Grande do Norte concentra 21% dos poços em operação no Nordeste, e, embora tenha reduzido sua produção de barris em razão da exaustão de algumas áreas, tem aplicado novas tecnologias e estudado a abertura de novos poços para recuperar sua capacidade de exploração. 

Ele abordou também a exploração de gás natural e os investimentos que têm sido feitos para expandir a capacidade de produção do estado. Em relação à mineração, ele expôs dados sobre a produção de tungstênio e ferro, cujas reservas no Rio Grande do Norte estão entre as maiores do Brasil. 

Sobre a produção agrícola, Henrique Alves destacou a fruticultura irrigada, cujos resultados, apesar das deficiências no sistema de transporte, têm inserido o estado no mercado exportador de frutas. O deputado ainda mostrou dados sobre a atividade turística potiguar, que em 2012 foi responsável pela visita de 1,3 milhão de turistas domésticos e 45,2 mil estrangeiros. 

Sobre logística, Henrique Alves destacou que a inauguração do aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, prevista para maio, vai tornar o Rio Grande do Norte uma porta importante de entrada no continente sul-americano, já que é um dos pontos mais próximos da Europa no território brasileiro. 

Henrique Alves disse que o novo terminal vai ampliar a capacidade de carga e passageiros e deverá se tornar um dos principais hubs do País. 

Diante do exposto, o vice-presidente-executivo do Banco de Desenvolvimento da China, Zhao Xiaoyu, se mostrou interessado, especialmente pela proximidade entre Natal e Lisboa, em Portugal, e a possibilidade de a capital potiguar ser uma nova porta de entrada dos produtos chineses na Europa. 

Xiaoyu lembrou que o banco tem 18 projetos que somam 29,3 bilhões de dólares no Brasil e sugeriu a criação de um fórum permanente que identifique projetos de interesse do Rio Grande do Norte e da China, que poderiam ser executados por meio de parcerias público-privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário