sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Educandário Jesus Menino celebra 70 anos de serviços à educação de Currais Novos e região

Uma das mais tradicionais escolas do interior do Rio Grande do Norte, o Educandário Jesus Menino, celebra nesta sexta-feira (28), 70 anos de fundação, e para marcar a data, reuniu alunos, ex-alunos, comunidade escolar, ex-diretoras, clero, autoridades locais, e população currais-novense, para festejar a data. 

A missa em ação de graças pela data foi celebrada pelo Bispo de Campina Grande/PB, Dom Delson, e co-celebrada pelos padres Ivanoff, Welson Rodrigues, Stanley, Valdir e Enoque, e contou com a presença do Prefeito Vilton Cunha e primeira-dama Ana Maria Furtado (ex-aluna da instituição), e dos vereadores Odon Júnior (ex-aluno) e Dadá, do controlador do município, Hênio Othon (ex-aluno), da Secretária de Gabinete Civil, Luziane Guimarães (ex-aluna), e de irmãs da Congregação “Filhas do Amor Divino”. 

A diretora do EJM, Ir. Helena Guimarães agradeceu a presença de todos e emocionada, lembrou que este era um momento “histórico e de amor”. 

No final da celebração, comendas comemorativas à data foram entregues a religiosas, padres, e ao prefeito Vilton Cunha. Fundado em 1944 pelo Monsenhor Paulo Herôncio, o Educandário Jesus Menino de Currais Novos se firmou no tempo como uma das instituições de ensino mais respeitadas da região e formou milhares de alunos ao longo destas sete décadas.



Programação Completa do Carnaval Cultural e de clube de Currais Novos

Os tradicionais festejos carnavalescos estão ressurgindo em Currais Novos com a iniciativa de produtores culturais, artistas, e empresários locais. 

Nesta sexta-feira (28), a partir das 22h, será dado o ponta pé inicial para o Carnaval na terra da scheelita com baile no Aero Clube com Orquestra de Frevo e Dj Nalkerson. 

Mas, a programação será bastante diversificada até a próxima terça-feira (04), com diversas atrações e arrastões pelas ruas da cidade. 

Confira a programação completa do Carnaval de Currais Novos: 

Sexta-feira (28/02) 

22h - baile no Aero Clube com Orquestra de Frevo e Dj Nalkerson 

Sábado (01/03) 

16h30 - Saída do Arrastão do Boi pelas ruas do centro da cidade próximo ao Mercado Público. 

20h - show no palco do Largo do Tungstênio com Dodora Cardoso e Banda. 

23h – Currais Folia no Espaço Du Rei com Swing Novo e Os Mimosos 

Domingo (02/03) 

16h30 - Arrastão pelas ruas do centro da cidade. Saída próximo ao Mercado Público. 

20h - Show no palco do Largo do Tungstênio com Dodora Cardoso e Banda. 

23h - Currais Folia no Espaço Du Rei com Styllo de Luxo e Batuka Moleque 

Segunda-feira (03/03) 

16h30 - Arrastão do contrário com saída próximo ao Mercado Público. 

20h - Show no Largo Tungstênio com Jonas Linhares 

23h - Currais Folia no Espaço Du Rei com Swing Novo e Dedé do Forró Elétrico 

Terça-feira (04/03) 

16h30 - Arrastão com saída próximo ao Mercado Público 

20h - Show no palco do Largo do Tungstênio com Khrystal e Banda. 

23h - Currais Folia no Espaço Du Rei com Amaraté e Impressão Digital


TERÁ INÍCIO HOJE EM PARELHAS, O CARNAVAL “ME APAIXONEI”

Terá inicio nesta Sexta-feira (28), o Carnaval de Parelhas, que promete ser um dos maiores do RN e que acontecerá nas principais ruas da cidade, reunindo foliões de todas as idades, ao som da Banda Feras, em cima do Trio percorrendo o corredor da folia, e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretária do Turismo, da Cultura e do Esporte. 

De acordo com o Empresário e um dos responsáveis pelo evento Adônis Antônio, o Carnaval que tem como tema "Me Apaixonei" em seu primeiro ano supriu as expectativas dos organizadores, uma vez que os foliões compraram o seu abadá, e optaram por um carnaval seguro, além da animação do Trio Elétrico, a segurança do cordão de isolamento, e a tradicional passagem pelo corredor da folia, e este ano o diferencial será o Palco que será montado na Arena Folia, onde além do Corredor da Folia, fará com que o carnaval “Me Apaixonei” se torne um dos maiores do Estado. 

Nos demais dias de Carnaval, a animação ficará por conta das seguintes atrações: Batuka Moleque; Lane Cardoso; Renato Marinho; Os Mimosos; Iggor Dantas; Aryaxé; Marquinhos Carreira; Yegor Bandolero; Fofô Chicleteiro e Giullian Monte e Deixe de Brincadeira. 

No Povoado Santo Antônio, os foliões se divertirão a partir deste Sábado (01), com as seguintes atrações: Cleyton Pinheiro e Banda; Forró do Penerado; Parcélio e Paulinho & D’estilos; Banda Mistura de Cor e Adelange e Batuka Moleque.

Carnaval Legal de Extremoz continua neste sábado em Pitangui e Jenipabu

Foliões terão uma ampla programação neste sábado de Momo, 1º de março, em Pitangui e Jenipabu. A partir das 16h a festa começa em Pitangui com o bloco “Arrastão do Mama Aqui”, seguidos do “Arrastão do Pyçandu”, “Banda Pisada de Rico”, tocando Axé e Carnaval das antigas e findado com a “Banda Tsunamy”, com muito frevo e marchinhas dos velhos carnavais. 

Em Jenipabu, das 18h às 22h, quem dá o tom da alegria é o Arrastão do Bloco Jenipabu Folia, com um mini Trio, carregando centenas de pessoas pelas ruas daquela praia. 

Os foliões de Extremoz, turistas e veranistas estão tendo a oportunidade de desfrutar das festas carnavalescas em vários polos, até a quarta-feira de cinzas, com o Carnaval dos Balseiros em Barra do Rio.  



Em parceria com Prefeituras, IFRN Currais Novos forma mais de 300 alunos do PRONATEC e “Mulheres Mil”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Campus Currais Novos entregou na noite desta quinta-feira (27), certificados à mais de 300 alunos formados pelo PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. 

O Coral “Vozes do Seridó” abriu oficialmente a solenidade de formatura que aconteceu no campus local com a participação dos prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos) e Izaías Cabral (Acari), secretários de Assistência Social de sete municípios circunvizinhos a Currais Novos, do diretor do IFRN Campus CN, Rady Dias, além de professores e coordenadores do PRONATEC no instituto. 

Em 2013, cerca de 360 alunos dos municípios de Currais Novos, Acari, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá, Tenente Laurentino, Carnaúba dos Dantas e Bodó, tiveram a oportunidade de se qualificarem em oito dos cursos oferecidos pelo programa. Em seu discurso, Vilton afirmou que é necessário investimentos na educação para o desenvolvimento da sociedade, e disse que para tudo se necessita de “qualificação e habilidade”. 

Um dos alunos formados, Paulo Alves Lula, lembrou que a “caminhada não foi fácil para conquistar o certificado”, mas que todos são considerados vitoriosos por participarem do programa. 

O diretor do PRONATEC no IFRN local, Danilo Gomes, comentou sobre as mudanças significativas que o instituto trouxe para a região. 

“Existe um Seridó antes e depois deste Instituto”, afirmou. A parceria com as prefeituras, segundo o diretor Rady Dias, foi de fundamental importância para o êxito do programa na região. “Valorizem o curso que estão fazendo, se qualificando, pois será importante para o futuro de vocês”, comentou o diretor. 

O secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, e o coordenador do PRONATEC na Prefeitura Municipal, Gérson Júnior, também prestigiaram a solenidade.




Alegria marca desfile do psifolia nesta quinta em Caicó

A alegria tomou conta dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Caicó e da região do Seridó. Foi com esse espírito que o bloco psifolia, puxado pela Orquestra do Ala-ursa, saiu pelas ruas em mais um dia de Carnaval. 

Os usuários e seus familiares contaram com o apoio e estrutura da Secretaria Municipal de Saúde do Município. 

“Já é um bloco carnavalesco com tradição na cidade de Caicó e, logicamente, a Secretaria esta dando total apoio. A equipe do Caps e de saúde mental está de parabéns pela organização dos usuários e de seus familiares”, ressaltou Galvão Freire, Secretário Municipal de Saúde. 

Para ele, a importância da convivência em sociedade. “Principalmente a ideia de inclusão social, ou seja, sentir-se igual em meio a tantas diferenças. A gente faz com que essas pessoas sintam-se o que realmente elas são: iguais. São pessoas maravilhosas e tem o direito de brincar e estão mostrando toda a sua alegria”, ressaltou. 

De acordo com Francirene Soares, coordenadora de saúde mental do Município, “Foi um momento maravilhoso, mais um psifolia que fica marcado para todos nós, principalmente para os usuários e seus familiares. O mérito vai para todos que ajudaram na realização e esperamos que, no próximo ano, toda essa alegria possa se repetir”, finalizou.





TUDO PRONTO PARA O MAIOR CARNAVAL RURAL DO BRASIL

O Povoado Santo Antônio da Cobra, em Parelhas, nunca teve a preocupação de ser um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte, muito menos do Brasil. 

Mas a folia que reúne famílias de vários lugares do país tem uma fama difícil de ser batida: é o “Maior Carnaval Rural do Brasil”. 

A afirmação é confirmada por qualquer pessoa que passa pelo lugar, durante o período carnavalesco. “Carnavais muito maiores do que este você encontra facilmente. 

Mas eu nunca ouvi falar que existe um carnaval dessa proporção em uma zona rural”, afirma o Prefeito Francisco Medeiros. 

A festa é procurada, principalmente, pelas pessoas que buscam brincar a folia com segurança e sem preocupação com violência. 

Durante os quatro dias carnavalescos, circulam no povoado mais de 10 mil pessoas e, até hoje, nunca houve nenhum tipo de ocorrência policial envolvendo furtos, assaltos ou tentativas de homicídio. 

O carnaval também acontece na sede do município, onde em seu segundo ano, acontece o Carnaval “Me Apaixonei”, iniciativa do empresário Adônis Antônio e que conta com a parceria da Prefeitura Municipal em seu segundo ano.

Prefeitura de Extremoz abre Carnaval Legal com Baile de Mascaras do CRAS

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social e através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou nesta quinta-feira, 27, o Baile de Máscara dos grupos assistidos pelo Centro de Referência, entre eles, idosos, gestantes e mulheres. 

O evento ocorreu no auditório da secretaria das 15h às 17h30. A programação do baile contou com dinâmicas de grupos, realizadas pelas assistentes sociais e psicólogas do CRAS e com a coroação do Rei do Grupo de Idosos e Rainhas dos grupos idosos, gestantes e mulheres. 

A coroação e entrega da faixa foi realizada pela secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Renata Rêgo. 

O ápice do Carnaval dos grupos foi o cortejo do bloco, conduzido pela Orquestra de Frevo Só Folia da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru por todo o Complexo Urbanístico Francisco Rêgo. 

Os participantes foram fantasiados e esbanjando muita alegria. O desfile contou com todas as rainhas e com o rei dos idosos. 

Tradição

De acordo com a secretária de Assistência Social esse baile já virou tradição. "E é assim que abrimos o carnaval legal 2014 da Prefeitura de Extremoz, esbanjando muita alegria e amor ao próximo, cuidando dos mais esquecidos", enfatizou a primeira dama, Renata Rêgo. 

"Esse baile é muito importante, resgata nossa autoestima e nos afasta da depressão", enfatizou a Rainha do baile do grupo de mulheres, Janeide Silva.


Baile e Orquestra de Frevo abrem oficialmente o Carnaval de Currais Novos nesta sexta, no Aero Clube

Artistas e produtores culturais de Currais Novos programam para as 22h desta sexta-feira, no Aero Clube, a abertura oficial do “Carnaval Cultural” no município, que terá o “Arrastão do Boi” como movimento central dos festejos. 

A Prefeitura Municipal de Currais Novos é parceria do evento dando suporte à estrutura, limpeza urbana, e ações preventivas de saúde durante toda a programação. 

Nesta sexta, às 22h, Orquestra de Frevo com marchinhas tradicionais e composições de artistas locais, além do Dj Nalkerson, animam os foliões no Aero Clube. 

Confira a programação do “Carnaval Cultural” de Currais Novos: 

Sexta-feira (28): Às 22h, baile no Aero Clube com Orquestra de Frevo e Dj Nalkerson. 

Sábado (01): Arrastão pelas ruas do centro da cidade. Saída às 16h30 próximo ao Mercado Público. Às 20h, show no palco do Largo do Tungstênio com Dodora Cardoso e Banda. 

Domingo (02): Arrastão pelas ruas do centro da cidade. Saída às 16h30 próximo ao Mercado Público. Às 20h, show no palco do Largo do Tungstênio com Dodora Cardoso e Banda. 

Segunda-feira (03): Arrastão do contrário a partir de 16h30 com saída próximo ao Mercado Público. Às 20h, show no Largo Tungstênio com Jonas Linhares 

Terça-feira (04): Arrastão com saída próximo ao Mercado Público às 16h30. Às 20h, show no palco do Largo do Tungstênio com Khrystal e Banda.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA IV JORNADA AMPLIADA DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA ESPECIAL

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação realiza nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2014, a IV Jornada Ampliada da Rede de Proteção Social Básica Especial, que acontece no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ao lado do prédio da Secretaria de Assistência Social e da Habitação. 

O tema da jornada é “Assistência Social. Acolher é nossa Missão” e tem por objetivo acolher pessoas e colaboradores para que estas alcancem melhores patamares de vivência social, o que requer um constante feedback de ações. 

Participaram das discussões, o Secretário de Assistência Social e da Habitação Alexandre Carlo de Medeiros Dantas, ao lado de profissionais da Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais segmentos da Secretaria de Assistência Social e da Habitação.

FRIBOI DO REI


Neymar processa suposta pivô de separação de Bruna Marquezine

Laryssa Souza de Oliveira, suposta pivô da separação de Neymar e Bruna Marquezine, recebeu nessa quarta-feira (26) a notificação de que está sendo processada por crime contra a honra do jogador.

A modelo, que se envolveu em uma polêmica após ter sua viagem a Barcelona custeada pelo craque, desagradou o atacante com suas declarações sobre a intimidade do ex-casal.

Entre as afirmações de Laryssa está a de que já se encontrou com o jogador mais de uma vez. "Já estive com ele inúmeras vezes, não foi a primeira”, disse ela à Rede TV!. 
IG

Maradona aposta no Brasil para Copa de 2014

Diego Maradona aposta no Brasil como favorito à Copa do Mundo deste ano. “Quando os jogadores brasileiros têm a concentração justa, creio que são imbatíveis”, declarou. 

Campeão do mundo em 86, “El Pibe de Oro” também disse acreditar na Argentina, “porque Messi está em seu melhor momento”.Maradona também mostrou apreço pelo futebol de Neymar. 

“É o homem que deve ser marcado e admirado. Devem cuidá-lo, é fundamental que flua o futebol que ele gosta”, disse o ex-jogador quando estava em Dubai, no último sábado, acompanhando um evento de corrida de bicicletas. 
Yahoo

Camisa dois do Flamengo para a temporada 2014 vaza na internet

Prestes a ser lançado, o modelo da camisa dois do Flamengo para a temporada 2014 foi divulgado na internet pelo site Footheadlines. 

Na última quarta-feira, o Twitter rubro-negro, já havia divulgado o primeiro pedaço do novo uniforme, assim como fez antes do lançamento das anteriores. 

Uma mudança perceptível na possível camisa é a volta do distintivo do clube, no lugar do “CRF”. Outra alteração é no escudo, que será estampado, e não bordado como nos modelos anteriores. 

“O Carnaval vem trazer o novo manto do Mengão”, informou a Adidas, fazendo alusão ao uniforme que terá o nome de Carnaval Flamengo 2014.

O lançamento oficial está programado até início de março. Os novos modelos foram aprovados pelo Conselho Deliberativo do clube no fim de outubro de 2013. 

A camisa branca, inicialmente, teria uma listra rosa, que foi prontamente reprovada pelos conselheiros. Outra mudança foi no modelo tradicional, em que listras douradas não agradaram o dirigentes rubro-negros. 

O lançamento da camisa 1, contudo, está programado para maio. De acordo com levmantamento feito pelo portal espanho “El Gol Digital” o Flamengo é o time que mais vende camisas na América do Sul entre os dez que apresentam maior faturamento com comercialização de materiais esportivos. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o time rubro-negro arrecada cerca de R$ 15 milhões com as vendas. 
Terra

Dia do Fico: Hernane vira Dom Pedro I em montagem na internet

Após a vitória sobre o Emelec, do Equador, pela Libertadores, a torcida do Flamengo começou a quinta-feira ainda em festa. 

Mas por um outro motivo. A permanência de Hernane no Flamengo. O clube não aceitou negociar o atacante com o Shangai Shenhua, da China, e os rubro-negros já comemoram na internet. 

O Brocador foi comparado a Dom Pedro I no episódio que ficou conhecido como “Dia do Fico” na história da independência do Brasil. 

Na imagem que circula nas redes sociais, ainda aparecem Felipe, Elano, Léo Moura e Jayme de Almeida.A data ocorreu em 9 de janeiro de 1822. 

Dom Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens para que deixasse imediatamente o Brasil das Cortes Portuguesas, preocupadas com os movimentos que ocorriam em direção à emancipação política. 

Os liberais do Partido Brasileiro recolheram milhares de assinaturas exigindo a permanência de D. Pedro I, que declarou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. 
G1

Wagner Moura será protagonista em série de José Padilha

Wagner Moura, 37, foi escolhido por José Padilha, 46, para ser o protagonista da série "Narco", que será exibida no Netflix. 

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", ele interpretará Pablo Escobar, chefe do cartel colombiano que se tornou um dos homens mais ricos do mundo com o tráfico de cocaína.

José Padilha será o diretor da série, que tem 13 episódios encomendados para a primeira temporada. A história terá falas em inglês e em espanhol. Além de "Narco", José Padilha está cheio de projetos em desenvolvimento. 

Ele deve dirigir um segmento do filme "Rio, Eu Te Amo", uma ficção científica para a Warner Bros., um filme sobre a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e um documentário sobre manifestações no estilo de "Ônibus 174". 
Yahoo

Smartphone com tela curva da LG chega ao Brasil em março

O G Flex, celular com tela curva fabricado pela LG, chega ao Brasil na segunda semana de março. A venda do produto começará nas lojas próprias da LG e, nas semanas seguintes, será estendida a sites de comércio eletrônico e lojas. 

O smartphone será vendido por R$ 2.699. O G Flex tem tela OLED curva de 6 polegadas e processador Snapdragon 800 de 2,2 GHz e quatro núcleos.

A câmera tem 13 megapixels e flash LED. Como ocorre nos aparelhos da linha G Pro, o G Flex tem botões liga/desliga e de volume na parte traseira. 

Uma tecnologia da LG incluída no aparelho é a Knock On, que ativa o aparelho com dois toques rápidos na tela. Segundo a LG, o formato curvo no eixo vertical melhora a ergonomia do aparelho. 

A empresa argumenta que a curva melhora a experiência do usuário ao ver vídeos e também traz benefícios para o áudio, uma vez que microfone e alto-falantes ficam mais próximos da boca e do ouvido. 
IG

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Plano operacional de segurança para o Carnaval e Cactus é discutido pelo GGIM

Membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram na tarde desta quarta-feira (26) na Prefeitura Municipal de Currais Novos, para discutir o plano operacional de segurança que será adotado durante os festejos carnavalescos e o Cactus Moto Fest. 

De acordo com Walter Antero, secretário executivo do GGIM, a reunião teve como principal meta estabelecer ações efetivas de segurança para atuar nessas festividades e assim estabelecer um clima de tranquilidade durante os dias de festa. 

A reunião contou com a participação do prefeito Vilton Cunha, da promotora Dra Mariana Barbalho, Tenente Cirne (Polícia Rodoviária Estadual), Antônio Pinto (Delegado da Polícia Civil), Tenente Nascimento (Sub comandante da Polícia Militar), Albani Santos (Polícia de Trânsito), Joadi Silva (Coordenador da Defesa Civil Municipal), Francisca Felipe, “Loura” (CDL), Agostinho (Coordenador dos Agentes de Proteção), Helder Jamerson (Presidente do Conselho Tutelar), Adaildo Santos (Comandante da Companhia de Prevenção às Drogas e PROERD), José Maria Rodrigues (OAB), e Bernardo Moreira (Cactus). 

Durante o encontro foi apresentado a proposta de uma campanha permanente de combate às drogas e a melhoria na segurança pública denominada de “Prevenção bate à porta”. 

O próximo encontro dos membros do GGIM deverá contar com a participação do comando da Polícia Ambiental.

Empresa está concluindo serviços de recuperação do asfalto da Avenida Seridó

Responsável pela obra de saneamento básico de Caicó, a Construtora Cristal iniciou nesta quinta-feira (27) os serviços de recuperação do asfalto da Avenida Seridó, trecho que compreende o percurso oficial dos blocos. 

No inicio desta semana o prefeito Roberto Germano já tinha entrado em contato com os responsáveis da empresa, e a própria CAERN, já que a obra e de responsabilidade do Governo do Estado, para fazer os reparos com urgência. 

“Lamento que a empresa tenha deixado para resolver isso de ultima hora, como se não soubesse que estamos em pleno carnaval, e um dos maiores do Nordeste”, disse o prefeito, que fez questão de acompanhar os serviços ao lado do secretario de Infraestrutura, Jose Teixeira, nesta quinta-feira.

Prefeito de Acari e equipe se reúnem com a Funasa.

Mais um passo é dado para o início do Plano de Saneamento Básico do município de Acari. 

Na tarde dessa quinta-feira (27), o prefeito Isaias Cabral e equipe da administração municipal, estiveram reunidos com Manuel Francisco e Ana Tereza, ambos do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT), FUNASA, para discutirem informações importantes sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que é o instrumento definido pela Lei Nº 11.445/2007(marco regulatório do Saneamento) para definir o planejamento que deve ser elaborado pelos municípios, para o período de 20 anos. 

As ações compreendem água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, incluindo as prioridades de investimento, objetivos e metas de cada cidade. 

O próximo passo do município será a criação de um Comitê Supervisor, este formalizado através de um decreto do prefeito municipal. 

O Comitê Supervisor terá a função de supervisionar o Comitê Executivo (empresa ganhadora da licitação). Acari, juntamente com oito municípios se encontram em situação privilegiada, pois já viabilizaram recursos para o desenvolvimento do projeto, que totalizam R$ 1.352.000,00 (um milhão, trezentos e cinquenta e dois mil reais). No dia 06 de abril de 2013, 40% desse valor já foi liberado.

Prefeitura estará fechada nesta sexta-feira, 28, para serviços internos

A sede da Prefeitura Municipal de Currais Novos - “Palácio Raul Macedo”-, estará fechada durante toda esta sexta-feira (28) para serviços internos, incluindo a dedetização do prédio, onde parte de sua estrutura é de madeira. 

Os serviços deverão acontecer durante todo o final de semana. 

O Gabinete Civil da Prefeitura informa que o atendimento às demandas, processos e trâmites das secretarias acontecerá na Secretaria Municipal de Administração (anexo da Rodoviária) até as 13h.

PROFISSIONAIS DO IFRN VISITAM AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO CAMPUS EM PARELHAS

Na manhã desta Quinta-feira (27), o Diretor de Engenharia do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte -, Josué Martins esteve ao lado de outros engenheiros visitando as obras de construção do IFRN/Parelhas ao lado dos vereadores Frank Kléber e Messias Medeiros. 

Os profissionais do IFRN conversaram com o responsável pela construção e reiterou o compromisso de entregar a obra aos munícipes até o mês de Setembro, com grandes expectativas de que no inicio de 2015 as aulas já estejam iniciando, beneficiando aos moradores de Parelhas, Santana do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Equador, Jardim do Seridó, Acarí e parte da Paraíba. 

O IFRN oferecerá Cursos Técnicos, a Distância e Cursos Superior Presencial. Com esse novo modelo implantado pelos IFRN'S Parelhas ganhará não só o IFRN, mas a tão sonhada Universidade. 

Uma nova visita acontecerá na primeira quinzena do mês de Abril, onde os profissionais do IFRN seguem uma agenda de visitas aos Institutos que estão sendo construídos no Brasil e que beneficiará milhares de estudantes, que sonham com a formação técnica e superior.

Técnicos do MS visitam prédio abandonado onde deveria funcionar Hospital de Campo Redondo e obra poderá recomeçar

O município de Campo Redondo recebeu uma equipe do Ministério da Saúde. 

Os técnicos do Fundo Nacional de Saúde estiveram fazendo uma vistoria nas obras inacabadas da Unidade Mista, mais conhecida como hospital municipal. 

“O objetivo da visita foi para ver ‘in loco’ como está a real situação do prédio. Desta maneira poderemos tentar buscar recursos para recomeçar e concluir a obra”, contou o prefeito Alessandru Alves. 

A equipe de engenharia veio à cidade atendendo um apelo do prefeito. 

Numa recente viagem a capital federal, Alessandru, conseguiu a liberação do espaço numa articulação junto ao Ministério da Saúde. Localizado no Conjunto Campo Belo, o local deveria funcionar um hospital, mas na época da sua construção a obra foi embargada e estava abandonado há vários anos.

Prefeitura substitui antiga Câmara Fria para melhor atender Mercado Municipal

Atendendo uma antiga reivindicação dos comerciantes e marchantes que trabalham no Mercado Municipal “Nerival Araújo”, a Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMAAB), está realizando a substituição de uma das câmaras frias do Mercado, ação esta que trará melhores condições de armazenamento de carnes no local. 

Técnicos de uma empresa de refrigeração estiveram durante toda a manhã desta quinta-feira (27) instalando o novo equipamento que deverá estar pronto para utilização até o final desta semana. 

De acordo com Joadi Silva, coordenador da SEMAAB, a nova Câmara é um esforço da gestão municipal em organizar e prestar melhores serviços à população que se utiliza daquele espaço. 

“Iniciamos nos últimos dias uma reforma deste espaço, com a pintura sintética e restauração da Câmara, que proporcionará melhor condicionamento dos produtos”, disse. 

A nova Câmara terá potencialidade de resfriamento de até 5ºC ou um pouco menor dependendo da utilização do espaço.

PREFEITURA DE PARELHAS DISCUTE JUNTO A FUNASA PLANO PLURIANUAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Discutir o Plano Plurianual de Saneamento Básico. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu na manhã desta Quinta-feira (27), na Sede da Secretaria Municipal de Educação do município de Parelhas, entre a equipe da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, servidores da Prefeitura Municipal e parte dos vereadores. 

Os profissionais da FUNASA, Manuel Francisco dos Santos e Ana Tereza Barreto Torres, repassaram aos membros do Comitê de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico municipal, informações sobre a Lei Nº 11.445 e o Assessoramento Técnico iniciado pelo NICT. 

Participaram da reunião, os secretários Gildete Maria (Gabinete Civil), Ildelita Roque (Educação), José de Oliveira e Silva Filho (Assessor de Projetos e Convênios) e Flaber Ricardo Alves Santos (Controlador Geral do Município), e os vereadores Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara), Frank Kléber, Francisco Genidson e Antônio Januário Neto.

Bloco Psifolia anima os foliões nesta quinta em Caicó

Nesta quinta-feira (27/02) o Carnaval de Caicó tem a animação dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, o Caps, através do Bloco Psifolia. 

O Bloco é arrastado pela orquestra de frevo do Bloco do Magão e vai contar com a participação dos usuários de várias cidades da região do Seridó. 

A previsão para a saída do bloco é 17h30. “O Psifolia é um dos maiores eventos inclusivos da cidade de Caicó. 

Esse bloco está completando em 2014 11 anos, ou seja, desde 2003 que estamos nas ruas ao lado de toda comunidade. As pessoas podem ver que o usuário de saúde mental é um cidadão normal igual a todos”, disse Francirene Soares, coordenadora de saúde mental em Caicó. 

Para ela, os maiores benefícios são a autoestima e a inclusão social. “O nosso objetivo principal dentro Caps é acabar com esse estigma que existe com relação a saúde mental, de que as pessoas que tem um sofrimento psíquico não podem conviver em sociedade. Queremos mostrar para a sociedade que isso não há necessidade”, afirmou.

Carnaval de Extremoz começa nesta sexta-feira, 28, em Contendas e Pitangui

A programação do Carnaval Legal 2014 de Extremoz começa nesta sexta-feira, 28, às 20h em Contendas e Pitangui. 

Em Contendas o início da folia será comandado pela Orquestra de Frevos “Só Folia”, formada pelos músicos da Banda de Música de Extremoz. 

Após a abertura do evento, às 21h haverá o Baile dos Papangus de Contenda, com folia de rua e a presença do prefeito da cidade, Klauss Rêgo, especialmente convidado para ser o padrinho da festa, que se prolonga até às 00h do sábado. 

Em Pitangui quem dá o tom pelas ruas daquela praia será o Bloco As Cachaceiras, que vão levar alegria, frevo e samba no pé pelas ruas da região, prometendo muita animação e descontração.

DETRAN/RN NOMEIA APROVADOS EM CONCURSO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN divulgou no Diário Oficial do Estado de hoje (27) a nomeação de 55 aprovados no concurso público realizado pela Instituição em 2010 e homologado no ano de 2012. 

Com o ato, a quantidade de nomeações chega a 416, enquanto que a quantidade de vagas inicialmente oferecidas no concurso era de 285. 

Os aprovados têm agora 30 dias para tomar posse e mais 30 dias para entrar em exercício. O Detran/RN disponibilizou em seu site a lista com os documentos necessários para apresentação. 

Na mesma edição do Diário Oficial, há a lista com 57 vacâncias, provenientes do não comparecimento, pedido de reclassificação ou renúncia de nomeados nas quatro chamadas anteriores. 

O concurso aconteceu em 2010 para o provimento aos cargos de Assessor Técnico, Assistente Técnico, Eletricista, Programador, Vistoriador, Emplacador e Analista de Suporte. 

Anteriormente, o último processo seletivo público para preenchimento de cargos de provimento efetivo no Detran/RN aconteceu em 1977.

Prefeitura esclarece responsabilidades sobre serviços de esgoto em Currais Novos

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU) informa à população que os serviços de coleta e tratamento de esgotos neste município são de responsabilidade do órgão estadual CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. 

Como parceira dos órgãos estaduais e federais, a Prefeitura presta apoio a quaisquer ações realizadas por estas entidades, e com relação à CAERN, busca contribuir para uma melhor prestação dos serviços à população, solicitando carros de limpa fossa e hidro jato, entre outros mecanismos que tragam soluções para os problemas enfrentados. 

Nesta semana, por solicitação da Prefeitura/SEMOSU, a CAERN iniciou os serviços de desobstrução dos esgotos nas ruas Monsenhor Paulo Herôncio, Paraíba e Francisquinho Mateus, buscando solucionar os transtornos causados pelo entupimento na rede de coleta. 

Alguns cuidados devem ser tomados pela população para amenizar os entupimentos na rede de esgoto, principalmente evitar o acúmulo de lixo na tubulação. 

Descarte de alimentos na pia da cozinha, papel higiênico, absorventes e preservativos no vaso sanitário, são alguns dos exemplos de resíduos que podem causar danos no encanamento. 

Em 2013, a Prefeitura realizou diversas ações em benefício do saneamento básico do município, contribuindo assim com as ações da CAERN. 

Foram realizados 1.243 atendimentos em domicílios que necessitaram de algum reparo na tubulação de esgoto, construídos 568 metros de tubulações, 20 unidades de “caixa de passagem”, e restauração de 516 metros de tubulações. 

Também foi realizada a fiscalização para combate do tamponamento de esgotos no leito do Rio São Bento, esgotamento de fossas em diversos bairros da zona urbana, e o saneamento da rua Riacho das Queimadas - onde antes funcionavam as lagoas de captação de esgoto da CAERN e que servia como escoamento de esgotos residenciais – com a instalação de 66 metros de canos de 200 milímetros (doados pela CAERN), e que servem para escoar os dejetos.

Secretaria de Infraestrutura define esquema de limpeza urbana para o Carnaval em Caicó

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Caicó montou um esquema diferenciado, para o trabalho de limpeza das ruas durante o período de Carnaval. 

Além da coleta normal feita nos diversos setores da cidade, a Secretaria estará trabalhando com equipes extras que farão a limpeza das ruas do centro da cidade, durante o período noturno logo após a passagem dos blocos pelo percurso oficial, como também fazendo a limpeza da Ilha de Sant'Ana após o termino do evento durante a madrugada. 

No percurso dos blocos, a Prefeitura Municipal disponibilizou banheiros químicos para os foliões e também deixou o setor mais iluminado, com a instalação de refletores, proporcionando assim uma maior segurança para todos que brincam e trabalham durante o carnaval de Caicó.

Após 6 anos de briga, patrão e empregado dividem prêmio da Mega

Após mais de seis anos de disputas judiciais, o dono de uma marcenaria e seu ex-funcionário – que disputavam na Justiça quem teria direito ao prêmio de R$ 27.782.053,83 do sorteio 898 da Mega-Sena, de setembro de 2007 – entraram em um acordo e deram fim ao processo. 

De acordo com o processo, em 2007 o empregado deu uma combinação de números ao patrão com base em seu celular e também a soma de R$ 1,50 para a aposta. 

Os números foram sorteados e dois bilhetes foram premiados, um em Roraima e, outro, o do “bolão”, em Joaçaba (SC), dividindo o prêmio que superava R$ 55 milhões. 

De posse do bilhete, o patrão sacou o valor de R$ 27,782 milhões na Caixa Econômica Federal e se negou a dar a parte do empregado.

O patrão alegou que a aposta foi feita por um palpite próprio, juntamente com outras apostas na Mega-Sena, na Quina e na Lotomania. 

O ex-empregado entrou com ação declaratória e pediu indenização por danos morais. Em primeiro grau, foi determinada a divisão do prêmio, cabendo a cada um R$ 13.891.026,91. 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) manteve a sentença, entendendo que o patrão e o ex-empregado haviam se associado para um objetivo comum. 

O pedido de indenização foi rejeitado. Houve então recurso especial ao STJ, que manteve a divisão do prêmio. 

Segundo o Tribunal de Justiça catarinense, com o acordo, assinado no último dia 20, o empregado recebeu R$ 21 milhões, arrecadados de seis contas em nome do empresário e parentes. 

A Corte afirma que o valor foi liberado para ambos 48 horas após a assinatura do processo. Procurada, a Caixa não informou se o prêmio foi pago até o momento da publicação desta matéria. 
Terra

Contribuinte caicoense pode emitir o IPTU online

O contribuinte tem mais uma alternativa para ter acesso aos tributos na cidade de Caicó. Através do Portal do Contribuinte, que está inserido no Portal do Município, o cidadão pode emitir os boletos de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Alvará, ISS, ITBI, CIM e ISSQN. 

Além disso, é possível consultar dados de um processo, acompanhando sua movimentação. “Foram lançados 25 mil boletos de IPTU, mas ainda restam três mil que não foram entregues, pois os fiscais não conseguiram até as pessoas. Então, essas pessoas, podem vir a Secretaria ou emitir de forma online, através do Portal do Contribuinte, tanto a cota única quanto as parcelas”, disse Marleide Carvalho, Secretária de Tributação e Finanças. 

Para ter acesso e imprimir o DAM – Documento de Arrecadação Municipal, o mesmo que boleto bancário, é simples: basta ter em mãos a seqüencial ou a inscrição do imóvel.

O endereço eletrônico é: www.caico.rn.gov.br em seguida, basta clicar em Portal do Contribuinte. No caso do IPTU 2014, o prazo para pagamento da cota única, com desconto de 20%, ou da primeira parcela é esta sexta-feira (28/02). 

A segunda parcela tem vencimento para o dia 31/03, a terceira para o dia 30/04 e a quarta e última parcela para o dia 30/05.