terça-feira, 8 de abril de 2014

Missão da Câmara dos Deputados à China busca fortalecer intercâmbio com o Brasil

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, e uma comitiva de seis parlamentares viajam para a China no próximo dia 11 a convite do governo chinês. 

O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, esteve nesta terça-feira (8), na Câmara para apresentar a programação preparada para a comitiva brasileira e afirmou que a visita será um dos principais eventos da relação política entre os países neste ano, que simboliza o 40º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Brasil e China. 

“É muito importante essa visita, de mais alto nível, para fortalecer as relações políticas entre os dois países e intensificar seus entendimentos”, declarou Jinzhang. 

Ele lembrou que o presidente chinês também fará uma visita de Estado ao Brasil, durante o encontro dos chefes de Estado dos Brics – grupo de países emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – previsto para ocorrer em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho. 

Na ocasião, Xi Jinping também deverá visitar a Câmara dos Deputados. No encontro com o embaixador, Henrique Eduardo Alves destacou as parcerias que foram realizadas em diversas áreas entre os países nos últimos anos e acrescentou que espera aumentar a aproximação entre os parlamentos dos dois países com a visita. 

Em relação à visita do presidente Chinês, Alves ressaltou a importância de ele comparecer à Câmara para poder “mostrar não só às autoridades, mas a todo o povo brasileiro, representado pelos deputados, a importância da relação entre os dois países”. 

Durante sete dias na China, os parlamentares brasileiros se reunirão com o presidente da China, Xi Jinping; com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang; com o secretário do Partido Comunista da China em Pequim, Guo Jinlong; com o presidente da Assembleia Popular da Província de Shaanxi, Zhao Leji; e com o presidente da Assembleia Municipal de Xangai, Liu Yungeng. Também haverá reunião com o embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário