Mauricio Torres, apresentador do "Esporte Fantástico", morre aos 43 anos

O apresentador e narrador esportivo Mauricio Torres morreu neste sábado (31) em São Paulo. 

Internado desde o dia 1º de maio no hospital Sírio Libanês depois de passar mal durante um voo entre Rio de Janeiro e São Paulo, Torres teve complicações médicas e morreu no início da noite. 

Torres chegou a Record em 2005 para as transmissões de futebol. No mesmo ano, participou dos programas "Terceiro Tempo" e "Debate Bola". 

O narrador também esteve na equipe olímpica da Record nos Jogos de Inverno de Vancouver (2010), nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), na Olimpíada de Londres (2012) e nos Jogos de Inverno de Sochi (2014). 

Atualmente apresentava o "Esporte Fantástico" ao lado de Mylena Ciribelli e Cláudia Reis.
Maurício estava internado há algumas semanas, com problemas no coração no pulmão. 
R7

Marinho Chagas passa mal em evento sobre a Copa e fica em estado grave

Considerado o melhor lateral-esquerdo na Copa do Mundo de 1974, Marinho Chagas está entre a vida e a morte, de acordo com o médico plantonista da Unidade de Pronto-Atendimento Oceania de João Pessoa, Charles Paulino, que atendeu o ex-jogador após ele passar mal na capital paraibana. 

Marinho estava na cidade para participar de um evento com colecionadores de álbuns de figurinhas da Copa do Mundo e conversava com uma pequena multidão quando começou a passar mal. Segundo testemunhas, ele começou a “vomitar sangue” e foi levado às pressas ao posto médico. 

No local, foi diagnosticado com "hemorragia digestiva alta". Na UPA, os médicos tiveram dificuldades de estabilizar o quadro clínico do jogador e não conseguiram estancar a hemorragia. 

Por isso, o ex-lateral foi transferido para o Hospital de Emergência e Trauma da Paraíba, mais bem equipado para este tipo de procedimento. 

Ao ser questionado sobre a situação do paciente, Paulino foi enfático .– Ele está morre, não morre. O quadro é grave – declarou, enquanto passava pelo corredor da Unidade, saindo da sala de Assistência Social e voltando à Área Vermelha, onde ficam os pacientes em estado crítico. 

Depois, quando Marinho já tinha sido transferido, o médico explicou melhor o que aconteceu. O ex-jogador chegou em estado grave, com “considerável perda de sangue”. 

No Hospital de Trauma, ele será submetido a um exame de endoscopia, para que os médicos possam identificar o local específico do sangramento e, só assim, fazer uma cauterização que permita estancar o sangue. No local, ele também vai precisar passar por uma transfusão.

Organizador do evento que levou Marinho Chagas a João Pessoa, Adeílson Silva explicou que foi tudo muito rápido. Eles conversaram mais cedo e foram juntos para a banca de revistas localizado num shopping da cidade que promoveu o encontro. 

No local, Chagas estava bem humorado, dando entrevistas, tirando fotos e contando piadas. De repente, ficou pálido e pouco depois começou a vomitar sangue. – Uma hora ele estava bem. Na outra, estava nesta situação. Era muito sangue. Só tivemos tempo de levá-lo ao hospital. 
G1-RN

FEIRINHA DO SERIDÓ NO BAIRRO DE CAPIM MACIO, EM NATAL - VEJA AS IMAGENS.

A feirinha é destinada a angariar recursos para construção de uma casa de apoio ao câncer em Caicó levada a efeito pelo grupo Reviver. As fotos são de Márlio Fortes.












Estradas de acesso aos distritos rurais estão sendo recuperadas pela Prefeitura de Caicó

Após a conclusão da primeira etapa de recuperação das ruas e avenidas de Caicó, a Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura deu início neste final de semana, aos serviços de recuperação das estradas de acesso aos distritos rurais. 

Neste sábado (31) os funcionários e maquinários da prefeitura estão recuperando a estrada de acesso ao Distrito do Perímetro Irrigado do Sabugi. Na segunda-feira (02) serão iniciados os trabalhos do acesso ao Distrito da Palma. O de Laginha já foi feito pelo Governo do Estado. 

A previsão do prefeito Roberto Germano, e de que até à Festa de Sant’Ana toda a malha viária urbana e rural esteja recuperada.

Dra. Zenaide representa João Maia na inauguração do Aeroporto de São Gonçalo

A vice-presidente do PR Mulher, Dra. Zenaide Maia fez questão de prestigiar na manhã deste sábado (31), o início das operações do Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante. 

Ao lado do prefeito e esposo Jaime Calado, a médica também representou o presidente estadual do PR, seu irmão deputado federal João Maia, que permaneceu em Brasília neste final de semana onde participou de um momento especial na família, à formatura do seu filho João Fernando. 

Para Zenaide, a concretização do sonho de São Gonçalo em ter seu aeroporto, se deve a muitos, dentre eles o próprio João Maia que se juntou a toda a Bancada Federal na luta em Brasília pela obra, como também o prefeito Jaime, que soube arrumar a casa, literalmente falando, dando condições da cidade receber esse importante investimento para o desenvolvimento da região.

Henrique visita Aeroporto Aluízio Alves e relembra "embate" com ministro para viabilizar obra

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) participou na manhã deste sábado (31) da solenidade que marcou o voo inaugural do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, onde conheceu as instalações, participou do lançamento do selo dos Correios alusivo ao evento e depois falou aos presentes, relembrando a trajetória de luta para o sonho do aeroporto se tornar realidade. 

"Hoje é uma manhã histórica. Dom Jaime (Vieira arcebispo de Natal) deu sua benção. Jaime (o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado) se emocionou e todos fizemos este sonho se tornar realidade. Quantas vezes fomos até ao presidente Lula, junto com a então governadora Wilma Faria. Depois junto com ela nós fomos até a presidenta Dilma, mas hoje revelarei um fato que foi de importância para que o aeroporto estivesse concluído" disse o deputado Henrique Alves. 

Ele revelou um episódio de embate com o então ministro Nelson Jobim. "Fomos até um jantar no Palácio da Alvorada, eu era o líder do PMDB, e fomos falar do apoio do partido na candidatura da então ministra Dilma para a presidência da República. Quando estava indo para lá me encontrei com o ministro Nelson Jobim e perguntei pelo projeto ou pela minuta do aeroporto de São Gonçalo. O ministro me respondeu que não poderia criar uma lei só para o RN. Iria sim, criar a lei para todo o País. Eu reclamei que não tinha sido este o compromisso do presidente Lula e, assim, os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais seriam mais atrativos. O ministro repetiu que não poderia criar uma Lei só para beneficiar o RN". 

Henrique continuou: "No jantar sentei ao lado da Ministra Dilma e ela me perguntou: o que foi, líder, o que está havendo? Expliquei a ela e a mesma acrescentou que depois do jantar conversaríamos. Terminamos de Jantar ela chamou o Ministro Jobim, que lhe repetiu a mesma coisa e ela disse que deveria ser como antes. O ministro disse para ela, se este é o seu desejo..., ela disse: não é o desejo do presidente Lula", contou emocionado. 

O deputado ainda acrescentou que no dia em que Lula veio assinar no RN a realização da obra numa parceria público-privada foi cumprimentar o Ministro Jobim. “Falei que o cumprimento era pelo nosso aeroporto e ele me respondeu: nosso não, seu". 

Henrique disse que, mesmo assim, ficou contente por ser uma obra que geraria empregos e daria muito mais desenvolvimento para o RN. O deputado lembrou que antes quem vinha da Europa, dos Estados Unidos ou de qualquer país da África ou Ásia, passava por cima o RN para desembarcar em SP, RJ ou MG e lá fazer negócios, turismos. 

“Agora, não, vai parar no nosso estado, mudando o foco do desenvolvimento". O maior avião do mundo, com capacidade para 820 passageiros, não parava na América Latina por não ter uma pista para recebê-lo. "Agora tem esta pista, aqui no RN, aqui em São Gonçalo do Amarante", adiantou o deputado. 

Falando em estatística, Henrique Alves disse que no ano passado o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, recebeu 2.200 turistas. A capacidade do de São Gonçalo é de 6 milhões de turistas e com possibilidade de ir a treze milhões. 

O espaço para cargas era de quatro mil metros quadrados em Parnamirim. Em São Gonçalo a área é de 40 mil metros quadrados. Com relação ao nome do aeroporto, Aluízio Alves, afirmou que não foi uma decisão dele e sim uma aprovação por unanimidade no Congresso Nacional. 

"Esse nome é associado à ousadia, crescimento, sonho, o nome como é merecido". Depois, emocionado, falou: "Pai onde quer que você esteja ai está a homenagem ao seu nome e que nunca se esqueçam quem você foi", finalizou o deputado.

Terminal de Parnamirim vai receber as delegações

O clima “dèjá vú” tomou conta do Aeroporto Internacional Augusto Severo, que deixa de operar comercialmente com a chegada dos últimos voos na madrugada deste sábado, 31. 

No entanto, o terminal continuará operando até o mês de junho para receber as delegações das oito seleções dos países que vão fazer jogos da Copa do Mundo em Natal (Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai).

Por enquanto, os 123 empregados que atuam no aeroporto situado em Parnamirim, ainda tiveram tempo de comemorar, ontem à tarde, os 41 anos de fundação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ocasião em que empregados com dez ou 20 anos de serviço recebiam uma placa alusiva à atuação na Infraero. 

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Infraero informou que os 123 empregados, que correspondem a 9% do quadro de 13.080 funcionários, deverão ser transferidos para os outros 63 aeroportos administrados pela empresa no Brasil.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa em relação aos equipamentos existentes no aeroporto Augusto Severo, um grupo de trabalho enviado pela sede da empresa, em Brasília, “irá analisar a destinação de cada um deles”. 

Já em alguns guichês de empresas aéreas os funcionários arrumavam caixas e pacotes que seriam transferidos a partir de hoje para o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como eram os casos das aviações Gol e Azul. 
TN On Line

Com investimentos de R$ 500 mi, RN ganha novo aeroporto neste sábado

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, começa a operar neste sábado (31). 

O terminal será aberto às 8h30 e o primeiro pouso está previsto para 9h40. O Consórcio Inframérica (Engevix e Corporación America), responsável pela administração, investiu R$ 500 milhões na construção do terminal. Este será o primeiro aeroporto brasileiro administrado exclusivamente pela iniciativa privada. 

Com o início do funcionamento do novo terminal, o Augusto Severo, em Parnamirim, será desativado para voos comerciais.

O novo terminal tem 40 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. 

O terminal oferece 45 balcões de check-in e 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros. São 5 esteiras de restituição de bagagens destinadas ao tráfego doméstico e internacional. O estacionamento terá, inicialmente, capacidade para 850 veículos. 

"O aeroporto está 100% pronto para funcionar", disse o presidente do Consórcio Inframérica, Allysson Paolinelli. Ele explicou que as operações de carga também serão transferidas do Augusto Severo para o novo terminal neste sábado. "O terminal de cargas tem 4,5 mil metros quadrados e capacidade de expansão para 45 mil metros quadrados", disse.

De acordo com Paolinelli, o novo aeroporto do Rio Grande do Norte tem potencial para se tornar uma "porta de entrada" no país. "Eu diria que hub não é o termo mais adequado para este aeroporto. 

Eu acredito que esse terminal tem um grande potencial para se tornar uma porta de entrada no país de voos vindos do exterior", disse. 

Paolinelli ressaltou que para aumentar o número de voos internacionais é preciso também aumentar o número de voos domésticos para dar mobilidade aos turistas que visitam o país. 

"Tudo isso é um processo de conquista. O primeiro passo foi dado que é a entrega da infraestrutura. Agora precisamos conquistar mais voos domésticos e isso depende de alguns incentivos por parte do Estado, como a redução do ICMS do combustível de aviação, por exemplo, para então conquistarmos mais voos internacionais. Esse terminal tem um potencial enorme", disse Paolinelli.

Acesso Para chegar ao novo aeroporto o caminho é pela BR-406, em Ceará-Mirim. A via ainda não foi duplicada, mas as obras continuam no local. 

Um viaduto que ligará a BR-406 ao acesso Norte também está construção e, de acordo com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ficará pronto antes do início da Copa do Mundo. Por enquanto, o motorista dá uma volta na obra do viaduto para entrar à esquerda na via. 

O acesso Norte está sinalizado e iluminado até a entrada do terminal. O Governo do Estado trabalha ainda na construção do acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, e ligará o aeroporto à BR-304, na altura de Macaíba. 

O DER não informa a previsão de conclusão do acesso Sul. A obra dos dois acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante tem um custo de R$ 73 milhões, finaciados pela Caixa Econômica Federal. 
G1-RN

BALÕEZINHOS DO BLOG


Luta de Fátima: Ministério publica decreto para obra de saneamento integrado no Brasil Novo e Novo Horizonte

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acaba de ser informada que, após a análise do Ministério das Cidades da documentação técnica apresentada pela Prefeitura de Natal, foi publicado hoje (30) decreto para a obra de saneamento integrado nos Loteamentos Novo Horizonte e Conjunto Brasil Novo, na zona Norte. 

Com valor aprovado de R$ 15.040.544,23, o projeto prevê a execução de 6,9km de galerias pluviais, 01 reservatório de detenção, pavimentação de 67.052m², 734 ligações intradomiciliares, 7,5km de anéis de distribuição, 04 equipamentos comunitários, Administração Local e Trabalho Técnico Social. 

“Essa boa notícia é mais uma demonstração da sensibilidade do governo Dilma no que diz respeito aos investimentos na infraestrutura urbana e social, e atende às reivindicações das comunidades beneficiadas. Tenho acompanhado em Brasília a tramitação dos projetos apresentados pela Prefeitura de Natal, que estão sendo bem avaliados tecnicamente nos ministérios das Cidades e do Planejamento”, ressalta Fátima. 

Em tempo 

Desde 2012 que a deputada Fátima Bezerra tem lutado para que Natal seja contemplada com os projetos de saneamento integrado para Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Planalto, Guarapes, Novo Horizonte e Conjunto Brasil Novo. 

A parlamentar fez gestões junto aos Ministérios das Cidades e do Planejamento, bem como promoveu debates e seminários em Natal para tratar do tema.

Henrique conhece instalações de unidade de saúde entregue em Macau

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) encerrou sua agenda no interior, na noite desta sexta-feira (30), participando da entrega da Unidade Básica de Saúde da Cohab, no município de Macau. 

A convite do prefeito Kerginaldo e do ex-prefeito Flávio Veras, Henrique conheceu as instalações da UBS após o corte da fita e descerramento da placa. Antes da inauguração, o presidente da Câmara dos Deputados e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) jantaram com os anfitriões num restaurante da cidade. 

Também participaram do encontro os deputados estaduais Ricardo Motta (PROS) e Ezequiel Ferreira (PMDB), além do vereador de Natal Rafael Motta (PROS). 

Henrique Alves contou que a unidade foi construída graças a recursos originários de emenda destinada por seu mandato no valor de cerca de R$ 400 mil. Além da USB da Cohab, outra unidade, também com emenda do deputado no mesmo valor, será entregue em breve na Ilha de Santana. 

O deputado aproveitou a oportunidade para falar sobre a crise da saúde estadual e contou que descobriu, após reunião com o secretário estadual da pasta, que a dívida no setor chega a R$ 120 milhões somente com fornecedores. 

“Por isso, os moradores de Macau devem valorizar essa unidade” Ainda para Macau, Henrique Alves liberou emenda para a construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que deve ser construída em breve.

DETRAN PROMOVE ENCONTRO PARA DEBATER FORMAÇÃO DE CONDUTORES

O Detran/RN encerrou na tarde desta sexta-feira (30) o I Encontro com os Diretores de Ensino e Instrutores de Trânsito dos CFCs. 

Durante dois dias, a instituição recebeu mais de cem pessoas com o objetivo de conscientizar a respeito da importância da formação do condutor para a preservação da vida. “Procuramos mostrar alternativas pedagógicas, de abordagem, que os Centros de Formação de Condutores podem adotar para suas aulas teóricas”, colocou um dos palestrantes, Jacob Costa de Oliveira. 

Segundo a subcontroladora de Trânsito, Márcia Marques, o Encontro foi suscitado também pelos índices de reprovação dos testes teóricos. “A situação de que 70% das pessoas que fazem a prova acabam não passando nos assusta. E essa situação no interior se agrava ainda mais por isso já temos o pensamento de levar essas palestras para outras cidades além de Natal”, afirmou. 

Dentro da dinâmica do encontro, foram apresentados os tópicos “dados estatísticos do índice de reprovação e aprovação”, “apresentação sobre a proposta pedagógica e metodológica para os Centros de Formação de Condutores”, “apresentação sobre a planilha do exame prático”.

EQUIPE DO IFRN APRESENTA EM PARELHAS PROPOSTA INICIAL DE ATUAÇÃO ACADÊMICA DO INSTITUTO

O município de Parelhas sediou nesta Sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública de Implantação do IFRN/Campus Parelhas, que teve como objetivo a apresentação da proposta inicial de atuação acadêmica, principalmente quanto aos cursos a serem ofertados no Campus Avançado de Parelhas, sendo escolhidas inicialmente duas sugestões de cursos: Técnico em Mineração e Técnico em Informática. 

A Audiência Pública contou com a presença do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Belchior de Oliveira, o Pró-reitor de Ensino do IFRN José de Ribamar Silva Oliveira além de equipe Técnica do instituto. 

Todos os presentes foram unânimes em ressaltar e reconhecer a luta do Prefeito Francisco Medeiros, que em toda a sua vida política elencou como uma de suas prioridades a vinda do IFRN para Parelhas, e que agora quase 14 anos depois do primeiro requerimento, na época como Vereador em 2001 este sonho está se tornando realidade, sem esquecer é claro, do protagonismo da Deputada Federal Fátima Bezerra nesta luta, que ao lado do Prefeito Francisco lutou para tornar realidade este sonho. 

Prefeitos, secretários e vereadores de diversos municípios do Seridó participaram da solenidade, entre eles Noeide Sabino (Prefeita de Equador), Adriano Gomes (Santana do Seridó), Erivanaldo Aquino Dantas (Cruzeta), Dr. Sérgio Eduardo (Carnaúba dos Dantas), Isaias de Medeiros Cabral (Acarí), Ildelita Roque (Secretária Municipal de Educação), Marecilda Bezerra de Araújo (Secretaria de Educação de Jardim do Seridó), Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara de Vereadores), Diretores de Escolas Públicas Municipais e Estaduais, Estudantes e representantes da sociedade civil.

América vence a Luverdense

O América venceu a Luverdense por 2 x 0 no Nazarenão. A equipe rubra foi melhor os 90 minutos, porém só conseguiu marcar aos 46 do segundo tempo. 

No primeiro tempo a equipe rubra pressionou muito, mas não conseguiu marcar seu gol. Com Daniel no meio de campo a equipe rubra era lenta na saída de bola do meio para o ataque. 

No segundo tempo Oliveira Canindé sacou Daniel e Paulo Henrique colocando em campo Jeferson e Adriano Pardal. A equipe cresceu e encurralou a Luverdense. 

Agora, só no finalzinho foi que a equipe rubra marcou. Rodrigo Pimpão marcou aos 44 minutos e Adriano Pardal aos 48 minutos. 

Com a vitória o América chegou aos 13 pontos na tabela de classificação.
Pedro Neto

ABC vence o Avaí na Ressacada

Com gol de Lúcio Flávio no segundo tempo, o ABC venceu o Avaí na Ressacada e voltou ao G4 da competição, com um resultado que recupera a moral do time de Zé Teodoro. 

Apesar dos desfalques, o time conseguiu um resultado importante, e o técnico Zé Teodoro avaliou assim o que aconteceu na Ressacada:

"Vitória do grupo, acho que fomos ousados fazendo mudanças já no intervalo. O importante é que o grupo foi determinado e recuperamos os pontos perdidos em casa. Eu falei para os jogadores que eles não podem se abater e nós vamos fazer muito isso, vencer fora de casa. A gente vai pela intuição, pela sensibilidade e desde que começou o jogo eu vi que a gente podia abrir e entrar no jogo. Nossa zaga bateu cabeça no começo, erramos mas depois equilibramos, encaixando a marcação. O grupo é obediente e está fazendo aquilo que a gente pede. Agora é ter humildade para uma missão difícil em casa e pedimos o apoio do torcedor”. 
Marcos Lopes

Quadrilha do CE é presa após instalar 'chupa-cabras' em três bancos no RN

Seis homens foram presos em flagrante nesta quinta-feira (29) suspeitos de terem instalado equipamentos usados para a clonagem de cartões em agências do Banco do Brasil nos municípios de Caicó, Jardim do Seridó e Jucurutu, ambos na região Seridó do Rio Grande do Norte. 

Na quarta (28), segundo a polícia, três membros da quadrilha já haviam sido presos em Jucurutu. Outros três conseguiram fugir. Todos os detidos são naturais da cidade de Crateús, no Ceará.

De acordo com a major Walmary Costa, comandante da PM em Caicó, o grupo do identificado pelo sistema de monitoramento interno das agências. 

"Os usuários das agências começaram a reclamar que o dinheiro estava desaparecendo das contas. Com isso, o gerente nos acionou e por meio do circuito interno de câmeras localizamos o grupo. Nesta quinta, colocamos um policial à paisana na agência de Caicó e comunicamos às cidades da região sobre a quadrilha. No momento em que eles entraram, efetuamos a prisão", explicou o major. 

Dois homens foram presos em Caicó e um terceiro em Jardim do Seridó. Com o grupo foram encontrados celulares, dinheiro fracionado e equipamentos chupa-cabras, equipamento usado para a clonagem de cartões de crédito e retenção de depósitos bancários. 

Em Jardim do Seridó, de acordo com major Costa, três membros da quadrilha conseguiram fugir. "Houve uma troca de tiros quando a polícia fez a abordagem ao grupo. Ainda vamos realizar diligências em pousadas da cidade onde o grupo estava escondido para tentar encontrar mais material usado para a fraude", disse o comandante. 
G1-RN

Currais Novos mobiliza 81,22% da população e se classifica em 2º no “Dia do Desafio”

Com a participação de 81,22% da população nas ações desenvolvidas durante o “Dia do Desafio” na última quarta-feira (28), Currais Novos por pouco não conquistou o índice da cidade de Jucás/CE, que alcançou 89,55% de participação. 

Mesmo com o resultado, Currais Novos superou todas as expectativas da organização que pretendia alcançar 65% de participação. 

A prática de exercícios físicos, principal objetivo do evento, reuniu milhares de currais-novenses na programação que aconteceu de 5h as 21h em mais de vinte polos de atividades, tendo o auge do “Desafio” no Largo do Tungstênio com as aulas do projeto “Academia na Praça”. 

O “Dia do Desafio” se destacou como um evento importante em prol da saúde e bem estar da população, e a parceria da Prefeitura Municipal com o SESC RN, Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, foi fundamental para o ótimo índice. 

O Dia do Desafio 2014 aconteceu em 23 países, e no Brasil as atividades aconteceram em 1.996 cidades de 24 Estados. 

ACADEMIA 

Um desejo antigo de centenas de praticantes de exercícios físicos em Currais Novos está próximo se tornar realidade. A instalação da primeira “Academia Popular” da cidade, no Largo Jr Toscano, teve início na tarde desta sexta-feira (30), pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, sob a coordenação de Donato Aprígio (Coordenador da SEMOSU) e orientações do educador físico do projeto “Academia na Praça”, Aldenício Silva. 

A expectativa é que a obra seja inaugurada no início da próxima semana. Mais duas academias já foram adquiridas pela Prefeitura Municipal e serão instaladas em breve nos bairros Centro e Paizinho Maria.



Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte divulga Programação do Circuito Junino 2014

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, divulgou na tarde desta sexta-feira (30) a Programação do Circuito Junino 2014. 

Serão realizadas quadrilhas com as escolas e com os grupos de convivência tanto na cidade, na Praça Senador Dinarte Mariz, como na zona rural. 

A abertura acontecerá no próximo domingo (01), com a Escola Municipal Hermes Furtunato. 

Confira a programação: 

01/06 - 20 h - Escola Municipal Hermes Furtunato; 

02/06 - 19 h - Escola Estadual Professor Leomar Batista de Araújo; 

03/06 - 19 h - Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (grupos de convivência); 

04/06 - 19 h - Escola Municipal Coronel Mariz; 

05/06 - 19 h - Escola Municipal Arthephio Bezerra da Cunha; 

06/06 - 19 h - Centro Educacional Infantil Dr. Ruy Pereira dos Santos; 

07/06 - 19 h - Escola Professor José Arcanjo. 

Setor de Ensino Rural: 

10/06 - 18 h - Escola Municipal Romão Garcia de Araújo - Comunidade Entre Serras; 

11/06 - 18 h - Escola Municipal Capitão Josué - Comunidade Saudade; 

13/06 - 18 h - Escola Municipal Leandro Clementino de Faria - Comunidade Pintado; 

16/06 - 17 h - Escola Municipal Barra de São Pedro - Comunidade Barra de São Pedro; 

18/06 - 18 h - Escola Municipal Comandante Antônio Álvares Mariz - Comunidade Arapuá; 

20/06 - 18 h - Escola Municipal Manoel Mariz - Comunidade Solidão.

SEMTHAS realiza primeira edição da “Rosa de Maio” do Centro de Convivência dos Idosos

Descontração e muita alegria marcaram a primeira edição da “Rosa de Maio” do Centro de Convivência dos Idosos “Tereza Bezerra Salustino”, evento promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), que contou com a participação de 12 candidatas entre 59 e 72 anos. 

Em desfiles marcados pela irreverência, os jurados tiveram a difícil missão de escolher a senhora que mais se destacou entre as concorrentes. 

Após a contagem dos votos, o resultado: Em 3º lugar, Rita dos Santos, de 74 anos, com 225 pontos; Alzira Bezerra de Azevedo, de 69 anos, com 230 pontos; e a vencedora, Cleonice Lopes de Araújo, de 66 anos, com 234 pontos. 

Para o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, esses momentos são de extrema importância para a autoestima dos idosos. “O CCI desenvolve um trabalho de excelência com nossos idosos e estes momentos são importantes para uma melhor convivência deles e a melhoria da autoestima”, disse. 

Após o concurso, Elaine Santos animou o tradicional “Forró do CCI”.



Caicoenses conquistam o tricampeonato no Dia do Desafio 2014

Mais de 80% da população se mobilizou para a conquista do terceiro título 81,69% da Caicó contra 7,41% da cidade de Cajicá na Colômbia. 

Com esse percentual esmagador, Caicó conquista o tricampeonato no Dia do Desafio, evento de incentivo a prática de atividades físicas, realizado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. 

A mobilização começou muito cedo, logo às 5h da manhã, tinha gente correndo, caminhando ou fazendo alongamento. Em todo lugar ninguém ficou parado, seja na Ilha de Sant’Ana, unidade do Sesc Seridó, Centro Administrativo. 

O resultado também foi conquistado com as atividades físicas nas empresas visitadas, onde todos deram uma pausa para se exercitar sob a orientação dos professores de educação física do Sesc. Mas, não parou por aí, os professores também visitaram hospitais, colégios, creches, asilos. 

Quem estava em casa, pode se movimentar ouvindo nas ondas do rádio a orientação sobre como se exercitar com segurança. 

Para não esfriar o ânimo da população, um trio elétrico circulou pela cidade convidando a todos a se mexerem e ajudarem à cidade a conquistar o tricampeonato na competição. 

Outro destaque do evento foi o trabalho dos parceiros, que vestiram a camisa do evento: Prefeitura Municipal de Caicó, Sindicato do Comércio Varejista e CDL. 

Currais Novos não conquistou a vitória por oito pontos percentuais frente a Jucás (CE), e o resultado entre Mossoró e Teresina (PI) estará disponível ainda nesta sexta-feira (30/05) no site www.diadodesafio.com.br.

PASSEIO CICLÍSTICO ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO

O Detran/RN, SEMOB, CPRE, PRF e SAMU encerram com um passeio ciclístico, na tarde deste sábado (31), a programação desenvolvida pelos Órgãos durante o Maio Amarelo. 

Com concentração a partir das 15h30 na Praça Augusto Leite, os participantes seguem em Direção à Avenida Bernardo Vieira, com destino ao estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. 

O Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo, como também comemorar os três anos do lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. 

Durante este mês, os diversos órgãos envolvidos realizaram ações pontuais, como a Faixa Viva, voltada à conscientização sobre o uso e o respeito à faixa de pedestre.

Henrique Alves comemora crédito suplementar para obras do Denit no Rio Grande do Norte

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) recebeu credito suplementar de R$ 23,2 milhões para investir nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30). 

O dinheiro será destinado para obras nos municípios de Natal, Mossoró e Areia Branca. Parte dos recursos, R$ 9 milhões, vai para a obra do viaduto do Gancho de Igapó no acesso ao novo Aeroporto Internacional Aluízio Alves. 

A obra, na Br-101 norte com Br-406, é um dos pleitos do deputado Henrique Eduardo Alves para melhorar o trânsito até o novo aeroporto em São Gonçalo do Amarante na região metropolitana de Natal. 

O presidente da Câmara dos Deputados também comemorou a suplementação de recursos para obras do interior. O Denit recebeu reforço no valor de R$ 9,5 milhões para a duplicação do contorno rodoviário de Mossoró, na BR-304. Já as obras da BR-110 vão receber suplemento de R$ 4,8 milhões. 

O trecho que será beneficiado vai de Areia Branca até a divisa com a Paraíba. No total o decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff no dia 29 e publicado hoje (30), abre crédito suplementar de R$ 960,5 milhões para os orçamentos dos ministérios dos Transportes, Cidades e Integração Nacional.

Prefeitura de Currais Novos será contemplada com recursos para reestruturação do COMADE

A Prefeitura Municipal de Currais Novos deverá assinar nos próximos dias com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, convênio no valor de R$ 103.208,90 para a estruturação, equipagem e capacitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMADE. 

Em reunião no início deste mês, o prefeito Vilton Cunha e os membros titulares e suplentes do COMADE discutiram o projeto e os benefícios que os recursos trarão para as ações em prol dos deficientes. 

O encontro também contou com a participação do vereador Odon Júnior, Aparecida Medeiros (Secretária Municipal de Educação), Betinha (Presidente do COMADE), Walter Antero (Secretário executivo do GGIM), além de representantes da SEMTHAS e de instituições veiculadas ao conselho. 

Com os recursos, o COMADE será o primeiro conselho municipal do Rio Grande do Norte equipado e aparelhado para colaborar com suas ações e atividades, e também será importante para a criação do espaço de monitoramento e acompanhamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites. 

 “Temos um compromisso com as pessoas com deficiência de melhorar a sua qualidade de vida, e a nossa gestão tem procurado caminhos e formas de implantar as politicas públicas necessárias para a pessoa com deficiência”, disse o prefeito na ocasião.

PREFEITO DE PARELHAS E VEREADORES PARTICIPAM EM NATAL DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA CAERN E SECRETARIA DE SEGURANÇA

Nesta Quarta-feira (28), o Prefeito Francisco Medeiros participou em Natal ao lado de uma comitiva de vereadores de duas importantes audiências junto a CAERN e a Secretaria de Segurança do RN. 

Em reunião na CAERN o Prefeito e a Comitiva de vereadores cobrou explicações do Engenheiro sobre as obras de Saneamento Básico além de providencias sobre os problemas na rede de esgoto em diversos pontos do município. 

Ao final do encontro ficou marcado para a próxima quinta-feira dia 05 de Junho uma visita da equipe da CAERN ao município para resolver os problemas no tocante ao Saneamento Básico. 

Em seguida a comitiva participou de audiência na Secretaria de Segurança do RN, onde foi discutido a problemática da violência em Parelhas, além de sugestões junto ao Secretário de Segurança para buscar medidas de amenizar e combater a violência no município.

Noite mariana da Prefeitura na Matriz de Sant’Ana acontecerá nesta sexta às 19h

A Prefeitura Municipal de Currais Novos convida a todos os servidores, prestadores de serviço e população, a participarem das homenagens a Nossa Senhora na noite desta sexta-feira (30), às 19h, na Matriz de Sant’Ana.

Bairros Nova Descoberta e Serrote Branco ganharão creches e escolas

O Município de Caicó construirá mais duas novas escolas na Zona Urbana. 

Os bairros contemplados serão Nova Descoberta, com uma creche de 12 salas de aula, e o bairro Serrote Branco com uma escola de ensino fundamental, também com doze salas. 

Os dois investimentos são da ordem de mais de dois milhões de reais, com recursos do Governo Federal MEC/FNDE, e serão construídas na metodologia inovadora do Ministério da Educação e Cultura. 

Para Socorro Mariz, secretaria de educação os investimentos representam uma melhoria na educação do município, porque “não temos infraestrutura de escolas, e nossa meta enquanto secretaria e construirmos o maior numero de escolas, já que não temos espaço físico adequado”.

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte divulga calendário de expediente para a Copa do Mundo de 2014

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, através do Gabinete Civil, divulgou na manhã desta sexta-feira (30) o calendário de expediente para os Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Município durante a Copa do Mundo de 2014. 

De acordo com o Decreto Municipal nº 368/2014, cuja publicação no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte sairá na próxima segunda-feira (02), nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o expediente será corrido, das 8 às 13 h, com exceção das atividades essenciais.

PREFEITO DE PARELHAS PARTICIPA EM CAICÓ DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELO MP/RN – OAB

Na manhã desta Quinta-feira (29), o Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participou de Audiência Pública promovida pelo MP/RN – OAB (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde) na Câmara Municipal de Vereadores de Caicó. 

A audiência teve por objetivo viabilizar soluções consensuais para assegurar melhorias no serviço regional do CAPS III e efetiva abertura do CAPS AD, e contou com a presença de instituições que integram o Colegiado, tais como: Poder Judiciário Estadual e Federal, Ministério Público Estadual e Federal, Advocacia Geral da União, Defensoria Pública Estadual e Federal, Secretaria Estadual da Saúde, Procuradoria Geral do Estado, OAB, além de prefeitos e secretários municipais de saúde e presidentes de conselhos municipais de saúde.

Município fará licitação para exploração dos shows na Ilha durante a Festa de Sant’Ana

A Prefeitura de Caicó estará realizando processo licitatório para a permissão de uso do espaço público do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, para a exploração e realização dos festejos culturais da Festa de Sant’Ana deste ano. 

A abertura dos envelopes será no dia 30 de junho, a partir das 9 horas na sala de licitações da Prefeitura. O edital contendo todas as informações encontra-se a disposição dos interessados na prefeitura, situada na Avenida Coronel Martiniano, 993 no centro e no site www.caico.rn.gov.br 

Quem vencer a licitação terá que garantir palco, som, iluminação, a contratação de uma quantidade mínima de atrações musicais, serviços de banheiros químicos, seguranças e mídia de divulgação.

Insegurança em Natal preocupa governo federal na Copa, diz Henrique Alves

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, pré-candidato do PMDB ao governo do estado, disse ontem, em entrevista ao programa Jornal da Cidade, da rádio 94 FM, que Natal é a cidade-sede da Copa do Mundo que mais preocupa o governo federal quando o assunto é segurança pública. 

Segundo ele, até pouco tempo não havia sequer cones suficientes para dividir ruas ou interditá-las. "As pessoas estão acuadas, os policiais estão acuados. Os policiais não têm o apoio e a valorização que necessitam, então é preciso ter um salário melhor, mas também melhores condições de trabalho", afirmou o deputado. 

Lembrando que o Estado tem dificuldade para resolver sozinho o problema, Henrique disse que o apoio do governo federal é necessário. "O atual governo do estado se isolou, sozinho não consegue muita coisa. É preciso apoio", disse, acrescentando que falta diálogo do executivo com a PM, no sentido de verificar as prioridades do setor. 

Ele contou que esteve em Santiago, no Chile, e viu uma cidade com câmeras de seguranças, fotos constantes, segurança presente. 

"Porque não se fazer em Natal e nas principais cidades do Rio Grande do Norte, ações semelhantes para tirar a bandidagem das ruas e fazer a população ficar mais segura?", indagou.  
Em relação à sua pré-candidatura e a busca por uma ampla aliança, o deputado falou que prefere agregar a desagregar, unir a desunir e lamenta aos adversários não terem conseguido mobilizar essa união. 

"Nós buscamos o apoio quem nos procurou. É hora de unir porque o estado precisa muito desta união", comentou, acrescentando que percebe o sentimento de mudança durante as viagens que tem feito a cidades do interior. 

O deputado defendeu a aliança lembrando que a união de forças também aconteceu na eleição suplementar de Mossoró, onde o prefeito eleito reuniu mais de 10 partidos em torno de sua candidatura. 

Outro exemplo, citou, é a pré-candidatura de Dilma Rousseff, que está formando uma ampla coligação na corrida pela reeleição. Henrique Alves ainda falou a respeito dos projetos importantes que tem colocado em votação na pauta da Câmara como o Plano Nacional de Educação, aprovado essa semana. “Foi uma sessão emocionante. Vai revolucionar a educação.” 

E agradeceu o gesto da presidenta Dilma Rousseff, que manifestou, durante jantar com o PMDB no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, o desejo de vê-lo governador do Rio Grande do Norte. 

O presidente da Câmara também ressaltou a importância do novo aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, cujas operações terão início neste sábado. 

Para finalizar, o pré-candidato do PMDB assegurou que não haverá radicalismo por parte do seu partido durante a campanha eleitoral.

Robinson Faria participa da posse do prefeito de Mossoró e comício em Ipanguaçu

O vice-governador Robinson Faria (PSD) participou nesta quinta-feira (27) da posse e diplomação do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD) e comício em Ipanguaçu ao lado dos deputados federais Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT). 

Robinson parabenizou o prefeito de Mossoró pela posse. "Francisco José é um prefeito jovem que tem projetos modernos e fará uma gestão justa para beneficiar os mossoroenses", afirma. 

Depois da posse em Mossoró, Robinson, Fábio, Fátima e o prefeito prestigiaram o comício do candidato a prefeito Geraldo Paulino (PT) e do vice Valdereto Bertoldo (PPS). 

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, o ex-prefeito Leonardo Oliveira (PT), vereadores e lideranças da região também participaram do comício. 

A eleição suplementar em Ipanguaçu será no próximo domingo, dia 1 de junho.

Bandeiras das seleções que jogarão em Natal amanhecem rasgadas

Um mistério envolvendo as bandeiras decorativas alusivas a Copa do Mundo instaladas na passarela de Potilândia vem intrigando a população natalense que por ali transita. 

Na manhã desta quinta-feira, todas as bandeiras amanheceram rasgadas de uma forma muito uniforme, o que leva a crer que foram vítimas de atos de vandalismo. 

Como rapidamente a imagem se viralizou nas redes sociais, algumas pessoas levantaram a hipótese da chuva ter causado o estrago, possibilidade logo afastada pela forma como foram feitos os rasgões nas bandeiras. 

A reportagem falou com uma empresa de sinalização visual, que garantiu ser impossível a chuva rasgar e inutilizar as bandeiras daquela maneira.

“O material utilizado para a confecção daquele material é bastante resistente a chuvas e até a ventos fortes, não tenho dúvida alguma que aqueles estragos foram causados por algum delinquente”, disse Francisco Xavier.
JH

“Daniela Mercury explora a homossexualidade para ganhar dinheiro”

Mara Maravilha resolveu soltar o verbo contra a Rainha do Axé, que se casou com outra mulher, a jornalista Malu Verçosa. 

“A Daniela Mercury tem coisas que eu não admiro. É uma liberdade dela, mas também não admiro. Acho que a Daniela explora isso para ganhar dinheiro… Pronto! Ela explora, né? Tira proveito disso, sim!”, disse a ex-apresentadora baiana em entrevista à revista Conta Mais. 

Mara também criticou a exposição da homossexualidade no país. “Não estou preocupada em agradar ao outro. Já fiz a minha escolha, sei quem eu quero agradar: a Deus. Se não estou agradando com esse meu posicionamento, paciência, mas te garanto que muita gente pensa igual a mim. Não estou julgando, apenas dando a minha opinião de que o homem nasceu para a mulher e a mulher para o homem. Não vou achar que é bonito pessoas se beijando em público, tanto heterossexual como homossexual. Vi que a Joelma foi criticada pelos artistas no Twitter… Achei ridículo, assim como essa história de #ficarem postando fotos com bananas. Eu não sou macaca, para mim, viemos de Adão e Eva. Temos referências anti-racismo como Martin Luther King (1929-1968) e, agora no Brasil a referência é uma banana? É um modismo para vender camiseta, tirar proveito”. 
Portal de Notícias. Net

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA PAGAMENTO DE SERVIDORES NESTA SEXTA-FEIRA DIA 30 E SEGUNDA-FEIRA DIA 02

A Prefeitura Municipal de Parelhas estará realizando nesta Sexta-feira (30) e Segunda-feira (02), o pagamento referente ao mês de Maio a todos os servidores municipais e injeta na economia do município aproximadamente um milhão de reais. 

Nesta Sexta-feira dia 30, o pagamento será efetuado aos servidores da Prefeitura Municipal e secretarias municipais, e na Segunda-feira dia 02, os servidores que recebem pelo FUNDEB estarão recebendo o salario referente ao mês de Maio.

Segundo o Prefeito Francisco Medeiros, apesar dos problemas financeiros enfrentados por todos os Municípios brasileiros, o governo municipal faz o possível para realizar o pagamento dos funcionários em dia. A prefeitura injeta na economia do município, um milhão de reais. 

“Com essa injeção estamos ajudando a manter o comércio local aquecido e gerando indiretamente emprego e renda para nossos munícipes”, finalizou o Prefeito Francisco Medeiros.

Castelo do Conde Drácula está à venda. Veja quanto custa!

Um remoto castelo na Transilvânia, localizado no norte da Romênia, está à venda. 

E não são poucas as razões para que o anúncio ultrapasse o interesse local: trata-se do castelo de Bran, construído entre 1377 e 1388. 

A fortaleza medieval ganhou fama mundial como o “Castelo do Drácula”, personagem criado pelo escritor irlandês Bram Stoker. 

Contudo, a construção de torres pontiagudas, a arquitetura sóbria e a localização remota parecem compor o cenário perfeito para uma história de terror, no caso de vampiros. 

Sua arquitetura e estilo já seriam razões suficientes para que o castelo se transformasse em um ponto turístico. 

Apesar da negativa de diversos estudiosos de que o Príncipe de Valáquia Vlad III Draculea tenha vivido no local, essa hipótese só serviu para aumentar ainda mais a fama do castelo pelo mundo. 

Seja como for, a família Habsburgo, dona atual da propriedade, resolveu colocar o famoso edifício à venda, e seu valor já passa dos US$ 64 milhões. 

Especialistas afirmam que o Duque Domingo, junto com as arquiduquesas Maria Madalena e Isabel Habsburgo, podem conseguir em torno de US$ 100 milhões pela sombria residência, seja por sua arquitetura gótica ou pela história controversa que envolve seu passado. 

Seguramente, não faltam milionários no mundo com dinheiro em caixa para investir em um casarão antigo. Especialmente por conta das lendas que são contadas ao seu respeito. 
History Channel

Campanha de vacinação encerra amanhã e Caicó busca superar a meta do Ministério da Saúde

A campanha nacional de vacinação encerra hoje, sexta-feira (30), em todo o País. 

Em Caicó, as Unidades Básicas do Município continuam com as ações voltadas para que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde possa ser atingida. 

A expectativa da Secretaria é vacinar um total de 16 mil 380 pessoas, o equivalente a 80% da população. 

A vacina contra a Influenza esta disponível à população de adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos , gestantes de qualquer idade gestacional e puérperas (mulheres em pós-parto), profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas e a população privada de liberdade.

“Tem que baixar mesmo o cacete nos vândalos”, diz Ronaldo Fenômeno

Membro do Comitê Organizador da Copa do Mundo, o ex-atacante Ronaldo defendeu o uso da violência para coibir os manifestantes que utilizem a mesma estratégia nos protestos anti-Copa que devem ocorrer nas próximas semanas. 

Em Sabatina promovida nesta quinta-feira, ele manifestou insatisfação com os grupos radicais, citando nominalmente os Black Bloc. “Sobre os vândalos, acho que tem que baixar o cacete neles, tirar da rua”, disse Ronaldo, que colocou como “válidos” os protestos pacíficos por melhorias naquele que seria o legado da Copa do Mundo para o Brasil – obras de infraestrutura, principalmente. No entanto, desvinculou essa insatisfação com a torcida contra a Seleção Brasileira. 

“Acho que os protestantes não-violentos vão assistir à Copa. Quem aqui vai querer perder essa oportunidade? Ninguém aqui vai estar vivo quando tiver outra Copa no Brasil. Acho que nem vai ter mais, a Fifa ficou traumatizada”, brincou Ronaldo. 

O ex-atacante afirmou que não iria às ruas protestar por melhorias por sua condição de figura pública. “Eu protesto do meu jeito também. Eu faço muito barulho do meu jeito. Minha indignação está com o povo. O povo tem que unir, ver o que é melhor. E temos a oportunidade de fazer a maior manifestação de todos os tempos no dia 5 de outubro”, disse, em referência às eleições presidenciais. 

Ronaldo é amigo do tucano Aécio Neves, que faz parte da oposição ao governo da petista Dilma Rousseff.
Terra

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O ORDENAMENTO PESQUEIRO DA BARRAGEM BOQUEIRÃO

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca e Colônia de Pescadores de Parelhas Z26, realizaram na manhã desta Quinta-feira (29), uma importante Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores onde foi discutido o Ordenamento Pesqueiro da Barragem Ministro João Alves Filho (Barragem Boqueirão de Parelhas). 

A Audiência Pública contou com a presença do Secretário Municipal da Agricultura do Meio Ambiente e da Pesca Ivanilson Pereira de Araújo, o Presidente da Colônia de Pescadores Z26 Francisco Assis da Silva, o Promotor de Justiça José Roberto, o representante do Ministério da Pesca Abraão Junior, representantes da EMATER/Parelhas e das Colônias de Pescadores das cidades de Jardim do Seridó e São João do Sabugi, além dos vereadores Francisco Genidson, Frank Kleber, Wellington Araújo, Ênio Ângelo, Romiselia Araújo, Zenilda Salústio, Aurélio Buriti, João Dantas e Antônio Januário Neto.

Fátima luta pela construção da Barragem de Bujari

A deputada federal Fátima Bezerra participou, na terça-feira (27), juntamente com o prefeito Cid arruda (Nova cruz) de uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para tratar da construção da Barragem de Bujari (Nova Cruz). 

A reunião foi articulada pelo mandato da deputada Fátima. De acordo com Fátima Bezerra, o ministro garantiu que a Barragem de Bujari será incluída no PAC 3, no valor de R$ 45 milhões. 

“A reunião foi muito produtiva. Essa é uma luta antiga. Desde o início do meu primeiro mandato, tenho participado dessa luta, para que a região do agreste tenha este sonho realizado”, ressaltou Fátima, destacando ainda que a bancada federal do estado apresentou, através do deputado Fábio Faria, uma emenda ao Orçamento Geral da União incluindo esta obra. 

Fátima afirmou ainda que o ministro garantiu que as barragens de Poço de Vara e Pedra Branca e a adutora de Currais Novos serão incluídas no PAC 3. 

Na reunião, o ministro reafirmou que os recursos para a adutora emergencial de Currais Novos estão assegurados. Em relação a barragem de Oiticica, Francisco José Coelho Teixeira enfatizou que a liberação de recursos estão assegurados. 

“O ministro afirmou claramente que da parte do Governo Federal, existe toda garantia de liberação de recursos para a barragem de Oiticica, desde que, o Governo do Estado, cumpra sua parte, apresentado todas as prestações de conta”, frisou.