quinta-feira, 3 de abril de 2014

Unidades de Conservação de Caicó estão em análise técnica

Os açudes do Itans e do Bairro Recreio em Caicó estão sob análise técnica de pesquisadores e geógrafos para criação das Unidades de Conservação no Município. 

A informação foi repassada pelo Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Emanuel Sabino. No caso do bairro Recreio, a área será um Refúgio de Vida Silvestre (UC integral) e no Açude Itans uma possível Área de Proteção Ambiental (UC sustentável). 

“Unidades de Conservação são pontos ambientais específicos que alguns órgãos tendem a criar e que tem uma importância muito grande para o local e para a população. Dessa forma, o Ibama nos procurou em 2013, nos mostrou a proposta, e nós aceitamos. Com isso, passamos a montar a nossa equipe para que o trabalho fosse feito”, disse Emanuel Sabino. 

Após a análise técnica das UC e o parecer do Ibama, será feito um trabalho de educação ambiental com a população dos dois bairros. 

O passo seguinte é a criação de um conselho formado por pessoas da própria comunidade para a ajuda na conservação dos locais. 

“Depois da criação de uma Unidade de Conservação, deve ser feito um plano de manejo em dois anos. Esse plano serve, por exemplo, para podermos definir a questão de visitas aos locais, quem e como poderiam ser essas visitas. Para isso, também, precisamos da ajuda da população do local”, explicou Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário