quarta-feira, 28 de maio de 2014

Abertura do “novo” abatedouro acontecerá em breve e Prefeitura anuncia investimentos

Fechado por quatro anos sem motivos reais de não funcionamento, o “Novo” Abatedouro de Currais Novos, construído há pouco mais de 6 anos nas margens da BR 226, está próximo de ter suas operações iniciadas, conforme anunciou o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Daniel Gustavo, e o prefeito em exercício, João Gustavo, em entrevista ao programa “TV Cidade”/Sidys Tv a Cabo, na tarde desta quarta-feira (28). 

Após a exibição de imagens do abate de animais no município, que não é realizado no espaço do novo abatedouro, a Prefeitura esclareceu algumas dúvidas e boatos sobre o assunto. 

Divulgado por alguns anos como sendo o real motivo da interdição da obra, o “embargo” por órgãos fiscalizadores nunca ocorreu na obra, mas, a não solicitação da “licença de funcionamento” foi o que impediu o início das operações no local. 

Ao assumir a gestão municipal, o Prefeito Vilton Cunha e equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, buscaram solucionar as pendências para que o abatedouro pudesse entrar em funcionamento o quanto antes. 

De acordo com Daniel Gustavo, adequações foram indicadas pelo IDEMA e estas solicitações serão brevemente atendidas. Com projeto da EMATER, o “novo” abatedouro terá capacidade para abate de até 50 animais/dia, além de proporcionar melhor condicionamento dos produtos e com estrutura que atenda todas as exigências sanitárias. 

“Ficamos sem abatedouro por todos esses anos porque não se deu a continuidade das licenças, e nós tivemos que começar tudo do zero para colocarmos este espaço em funcionamento”, disse Daniel. 

Em visita ao local na última quarta-feira (21) a promotoria de justiça de Currais Novos, equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e o IDEMA, buscaram uma solução imediata para que o local tenha seu funcionamento o mais breve possível. 

Com a antecipação da abertura do abatedouro, a Prefeitura irá realizar a ampliação do espaço no decorrer do ano com os recursos já assegurados pelo Ministério da Agricultura no valor de R$742 mil. 

SAÚDE 

O prefeito em exercício também destacou o “Dia do Desafio”, realizado durante toda esta quarta-feira (28), como sendo um momento importante para a saúde e bem estar da população currais-novense. 

“Temos que acabar com o sedentarismo e buscarmos atividades físicas para melhorar nossa saúde”, disse João, que anunciou a aquisição de mais 02 academias populares que serão instaladas nos bairros Centro (no canteiro central da Av. Cel José Bezerra), e no Paizinho Maria (próximo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima). 

Com a inauguração da academia do Largo Jr Toscano (data a ser definida), e a aquisição de mais duas, a Prefeitura buscará recursos para a compra de mais uma unidade que será instalada no bairro Sílvio Bezerra. 

De acordo com João Gustavo, dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde apontam uma diminuição no consumo de remédios para a pressão arterial no município devido à prática de exercícios físicos ocasionados principalmente pela participação da população no projeto “Academia na Praça”, que conta com mais de 300 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário