segunda-feira, 31 de março de 2014

Currais Novos adere a plano “Juventude Viva” para reduzir vulnerabilidade dos jovens à situações de violência

Enfrentar a violência contra a juventude brasileira é o principal desafio do plano “Juventude Viva” do Governo Federal, que reunirá ações de prevenção que visam a redução a vulnerabilidade dos jovens à situações de violência física e simbólica. 

Na última quarta-feira (26), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, o prefeito Vilton Cunha assinou o termo de adesão de Currais Novos ao plano, que terá entre suas atividades de prevenção, a criação de oportunidades de inclusão social e autonomia. 

De acordo com o secretário executivo do GGIM, Walter Antero, o município aderiu de forma voluntária o plano, que pode ser realizada por qualquer município que esteja comprometido com a agenda de enfrentamento à violência contra a juventude. 

De acordo com informações da coordenação nacional do plano, 140 municípios já solicitaram a adesão ao plano, e destes, apenas dois no Rio Grande do Norte: Currais Novos e Monte Alegre. “Todas as ações de segurança são importantes para o município, e este plano é mais um para enfrentarmos a violência e assim realizamos ações preventivas e de inclusão desses jovens”, disse o prefeito. 

A criação do Plano foi idealizada pelo Governo após a constatação de um dado preocupante: os homicídios são hoje a principal causa da morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. 

O plano “Juventude Viva” tem coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

PM apreende granadas em entulho na zona Norte de Natal

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreendeu dois artefatos, provavelmente granadas militares, no início da tarde desta segunda-feira (31) no conjunto Parque dos Coqueiros, na zona Norte de Natal. 

Os artefatos foram encontrados após denúncia de um morador da região, que acionou a Polícia Militar após achar o material enrolado em uma camisa no entulho. 

"Por volta das 12h fomos acionados pela Polícia Militar e enviamos o esquadrão antibombas. O material estava dentro de um terreno em frente ao posto de saúde do conjunto", conta o tenente Luiz Barros, relações públicas do Bope. 

No local, o esquadrão verificou a existência dos artefatos e enviou um robô para remover o material. De acordo com o tenente Barros um parecer técnico feito pelo Bope indicará se os artefatos possuem material explosivo. 

"Estão no batalhão e a partir do parecer técnico saberemos se será necessário realizar a detonação", explica. O esqueadão também registrou o caso na Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Dame).
G1-RN

Prefeitura estreia programa de rádio semanal para divulgar ações da gestão municipal

As ações de combate à estiagem na zona rural e as medidas emergenciais para o abastecimento de Currais Novos foram os temas escolhidos pelo prefeito Vilton Cunha para a estreia do programa “Acontece em Currais Novos”, novo meio de divulgação das ações da gestão municipal e que será transmitido de segunda à sexta-feira, às 07h, nas rádios 95 FM, Currais Novos e Antena 3. 

Saúde, educação, obras e serviços urbanos, assistência social, segurança, agricultura, finanças, cultura e turismo, também terão destaque na programação. 

Neste primeiro contato direto com as notícias da cidade, os curraisnovenses puderam ter mais informações sobre as ações da Prefeitura na zona rural. “Em parceria com o exército, estamos abastecendo as comunidades através da Operação Pipa, onde o município participa comprando água, pagando cerca de R$ 16 mil por mês por esta ação”, disse Vilton. 

Com os equipamentos adquiridos pelo PAC 2 do Governo Federal, a Prefeitura vem construindo e recuperando cacimbas, barreiros e pequenos açudes. 

Em parceria com o governo do estado, DNOCS e Exército, poços estão sendo perfurados e instalados, e com a Emater, foi realizada a construção de barragens submersas em diversas comunidades, sendo estas ações de extrema importância para o combate aos efeitos da estiagem. 

ADUTORA 

A constituição de um comitê pró-adutora para Currais Novos também foi destacada pelo prefeito Vilton Cunha durante o programa. “Contamos apenas com o sistema adutor do gargalheiras, pois o do Dourado está em colapso. De forma emergencial, buscamos junto ao governo do estado – CAERN e SEMARH – a perfuração de poços no leito do gargalheiras”, comentou. 

À longo prazo, está sendo planejado a construção de um sistema adutor para o município, tendo a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a de Oiticica (em construção), como pontos de captação d’água, sendo assim, uma solução definitiva para esse problema (estiagem prolongada). “Estamos atuando em todas as frentes, e com apoio do governo estadual e federal, vamos conseguir avançar”, disse.

Roberto Germano viaja a Brasília e pela sexta vez passa prefeitura para seu vice Oriel

Nunca um vice-prefeito foi tão prestigiado como na atual administração em Caicó. 

Diferentemente de outras administrações, sempre durante suas viagens administrativas, o prefeito Roberto Germano (PMDB) faz questão de passar a prefeitura para o vice, Oriel Segundo (PR). 

E esta semana não foi diferente. Roberto viajou à Brasília em busca de projetos para o município, e convocou Oriel Segundo para assumir, de forma interina a prefeitura até quinta-feira desta semana. 

Esta é a sexta vez que Oriel passa da condição de vice para prefeito de Caicó.

Com apoio da Prefeitura, UFRN elabora Plano Municipal de Turismo para os próximos 6 anos

A organização do espaço geográfico e a sustentabilidade do setor turístico de Currais Novos foram os principais temas que serviram para a elaboração do “Plano Municipal de Turismo”, lançado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na última sexta-feira (28) no auditório da CDL, durante reunião com setores da sociedade, empresários, prefeitura, e comunidade acadêmica. 

O coordenador do curso de Turismo do CERES/UFRN Currais Novos, Professor Marcelo Taveira, entregou o plano à coordenadora geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Góes, e ressaltou a importância do documento para a execução de ações, projetos e programas que desenvolvam o turismo no município até 2020. 

O plano identifica as potencialidades e fragilidades do setor turístico na cidade, e traz uma pesquisa realizada por estudantes bolsistas no segundo semestre do ano passado que entrevistaram 200 visitantes. 

A elaboração do PMDT contou com apoio do SEBRAE, UERN e Conselho de Turismo do Pólo Seridó. Hospedagem, pontos turísticos, aspectos sócio econômico e culturais, também fazem parte do plano. 

As etapas para a formação do PMDT contou com seleção de equipes técnicas de trabalho, oficinas de capacitação junto às equipes de alunos e professores, atualização do inventário turístico do município, e desenvolvimento do plano de marketing turístico. 

Em novembro do ano passado, em reunião com representantes da sociedade, empresas turísticas, prefeitura, CDL, e universidade, grupos de trabalho foram criados para a discussão do projeto do plano. 

De acordo com o documento apresentado, este plano “será de grande valia para a gestão pública, o empresariado, profissionais do turismo, comunidade local e acadêmica da UFRN e demais instituições de ensino e pesquisa do estado”.

REFEITO DE PARELHAS CONCORRE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (02) EM NATAL AO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR.

O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participa na próxima Quarta-feira (02), no Auditório do SEBRAE/RN em Natal da VIII Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor “Governador Cortez Pereira”. 

O prêmio é concedido aos gestores municipais que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estimulo à criação e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública. 

O Prefeito Francisco Medeiros está classificado e concorre em duas categorias: Melhor Projeto e Desburocratização. Serão premiadas sete categorias, sendo uma para o grande prêmio, que é o de Melhor Projeto Estadual, e seis categorias temáticas: Compras Governamentais, Lei Geral Implementada, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Novos Projetos e Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos. 

Os vencedores representarão o Rio Grande do Norte na etapa Nacional do Prêmio, em Brasília, que deve ser entregue em junho. 

Além disso, serão integrados à Rede de Prefeitos Empreendedores. Promovido a cada dois anos, o prêmio conta com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

IMPRESSÕES


Pegadinhas do Programa Silvio Santos são armadas, revela site especializado

As pegadinhas do Programa Silvio Santos sempre foram um dos grandes sucessos da atração, mas o que pouca gente sabe é que elas são todas armadas. 

As famosas câmeras escondidas do dominical, dos últimos 5 anos, são feitas com pessoas contratadas. Tudo ocorre da seguinte forma, a produção do programa roteiriza as pegadinhas, já tem os atores que fazem parte do elenco fixo, como é o caso de Ivo Holanda e outros atores. 

No caso do quadro Os Velhinhos se Divertem, os atores são os famosos velhinhos, porém as vítimas não são reais, são atores e figurantes contratados pela produção. 

A equipe do programa busca esses atores e figurantes, que são as supostas vítimas, em agência de atores e os levam para a locação. 

Os atores e figurantes sabem que vão participar de uma pegadinha do Programa Silvio Santos, porém não sabem qual será a pegadinha, ficam sabendo só na hora da gravação quando um produtor explica às supostas vítimas o que vai acontecer, orienta os atores que precisam ter uma reação quando caírem na pegadinha, porém não pode ser nada exagerado, pois se for uma reação exagerada soa como falso, tem que ser uma reação bem sútil e verdadeira.

Caso o diretor não goste da reação do ator, a cena é gravada várias vezes até ter uma reação que o diretor aprove. 

Os atores e figurantes que participam das famosas pegadinhas não podem ser pessoas conhecidas de programas de televisão têm que ser rostos pouco conhecidos do meio televisivo e não podem ter participado nenhuma vez das pegadinhas. 

A pegadinha mais famosa da história do Programa Silvio Santos, a pegadinha da Menina do elevador, também foi armada, as supostas vítimas foram todas pessoas contratadas e sabiam que se tratava de uma pegadinha, algumas das vítimas tiveram que repetir à cena por várias vezes. 

O valor pago para cada ator ou figurante participante das pegadinhas é de R$80,00, porém 30% desse valor fica para agência que contratou o participante. 
Observatório da Televisão

Mulher de Schumacher quer transformar casa em ‘hospital’, diz jornal

Corinna Schumacher, a mulher do campeão da Fórmula 1 Michael Schumacher, estaria transformando a casa deles em um “hospital”, para onde pudesse levá-lo, de acordo com o jornal The Sun. 

Neste sábado, o piloto completa três meses em coma, desde que sofreu um acidente em uma pista de ski nos Alpes Franceses. 

Ela gastaria 10 milhões de libras (cerca de R$ 37 milhões) para adquirir os modernos equipamentos que mantêm Schumi vivo e levá-lo para a residência do casal, em Lake Geneva, na Suíça. 

Um fonte próxima à família disse ao jornal que o piloto dificilmente voltará a acordar. “Os médicos foram diretos com Corinna. 

Cada vez mais parece que qualquer reversão do coma será parcial e, o que é mais provável, que ele ficará em estado vegetativo permanente pelo resto de sua vida. 

Para qualquer um, isso é uma catástrofe. Para alguém que passou a vida nas pistas mais velozes, dá para imaginar o que significa”, afirmou. 

Desde que foi internado, o piloto já teria perdido 25% de seu peso. 
Extra

QUESTÃO DE GÊNERO

Até o início do ano, o governo Dilma tinha dez ministras, ou 25% do total. 

Um recorde na história do país. Nada mais natural numa presidência comandada por uma mulher. 

Com a reforma, porém, o número de mulheres no ministério caiu para sete, pouco mais do que o do governo Lula quando iniciou. 
Por Lauro Jardim

Príncipe William e Kate Middleton divulgam nova foto do filho

Príncipe William e Kate Middleton fizeram a alegria dos fãs e súditos nesse sábado (29). 

O casal divulgou uma foto do filho George sentado em uma das janelas do palácio de Kansington.
Ig

domingo, 30 de março de 2014

Operário cai e morre após acidente nas obras da Arena Corinthians

O ajudante geral Fabio Hamilton da Cruz morreu neste sábado depois de sofrer acidente nas obras da Arena Corinthians. 

O operário participava da instalação de uma das arquibancadas provisórias que estão sendo instaladas no estádio que receberá a abertura da Copa do Mundo e sofreu uma queda às 10h45. 

Cruz foi levado ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, mas não resistiu aos ferimentos. Natural de Diadema, ele tinha 23 anos. A informação foi confirmada pela assesssoria do hospital. 

O trabalhador chegou ao local às 11h e teve o óbito decretado cinco horas depois no centro cirúrgico. O operário fazia parte da empresa WDS Construções, contratada pela Fast Engenharia para a montagem dos pisos das arquibancadas provisórias do setor sul da Arena Corinthians. 

Plantonista do 24° DP de Itaquera, o delegado Rafael Pavarina afirmou que, pela apuração inicial, o acidentado usava equipamento de segurança enquanto trabalhava na montagem de um tablado. 

O Boletim de Ocorrência aponta que Cruz sofreu uma queda de nove metros. Segundo o Corpo de Bombeiros, entretanto, Cruz caiu de uma altura de 15 metros, enquanto a assessoria de imprensa da Fast Engenharia deu outra versão para a altura, que seria de oito metros. 

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, o delegado foi ao local e viu sangue no chão, além de óculos de proteção e luvas caídas onde ocorreu o acidente. 

No hospital, ele conversou com o técnico de segurança da construtora e pediu perícia na obra. O boletim foi registrado como queda acidental.
JH

Neymar e Daniel Alves são alvo de racismo em clássico na Espanha

O clássico catalão entre Barcelona e Espanyol não se restringiu às quatro linhas, infelizmente. Torcedores do Espanyol jogaram cascas de banana no gramado do estádio Cornellà-El Prat, durante a partida, neste sábado (29). 

A imprensa espanhola afirmou que o ato de racismo foi direcionado aos jogadores brasileiros Neymar e Daniel Alves. 

Como se não bastassem as cascas de banana, existem ainda relatos de que houve barulhos de macaco vindos da arquibancada. Neymar foi perseguido pelos torcedores do Espanyol. 

Quando deixou o gramado no segundo tempo para a entrada de Aléxis Sanchez, o craque brasileiro foi bastante vaiado. 

Apesar de não ter deixado sua marca, Neymar foi bastante participativo na partida.Antes do lance crucial, quando o brasileiro protagonizou o lance do pênalti, que foi convertido por Messi, Neymar já havia se desentendido com diversos jogadores do time rival por conta das seguidas faltas que recebeu. 

Esta não é a primeira vez que Dani Alves é alvo de racismo. Em janeiro do ano passado, o jogador foi insultado durante o clássico contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. 

Na época, o lateral deu uma declaração sobre o assunto: “Não é somente no Santiago Bernabéu. Normalmente vivo esta situação em todos os estádios que vou. Infelizmente, é uma guerra perdida até que se tomem medidas mais drásticas. Estou há 10 anos aqui na Espanha, e desde o primeiro ano acontecem estas coisas”. 
R7

PM prende 24 motoristas por embriaguez na zona Sul de Natal

A Polícia Militar realizou ao longo da noite da sexta-feira (28) e madrugada deste sábado (29), na zona Sul de Natal, mais uma blitz de fiscalização da Lei Seca. 

A ação aconteceu na avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio. Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), 72 pessoas foram autuadas administrativamente e tiveram suas carteiras de habilitação apreendidas. 

Deste total, 24 motoristas acabaram detidos por estarem dirigindo sob efeito de álcool, foram conduzidos à Delegacia de Plantão da zona Sul e irão responder criminalmente.

Somente este ano, segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da PM no estado, a Operação Lei Seca já realizou mais de 15 mil testes de bafômetro e autuou 1.135 pessoas por embriaguez ao volante. 
G1-RN

Prefeitura de Parelhas realiza reunião com representantes do Poder Público e Sociedade Civil para discutir ações de combate a Dengue

Sábado (29), aconteceu no Gabinete do Prefeito Francisco Medeiros, uma importante reunião com representantes das Secretarias Municipais, Poder Legislativo e Sociedade Civil, onde foi discutido entre os presentes o alto índice de infestação predial do mosquito da dengue (algo em torno de 22%), e as medidas emergências que estão sendo tomadas pelo Poder Público para evitar a proliferação do mosquito. 

No encontro o Prefeito Francisco Medeiros e o Secretário Municipal de Saúde Tarcísio da Costa Clementino, apresentaram ao lado da Coordenadora de Saúde Rosimeri Oliveira e o Subcoordenador de Epidemiologia e Controle de Doenças Vinicius dos Santos Silva, as ações que estão acontecendo, tais como a distribuição de piabas (que continuarão), tratamento em domicílios da zona urbana e rural, participação no CAPS com a oficina da palavra com o tema: Dengue, palestras nas escolas, caminhadas nos bairros, notificação de sorologia e cartazes. 

Outras ações terão inicio a partir da próxima Segunda-feira (31). Uma reunião com todos os agentes na sede da secretária, reunião com o Conselho Municipal de Saúde, onde será apresentada a necessidade de em caráter emergencial contratar três pessoas para colaborarem com os serviços dos agentes, o apoio das Secretarias do Turismo, da Cultura e do Esporte e Gabinete Civil, na criação de uma peça teatral, que através do tema Dengue percorrerá as escolas do município e bairros, conscientizando a população no tocante aos cuidados com o mosquito, a Secretária de Educação contribuindo com trabalho de conscientização, as Secretarias de Obras e Meio Ambiente juntas cooperando com a Secretaria de Saúde, a distribuição de piabas, faixas em lugares estratégicos e panfletagem, além é claro do apoio das Igrejas, CDL, Escolas, Sindicatos, Guarda Mirim, Auto Escola, Desbravadores, Associações e principalmente a Sociedade Civil fazendo a sua parte para diminuirmos esses números alarmantes. 

Uma nova reunião acontecerá na próxima Quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de diversos segmentos da sociedade para uma avaliação das primeiras ações e continuidade das atividades.

sábado, 29 de março de 2014

Polícia Civil encontra foragido escondido dentro de geladeira

A Polícia Civil se surpreendeu na manhã desta sexta-feira ao procurar um foragido do Instituto Penal de Ijui (IPI), no noroeste do Estado. 

Após uma denúncia anônima, o jovem foi encontrado na casa de parentes no bairro Tancredo Neves por volta das 10h, escondido dentro de uma geladeira. 

Segundo o delegado Bruno Oliveira, da 2ª Delegacia de Polícia de Ijuí, Amilton Ferreira Boavas, 21 anos, estava tremendo de frio. 

Boavas fugiu do IPI na madrugada de terça-feira após serrar as grades. O apenado do regime semiaberto estava preso por furto. O jovem foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Ijuí. 
Zero Hora

RITMO PUXADO

Ronaldinho Gaúcho está levando hoje em Belo Horizonte a mesma vida que levava no Rio de Janeiro em sua passagem pelo Flamengo. 

O mesmo ritmo intenso. Os dirigentes do Atlético Mineiro não aguentam mais. Ronaldinho Gaúcho recebe cerca de 1 milhão de reais por mês. 
Por Lauro Jardim

Preso desde 2010, ex-goleiro Bruno confessa tentativa de suicídio

Bruno voltou aos holofotes. Preso desde 7 de julho de 2010, pela morte da sua ex-namorada Elisa Samúdio, o arqueiro assinou um contrato com o time do Montes Claros, da segunda divisão do Campeonato Mineiro, e tenta a liberdade para voltar aos gramados. 

Na capa da revista “Placar”, o ex-jogador pede: “Me deixem jogar”. 

O ex-goleiro também falou sobre as dificuldades da vida na cadeia “Muita gente acha que, por ter sido jogador de futebol, eu tenho regalias aqui. E não é. Pago um preço alto pela fama. Já costurei bola aqui dentro. Tem muito jogador que gosta de colocar a culpa na bola. Mas agora eu conheço cada ponto da bola. Sei quando o cara está dando migué. A bola aqui do presídio não é ruim, não”, disse, em entrevista à revista “Placar”.

O ex-jogador de futebol também falou sobre a tentativa de tirar a própria vida. Na ocasião, Bruno chegou a enrolar uma corda no pescoço e se jogar de uma certa altura. 

“Tentei o suicídio. Amarrei o lençol na ventana, que é alta, coloquei no pescoço e saltei. Mas a corda arrebentou e eu caí no chão. Olhei para o lado e tinha uma bíblia, que um policial tinha me dado ainda no Rio de Janeiro. Foi Deus que não permitiu que eu me matasse”, afirmou. 

O ex-jogador do Flamengo já sente as consequências de estar preso há quatro anos. Ele afirmou que não será possível levar uma vida confortável quando sair da prisão. “Não estou acabado. 

Mas sobrou muito pouco do meu dinheiro, longe de poder levar uma vida confortável quando sair daqui”, concluiu. 
IG

Sonnen acusa Wanderlei Silva de estar bêbado nas gravações do TUF 3

Para a maioria dos fãs que acompanham o TUF Brasil 3, pouco importa quais serão os vencedores das categorias médio e pesado que ganharão os sonhados contratos com o Ultimate Fighting Championship. 

A rivalidade entre os treinadores Chael Sonnen e Wanderlei Silva é o maior atrativo do reality show que é transmitido pela Globo aos domingos. 

Wanderlei inclusive tem atrapalhado o papel que cabe a Chael. O brasileiro insiste em ser agressivo tanto em palavras, como em ações, tendo xingado e empurrado o americano, que por sua vez continua sendo provocador e só não foi mais polêmico por falta de espaço limitado pelo “Cachorro Louco”.

Pelo que pode ser visto no teaser apresentado ao final do episódio anterior, o programa exibirá a comentada briga entre os rivais no próximo capítulo e a demissão de André Dida – um dos técnicos auxiliares de Silva que teria agredido Sonnen quando este estava levando a melhor na confusão. 

O vídeo foi o clipe exibido ao final do terceiro episódio do TUF Brasil 3, que foi ao ar na TV Globo na madrugada da última segunda-feira. Em primeiro momento, não dei muita bola para as falas de Chael Sonnen, mas agora até mesmo o UFC chamou a atenção para a acusação feita. 

No vídeo divulgado pelo UFC, Chael Sonnen sugere que o curitibano estava embriagado durante a filmagem “Eu não sou um grande fã do Wanderlei. 

Ele cheira a álcool, posso ver que ele está bêbado”, declarou o líder da equipe verde, que tem sido fiel ao estilo com que se promoveu na organização. 
Terra

Scheila Carvalho quer R$ 1 milhão da ex-amante de Tony Salles

Scheila Carvalho está pedindo uma fortuna em processo contra a ex-amante de seu marido, o cantor Tony Salles. De acordo com informações, a ex-dançarina do grupo É O Tchan pede R$ 1 milhão por difamação. 

Kamyla assumiu o caso extraconjugal enquanto Scheila estava confinada em um reality show. 

Enquanto Scheila competia pelo prêmio milionário, a rival publicava uma foto em seu Facebook, em que aparecia beijando o cantor. 

Tony assumiu a traição em entrevista a um programa de televisão. 
R7

sexta-feira, 28 de março de 2014

Henrique Alves passa mal durante reunião do PMDB em Natal

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, passou mal durante uma reunião do PMDB na tarde desta sexta-feira (28) em Natal. 

Segundo o ex-deputado estadual Álvaro Dias, que é medico, Alves teve uma crise de hipoglicemia. Ainda de acordo com ex-deputado estadual, Henrique Alves já passa bem. "Ele só precisa descansar um pouco e se hidratar", disse Álvaro Dias. 

O evento aconteceu no hotel Praiamar, no bairro Ponta Negra, na zona Sul da capital potiguar. A gerência do hotel informou que mais de 500 pessoas estiveram presentes. 

Durante a reunião houve duas quedas de energia e o sistema de refrigeração não foi suficiente para climatizar o ambiente. 

A reunião contou com a presença de lideranças principalmente do PMDB e PSB. No encontro, Henrique Alves foi lançado como nome do partido para o governo do Rio Grande do Norte. 

Também foi confirmada a pré-candidatura da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, para o Senado Federal. 

Em seu discurso, Henrique Alves citou os nomes do ex-presidente Luiz Inácio da Silva e da presidente Dilma Rousseff. "Cheguei ao terceiro maior posto da República, que é a presidência da Câmara dos Deputados por indicação e com o apoio de Lula e Dilma. Se eles acharam que eu poderia sucedê-los na presidência é porque sabem que estou preparado para ser governador do Rio Grande do Norte", afirmou. 

Ainda referindo-se a adversários políticos locais - sem citar nomes -, Henrique disse que o Rio Grande do Norte passa por um momento em que precisa de união. 

"Aqueles que estão nos criticando por estarmos formando esta aliança deveriam também se unir a nós. O Rio Grande do Norte precisa de mais saúde, mais segurança, mais educação e agora também da mobilidade urbana. Nos meus 44 anos de vida pública, consegui um fato que pode ajudar o nosso estado. Hoje eu abro portas no Executivo, Judiciário e Legislativo".
G1-RN

Em reunião no IDEMA, prefeitura solicita autorização especial para construção e reforma de barreiros e açudes

A autorização especial para construção e reforma de pequenos barreiros (até 2 hectares ou 50 mil metros cúbicos) e açudes na zona rural de Currais Novos, foi a principal pauta de discussão em reunião nesta quinta-feira (27), no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, com a participação da Prefeitura Municipal através do coordenador de meio ambiente, Daniel Gustavo, do vereador Odon Júnior, e de representantes de 15 comunidades rurais do município. 

Em conversa com o diretor geral do instituto, Jamir Fernandes, e com a diretora técnica do licenciamento, Vera Cavalcante, a comitiva curraisnovense solicitou a autorização especial para estas obras nos territórios rurais que também devem contemplar a perfuração de poços, pequenos sistemas de adução (adutoras), construção de silos, e retirada de vegetação de forma controlada. 

O diretor geral do órgão destacou o pioneirismo de Currais Novos na busca por esse interesse de regulamentar as ações na zona rural. 

Até a próxima segunda-feira (31), de acordo com Daniel, o IDEMA deverá publicar uma portaria dando inexigibilidade (não exigência) para estas e outras pequenas obras em todo o estado do Rio Grande do Norte. 

A Prefeitura Municipal é requerida pelo pequeno produtor para a realização de algumas destas ações, e não pode realiza-las, na maioria das vezes, devido à exigência de licenciamento ambiental. 

Com essa autorização especial, os beneficiados não apenas pelo decreto estadual da seca como também pela portaria que o IDEMA publicará, terão acesso rápido à uma declaração do referido instituto para que possam usufruir dos serviços, como também conseguir crédito junto às instituições financeiras.

E-mail falso

Em respeito ao usuários, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) vem, através deste comunicado, informar ao público em geral que estão sendo enviados e-mails para diversos condutores com notificações falsas sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por excesso de pontuação. 

No mês de outubro passado, o mesmo alerta foi enviado com o intuito de prejudicar os destinatários de tais mensagens. 

Orientamos a população que ignore mensagens desse tipo, visto que o Detran/RN não possui cadastro de e-mails de condutores e não usa esse meio de comunicação como forma de notificação de abertura de processo de suspensão do direito de dirigir. 

Recomendamos que, ao receber esse tipo de comunicação fraudulenta, proceda da seguinte maneira: 

1. Não abrir os arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; 

2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome do DETRAN/RN, ou mensagens como "clique aqui", pois não têm nenhuma referência com o endereço eletrônico do Departamento; 

3. Excluir imediatamente a mensagem. 

No caso de dúvidas ou para informações adicionais, os usuários poderão procurar as unidades do Detran/RN, a Central do Cidadão do seu município ou a sede administrativa do Órgão, situada na Avenida Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, Natal/RN.

Prefeito de Parelhas recebe equipe do SESC – Saúde da Mulher que prestará serviços às mulheres do município

Nesta Sexta-feira (28), o Prefeito Professor Francisco Medeiros recebeu em seu gabinete, representantes do SESC – Saúde da Mulher que vieram ao município através de articulação da Vereadora Zenilda Salustio, para em conversa com o Prefeito Francisco Medeiros definir uma data para que os serviços da unidade móvel possam estar no município realizando exames de prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. 

Os profissionais do SESC estarão no município entre os dias 08 e 12 de Maio e permanecerão, durante cerca de 90 dias atendendo mulheres da zona urbana e rural, através de parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibilizando mensalmente cerca de 240 Mamografias, 360 Ultrassonografias (pélvico, mama e transvaginal) e 480 Preventivos. 

Além dos exames serão realizadas ações educativas de promoção da saúde. A unidade do SESC Saúde Mulher é composta por seis profissionais (enfermeiro, educador em saúde, técnico de radiologia, técnico de enfermagem, artífice de manutenção e motorista). 

Além disso, conta com a colaboração de um médico ultrassonografia e laboratórios para emissão de laudos, assim como um médico responsável técnico que responde pela unidade. 

O Secretário de Obras e Serviços Francisco Medeiros de Azevedo, os vereadores Zenilda Salústio, Messias Medeiros e Frank Kleber, a Coordenadora de Saúde Rosimeri Oliveira e o Coordenador dos PSF’s Étel Rogeres participaram do encontro que aconteceu no Gabinete do Prefeito Francisco Medeiros e em seguida visitaram possíveis locais onde a unidade do SESC será instalada.

Expectativa do SESC é que 65% da população de Currais Novos participe do “Dia do Desafio”

“Você se mexe e o mundo mexe junto”. O lema do “Dia do Desafio” estimula a prática de exercícios físicos em todas as cidades que participam do projeto criado no Canadá e difundido em diversos países com o objetivo de promover hábitos saudáveis de lazer e atividade física na população, e em Currais Novos, este plano de ações acontecerá no dia 28 de maio. 

Com participação dos alunos da “Academia na Praça”, coordenado pelo educador físico Aldenício Silva, a Prefeitura de Currais Novos e o SESC assinaram na noite desta quinta-feira (27), no Largo do Tungstênio, o termo de adesão do município ao projeto. 

O prefeito Vilton Cunha e a diretora de programas sociais do SESC RN, Ilsa Galvão, destacaram a parceria do município e da instituição para a realização do projeto. 

“Agradecemos a adesão de Currais Novos ao ‘Dia do Desafio’ e esperamos que 65% da população participe das atividades”, comentou Ilsa. “A população das cidades participantes devem realizar exercícios entre 5h e 17h, tudo em prol da saúde”, finalizou. 

O prefeito Vilton Cunha comentou sobre as parcerias realizadas com o SESC em 2013, como a apresentação da Orquestra da UFRN no “Seridó Sabor e Arte”, e o CicloSesc. “Esperamos receber este ano mais uma apresentação da Orquestra com apoio do SESC, sendo mais um presente pra Currais Novos”, disse Vilton. 

Em 2014, o Rio Grande do Norte terá três cidades na disputa do “Dia do Desafio”: Currais Novos, Mossoró e Caicó, que irão concorrer com cidades de outros países pelo prêmio. 

Participaram da solenidade de assinatura o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo, a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros; do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Eugênio Lins; a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes; da subcoordenadora de ensino da SEMEC, Júlia Guimarães; da coordenadora de esportes do SESC RN, Lidiana Moraes; e do secretário executivo da CDL Currais Novos, Rudson Gomes.





Lei Seca: CNHs retidas em 2014 já registra quantidade maior que 2013

O Detran/RN divulgou na manhã desta sexta-feira (28) o relatório do primeiro bimestre de 2014 com a quantidade de CNHs retidas em Natal em virtude das operações da Lei Seca. 

O número impressiona: em dois meses neste ano, a equipe suplantou o número de habilitações retidas durante todo 2013, registrando 613 apreendidas em 2014 ante 534 no ano anterior na capital do Estado. 

Os dados colocam a infração ‘dirigir sob a influência do álcool’ como a que mais gera autos em Natal. Neste contexto, em janeiro e fevereiro, observa-se outro aspecto que salta aos olhos: as infrações ‘dirigir veículo utilizando-se de telefone celular’ e ‘conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado’, completam a tríade como os principais motivos que geram autos. 

Entretanto, se somarmos os números destas duas últimas, respectivamente 219 e 205, não se alcança o número de CNHs apreendidas. “Esses dados confirmam o trabalho sério que estamos realizando. Colocam inclusive a Operação Lei Seca desenvolvida pelo Detran/RN como referência no nosso país”, colocou o Coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa. 

No estado inteiro os números da Operação Lei Seca registram 931 retenções no primeiro bimestre de 2014. Durante toda a noite desta sexta-feira (28) a equipe de fiscalização estará realizando blitzen móveis na Zona Sul de Natal.

GATO POR LEBRE


Confira a lista de remédios que podem ficar mais caros a partir do dia 31 de março

A CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento) fixou, nesta quarta-feira (26), o reajuste dos preços de medicamentos que poderão ser cobrados pelos fabricantes. 

O Ministério da Saúde também informou que, em geral, os aumentos não costumam ser repassados integralmente aos consumidores. Isso porque muitas empresas oferecem descontos na comercialização dos produtos. 

O reajuste foi dividido em três níveis: os níveis três e dois caracterizam medicamentos que têm baixa concorrência. 

Neste caso, as fábricas serão autorizadas a reajustar o preço em 1,02% (nível três) e 3,35% (nível dois). 

O maior aumento autorizado, 5,68%, é para remédios que possuem alta concorrência, porém com participação maior de genéricos e, devido a isso, os valores já ficam abaixo do teto. 

Esses são considerados de nível um. Confira aqui a lista de remédios e os seus respectivos reajustes Os novos valores entram em vigor a partir do dia 31 de março. 

O reajuste engloba um universo de mais de 9.000 medicamentos. 
R7

Há 25 anos, Zico se despedia da seleção brasileira

O dia 27 de março de 1989 é marcante na história da seleção brasileira e do futebol mundial. A data crava a última vez que Arthur Antunes Coimbra, o Zico, usou a camisa do time nacional. 

O técnico do Brasil na época era Sebastião Lazaroni. O ídolo do Flamengo integrou as lendárias seleções de 1982 e 1986, mas nunca venceu uma Copa do Mundo.Pela seleção brasileira, Zico marcou 54 gols nos 78 jogos oficiais que disputou. 

Nas três Copas em que participou, 1978, Argentina, 1982 na Espanha e 1986 no México, o meia foi um dos protagonistas dos grupos formado por Telê Santana. 

Ao lado de Sócrates, Falcão e Careca, o camisa 10 encantou o mundo com um futebol envolvente e encantador nos anos 80. Sua despedida foi em um amistoso da seleção contra o Resto do Mundo, realizados há exatos 25 anos.

Esse jogo foi realizado na Itália, no Estádio Comunale Friulli, em Údine, e o Brasil saiu na frente com gol de Dunga, mas levou a virada com os gols de Francescoli e Detari. 

Após a partida, Zico entregou a mística camisa 10 para a comissão técnica da Udinese, clube que o contratou na Itália. 

Temido pelos adversários, o "Galinho de Quintino", como também era conhecido pelo seu corpo franzino, é até hoje um dos maiores ídolos do rubro-negro carioca, senão o maior, e pelo clube foram 826 partidas em duas passagens, com 539 gols. 

Com o Flamengo, Zico conquistou a Copa Libertadores de 1981 e o Campeonato Mundial de Clubes no mesmo ano, quando foi eleito o melhor jogador da vitória por 3 a 0 contra o Liverpool, da Inglaterra. 
Estadão

Roberto Carlos fará show para aqueles que comprarem carne da Friboi

Após surpreender os fãs em um comercial onde aparece pedindo um bife, apesar de ser vegetariano, agora o cantor Roberto Carlos vai cantar para quem comprar produtos da marca Friboi. 

O frigorífico do grupo JBS dará início no próximo dia 29 a uma nova etapa da campanha para se firmar no mercado brasileiro. 

A estratégia é usar a turnê do ‘Rei’ para ações de ‘ativação da marca’. O Friboi é patrocinador oficial das apresentações de Roberto Carlos e promete “uma experiência diferenciada” aos clientes e convidados nos dias dos shows. 

A primeira ação será na apresentação do cantor na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. Nas compras acima de R$300 em produtos Friboi ou Swift Maturatta, o consumidor ganha um ingresso para o show em Curitiba. 

Os principais clientes da região também irão ao show a convite da Friboi, que receberá os clientes em um espaço exclusivo. 

Ícone 

“Roberto Carlos é o maior ícone da música brasileira, fala diretamente ao coração de quem o assiste. 

Ele é adorado por todos, está no dia a dia da consumidora, tem tudo a ver com Friboi”, afirmou em nota distribuída para a imprensa o executivo Wesley Batista, presidente da JBS no Brasil. 

Depois que a campanha entrou no ar, o cineasta Fernando Meirelles escreveu no Twitter que o cantor nem tocou no bife e que continua vegetariano. 

Além das ações em todos os shows da turnê, a Friboi também vai embarcar com Roberto Carlos no navio Emoções e também nos shows internacionais. 

As próximas apresentações no Brasil serão em Fortaleza no dia 5 de abril, no Recife dia 12 e em São Paulo nos dias 9 e 11 de maio.
JH

Renato Aragão é transferido para hospital especialista em coração

O humorista Renato Aragão, 79 anos, foi transferido na tarde de quarta-feira do Hospital Barra D’Or para o Samaritano. 

Segundo boletim médico do Samaritano, ele “está clinicamente bem, estável, dando continuidade ao tratamento da infecção urinária com antibiótico venoso.” 

O motivo da transferência não foi informado, mas se sabe que o Samaritano é mais conceituado na área cardíaca. 

O preferido da classe alta carioca, o hospital possui uma unidade coronariana tida como das melhores do Rio, com equipamentos de ponta e equipe médica com certificação internacional.Aragão foi internado no Barra D’Or sábado, 22, com febre alta. 

Fez exames de sangue que constataram a infecção urinária. Ele havia sido hospitalizado na mesma unidade no dia 15, horas depois da festa de 15 anos da filha caçula, por causa de um infarto. 

Foi operado para a desobstrução de uma artéria do coração e colocação de um stent. Teve alta quatro dias depois. 

Ele tem 78 anos e já tinha duas lesões no coração, conforme foi constatado pela equipe médica na mesa de cirurgia. 
Estadão

Beckham quer comprar o Manchester United por R$ 7,5 bilhões

Cerca de dois meses após anunciar a aquisição de uma franquia da MSL (Major League Soccer), David Beckham pretende alçar voos mais altos ao comprar o Manchester United. 

Para isso, Becks pretende se juntar a Paul Scholes, Ryan Giggs, Phil Neville e Nicky Butt, ex-colegas nos Diabos Vermelhos. 

De acordo com o jornal britânico ‘The Sun’, o grupo, que ficou conhecido como ‘A classe de 92’ – foram revelados juntos no time naquela época –, planeja oferecer 2 bilhões de libras (cerca de R$ 7,54 bilhões) à família Glazer, que atualmente controla o time de Manchester.

Ainda de acordo com o jornal inglês, a medida seria uma forma de ‘resgatar’ o orgulho britânico, uma vez que os atuais proprietários do United são norte-americanos, o que revolta a fanática torcida do clube.

O magnata norte-americano Malcolm Glazer, que também é dono do Tampa Bay Buccaneers (equipe da NFL), assumiu o comandado do Manchester United em 2005 após pagar 800 milhões de libras para chefiar o time, que ainda tem Avram e Joel, filhos de Malcolm, na diretoria. 

Desde que surgiu a informação que ‘A classe de 92’ pretende controlar os Diabos Vermelhos, as ações do time subiram US$16,14 (cerca de R$ 37) na Bolsa de Valores de Nova Iorque. 

Atualmente, o United está avaliado em quase R$ 6 bi, mesmo tendo sua pior temporada nos últimos anos. 

Vale lembrar que em fevereiro, nove meses após se aposentar, Beckham anunciou uma parceria com o prefeito de Miami, Carlos Gimenez, e com membros da Major League Soccer (MLS), para montar uma equipe de futebol na cidade. 
JH

quinta-feira, 27 de março de 2014

Pontos turísticos do Seridó ilustram calendário fotográfico produzido por pacientes do CAPS

Lançado no último dia 14 de março durante as comemorações ao “Dia da Poesia”, o calendário “Diariamente no Roteiro”, produzido por 08 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS “Maria Vênus Cunha”, conta com 40 fotos de pontos turísticos do Seridó como ilustração da publicação. 

Em parceria com o fotógrafo Alex Gurgel, que ministrou a oficina durante dois dias, os atendidos pelo Centro visitaram cidades como Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas para registrar as belas imagens. “Foi um momento de alegria e de aprendizado”, disse a coordenadora do CAPS, Paula Érika. 

O calendário pode ser adquirido ao preço de R$5,00 na sede do Centro, na Rua Ernesto Cunha, 40, bairro Walfredo Galvão (IPE), e assim, contribuir com os projetos desenvolvidos pela instituição. 

Além do “Diariamente no Roteiro”, o CAPS também lançou o “Receituário do Bem”, obra que reúne textos dos pacientes e que conta um pouco da vida de cada um deles. 

As duas publicações são projetos realizados em parceria com o “Casarão de Poesia” e contam com apoio do BNB e BNDES.

Cavalo de Aço grava DVD histórico na cidade de Campo Redondo com a presença de vários convidados

Milhares de pessoas lotaram a praça central da cidade de Campo Redondo no show da gravação do DVD da Banda Cavalo de Aço. 

O espaço ficou pequeno para o grande público vindo de várias cidades do Rio Grande do Norte, como também algumas caravanas de outros estados do nordeste. 

Uma mega-estrutura de palco, sonorização, iluminação, painéis de lede e camarote foram montados no entorno da festa. Os vocalistas Jaílson Santos, Eliza Clívia e Marcelo Jubão levaram o público com um repertório eletrizante ao delírio. 

O evento que marcou os 51 anos de Emancipação Política de Campo Redondo contou com a presença de vários convidados amigos da Banda Cavalo de Aço: Raí da Banda Saia Rodada, Douglas e Kelly Silva do Forró Pegado e dos vocalistas do Forró dos Balas Bell Oliver e Ramon Santos. 

Depois foi a vez da Banda Grafith animar a festa que terminou quando o dia amanheceu. O prefeito Alessandru Alves, ao lado de vários amigos, agradeceu a parceria com o empresário Erossiano que escolheu a cidade de Campo Redondo para gravar o DVD de divulgação de sua Banda Cavalo de Aço. 

“Fiquei feliz quando meu amigo Erossino me disse da intenção de gravar este DVD aqui em Campo Redondo, de pronto aceitei a parceria. Foi um presente ao nosso povo. Uma estrutura nunca vista antes em Campo Redondo proporcionou este momento único e histórico para nossa cidade”, contou Alessandru.