Governo do RN anuncia pagamento do 13º salário em três parcelas

O 13º salário dos servidores do Rio Grande do Norte será pago em três parcelas nos meses de julho, agosto e dezembro. 

O cronograma foi anunciado nesta segunda-feira (30) pelo secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues. 

A primeira parcela (20%) será depositada no próximo dia 16 de julho, mesmo percentual que será pago no dia 18 de agosto, com total de R$ 110 milhões. 

Os 60% restantes serão pagos no dia 20 de dezembro. Rodrigues informou que a divisão do primeiro pagamento do em duas parcelas será necessário para exugar as despesas do Estado. 

De acordo com o secretário, o pagamento do 13º obedece à disponibilidade de recursos, somada ao enxugamento do custeio das secretarias e órgãos vinculados ao Governo do Estado. 

“O Governo tem feito um esforço, mas está sempre atento e disposto a trabalhar para garantir os direitos dos cidadãos. Acontece que enquanto a nossa receita aumentou 8,3% em relação ao ano passado, o repasse para os outros poderes aumentou e isso ajuda a explicar a dificuldade que estamos vivenciando”, afirmou. 
G1-RN

Prefeitura de Caicó injeta quase 3 milhões e meio de reais com pagamento de funcionários

A Prefeitura de Caicó estará pagando nesta segunda-feira (30) o salário de todos os servidores, referente ao mês de junho. 

De acordo com Marleide Carvalho, secretária de Finanças, até o final da tarde todos os pagamentos estarão depositados nas contas bancárias. 

São quase 3 milhões e 500 mil reais injetados na economia da cidade com o pagamento de 2.300 servidores.

Final de semana de João Maia foi de adesões e de contatos políticos

O final de semana do candidato a vice-governador João Maia (PR) foi de muitas adesões a chapa Henrique, João Maia e Wilma, e a candidatura da médica Zenaide Maia (PR) a deputada federal. 

Uma delas foi a do presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Entidades de Deficientes Físicos, Décio Santiago e sua esposa Edna Santiago, que é suplente de vereadora em Caicó e coordenadora da Luta pelas Mulheres na região do Seridó. 

Outra adesão foi de um expressivo grupo político de Patu, integrado pelo Major Eduardo Leão e sua esposa Dra. Socorro Bandeira, a ex-vereadora Margarida Maria e seu esposo João Nascimento, além de Magda Godeiro. 

Todos reafirmaram o apoio à candidatura da médica Zenaide Maia. “Votar em Zenaide é votar em alguém que a gente sabe que é capaz, e que pela sua história de vida, jamais decepcionará o povo potiguar em Brasília”, disse a ex-vereadora Margarida ao justificar seu apoio. 

Da reunião com lideranças de Patu, ainda participaram a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, a própria Zenaide Maia e o candidato a reeleição, deputado estadual George Soares (PR). 

No final da manhã do domingo (30) o deputado João Maia ainda recebeu em seu apartamento o casal Leonardo Nogueira e Fafá Rosado, respectivamente candidatos a deputado estadual e federal, pela coligação da qual o candidato a vice integra.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação realiza nesta Segunda-feira (30), no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a Oficina de Planejamento dos Objetivos do Milênio – ODM, NÓS PODEMOS PARELHAS. 

O Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil é destinado a quem trabalha por um país melhor. 

Participam do encontro, Gloria (Coordenadora Estadual do Programa Objetivos do Milênio), Marcele Bezerra (Coordenadora de Projetos do Núcleo Nós Podemos do RN), Socorro Almeida (Secretaria Executiva do Núcleo Nós Podemos do RN), Maria de Lourdes Santos Silva (Articuladora do Selo UNICEF – Edição 2013/2016), a Vereadora Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores), Suyanne Marayse (Comunidade Quilombola), representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, NASF, Secretária de Educação, Diretores e representantes de Escolas Municipais e Estaduais, Hospital Dr. José Augusto Dantas (HDJAD), o Enfermeiro Étel Róger’s (Coordenador dos PSF’s), Pastoral da Criança, Técnicos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Secretaria de Assistência Social e da Habitação.

"Sou candidata para trabalhar ainda mais" diz a candidata ao Senado, Fátima Bezerra

A candidata ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores no RN, deputada Fátima Bezerra, disse hoje que se lança ao novo desafio para trabalhar ainda mais pela educação e para, ao lado da presidenta Dilma, contribuir com os grandes debates do país. 

Ela afirmou que, uma vez eleita, será uma voz no Senado em temas importantes, como o pacto federativo, as reformas política e tributária, entre tantos outros. 

“Vamos fazer uma campanha militante e não quero assumir uma cadeira tão importante para o Estado e para o país para ter prestígio pessoal. O Senado não é lugar para aposentadoria de ex-governadores ou para fim de carreira de políticos. É um lugar para trabalhar com dedicação e determinação em prol do RN e do Brasil", disse ela após homologação da candidatura em convenção. 

A candidata ao Senado destacou que a aliança liderada pelo PT e PSD fez história, quando resistiu às investidas do grupo adversário e optou por um projeto coerente e em defesa dos principais anseios dos potiguares. 

Ao rememorar a trajetória política, oriunda das classes populares, e o idealismo que rege sua história e vida pública, Fátima observou que nunca deixará de estar ao lado de quem mais precisa. 

"Vamos continuar nossa forma de fazer política, com coerência, ética e verdade". E completou, conclamando a todos e todas a fazerem “uma campanha militante e propositiva, onde possamos discutir mais educação, saúde, segurança, juventude..." 

Ela agradeceu a parceria do PSD, PCdoB, PEN, PP e PTdoB, PP e PRTB - partidos aliados - e chamou a todos os candidatos a deputado estadual e federal a se unirem a Robinson e Fábio Dantas em prol de um projeto sério, alinhado com os avanços do Governo Federal e merecedor do voto dos potiguares.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação realiza na manhã desta Segunda-feira (30), no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a Oficina de Planejamento dos Objetivos do Milênio – ODM, NÓS PODEMOS PARELHAS. 

O Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil é destinado a quem trabalha por um país melhor.

Em Natal, sete pessoas são presas por embriaguez em blitz da lei seca

Sete pessoas foram presas e 32 carteiras de habilitação apreendidas durante uma blitz da Lei Seca realizada na madrugada deste domingo (29) no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. 

A barreira foi montada na Rua Walter Duarte Pereira de 1h30 às 4h. De acordo com a Polícia Militar, um homem ainda foi autuado por desacato após agredir um dos policiais que trabalhavam na barreira.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, ao todo foram realizados 96 testes do bafômetro durante a blitz desta madrugada. 
G1-RN

MODA


Craque ganês diz que hotel que seleção se hospedou em Natal não é digno da Copa

A participação da seleção de Gana na Copa do Mundo 2014 foi repleta de polêmicas. 

O principal alvo brasileiro das reclamações de Boateng foi o hotel onde os jogadores e comissão técnica ficaram hospedados em Natal, local da estreia contra os Estados Unidos. 

Na ocasião, os americanos venceram por 2 a 1, com um gol do zagueiro Brooks no final da segunda etapa. 

“O único lugar digno de uma preparação era o de Miami. Antes do jogo contra os Estados Unidos, dormimos em um hotel em que não havia condições. Havia inundações, os quartos estavam úmidos. Eu mesmo tive que mudar de quarto, porque o que me foi dado virou uma piscina, de tanta água que pingava do teto”, revela. 
Globo

Líderes do PT, PSD e PCdoB elogiam chapa Robinson, Fátima e Fábio

Representantes dos partidos que integram a coligação de apoio à Robinson Faria (PSD) para o Governo e Fátima Bezerra (PT) para o Senado demonstram convicção no que diz respeito à vitória. “A minha posição é muito clara e objetiva: Robinson e Fátima, juntos, abre-se a possibilidade de derrotar o acordão. No outro palanque está o continuísmo, pois a mudança está aqui”, declara o presidente do diretório municipal do PT, Juliano Siqueira. 

O sentimento é compartilhado pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Para ele, existe na população uma ânsia por mudança. “Lá é um acordão, um arrumado para divisão de cargos e manutenção dos espaços entre eles”, diz o parlamentar. “Vemos claramente o desejo da sociedade potiguar por mudanças”. 

Para o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), o cenário na atual disputa pode ser comparado com sua própria eleição, quando derrotou as mesmas forças que hoje estão unidas na disputa pelo governo. 

“Apesar de nosso palanque não ter sete ex-governadores, como do outro lado, nós temos mais qualidade. E a proposta é governar com o povo e não com os caciques”, afirma. “Aconteceu em Mossoró quando quebramos um paradigma de mais de 50 anos e em Ipanguaçu. Então acredito que vai ecoar em todo o Rio Grande do Norte o recado que demos em Mossoró e em Ipanguaçu”, afirma Francisco Júnior. 

Na opinião do ex-prefeito de São Miguel, médico e candidato a deputado estadual, Galeno Torquato (PSD), a coragem e a determinação de Robinson Faria são importantes, pois garantiu apoios decisivos. Ele afirma que o adversário acreditava que não teria concorrência. 

“Ele pensava que ia ganhar por WO, achando que com tantos ex-governadores no seu palanque, não teria adversário. Mas é um palanque pesado, não tem apelo popular”, salienta. 

Para o presidente do diretório municipal do PCdoB em Natal, vereador George Câmara, a união de Robinson e Fátima é a chapa capaz de reproduzir no Estado as mudanças implementadas no plano nacional pela presidente Dilma, caso reeleita. 

”Não basta dizer que está com Dilma. É preciso coerência e quem mais representa essa reprodução das mudanças, esse alinhamento nacional, é a chapa de Robinson e de Fátima”, diz George.

Patrícia Abravanel acompanha o marido Fábio Faria em convenção do PSD

A apresentadora do SBT Patrícia Abravanel participou neste domingo, da convenção do PSD, partido de seu marido, o deputado federal Fábio Faria, no Complexo Cultural de Natal. 

Filha de Sílvio Santos e apresentadora do SBT, Patrícia Abravanel chegou ao local da convenção antes dos candidatos da chapa majoritária. 

Ela que está gravida deverá ser presença nas concentrações políticos de Fábio Faria e seu pai o candidato Robinson Faria. 

A convenção, ocorrida na manhã e tarde de hoje, no Centro Cultural da Zona Norte, em Natal, contou com a participação dos principais líderes políticos dos partidos que coligam com o PSD. 
Carlos Skarlack

Em Serrinha dos Pintos, Fátima é homenageada com título de cidadã Serrinhense

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) recebeu na sexta-feira (27), em Serrinha dos Pintos, o Título de Cidadã Serrinhense em reconhecimento a sua luta em defesa da educação e desenvolvimento do RN. 

Evento contou com a presença da prefeita Rosânia (PT), do vice-prefeito Chicão, além de vereadores e população que lotaram o plenário da Câmara Municipal. 

“Recebo essa homenagem como reconhecimento da nossa luta em defesa da educação. São gestos como este que nos enchem de mais motivação para trabalhar cada vez mais em prol do desenvolvimento do RN”, agradeceu Fátima Bezerra que citou algumas das ações do seu mandato em Serrinha dos Pintos, tais como: abastecimento de água para Serrinha do Canto, ônibus do Caminho da Escola, construção de escolas, praças, unidade de saúde, pavimentação, drenagem, aquisição de implementos agrícolas, etc. 

Atuação da deputada trouxe investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões para o município. A prefeita Rosânia destacou em sua fala o compromisso da deputada Fátima com a cidade. “Essa é uma homenagem mais que merecida, pois em toda parte de Serrinha dos Pintos podemos ver uma ação de Fátima. Sem dúvidas foi a deputada que mais trabalhou pelo município”, frisou.

PSD oficializa Robinson Faria candidato a governador em convenção com PT e PCdoB

“Chegou o dia e estou aqui para cumprir minha missão de ser candidato a governador” disse Robinson Faria, na primeira frase após ser oficializado pelo Partido Social Democrático (PSD) como candidato a governador nas eleições de 2014.

Longe de ser uma convenção formal, neste domingo (29) os partidos PT, PSD e PCdoB fizeram festa ao receber os nomes dos candidatos na majoritária e na proporcional. 

Robinson Faria disputará o Governo do Estado ao lado da deputada federal e agora candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) e do deputado estadual e agora candidato a vice-governador Fábio Dantas (PCdoB). 

Em seu discurso, Robinson relembrou a sua trajetória nos últimos anos em que percorreu todo o Rio Grande do Norte conhecendo os desafios da cada região nas áreas do desenvolvimento, da educação, as deficiências da rede estadual de saúde em visita aos hospitais públicos e no desenvolvimento social. 

“Fiz minha estrada ao lado do povo, conhecendo a realidade de cada lugar, de cada cidade. Pude ouvir e dialogar com o povo e sei que estou preparado para assumir o Rio Grande do Norte e os desafios de uma gestão”, confirmou. 

A convenção estadual do PSD oficializou ainda a candidatura a reeleição do deputado federal Fábio Faria (PSD), do deputado estadual José Dias (PSD), além de outros 14 pré-candidatos a deputado estadual como o ex-prefeito Galeno Torquato (PSD), o ex-candidato a prefeito de Jardim do Seridó, Amazan e do major Fernandes (PSD). 

Oficializada pelo PT como candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) disse que a parceria com Robinson é de resistência e de coragem. “Sabemos o que o povo precisa e sabemos como fazer. Não foi fácil, mas tivemos coragem de nos colocarmos como opção para o povo que precisar ter oportunidade do debate, de escolher o que é melhor para o seu Estado”, destacou. 

Fátima disse ainda que o Partido dos Trabalhadores irá ajudar ao candidato Robinson na campanha e no Governo. “Robinson você não está sozinho. A militância do PT está com você agora e estará no Governo. Você vai governar com o apoio do Dilma em Brasília e faremos uma gestão no Senado e no Governo para o povo, para os trabalhadores”, 

Com 28 anos de vida pública dedicada a projetos na área legislativa como deputado estadual e mais quatro anos como vice-governador, Robinson coordenará a coligação “Liderados pelo Povo” formada pelos partidos PT, PCdoB, PSD, PP, PEN, PRTB, PTN, PTC, PPL, PT do B.

Secretaria de Tributação realiza treinamento sobre a Declaração Mensal de Serviços

A Secretaria Municipal de Tributação e Finanças realiza na próxima terça-feira (01/07), na Câmara Municipal de Vereadores, às 9h, o treinamento de elaboração da Declaração Mensal de Serviços (DMS), instituída pela Lei nº 4.620/2013 (novo Código Tributário Municipal de Caicó) e regulamentada pelo Decreto nº 353 de 30 de dezembro de 2013. 

"É de suma importância o comparecimento dos cidadãos, sobretudo aqueles que necessitam desse serviço, visto que o conhecimento prévio do sistema minimizará futuras dúvidas acerca do correto preenchimento e envio da Declaração Mensal de Serviços", disse Marleide Carvalho, Secretária de Tributação e Finanças.

Prefeitura de Campo Redondo promove festa junina para participantes de programas sociais

A prefeitura de Campo Redondo promoveu através da secretaria de Assistência Social o São João dos Idosos e dos Portadores de Necessidades Especiais. 

As festas aconteceram em dois dias e reuniu os participantes dos programas do município. Quadrilhas juninas, forró, sorteios, brincadeiras foram algumas das atrações. 

O secretário Paulinho de Odilon disse que foram duas grandes comemorações, tanto para o grupo da terceira idade como para os especiais.

“Temos a alegria de incluir nossa sociedade nos eventos que são característicos da nossa cultura. Neste caso bem específico as festas juninas. Foi muito arrasta-pé e forró”, contou.

PREFEITURA DE PARELHAS APRESENTA AOS AGRICULTORES E ASSOCIAÇÕES O PROGRAMA RN SUSTENTÁVEL

No último dia 25, o município de Parelhas sediou no prédio da Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA – uma importante reunião onde na oportunidade foi apresentado ao agricultores rurais, o Programa RN Sustentável, executado pelo Governo do Estado e Banco Mundial. 

O objetivo do encontro, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca, foi prestar orientações as Associações Comunitárias Rurais e Urbanas e demais instituições que tenham interesse em editais do Projeto, que encontram-se a disposição das Associações e Instituições até o dia 04 de Julho. 

O Secretário da pasta Ivanilson Pereira de Araújo e a Vereadora Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores) participaram do encontro.

DESISTIU


Ex-engraxate brasileiro vira notícia mundial: é o novo bilionário da Forbes

O empresário José Janguiê Bezerra Diniz, um ex-engraxate que hoje controla uma das maiores redes de faculdades do nordeste. 

Segundo a publicação, o fundador e o principal acionista daSer Educacional tem uma fortuna estimada de US$ 1,1 bilhão. 

Valor é derivado, principalmente, dos 70% que detém na sua companhia. 

A matéria da Forbes destaca o crescimento de Janguiê, desde a sua infância na Paraíba, um dos estados mais pobres do país, até a oferta pública inicial de sua companhia, em outubro do ano passado (que a avaliou em cerca de US$ 280 milhões).  

Ser Educacional 

Fundada em 1994, em Recife, a Ser Educacional iniciou suas atividades através de cursos preparatórios para concursos públicos. 

Em 2003, a empresa começou a oferecer cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico para estudantes de média e baixa renda. 

Hoje ela opera vários campi sob as marcas da Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Joaquim Nabuco. 
Exame

Assessor da CBF é acusado de dar soco no jogador do Chile durante intervalo

Historicamente, Brasil e Chile não são arquirrivais no futebol sul-americano. Contudo, um suposto acontecimento no intervalo do confronto no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, “esquentou” o clima entre as seleções. 

De acordo com informações do site da ESPN, o chefe do departamento de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, teria agredido o atacante Mauricio Pinilla com um soco. 

Quem revelou a agressão foi a assessora de imprensa da Seleção Chilena, Maria Jose, nos corredores de acesso aos vestiários. Ela garante que as câmeras da Fifa registraram a agressão de Paiva contra Pinilla. Rodrigo Paiva, por sua vez, se defende das acusações e nega ter dado soco. 

O assessor afirma que houve apenas troca de empurrões. Ele ainda ressaltou a intenção dos chilenos em provocar catimba, já que teoricamente atuavam fora de casa. 

Apesar da confusão no acesso aos vestiários, o clima foi mais tranquilo dentro de campo. Em jogo marcado pela tensão, Brasil e Chile empataram por 1 a 1 e decidiram a classificação nos pênaltis. 

Melhor para a seleção verde-amarela, que venceu por 3 a 2. 
Super Esporte

Ministro dos Esportes de Gana é destituído após eliminação na Copa

O presidente de Gana, John Dramani Mahama, destituiu neste sábado (28) o ministro dos Esportes Elvis Afriyie Ankrah após a eliminação da seleção do país na primeira rodada da Copa do Mundo.

John Dramani Mahama decidiu na sexta-feira criar uma comissão de investigação para "esclarecer a participação de Gana na Copa do Mundo". 

Ankrah será substituído no posto pelo até então ministro da Informação Kahama Ayariga.Destituído junto com seu vice-ministro Joseph Yammin, Ankrah está sendo culpado pela "má organização" em torno da seleção nacional, em particular "pelo não pagamento a tempo das premiações dos jogadores". 

A equipe de Gana chegou a se negar a treinar na segunda-feira passada, exigindo o pagamento das premiações. 

O problema das premiações foi solucionado na quarta, na véspera da última partida da fase de grupos contra Portugal, com a chegada ao Brasil de três milhões de dólares em dinheiro enviados pelo governo ganês. 

O treinador dos "Estrelas Negras", Kwesi Appiah, anunciou que o presidente havia interferido. Gana disse adeus à Copa com duas derrotas para Estados Unidos (2-1) e Portugal (2-1) e um empate com a Alemanha (2-2) no grupo G. 
G1

Quadrilha Matutina Potiguar conquista o 1º Festival de Quadrilhas Estilizadas Viva São João em Caicó

Considerado um espetáculo de cultura junina e realizado no Ginásio Poliesportivo "Nonozão", na Ilha de Sant'Ana, o 1º Festival de Quadrilhas Estilizadas Viva São João em Caicó teve o seu ponto culminante com a grande final na sexta-feira (27). 

Depois de 04 dias de competições, o resultado final do Festival de Quadrilhas foi divulgado na madrugada do sábado (28) e a mesa julgadora decidiu e definiu os três primeiros lugares: 

1° Lugar - Matutina Potiguar (Santo Antônio) - 167 Pontos 
2° Lugar - Junina Oxente (Macau) - 159.5 Pontos 
3° Lugar - Espalha Brasa (Grossos) - 157 Pontos 

O evento reuniu um público excelente durante todas as noites no ginásio Nonozão e contou com a participação de 22 grupos, sendo organizado pela Companhia de Teatro Cacimbas em parceria com a Prefeitura Municipal e o comércio local. 

A grande final contou com a participação dos seis melhores grupos classificados, dentre eles: Companhia Cultural Nação Junina (Jucurutu), Companhia Junina Estrela do Sertão (São Vicente), Arraiá Espalha Brasa (Grossos), Arraiá 100% Ferroviário (Lajes), Oxente Junina (Macau) e Associação Cultural Matutina Potiguar (Santo Antônio). 

A organização considerou que o 1º Festival de Quadrilhas Estilizadas Viva São João em Caicó superou todas as expectativas de público e chegou a contar com mais de 2 mil expectadores por noite. 

PREFEITURA DE PARELHAS OFERECE AOS IDOSOS DO MUNICÍPIO O ARRAIA DA TERCEIRA IDADE

Nesta Sexta-feira (27), os idosos do município de Parelhas participaram do Arraia da Terceira Idade, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação, e que aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Cerca de cem idosos, entre eles o Grupo de Idosos Luiza Maria de Souza, se divertiram com animação de Manoel Sanfoneiro, Mago Santana e Banda, além de comidas típicas que foram servidas aos idosos que participaram destes momentos de alegria e confraternização, que foi o Arraia da Terceira Idade.

São João do Serviço de Convivência de Caicó foi um sucesso

Realizado na tarde desta quinta-feira (26) no Circulo Operário, o São João do Serviço de convivência e fortalecimento de vinculo, através da secretaria de Assistência Social de Caicó foi um verdadeiro sucesso. 

Cerca de 350 pessoas participaram do evento, dentre crianças e adolescente que são assistidas pelos programas do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. 

Apresentações, escolha da “Rainha e do Rei junino”, quadrilhas estilizadas, foram algumas das brincadeiras realizadas para os participantes. Em seguida foi servido um lanche para todos os presentes.

Convenção do PSD irá oficializar aliança com PT e PCdoB

A aliança entre o Partido Social Democrático (PSD), o PT e o PCdoB será oficializada no próximo domingo (29) na convenção estadual dos partidos. 

Na chapa para o Governo do Estado, o candidato Robinson Faria (PSD) terá a parceria do deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) como candidato a vice-governador e para o Senado, o apoio ao nome da deputada federal Fátima Bezerra (PT). 

Na proporcional, o PSD irá oficializar o apoio a reeleição do deputado federal Fábio Faria (PSD) e do deputado estadual José Dias (PSD), além de outros pré-candidatos a deputado estadual e federal. 

A convenção estadual do PSD será das 9h às 13h no Complexo Cultural de Natal, na zona Norte.

“Nós estamos nos unindo pelo bem do RN”, diz João Maia na convenção do PMDB

Durante seu discurso, na convenção que homologou as candidaturas de Henrique Alves (Governo), João Maia (vice) e Wilma de Faria (Senado), o presidente do PR, João Maia fez questão de ressaltar a importância que a união de tantos partidos e lideranças terá para o resgate da autoestima e a esperança do potiguar.

“Nós estamos nos unindo pelo bem do RN. A gente precisa e já temos estudado isso a fundo, pra quando Henrique assumir saber o que precisa fazer durante todos os dias do nosso governo. Isso se chama planejamento”. 

O candidato a vice-governador também destacou a presença no palanque de lideranças como os senadores José Agripino e Garibaldi Filho, do ex-governador Geraldo Melo e do prefeito de Natal, Carlos Eduardo. “Vocês não serão candidatos, mas tem nesta eleição uma missão importante. Carlos Eduardo, por exemplo, tem recuperado a autoestima do natalense, e isso é um orgulho. Faz obras, e o respeito que as pessoas hoje têm em você é um exemplo. Nós temos tido uma relação excelente com todos os nossos candidatos e aliados, e talvez na politica do RN nunca tenha acontecido isso, de respeito, de conversar, sem disputas pequenas, porque a gente sabe que nós precisamos construir uma aliança para o RN”. 

Ao final do discurso, João Maia elogiou a disposição que seu companheiro de chapa, Henrique Alves vem tendo na condução dos trabalhos de conclusão do Plano de Governo. “Ele tem participado de tudo, do plano para a segurança, a saúde. Eu nunca vi uma pessoa com todas as tarefas que tem, já que não deixou de ser presidente da Câmara, sentar-se à mesa logo cedo e opinar sobre o plano de governo em todos os detalhes”, finalizou.

Poços são perfurados na zona rural e beneficiam diversas famílias

A Prefeitura Municipal de Currais Novos em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) realizou neste mês de junho a perfuração de poços na zona rural do município para o abastecimento de algumas comunidades. 

Mirador, Lagoa dos Santos, Quandú, Malhada Limpa e São Rafael foram contempladas com esta ação. A perfuração e instalação dos poços foram conquistados através de termo de cooperação assinado em maio de 2013 entre o governo estadual e a prefeitura em solenidade na AMSO com a participação de prefeitos de toda a região do Seridó, que também assinaram convênio. 

De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, Joadi Silva, alguns poços apresentaram uma ótima vazão. “No Mirador, o poço apresentou 5 mil litros/hora, o que é muito bom para aquela comunidade”, disse. 

Ações de convivência com a estiagem estão sendo realizadas pela Prefeitura em parceria com diversos órgãos para amenizar os problemas de abastecimento em todas as comunidades rurais do município. 

No último mês de maio, a Prefeitura de Currais Novos foi contemplada com a implantação de 03 sistemas de dessalinização e 09 de abastecimento de água, o que garantirá à população rural o acesso á água potável de qualidade.

Fátima Bezerra recebe apoio do ex-prefeito Dinarte e comitiva de Carnaubais

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve reunida com uma comitiva política de Carnaubais composta pelo ex-prefeito Dinarte (DEM), vereador Wanderley (PMDB), Levanir (PRB) e Nilson, além de demais representações políticas locais. 

Na ocasião foi discutido apoio do grupo ao projeto da pré-candidata ao Senado nestas eleições.

Coordenação do FORRONOVOS divulga classificação geral do concurso de quadrilhas

Com a participação de 12 quadrilhas estilizadas e 07 tradicionais, o festival de quadrilhas do FORRONOVOS 2014 se encerrou no último domingo (22) e contou com grande participação popular na nova “Arena do Forró” no Palácio dos Esportes. 

A coordenação do concurso divulgou nesta sexta-feira (27) a classificação geral dos grupos estilizados e tradicionais. Confira: 

Quadrilhas estilizadas: 

01 Balão Dourado/ Natal-RN 287,5 
02 Junina São João/ Natal-RN 281,1 
03 Dança Nordeste/ Natal-RN 280,6 
04 Cia. Cultural Nação Junina/ Jucurutu-RN 241 
05 Pisada Serrana/ Tenente Laurentino-RN 238,5 
06 Zé Matuto/ Mossoró-RN 232,5 
07 Matutina Potiguar/ Santo Antônio-RN 230,8 
08 Arraiá 100% Ferroviário/ Lajes-RN 228,5 
09 In Cantos do Ouro/ Ouro Branco-RN 221,7 
10 Brasileirinhos/ Parelhas-RN 220,6 
11 Sensação Junina/ Mossoró-RN 210,2 
12 Explode Coração/ Lagoa Nova-RN 209 

Quadrilhas Tradicionais 

01 Arraiá Padre Piná/ Natal-RN 338,3 
02 Tradição Junina/ São Bento do Trairi/RN 334,6 
03 Viva a vida/ Sitio Novo - RN 308,7 
04 Junina Sertão/Barcelona -RN 308,5 
05 Chico Ribeiro/ Santa Cruz-RN 303,5 
06 Brilho Potiguar/ São Paulo do Potengi - RN 289,5 
07 Pé Na Roça/ Areia Branca - RN 271

Dono de moto cinquentinha em Natal terá agora que emplacar, registrar e usar capacete

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (25), o projeto de lei de autoria dos vereadores Felipe Alves (PMDB) e Hugo Manso (PT) que pretende disciplinar o uso dos veículos ciclomotores de até cinquenta cilindradas no município. 

Com a aprovação, ficou determinada a obrigação do registro e do licenciamento das “cinquentinhas”, além do emplacamento e do uso obrigatório de capacete para os condutores dos veículos. 

Para quem já era proprietário desses ciclomotores, será concedido um período de 18 (dezoito) meses para fazer a regularização do veiculo a partir da vigência da lei. 

O projeto segue agora para a sanção do poder executivo municipal.O projeto já aprovado na Câmara vai possibilitar uma maior ordenação do trânsito na capital potiguar, como também contribuirá para a melhoria na segurança publica dos munícipes. 

Isso porque, os condutores, em sua maioria jovens, e alguns até menores de 18 anos, apostam na impunidade, uma vez que trafegam livres e despreocupados pela ausência de identificação de suas motonetas, circulando sem capacetes, estacionando em locais proibidos, ultrapassando semáforos, causando acidente, enfim colocando em risco a vida de muitos natalenses, de maneira imprudente. 

O projeto também proíbe a modificação da estrutura original de fábrica para aumentar a capacidade de cilindradas dos motores dos ciclomotores, podendo o proprietário ser responsabilizado Cível e Criminalmente pela procedência do equipamento veicular. 

Por fim, determina a criação e manutenção de um banco de dados municipal que controlará as informações dos proprietários dos ciclomotores, bem como possibilitará a transferência de propriedade. 
JH

CONCENTRADO


Fátima recebe apoio do prefeito de Severiano Melo

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Senado, recebeu nesta quinta-feira (26) o apoio do prefeito de Severiano Melo, Dr. Dagoberto (PSD), e do secretario de Assuntos Especiais, Libério Maia.

Candidatura de Henrique Alves terá 18 partidos coligados

A coligação encabeçada pelo deputado federal Henrique Alves, que será lançado candidato ao governo do estado em convenção nesta sexta-feira (27), reunirá 18 partidos. 

O último a ser integrado à aliança foi o PTN. Na tarde desta quinta-feira (26), o presidente do partido, Francisco Canindé Alves, confirmou o apoio durante encontro com Henrique. 

Formarão a coligação os seguintes partidos: PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN. 

A convenção do PMDB será realizada nesta sexta-feira, dia 27, no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. 

O partido conta com a participação de 5 mil convidados, entre eles os mais de 2 mil filiados. Às 16h, Henrique Alves pronunciará seu discurso. 

“A convenção marca o início de uma nova missão. Vamos dar continuidade à luta que sempre travamos pelo bem do Rio Grande do Norte, mas agora na condição de candidato a governador. A união de forças será respaldada pelos nossos filiados, sempre respeitando o processo democrático”, afirma Henrique Alves. 

A coligação terá o deputado federal João Maia (PR) como candidato a vice-governador e a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) como candidata ao Senado.

Goleiro Bruno só teve tempo de pegar Bíblia antes de ser transferido

Preso em Francisco Sá, no Norte de Minas, desde o dia 20 de junho, o goleiro Bruno Fernandes recebeu sua primeira visita externa nesta quinta-feira (26). 

Os advogados do atleta estiveram na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá durante a tarde para conversar com o goleiro, que contou detalhes de como ocorreu sua transferência para o Norte de Minas. 

“Ele disse que estava participando de um culto na Penitenciária Nelson Hungria quando, de repente, falaram com ele: ‘você tem que ser transferido’”, afirmou Tiago Lenoir, um dos advogados do goleiro.

O goleiro contou aos advogados que só teve tempo de pegar sua Bíblia antes de ser transferido. Materiais de higiene pessoal, roupas e outros itens que tem uso permitido aos detentos já foram enviados para Francisco Sá pela noiva de Bruno, Ingrid Oliveira, e devem ser entregues ao goleiro nesta sexta-feira (27). 

Segundo Lenoir, Bruno está em uma cela individual, pequena, e está sendo tratado da mesma forma que os outros presos. O advogado contou que Bruno se emocionou com a visita. 

“Ele está se apegando muito à fé e falou que agora, aqui em Francisco Sá, começa uma nova etapa da vida dele”, afirmou. Ele reforçou que os advogados vão continuar a lutar na Justiça para que o goleiro consiga sair da prisão para trabalhar.

Mulher deve ser indenizada por namorado após descobrir que era casado

A justiça de Minas Gerais determinou o pagamento de indenização de R$ 20 mil por danos morais e de R$ 4.183,09 por danos materiais a uma mulher que descobriu, por meio de uma notícia de jornal, que o seu então namorado era casado e tinha uma filha. 

A decisão da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi divulgada nesta sexta-feira. De acordo com o processo, a auxiliar de escritório começou a se relacionar com o fazendeiro em 2002, quando tinha 17 anos e ele, 35. 

De acordo com a vítima, eles frequentavam eventos sociais como um casal. Além disso, ela tinha as chaves da casa dele e ficava lá, enquanto o então namorado, durante a semana, ficava na fazenda. 

A mulher sustentou que eles adquiriram bens juntos e que, por causa do parceiro, deixou de estudar, embora tenha sido aprovada em vestibulares.

A moça relatou que o fazendeiro fazia promessas de casamento e ambos chegaram a procurar moradia para viverem juntos. 

Em 2007, ficaram noivos, mas, em fevereiro de 2008, a auxiliar viu, no jornal Centro de Minas, uma foto do namorado ao lado de outra mulher, com um bebê no colo. 

A notícia falava da alegria do casal pelo nascimento da filha. No processo, a jovem afirma que entrou em choque, ficou deprimida e precisou de ajuda médica. 

O namorado, interrogado por ela, se limitava a dizer que havia ocorrido um mal-entendido. A auxiliar declarou que foi expulsa de casa pelos pais, se tornou alvo de chacota na cidade e passou a receber telefonemas da outra mulher, que a agredia verbalmente. 

Com base nisso, ela pediu ressarcimento de R$ 5 mil pelos gastos com enxoval e indenização pela dor, sofrimento e vergonha. 

O fazendeiro contestou e disse que nunca tinha tido qualquer relacionamento com a auxiliar de escritório, mas, como ambos cresceram juntos, estiveram em muitas festas, igrejas e escolas simultaneamente, porque conhecia a família da moça. 

Ele afirmou, ainda, que ela fazia uso contínuo de medicamentos devido a problemas psicológicos e tinha obsessão por ele, apesar de saber que ele era comprometido.

As chantagens e investidas da auxiliar, de acordo com o homem, lhe causaram constrangimento, pois há mais de 12 anos mantinha relacionamento amoroso com a mulher que é mãe de sua filha e esse vínculo é de conhecimentos de todos. 

Segundo a Justiça, o fazendeiro rejeitou os documentos que a auxiliar apresentou no processo, argumentando que os cupons fiscais não provavam os gastos alegados e alguns deles tinham data anterior ao suposto início do envolvimento entre os dois. 

Além disso, defendeu que o fato de fazer tratamento psiquiátrico não provava a culpa dele.
Terra

Presidente da CTB-RN declara apoio a Fátima Bezerra

O presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Moacir Soares declarou nesta quinta-feira (26) apoio ao projeto político da pré-candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT). 

“Estamos firmes e fortes para eleger Fátima senadora do Rio Grande do Norte”, frisou Moacir Soares.

Umarizal: ex-prefeito do PSB confirma apoio a Henrique

O ex-prefeito de Umarizal, Rogério Fonseca (PSB), confirmou nesta quinta-feira (26) o apoio à pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB). 

Rogério já havia manifestado a tendência de apoiar Henrique no sábado (21), quando o deputado esteve com a pré-candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), em Umarizal. 

Na ocasião, ele disse que conversaria com lideranças de sua base e que anunciaria a decisão no meio da semana. 

O ex-prefeito administrou Umarizal por duas vezes e é uma das principais lideranças do município.

Secretaria de Assistência Social lançou ontem (25), Programa Mulheres Mil

Na noite de ontem (25), no auditório do IFRN, foi lançado o projeto “Mulheres 1000”, que este ano está em sua terceira edição e conta com a parceria do Pronatec. 

O objetivo do projeto é trabalhar com 100 mulheres, melhorando a sua alto-estima, a ascensão social e econômica. Além de acompanhamento com Psicólogas e assistentes sociais, as mulheres vão ter aulas praticas de costura em modelagem; elas serão divididas em Cinco turmas, cada uma com 20 alunas e vão ter aulas duas vezes por semana. 

O curso conta com a presença do coordenador Alessandro Rolin do Pronatec. A noite de ontem foi aberta om uma palestra ministrada pela Assistente Social, Priscila Brandão, com o tema “Nem silenciada Nem submissa, as conquistas das mulheres”. 

Todas que estão fazendo o curso são escritas no CRAS das zonas, oeste e norte, e estão em situação de vulnerabilidade social. 

O projeto é uma realização da prefeitura municipal de Caicó, através da secretaria de Assistência Social e em parceria com o PRONATEC.

Fátima comemora sanção do PNE

A coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT, deputada Fátima Bezerra, comemorou a sanção pela presidenta Dilma Rousseff do novo Plano Nacional de Educação (PNE) nesta quarta feira. 

O plano apresenta as 20 metas para Educação nos próximos 10 anos. Segundo Fátima Bezerra, o PNE é um importante instrumento para universalizar o direito do povo brasileiro a uma educação pública de qualidade. 

“A presidenta Dilma sancionou a Lei mais importante para o presente e para o futuro do país. O Plano Nacional de Educação é a oportunidade concreta de contruir mais uma década de avanços e conquistas em prol da expansão e fortalecimento da educação brasileira, seja na universalização e ampliação da creche à pós-graduação, passando pela educação em tempo integral, como na valorização do magistério brasileiro e do financiamento de 10 % do PIB para educação pública”, declarou. 

Fátima declarou ainda que, agora, o desafio é acelera a aprovação dos planos estaduais e municipais, para que no regime de colaboração e cooperação técnica e financeira entre os entes federados, possa se concretizada as metas definidas pelo PNE. “Com isso daremos um salto qualitativo na educação brasileira nos próximos 10 anos”, frisou.

III ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO ACONTECE EM CAICÓ

O III Encontro com os Diretores de Ensino acontece nesta sexta-feira (27) na cidade de Caicó. 

A partir das 9h, no auditório da 10º Diretoria Regional de Educação- DIRED, localizado na Rua Monsenhor Severiano, 150, quatro técnicos do Detran/RN vão proferir quatro palestras abordando os temas “dados estatísticos do índice de reprovação e aprovação”, “apresentação sobre a proposta pedagógica e metodológica para os Centros de Formação de Condutores” e “apresentação sobre a planilha do exame prático”. 

Estarão presentes representantes de CFCs das cidades de Caicó, Parelhas, Acari, Jucurutú e Jardim do Seridó. 

O mesmo encontro ocorreu em Natal e Mossoró nos meses de maio e junho, respectivamente, com o objetivo de debater o processo de formação de condutores de uma forma ampla, sobretudo após o Departamento de Trânsito ter registrado uma reprovação nas provas teóricas girando em torno de 70% nos dois últimos meses.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AÇÃO DE MELHORIA NAS ESTRADAS DA COMUNIDADE CACHOEIRA

A Prefeitura Municipal de Parelhas através de parceria das Secretarias de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca e Obras e Serviços Públicos realizou no último dia 20, os serviços de recuperação da estrada vicinal da comunidade Cachoeira. 

As máquinas doadas pelo PAC2, como o Caminhão Caçamba, a Pá Carregadeira e um Tratos New Holland realizaram os serviços através de solicitação da Associação Comunitária da Cachoeira, que entrou como parceira da ação, disponibilizando uma Caçamba para cooperar nos serviços.

PSB fará convenção estadual nesta sexta-feira

Os militantes e filiados ao PSB de Natal e do interior vão participar da convenção estadual do partido nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 13 horas, no Ginásio Nélio Dias. 

"A convenção será um momento democrático, com a participação dos militantes, filiados e dirigentes. Assim, teremos um dia decisivo, após muito diálogo sobre os rumos do partido. Depois de amadurecermos este debate, serão oficializados os nomes com os quais vamos concorrer nas chapas majoritária, para o Senado, e proporcional, à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa”, afirmou a presidente estadual do PSB, ex-governadora Wilma de Faria. 

“Também vamos homologar nossa aliança. Na convenção, cada um vai expressar o sentimento e o pensamento sobre os nomes que estão à disposição do partido e sobre a coligação que vamos formar. Será o início da caminhada rumo à vitória do Rio Grande do Norte, com entusiasmo e união", destacou Wilma de Faria. 

O diretório estadual do partido tem convocado os prefeitos, vereadores, lideranças municipais e demais filiados para a participação na convenção. 

Com isso, estarão, no Ginásio Nélio Dias, representantes de municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte. As caravanas de diferentes cidades do RN têm confirmado presença na convenção que será realizada no Ginásio Nélio Dias.

Fátima prestigia posse do prefeito Geraldo do PT, em Ipanguacu

A deputada federal Fátima Bezerra participou na noite desta quarta-feira (25) da solenidade de posse do prefeito Geraldo Paulino (PT) e do vice-prefeito Valderedo Bertoldo (PPS), em Ipanguaçu, na região do Vale do Açu. 

Os representantes do PT e PPS venceram a candidata do PMDB, Maria Rizomar, durante eleição suplementar realizada no início do mês. 

"Ao eleger Geraldo e Valderedo, Ipanguaçu aprovou a boa gestão realizada pelo ex-prefeito Leonardo, do PT, e decidiu que quer continuar seguindo em frente. Hoje é um dia de muita felicidade. Agora, mãos à obra, pois a melhor forma de honrar a confiança, o respeito e o carinho que o povo depositou é trabalhar cada vez mais em prol do desenvolvimento da cidade”, frisou. Fátima destacou que a parceira continua:

“Geraldo e Valderedo podem ficar certos de que continuo motivada para trabalhar cada vez mais por Ipanguaçu, por todo o Rio Grande do Norte". No discurso de posse, o prefeito Geraldo enfatizou que o tempo de mudança em Ipanguaçu teve início com a gestão do ex-prefeito Leonardo, também do PT, no município. 

"Nossa cidade vive outros rumos, rumos esses que nos levaram a acreditar num lugar cheio de sonhos e esperança. Vamos seguir em frente, trabalhando pelo bem do povo". 

Estiveram presentes também os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Fábio Dantas (PCdoB), o ex-prefeito Leonardo, ex-vice-prefeito, além de vereadores, secretários e a população que lotou o plenário da Câmara Municipal.

APOSENTADORIA


Internado, Maguila encontra na Copa do Mundo alegria para amenizar sua dor

O corintiano fanático Adilson Maguila, ex-boxeador famoso nos anos 80 e 90, encontrou na Copa do Mundo do Brasil um momento de alegria e descontração para amenizar o problema que está passando (Mal de Alzheimer e Dementia Pugilistica). 

Internado há dois meses na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, o sergipano viu a seleção brasileira estrear na competição no dia do seu aniversário (12 de junho). 

Além disso, ele tem a companhia de sua esposa, Irani Pinheiro, para acompanhar as partidas. “O Maguila sempre demonstrou um interesse maior pelos jogos do Corinthians. Ele é corintiano roxo. Mas a Copa está sendo legal para ele ficar um pouco entretido. Eu assisti ao jogo do Brasil contra o México junto com ele. Porém, como fica sonolento, não consegue ver tudo. Mas me disse que gostou”. 

Maguila teve o Mal de Alzheimer diagnosticado em 2010 (exatamente uma década após abandonar os ringues). 

Diante de uma doença degenerativa e sem aceitar tomar a medicação adequada ao tratamento, o ex-lutador piorou no fim de 2012 e ficou internado por três semanas. 

Desde então, os médicos descobriram que ele sofre de Encefalopatia Traumática Crônica do Boxeador (Dementia Pugilistica), caracterizada por declínio cognitivo, alterações de comportamento e sinais parkinsonianos. 

Alimentação segue sendo feita através de sonda 

A esposa de Maguila também contou que o único brasileiro campeão mundial na categoria pesos-pesados (pela Federação Mundial de Boxe – entidade que não está entre as grandes do boxe internacional) teve febre nos últimos dias e continua se alimentando através de sonda (colocada no estômago). 

“Apesar dele apresentar estabilidade no quadro, a situação continua delicada. Os médicos estão tratando a febre com antibióticos e fazendo novos exames, que ficam prontos somente no início da próxima semana. Como a questão de alimentação é muito complicada, não há uma previsão de ele voltar para casa – disse Irani, que mantém uma organização não governamental (ONG) visando ensinar boxe a crianças e jovens carentes”.

Maguila, que tem 56 anos e lutou entre 1983 e 2000, disputou 85 combates. Ele obteve 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate. 

As principais lutas do sergipano foram contra os americanos Evander Holyfield e George Foreman, ambas terminaram com triunfos dos pugilistas estrangeiros. 

Em sua última aparição, no velório do narrador Luciano do Valle, o eterno ídolo já estava muito magro e abatido.

PSD confirma apoio à reeleição de Dilma Rousseff

A Convenção Nacional do PSD presidida pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, declarou oficialmente nesta quarta-feira (25) que vai caminhar com a presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições de outubro. 

A aliança foi aprovada por 94% dos integrantes da legenda presentes ao Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília e contou com a participação do vice-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria e do deputado federal Fábio Faria. 

Pré-candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria reafirmou que no Rio Grande do Norte, no palanque do PSD e do PT só há lugar para um candidato a presidente, o lugar de Dilma Rousseff (PT). "Queremos aprofundar as transformações feitas por esse governo que fez muito pelo Nordeste", ressaltou o vice-governador durante o discurso. 

O deputado federal Fábio Faria lembrou que muitos trabalharam contra a aliança dos dois partidos tanto nacional quanto estadual. "Construímos um palanque coerente. 

O povo do Rio Grande do Norte sabe de que lado estamos e o que poderá ser feito pelo Estado com a eleição de Dilma, presidente; Robinson, governador; e Fátima, senadora", ressaltou o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Mulher é presa após morder PM durante blitz da Lei Seca em Natal

Uma mulher foi presa por desacato após morder e agredir um policial militar durante uma blitz da Lei Seca realizada na madrugada desta quarta-feira (25) no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. 

A barreira foi montada na Rua Walter Duarte de 1h30 às 4h. Segundo o tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento de Trânsito da PM, a mulher havia bebido e ficou inconformada depois de ser parada na blitz. 

“Ela ficou indignada porque a barreira foi montada naquela rua. O local é uma rota alternativa que alguns condutores fazem para escapar da polícia”, afirmou o oficial."

Depois de ser abordada pelos policiais, ela discutiu com um dos agentes de trânsito e depois chegou a agredi-lo com tapas e o mordeu no braço", acrescentou o tenente. 

A motorista foi detida e submetida a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e depois liberada. Durante a blitz, quatro pessoas foram presas por crime de embriaguez ao volante e mais 31 tiveram a Carteira Nacional de Habilitação retidas por infrações administrativas. Ao todo, foram realizados 68 testes de bafômetro.
G1-RN

Henrique Alves vai a ministro pedir providências para adutora em Currais Novos

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) se reunirá na próxima terça-feira, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para tratar sobre o projeto da adutora de engate rápido para abastecer os municípios de Currais Novos e Acari. 

A obra é uma medida emergencial para minimizar a seca na região, a maior dos últimos 100 anos. Henrique espera que já possa apresentar ao ministro o resultado de uma reunião entre técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e da Caern, a ser realizada na sexta-feira (27), definindo a participação dos dois órgãos na execução da obra. 

Devido à urgência, o deputado trata o assunto como prioridade. O açude Gargalheiras, que abastece os municípios de Currais Novos e Acari, está com 9,3% de sua capacidade. “Precisamos concluir todos esses ajustes técnicos para saber como vai ser a busca pelos recursos para tocar a obra”, afirma Henrique, lembrando que o projeto prevê investimento de R$ 27,5 milhões para a construção da adutora. 

A novidade sobre a adutora foi transmitida por Henrique Alves nesta quarta-feira (25) ao deputado estadual Ezequiel Ferreira, o ex-prefeito José Lins, além de uma comissão da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Acari e Currais Novos que o procuraram em Natal. 

Outro assunto que entrará na pauta da reunião são as providências acerca da recuperação das áreas atingidas pelas chuvas no bairro de Mãe Luíza, em Natal, e a ajuda para as famílias desabrigadas.

Assinatura dos atos de cooperação do “Adote uma praça” acontecerá nesta quinta, 26, na Praça Cristo Rei

Criado pela atual gestão municipal há pouco mais de 01 ano, o projeto “Adote uma Praça” terá seu grande momento na tarde desta quinta-feira (26), a partir das 17h na Praça Cristo Rei, com a assinatura dos atos de cooperação das empresas que irão adotar praças, canteiros e espaços públicos com o intuito de transformá-los em áreas verdes agradáveis e humanizados. 

Um dos principais objetivos do “Adote uma Praça” é promover a participação da sociedade civil: associações de moradores, conselhos comunitários, organizações não governamentais, entidades comunitárias, empresas e de cidadãos interessados na urbanização, nos cuidados e na manutenção das praças, canteiros, jardins, parques, ginásios/quadras de esportes e logradouros públicos do Município de Currais Novos, em conjunto com o Poder Público Municipal de Currais Novos, além de resgatar os espaços públicos com áreas verdes, fortalecendo-os como local de referência comunitária e que atendam às demandas das comunidades. 

Atualmente, Currais Novos conta com mais de 50 áreas verdes públicas, classificadas como jardins, canteiros, praças e parques, e o projeto tem o intuito de criar mais espaços verdes que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população. 

Os espaços adotados devem ser ampliados ou mantidos em perfeitas condições, e a parceria com as empresas e a população é fundamental para a conservação das áreas. Modelos semelhantes ao “Adote uma Praça” já são executados em vários municípios do Brasil e são considerados um grande sucesso.