Carreta “Saúde Mulher” é inaugurada em Currais Novos com presença de diretoria do Sistema Fecomércio RN

Mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal de Currais Novos e o Sistema Fecomércio RN se consolidou na noite deste sábado (29) com a inauguração da unidade móvel “SESC Saúde Mulher” que irá oferecer exames preventivos e orientações de saúde a milhares de mulheres currais-novenses pelos próximos 90 dias. 

A inauguração da carreta aconteceu no Largo do Tungstênio Hotel com a presença do Prefeito Vilton Cunha e do vice João Gustavo, secretários municipais, vereadores, além da diretoria do Sistema Fecomércio RN como o presidente Marcelo Fernandes de Queiroz, os vices presidentes Luiz Lacerda, Itamar Manso e José Geraldo Medeiros, do presidente do sindicato do comércio varejista de Currais Novos, Helder Araújo, da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos, Francisca Galvão “Loura”, da diretora regional do SESC, Jeane Amaral, além de outros diretores e executivos da Fecomércio. 

Durante três meses a carreta estará disponibilizando diversos serviços ás mulheres da cidade, como exames de mamografia, ultrassonografia, Papanicolau, entre outros, e tudo será acompanhado por uma equipe formada por médico, enfermeiros e auxiliares. 

O prefeito Vilton Cunha afirmou que este é um “grande presente pra cidade no dia em que se comemoram seus 94 anos” e lembrou a parceria entre a prefeitura e a Fecomércio nesses dois anos. “Realizamos grandes ações em parceria com o sistema Fecomércio nesses dois anos e destaco o PRONATEC com a qualificação de quase duas mil pessoas apenas em 2014, além de eventos culturais e de promoção à saúde”, destacou. Durante a solenidade o presidente do Sistema Fecomércio entregou 59 óculos a pessoas de Currais Novos que foram contempladas no projeto “Ver para aprender”, iniciativa do SESC que realiza todos os anos exames oftalmológicos em diversos municípios do RN e que distribui gratuitamente os óculos aos pacientes. 

Sobre a unidade móvel e as ações desenvolvidas em Currais Novos nesses dois anos, Marcelo Queiroz agradeceu o empenho do sindicato varejista local e a Prefeitura pela contribuição na realização dos projetos em prol da população. “Uma grande alegria e satisfação estar em Currais Novos mais uma vez para um evento tão importante que estamos realizando em parceria com a Prefeitura, e nesses dois anos desenvolvemos projetos importantes em benefício da população currais-novense”, comentou. 

Marcelo Queiroz aproveitou a solenidade para entregar ao prefeito Vilton Cunha o diploma de participação de Currais Novos no “Dia do Desafio”, realizado este ano no município e que mobilizou mais de 80% da população em diversas atividades físicas. 

Ao final, toda a direção do sistema Fecomércio e autoridades locais visitaram as instalações da carreta e conheceram um pouco dos serviços que serão prestados à população feminina do município.


EM NATAL, BRAGA VENCE COM APOIO DA TORCIDA DO ABC E ESCAPA DA DEGOLA

Futebol tem dessas coisas. Jogando em Natal, o Bragantino se sentiu em casa. Com o apoio da torcida adversária, conquistou a vitória por 2 a 0 sobre o ABC neste sábado, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

O torcedor do ABC comemorou os gols de Erick, do Braga, aos gritos de "vamos ganhar, Braga". A explicação está na rivalidade potiguar: a vitória do time do interior de São Paulo prejudicou o maior rival, o América-RN, na luta para escapar do rebaixamento. 

A equipe de Bragança Paulista fugiu da degola, e sem muito esforço. Sem querer saber da rivalidade entre alvinegros e alvirubros de Natal, o time somou 44 pontos e encerrou a Segundona na 16ª colocação, uma posição acima do Z-4. 

O ABC, que se despediu da temporada com juniores e reservas, manteve os 49 pontos, terminando em 13º lugar. 
G1-RN

PARANÁ GOLEIA EM CASA E DECRETA A QUEDA DO AMÉRICA-RN PARA A SÉRIE C

O Paraná Clube aproveitou as falhas do adversário, venceu por 4 a 1 na tarde deste sábado, na Vila Capanema, e decretou o rebaixamento do América-RN para a Série C do Campeonato Brasileiro. 

Giancarlo, Thiaguinho (duas vezes) e Marcos Serrato balançaram as redes para os mandantes. Emerson anotou o único gol dos visitantes. 

O Tricolor terminou na 11ª posição, com 51 pontos. Já o Mecão foi ultrapassado pelo Bragantino, que venceu o ABC, e acabou na 17ª posição, com 43 pontos.

Em Natal, PSD reúne mulheres de todo o Nordeste para discutir participação feminina na política

O papel da mulher na política e na sociedade foi discutido na manhã deste sábado no Encontro Regional do PSD Mulher – Região Nordeste, realizado em Natal. 

Com a presença de mais de 100 mulheres representantes de todos os estado nordestinos, o evento contou com a participação das coordenadoras nacional e estadual do PSD Mulher, Alda Marco Antônio e Julianne Faria, respectivamente. 

Com menos de três anos de criação, o PSD está estruturando seus segmentos partidários e, por isso, as coordenações de mulheres estão se organizando e se estabelecendo em todo o País. A ideia é que, até março do próximo ano, sejam implantados os diretórios das mulheres em todos os municípios onde já existam diretório ou comissão provisória do partido. 

Para isso, as participantes do encontro regional têm a responsabilidade de reproduzirem o evento em seus estados de origem para dar início ao trabalho de implantação do segmento feminino do PSD nos estados e municípios. 

“As mulheres são apenas 10% das filiações partidárias e 10% do total de candidatos eleitos. Ainda é muito pouco. Precisamos incentivar a entrada da mulher na política”, ressalta Alda Marco Antônio. 

A coordenadora de Mulheres do PSD-RN, Julianne Faria, destacou o papel pioneiro das mulheres potiguares, como Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita no Brasil, em 1928, no município de Lajes. 

“As mulheres têm papel fundamental na política e na sociedade, mas ainda participam pouco. Temos que nos inspirar nessas guerreiras potiguares que também são responsáveis por abrir caminho para nós”, destacou Julianne Faria.

4ª EDIÇÃO DA FENEPAR ENCERROU SUAS ATIVIDADES NESTA SEXTA-FEIRA

A 4ª edição da FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas - foi considerada pela organização como um sucesso. 

Neste ano o espaço do Clube ACAMPAR se adaptou para a instalação de estandes comerciais, estandes parceiros, praça de alimentação, área vip, áreas especiais e o espaço que serve de estacionamento se transformou num expositor de carros para um grande feirão. 

Destaque também para as marcas nacionalmente conhecidas que participaram da feira. Para Francisco Medeiros, Prefeito de Parelhas esta “é uma feira de negócios que nasceu a partir de uma ideia arrojada da diretoria do ACAMPAR, que procuraram a Prefeitura para realizar algo inovador além da Festa dos Caminhoneiros, que é uma tradição do nosso município. As primeiras edições ganharam repercussão e estamos felizes por tantas empresas estarem aqui acreditando na 4° edição”. 

O SEBRAE também é uma das empresas responsáveis pelo sucesso deste evento. Pedro Medeiros destaca também a importância da participação do comércio local, que aproveita a FENEPAR para fortalecer a imagem da sua marca: “Essa consciência empreendedora é um fator essencial para o sucesso de um evento desse porte”. 

Já a 34ª Festa dos Caminhoneiros conta com atrações como Circuito Musical, Cavalo de Pau e Forró Pegado e no Festival da Cerveja Cheiro de Amor, Banda Feras e Fôfo Chicleteiro. 

A escolha da Rainha dos Caminhoneiros também foi motivo de muita ansiedade para o público que acompanhou a votação desde o começo. 

Rejane Assis, organizadora, fez seus agradecimentos “aos parceiros como o SENAI, ao SEBRAE que trouxe novidades e consultorias para os empreendedores aqui presentes, a Prefeitura de Parelhas e a cada uma das empresas que acreditaram nessa 4ª edição. Este é o resultado! Estamos todos de parabéns”.

Crianças caicoenses participaram de formatura do Proerd

Cerca de 700 alunos das escolas municipais e estaduais do Município de Caicó participaram da formatura do Programa de Resistência as Drogas - Proerd na noite desta sexta-feira (28). 

A solenidade aconteceu no Ginásio da Ilha de Sant' Ana e contou com a participação da Secretária de Educação, Socorro Mariz, instrutores do programa e familiares das crianças. "Estamos fazendo um trabalho de prevenção com essas crianças. Queremos dizer um não a essa violência que assombra as nossas famílias e esse é o intuito do programa, vacinar as nossas crianças antes que a droga chegue até elas. Com certeza, elas estão preparadas para tomar decisões corretas e que as não prejudiquem e nem suas famílias", disse 
Valdemir Soares, coordenador. 

Para a Secretária de Educação, Socorro Mariz, "Esse é um programa muito importante para a nossa sociedade, pois visa prevenir as nossas crianças contra as drogas que chegam assustadoramente a nossa sociedade. Essa parceria para 2015 está mais do que firmada", afirmou ela.

Projeto de lei prevê destinação de 2% do ICMS arrecadado para hospitais filantrópicos do RN

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC RN), João Gregório Júnior, apresentou proposta de projeto de lei que prevê o repasse de 2% do ICMS pago pelas empresas do estado às unidades filantrópicas de saúde do RN. 

A apresentação foi feita na manhã de sexta-feira (28) em visita à Assembleia Legislativa. A proposta segue modelo implantado pelo governo de Rondônia e consiste na doação compulsória de percentual do imposto arrecadado, semelhante à Lei Câmara Cascudo, porém sem a necessidade de apresentação de projeto. “É um projeto humanitário e a Assembleia Legislativa haverá de aprovar em curto espaço de tempo. Como presidente desta Casa, me sinto honrado em receber essa proposta para que todos juntos possam trabalhar para melhorar a saúde dos norte-riograndenses”, disse Ricardo Motta. 

O presidente do CRC RN acredita que as empresas do Rio Grande do Norte vão aderir a proposta uma vez que não vai interferir no valor já recolhido. “Centros de saúde como o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer poderão ser beneficiados. É uma proposta que tem como principal motivador o amor ao próximo e ainda contribui com a saúde do estado”, explica. 

O projeto ainda está em fase de formatação. A expectativa é que seja apreciado ainda este ano.

Ídolo Oscar detona staff de palestra e se defende: “fui linchado”

Um dos principais jogadores da história do basquetebol brasileiro, Oscar Schmidt finalmente se pronunciou a respeito da polêmica palestra que fez em uma faculdade particular de Caruaru (PE), no último domingo. 

Em entrevista concedida na noite desta quinta-feira ao programa Agora é Tarde, da TV Bandeirantes, o ídolo atacou a organização do evento, defendeu-se das críticas e ainda lamentou ter sido “linchado” por parte da imprensa e do público durante esta semana. “Eu esperei uma semana para falar. Li muitas coisas… aliás, absurdas, que escreveram sobre mim. Estão me linchando”, disse Oscar, antes de começar a justificar o nervosismo que demonstrou durante a palestra – alunos chegaram a afirmar que ele humilhou a plateia com palavrões e insultos. 

“Todos nós somos culpados e vítimas: tanto o povo que se retirou, que me vaiou, quanto eu como palestrante. Mas quem eu não posso deixar de culpar são os organizadores da festa, que por sinal, de festa não teve nada”, acrescentou o ex-jogador. 

Oscar revelou a Rafinha Bastos, apresentador do programa Agora é Tarde, que teve problemas para conectar o seu laptop no local da palestra e que também enfrentou dificuldades com o microfone. Isso tudo, segundo ele, foi provocando sua irritação. “Eu sempre tenho os melhores equipamentos, sempre estou me atualizando neste aspecto”, disse. “Eu nem lembro quando foi a última vez que fiz uma palestra com microfone de mão, porque o meu microfone sempre funciona”, completou, lamentando o fato de ter que usar um equipamento mais antigo na palestra. 

Outros fatos aumentaram o desconforto de Oscar na palestra, segundo ele. Primeiro, o atraso. “Eles (organizadores) marcaram 15h45 comigo no hotel, mas foram me pegar 17h15”, contou. 

Depois, a infraestrutura da faculdade – que o fez entender parte da irritação da plateia. “O povo é vítima, porque ficou lá o dia todo esperando em uma sala sem ventilação. Estava todo mundo se abanando, o que é culpa dos organizadores”, criticou. 

Por último, a atitude de dois diretores da faculdade, que, segundo Oscar, lhe deixaram sozinho no palco enquanto os problemas técnicos se sucediam. “Foi como se eles tivessem dito: ‘deixa esse c… aí fazer a merda dele”, afirmou o craque. 

Oscar, porém, fez questão de minimizar a revolta da plateia de cerca de duas mil pessoas que foi prestigiar a sua palestra. Ele deixou a entender que, no fim, o seu saldo com o público foi positivo. “Quinhentas pessoas foram embora, mas 1500 ficaram. E cantaram o hino nacional (há, na palestra, um vídeo que mostra a premiação dos Jogos Pan-Americanos de 1987) sem música. E me aplaudiram de pé no final. Isso não saiu em lugar nenhum (da imprensa)”, defendeu-se. 

“Esse foi um dia para esquecer na minha vida, porque eu fui linchado desde então. Não matei ninguém, não roubei ninguém e, sobretudo, não xinguei ninguém”, decretou. 
Terra

Processado por Luciana Gimenez, Jorge Kajuru pode parar na cadeia

Jorge Kajuru, 53, pode ser preso caso não compareça à audiência relacionada ao processo movido por Luciana Gimenez, 45. Se isso ocorrer, o jornalista será condenado à revelia. A informação é do colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”. 

Aliás, o caso tornou-se da esfera criminal. Pela difamação, Kajuru pode ser condenado de três meses a um ano e multa. Por injúria, o código prevê detenção de um a seis meses ou multa. 

O advogado da apresentadora da RedeTV!, Sylvio Guerra, quer que a pena seja multiplicada por cinco — o número de vezes que a sua cliente foi ofendida nos últimos anos pelo réu. 

O processo corre na 5° Vara Criminal do Rio de Janeiro e a juíza Paula Fernandes Machado de Freitas acatou o pedido de Guerra para que o jornalista seja intimado por edital. 

Com isso, ele será avisado da data marcada por meio do Diário Oficial e com anúncios em grandes jornais. A decisão foi tomada depois que Jorge Kajuru não foi encontrado nos endereços escritos no processo, que foi aberto em novembro de 2013.

Na ocasião, o jornalista xingou Gimenez de “vagaba profissa” no Twitter depois de saber que foi condenado a pagar cerca de R$ 80 mil por danos morais.

Mulher sai da UTI com falha na memória e diz estar em 1990

Uma britânica de 40 anos, que acordou de um coma de seis semanas, sofreu uma perda de memória e acredita que ainda está vivendo a década de 1990. Ela achou que tinha 22 anos e não reconheceu a sua filha adolescente. 

As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, Candace Emptage acordou da UTI muito confusa. Ela disse que esperava que a banda Spice Girls – que fez sucesso há cerca de 18 anos – ainda estivesse no topo das paradas.

Quando viu sua filha Maddie, 14 anos, Candace entrou em estado de choque. “Eles me disseram que eu tinha uma filha e eu só conseguia perguntar ‘o que?'”, afirmou ela. Candace entrou em coma há seis semanas depois de ter sofrido um acidente de carro, próximo a sua casa, em Durham, na Inglaterra. 

Os médicos tentam entender o motivo pelo qual a britânica voltou no tempo e procuram ajudá-la a recuperar a memória. “Eu ainda não tenho lembranças dela (da filha) antes do acidente e isso é terrível”, diz Candace. 

“Achava que eu tinha 22 anos e me ver no espelho, com o rosto envelhecido, não tem sido fácil”, admite. Terra

Situação do RN Sustentável é apresentada à equipe de transição do Governo

Embora a Assembleia Legislativa tenha autorizado o Governo do Estado a financiar 540 milhões de dólares para o RN Sustentável, o Banco Mundial liberou 360 milhões de dólares na primeira etapa. 

A liberação do restante somente será feita quando 40% dos recursos já disponibilizados estiverem executados. No entanto, até agora esse percentual é de 6%. 

Estes e outros dados do RN Sustentável foram apresentados hoje ao governador eleito, Robinson Faria, e à equipe de transição durante reunião na Escola de Governo. O RN Sustentável trata-se de um programa de inclusão econômica e produtiva com foco no combate à pobreza com desenvolvimento sustentável e de melhoria de processos de gestão do setor público. 

A gerente executiva do projeto, Ana Cristina Guedes, apresentou todo o diagnóstico, com dados do que já foi executado e do que está em andamento. “Dos 40% do montante de recursos que precisamos executar, mais de 30% está comprometido, em andamento, as licitações já estão bem encaminhadas”, afirmou a gerente executiva. “Estamos preparando as ações para serem executadas no próximo ano”, completou. 

Para Robinson, o conhecimento do diagnóstico do RN Sustentável é indispensável para que sua equipe defina as diretrizes e projetos a serem executados em seu governo. “Com todas essas informações vamos discutir e adequar as ações do projeto ao nosso programa de governo. Tenho compromissos que assumi com a população e através do RN Sustentável muitos desses compromissos serão cumpridos”, ressaltou o governador eleito, que foi convidado pelo Banco Mundial para discutirem as estratégias de continuidade das ações da instituição no Rio Grande do Norte. 

Também participaram da reunião os integrantes da equipe de transição o vice-governador eleito, Fábio Dantas, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite e Maria da Salete.

Termina hoje em Parelhas a campanha de vacinação contra sarampo e pólio em todo o país

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina hoje (28) em todo o país. 

O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo. No caso da pólio, devem tomar a vacina crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. 

O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil. O país não registra casos de pólio desde 1990. O Ministério da Saúde disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses e a meta é vacinar ao menos 95% do público-alvo – cerca de 12 milhões de crianças.

I Amostra Cultural é realizada pela Educação de Campo Redondo

Um verdadeiro encontro de conhecimento foi formado na tarde desta quinta-feira (28), no centro da cidade de Campo Redondo. 

A Secretaria Municipal de Educação realizou a I Mostra Educacional e Cultural da rede de ensino, com apresentações de ações, programas e projetos que foram desenvolvidos neste ano letivo de 2014. 

"As ações apresentadas pelas escolas municipais é um retrato do avanço da qualidade do ensino público de ensino de Campo Redondo, através das parcerias com toda comunidade escolar, pais, alunos, professores, funcionários, coordenadores e gestores escolares, que estão empenhados em proporcionar uma melhor qualidade de ensino paras os nossos estudantes. E ainda agradecemos o empenho e a vontade política do prefeito Alessandru Alves por nos apoiar nas iniciativas que estão sendo implementadas na educação no nosso município”, comentou a secretária Simone Cortez. 

A participação de alunos, professores e comunidade foi intensa. Além dos trabalhos e projetos nas disciplinas curriculares, a I Mostra Educacional e Cultural apresentou uma diversidade de oficinas de música, dança, arte por meio do Programa Mais Educação.

Entrevistado por crianças, Vilton destaca obras de abastecimento e importância da economia de água

Crianças do nível 4 da Creche Municipal Maria Dalila entrevistaram o prefeito de Currais Novos Vilton Cunha na manhã desta sexta-feira (28) sobre um assunto bastante importante: economia de água.

O projeto desenvolvido pelas professoras Cristiane, Cláudia e Socorro tem como tema “Água: um diagnóstico de Currais Novos” e tem como objetivo principal alertar as crianças sobre a economia deste líquido tão precioso. Ir. Ananília e a primeira dama Ana Maria Furtado acompanharam a entrevista. 

Os 30 alunos já visitaram alguns mananciais da cidade como o Dourado, para conhecerem a realidade do abastecimento da cidade. De acordo com a professora Socorro, após a conclusão de todas as pesquisas o projeto será enviado ao Ministério da Educação em Brasília. Em conversa com o prefeito, os alunos o indagaram sobre diversos assuntos. 

Nicole, por exemplo, perguntou à Vilton o que a Prefeitura está fazendo para abastecer as casas e zona rural. O prefeito destacou as parcerias com órgãos como o DNOCS na construção de sistemas de abastecimento e perfuração de poços. “Estamos realizando muitas ações que promovam a melhoria no abastecimento da cidade, e precisamos da ajuda de vocês para economizarmos cada vez mais”, disse Vilton, que também falou sobre a recuperação e construção de barreiros e poços na zona rural, além da “Operação Pipa” que abastece centenas de casas na zona rural. 

Ao aluno David, o prefeito lembrou que a economia de água pode começar pelo banho e ao escovar os dentes, ações já realizadas pelo pequeno Luiz que afirmou “tomar banho rapidinho para não gastar muita água”. 

Leandro de 06 anos perguntou sobre o início da construção da adutora, e Vilton o respondeu que a expectativa é que tenha início em janeiro de 2015. “Esta é uma grande obra que será realizada pelo DNOCS e que irá trazer água da barragem Armando Ribeiro pra nossa cidade e Acari, e esperamos que tudo tenha início o quanto antes”, comentou. 

Ao final, Vilton pediu que as crianças se conscientizem sobre a economia da água e parabenizou os alunos pelo projeto. “Fico feliz em ver que vocês estão preocupados com esta situação na nossa cidade, e peço que cada um conscientize seus pais e outras crianças sobre a economia e o uso racional da água”, finalizou.

Festas dos Caminhoneiros de Parelhas terá Rally da Telha´14

Quem gosta de turismo de aventura terá uma ótima oportunidade de conhecer melhor, as trilhas e os caminhos deslumbrantes do sertão do RN com a realização da primeira edição do Rally da Telha´14, neste Sábado (29) em Parelhas, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, da Cultura e do Esporte. 

O evento, que será uma das novidades da 34ª Festa dos Caminhoneiros, vai percorrer os arredores das cidades de Parelhas e Carnaúba dos Dantas. 

Competidores amadores e profissionais devem participar do rally, que atrairá a mídia tradicional e especializada, buscando ser uma referência em OFF ROAD, no interior do Estado, unindo esporte e lazer, numa das regiões em que as riquezas naturais são um grande destaque. 

Durante o evento, também serão realizadas ações de responsabilidade social.

22ª Festa da Imaculada Conceição tem início nesta sexta, 28, com carreata e crisma

A 22ª edição da Festa da Imaculada Conceição tem início nesta sexta-feira (28) em Currais Novos com grande carreata saindo da Matriz de Sant’Ana às 18h em direção à matriz da Imaculada, onde na ocasião o Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos celebrará a missa de abertura e Crisma. 

A programação das festividades à segunda padroeira do município se estenderá até o próximo dia 08 de dezembro, data que celebrará os 160 anos da proclamação do dogma da Imaculada. 

Neste ano a festa terá como tema “Com Maria, mãe Imaculada, vivamos a alegria do evangelho” e contará com uma extensa programação social e religiosa, como pavilhão, apresentações culturais e a grande procissão pelas ruas do bairro JK. 

Dentro da programação da Festa, a Prefeitura Municipal convida todos os currais-novenses para neste sábado (29) às 19h participarem da missa em ação de graças pelos 94 anos de Currais Novos, data instituída em 29 de novembro de 1920 pela Lei nº 486.

Morre aos 85 anos Roberto Gomes Bolaños

A rede de TV Televisa anunciou nesta sexta-feira (28) a morte do comediante Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados “Chaves” e “Chapolin”. 

Bolaños tinha 85 anos e faleceu em sua casa em Cancún, no México, segundo a emissora. A última aparição do humorista foi em uma foto publicada pela filha dele, Paulina Gomez, no início de novembro, em seu perfil no Twitter. 

Na imagem postada por Paulina era possível ver que Roberto continuava respirando com a ajuda de um tubo de oxigênio, que ele usava desde abril deste ano.

PROERD forma 700 alunos nesta sexta-feira em Caicó

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) realiza na noite desta sexta-feira (28) a formatura de mais uma turma de alunos. 

Ao todo serão 700 formandos de todas as escolas municipais de Caicó. 

O PROERD é uma parceria entre a Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a Polícia Militar. A solenidade terá início as 19 horas no Ginásio da Ilha de Sant’Ana.

Currais Novos recebe amanhã unidade móvel Sesc Saúde Mulher

Durante três meses, as mulheres de Currais Novos, cidade distante 153 km de Natal, terão acesso a serviços gratuitos e de qualidade na área de saúde. 

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher ficará estacionada no município oferecendo exames preventivos e orientações de saúde. O projeto pioneiro, executado pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, será apresentado em solenidade neste sábado (29/11), às 17h30, dentro das comemorações do aniversário da cidade. 

Na solenidade de inauguração da unidade móvel, também haverá a entrega dos 59 óculos de grau doados pelo projeto Ver para Aprender no município. 

A iniciativa do Sesc realiza, todos os anos, exames oftalmológicos entre as populações de municípios potiguares para detectar deficiências na visão e, em seguida, distribui óculos gratuitos adaptados à necessidade de cada um dos pacientes. 

Este ano, 500 pessoas de cinco cidades potiguares serão beneficiadas com óculos gratuitos pelo projeto. O Sesc RN foi o primeiro do país a implantar a Sesc Saúde Mulher. 

Além da unidade que circula pelas cidades potiguares – nove até novembro de 2014 –, somente o estado de Goiás conta com uma igual. 

O projeto oferece gratuitamente exames preventivos como mamografia, ultrassonografia e papanicolau, além de orientações sobre a saúde feminina. 

A Sesc Saúde Mulher estará disponível às currais novenses de 01/12/14 a 27/02/15. As consultas e os agendamentos começam a partir do dia 01/12, pela manhã e à tarde, no local onde estará estacionada a unidade. 

Para marcar consulta, é preciso levar a xerox (com documento original) da identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

ALUNOS DE 1º AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ARNALDO BEZERRA EM PARELHAS PARTICIPAM DA SEMANA LITERÁRIA

Os alunos e professores do1º ao 5º Ano, da Escola Municipal Arnaldo Bezerra em Parelhas, participam de 24 a 28 de novembro, da Semana Literária, tendo como tema: “Literatura Encantada, viajando pela leitura”. 

Dentro das ações da Semana Literária, aconteceu a 2ª Oficina “A família na escola, uma história de valor” que contou com a parceria de pais e amigos da escola em momentos vivenciados em sala, com palestras e brincadeiras.

PROGRAMAÇÃO DO 3º DIA DA 4ª FENEPAR

17H – ABERTURA DO 3º DIA DA 4ª FENEPAR E RECEPÇÃO E CADASTRAMENTO DOS CAMINHONEIROS; 

18H – CARREATA DE ABERTURA DA 34ª FESTA DOS CAMINHONEIROS; 

19H – MISSA SOLENE COM BENÇÃO PARA OS CAMINHONEIROS E SEUS CAMINHÕES; 

21H – ELEIÇÃO DA RAINHA DOS CAMINHONEIROS 2014; SHOW ARTÍSTICO NAS PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO; 

00H – ENCERRAMENTO DA 4ª FENEPAR

NOVA BLITZ DA LEI SECA SERÁ REALIZADA HOJE EM NATAL

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza na noite de hoje (28) mais uma blitz da Lei Seca. A intervenção vai acontecer em vários pontos da zona Sul e Norte da capital onde as avenidas e ruas se encontram sob a jurisdição Estadual. A ação vai contar com técnicos do Órgão, policiais militares e civis. 

De acordo com o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adryano Barbosa, a blitz vai ter um caráter itinerante com ações pontuais móveis. Ele informou que poderá dividir as equipes fazendo com que a fiscalização alcance duas áreas distintas ao mesmo tempo. “A fiscalização vai para as ruas da cidade de forma organizada e inteligente, e estará autuando aquele motorista que insiste em beber e dirigir, colocando em risco a sua vida e a dos demais cidadãos”. 

Adryano Barbosa também fez um apelo às pessoas que vão sair de casa nesta noite e pensam em consumir bebida alcoólica. “Elejam o motorista da rodada, vão de táxis, de ônibus, fretem van, mas não conduzam seus veículos após ingerir álcool. Não vale a pena, pois além da multa alta e possível perda do direito dirigir, o condutor alcoolizado é uma ameaça a preservação da vida das pessoas no trânsito”, concluiu. 

De janeiro a outubro deste ano a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN abordou nas barreiras da Lei Seca em Natal 30.424 condutores. 

Deste total, 2.668 motoristas foram autuados, sendo que 657 se enquadraram no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica a ação como crime de trânsito. 

Esses condutores, além das medidas administrativas, poderão ser condenados e punidos com detenção, de seis meses a três anos.

Prefeitura de Caicó paga salários de novembro nesta sexta-feira

Os servidores da Prefeitura de Caicó estão recebendo os salários relativos ao mês de novembro, nesta sexta-feira (28). 

A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Roberto Germano. “Nossa meta tem sido cumprida, de manter rigorosamente em dia o pagamento dos nossos servidores”, contou. 

Com o pagamento dos servidores estão sendo injetados na economia da cidade quase 3 milhões e 500 mil reais, a 2.425 servidores.

PREFEITURA DE PARELHAS ENTREGA CERTIFICADOS DE CURSOS DO PRONATEC DURANTE A IV FENEPAR

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação realizou na noite desta Quinta-feira (27), durante a IV FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas – a entrega de certificados aos alunos dos cursos de Costureiro Industrial e Mecânico de Máquinas de Costura. 

O Secretário Municipal de Assistência Social e da Habitação, Alexandre Carlo de Medeiros Dantas, entregou os certificados dos cursos do PRONATEC, no stand da Secretaria de Assistência Social e da Habitação.

FNDE: Fátima busca liberação de mais recursos para os municípios do Estado


A deputada e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, de uma audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, para tratar das demandas dos municípios do Rio Grande do Norte, como construção de novas creches, reforma e ampliação de escolas e envio de mais ônibus escolares para as cidades. 

Participou também da reunião a diretora de gestão articulação e projetos educacionais, Renilda Peres de Lima. “O nosso mandato de forma republicana tem acompanhado e feito a ponte junto ao FNDE e ao ministério da educação, afim de ajudar os prefeitos nas melhorias da educação de suas cidades”, disse Fátima.

Pesquisador reproduz Arca bíblica em escala menor para testar projeto de Noé

Um dos grandes mistérios da humanidade, a Arca de Noé foi reproduzida em tamanho menor por um pesquisador britânico. Intrigado com a história bíblica, Irving Finkel traduziu em 20 anos diversas tabuletas da antiga Mesopotâmia e concluiu que a arca foi um ousado projeto de engenharia, que ele resolveu reproduzir de acordo com suas traduções. 

Em um primeiro momento, o pesquisador já surpreendeu a todos ao afirmar que a arca, espéce de barco, era totalmente redonda. 

Ele, então, juntou uma equipe de engenheiros e, com técnicas que teriam sido utilizadas à época, começou a construir sua miniatura. 

O local escolhido para construir a reprodução foi Kerala, na Índia. Para construir a arca, foram utilizadas técnicas conhecidas há 4 mil anos e materiais como bambu e madeira, além de produtos naturais para impermeabilização. Após pronta, a arca foi testada e falhou. 

Segundo Irving, o impermeabilizante natural utilizado por ele era menos efetivo que o de 4 mil anos atrás, o que fez com que muita água entrasse na arca. Assim, só foi possível fazê-la flutuar com a ajuda de uma bomba hidráulica.

PORTA SECRETA

Romário pediu uma porta secreta em seu futuro gabinete no Senado. 

Seria uma saída semelhante à que Eduardo Suplicy tem hoje, que dá acesso diretamente ao lado de fora do Senado, sem ter que passar pelas portarias convencionais para entrar e sair do gabinete. 

Alegou que seria para fugir do assédio, mas não conseguiu. 
Por Lauro Jardim

Currais-novenses participaram de ato pela paz nesta quinta-feira 27, “Dia de Ação de Graças”

O “Dia Nacional de Ação de Graças” teve seu grande momento no fim da tarde desta quinta-feira (27) com um ato pela paz no centro de Currais Novos que contou com a participação dos currais-novenses e autoridades locais. 

O encontro aconteceu ao lado do Fórum com a presença do Prefeito Vilton Cunha, do juiz de direito Marcus Vinícius, da presidente do CDL Francisca Galvão “Loura”, vereadores, representantes das igrejas católica e evangélica, centro espírita, Ir. Ananília, e da presidente do comitê local da ação, Ana Paula. 

Iniciativa do juiz Marcus Vinícius, o dia é celebrado pelo quarto ano em Currais Novos e tem como objetivo estimular na sociedade o sentimento de gratidão, e se caracteriza por ser um momento sociocultural, apolítico, sem distinção de credo religioso e sem fins lucrativos. 

No início da programação a “Polícia Mirim” cantou o hino de Currais Novos e algumas bandas marciais realizaram apresentações especiais. 

O juiz agradeceu a participação de todos no grande ato pela paz e pediu para que a população presente no evento ocupasse o nome “PAZ” escrito no avenida Cel. José Bezerra como sinal da “união”. Para o prefeito Vilton Cunha o momento é de agradecer e pedir que 2015 seja um ano repleto de prosperidade, graças, paz e chuvas para Currais Novos. 

“A união de todos neste momento demonstra a nossa luta pela paz”, disse Vilton. Após os discursos houve a corrida simbólica do fogo conduzida por atletas de várias idades, e ao final, uma Pira foi acessa para simbolizar “a luz eterna da paz”. No final da programação o juiz conduziu o plantio de mudas na frente do Banco do Brasil e da loja “Fátima Maison”.

Fátima participará da reunião do Diretório Nacional do PT

A deputada e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, viajou nesta quinta-feira (27), para Fortaleza. 

Na ocasião, a deputada participará da primeira reunião do Diretório Nacional do PT, que ocorrerá de sexta até sábado, na capital cearense. Esta será a primeira reunião geral do partido, após as eleições desse ano. Amanhã, a partir das 19h, a reunião contará com a participação da presidenta reeleita Dilma Rousseff. 

Na reunião será analisada a atual conjuntura política do país, bem como será discutida a programação do congresso nacional do partido a ser realizado em 2015. “Será um momento de muito debate e de fortalecimento da nossa organização partidária”, declarou Fátima.

Vilton Cunha empossa aluno de 11 anos como “Prefeito Mirim” neste “Dia de Ação de Graças”

Conhecer o cotidiano da maior autoridade política de Currais Novos foi uma das tarefas que o estudante Mayckon Vinícius de 11 anos cumpriu na manhã desta quinta-feira (27), durante o projeto “Autoridade Mirim”, desenvolvido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas- PROERD que estimula nas crianças e jovens o interesse pela participação nas discussões dos poderes executivo, legislativo, judiciário, e em outros setores importantes da sociedade. 

O projeto integra a programação do “Dia Nacional de Ação de Graças” que é comemorado pela quarta vez no município e que tem como objetivo principal estimular na sociedade o sentimento de gratidão. 

No Palácio “Raul Macedo” sede do executivo municipal, o prefeito Vilton Cunha empossou Mayckon como “Prefeito Mirim” de Currais Novos e repassou ao aluno informações importantes sobre a administração pública. “As crianças e jovens possuem um papel fundamental na construção da nossa cidade, estado e país, e o nosso futuro reside nelas”, disse Vilton, que despachou ao lado do prefeito mirim com alguns secretários municipais. 

Para o estudante da Escola Municipal “Professora Socorro Amaral”, a experiência foi enriquecedora. “Aprendi muitas coisas que não sabia, e o prefeito Vilton Cunha foi bastante atencioso comigo e eu percebi o quanto ele trabalha pra nossa cidade”, comentou Mayckon. 

O prefeito Vilton Cunha presenteou Mayckon com obras literárias dos escritores Eça de Queiroz e Machado de Assis, e em sua dedicatória lembrou que “o conhecimento não tem limites”, e que o aluno sempre busque se dedicar aos estudos.

Em Campo Redondo Igreja recebe nova pintura e ruas ganham decoração natalina

A cidade de Campo Redondo vive a festa da sua padroeira, Nossa Senhora Lourdes. Diversas atividades vêm acontecendo dentro da programação religiosa e social. 

A prefeitura é parceira dos festejos e tem investido tanto na logística, quanto numa série de melhoramentos para que toda comunidade possa viver este momento. 

Além da decoração natalina que já está em processo de finalização a matriz tem recebido uma nova pintura. A festa de Nossa Senhora de Lourdes teve início dia 21 de novembro e vai ate domingo 30, com a grande procissão pelas principais ruas do município.

Getúlio Rêgo destina emenda de 500 mil reais para investimentos na UERN

O deputado estadual, Getúlio Rêgo, assegurou ao reitor Pedro Fernandes que destinará emenda de R$ 500 mil no Orçamento Geral do Estado (DOE/2015) para o Campus Avançado "Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), de Pau dos Ferros. 

Os recursos serão para infraestrutura, segundo o deputado. Dizendo acreditar que os colegas parlamentares também reservarão recursos orçamentários para a UERN pela capilaridade e importância da instituição no desenvolvimento regional do Estado, o deputado Getúlio Rego defendeu ainda a inclusão da Universidade no projeto de empréstimo de R$ 850 milhões que o governo quer aprovar junto ao Banco do Brasil. 

Para o reitor Pedro Fernandes, a atenção do deputado com a UERN, traduzida em gestos como emendas parlamentares, reforça o trabalho que a Universidade está fazendo com os deputados estaduais. 

A UERN é a única instituição a formar médicos no interior do Estado e é responsável pela formação de professores lotados nas redes estadual e municipal de ensino. Na opinião de Getúlio Rego, cada parlamentar deveria incluir a UERN na cota de emendas individuais.

Fátima comemora aprovação da PEC que aumenta repasse a municípios

Em discurso no plenário, na noite de quarta-feira (26), a deputada e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14, que aumenta em um ponto percentual os repasses dos impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A PEC deve ser promulgada ainda neste ano para entrar em vigor em 2015. 

“As negociações entre o Governo Federal e as entidades municipalistas foram decisivas para que chegássemos a um entendimento e o Legislativo aprovasse, por unanimidade, a PEC. Esta proposição vem na direção de fazer justiça aos municípios brasileiros, pois as demandas são crescentes e os prefeitos necessitam de mais apoio financeiro”, disse. 

CONAE 

Fátima também fez um balanço da Conferência Nacional de Educação de 2014 (CONAE) que terminou no último domingo (23), na Capital Federal. “A principal deliberação da Conferência foi concentrar todos os esforços para a realização das metas do novo Plano Nacional de Educação. Para tanto, é fundamental regulamentar o Sistema Nacional Articulado de Educação, que passa pela regulamentação do art. 23 da Constituição, que prevê o regime de cooperação entre os entes federados para desenvolver a política educacional do País.”, declarou. 

Fátima saudou ainda o Fórum Nacional de Educação, que foi a instância responsável pela organização da Conferência, e disse que não tem nenhuma dúvida de que a Conferência pelo seu grau de representatividade se constitui em um passo importante para que se possa avançar na luta pela expansão e pelo fortalecimento da educação brasileira.

BULANDEIRAS AGITADAS EM JARDIM DO SERIDÓ.

Por trás da votação da CIP pela Câmara Municipal de Jardim do Seridó se esconde uma guerra de bastidores por espaço político.

Correu souto nas "bulandeiras" de Jardim do Seridó o posicionamento do Vereador Iron Júnior que votou matéria a favor do executivo que outrora sempre combateu e foi seu opositor ferrenho.

Segundo circulou nas conversas é que o edil deseja ser candidato a Prefeito na cidade e busca espaços. Com o vácuo aberto nas hostes peemedebistas que até o momento não via candidato para suceder o atual Prefeito Jocimar Dantas poderia estar nascendo um entendimento político entre Iron e o grupo de Jocimar.

Ainda se dizia nas "bulandeiras" que o PT indicaria o vice de Iron Júnior e sua esposa concorreria a Vereadora na sua vaga.

Com essa "surpresa" já tem bicudo perplexo e bacurau achando graça.

Resta saber se por trás dessa "cortina de fumaça" se esconde algo mais.

Sem time, Bruno volta para presídio da região metropolitana de BH

O goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assssinato da amante dele Eliza Samudio, foi transferido nesta terça-feira (25) da penitenciária de Francisco Sá, nas proximidades de Montes Claros (424 Km de Belo Horizonte) para a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana da capital mineira, onde ficou preso até 20 de junho, quando houve a mudança. 

A transferência foi feita sob sigilo absoluto e só foi noticiada nesta quarta-feira (26), por meio de nota, pela Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais. 

A mudança para o presídio no norte de Minas era parte de uma estratégia da defesa do atleta para que ele conseguisse autorização para sair da cadeia para jogar no Montes Claros Futebol Clube, equipe da segunda divisão do futebol mineiro, que tinha fechado um contrato em fevereiro deste ano com o goleiro. Entretanto, após a transferência, o pedido para sair para trabalhar foi negado pela Vara de Execuções do município. 

O jogador iria receber uma remuneração mensal de R$ 1.430 no Montes Claros. Em entrevista para uma rádio local, o presidente do clube Ville Mocellin disse que a agremiação deverá abrir mão da multa rescisória de R$ 2,86 milhões, prevista no contrato. 
Uol

Veja quanto foi a bolada que João Santana ganhou na campanha de Dilma

Se há alguém que deve estar rindo à toa com os números, digamos, espetaculares das finanças da campanha que garantiu a reeleição a Dilma Rousseff, é o marqueteiro João Santana. 

Dos 350 milhões de reais em gastos declarados pela presidente em 2014, um recorde para qualquer pleito no país, 70 milhões de reais foram diretamente para a conta da empresa do marqueteiro, a Pólis Propaganda. 

Outros 8 milhões de reais foram repassados à empresa por meio do diretório nacional do partido. Não se sabe o quanto disso é, de fato, lucro próprio, mas significa nada menos que 20% dos gastos totais da campanha da presidente. 

Em 2010, o marqueteiro havia abocanhado “apenas” 42 milhões de reais. Mas o bolo despendido por Dilma também era menor: 194 milhões de reais. 

No fim das contas, exceto pelos 8 milhões de reais pagos pelo PT, a proporção da fatia de Santana na conta de Dilma se manteve igual entre um pleito e outro. 

Mas o trabalho certamente foi maior. Na eleição mais suja das últimas décadas, o marqueteiro não economizou na artilharia. E venceu a guerra.

Geraldo Luís revela os salários dos apresentadores da Record

Geraldo Luís, 43, abriu o jogo e revelou os salários de alguns dos seus colegas da Record durante entrevista ao programa “Pânico”, na rádio Jovem Pan, na manhã da última terça-feira (25). 

O apresentador do “Domingo Show” disse que Rodrigo Faro, 41, ganha R$ 2,1 milhões por mês. Marcelo Rezende, 63, que comanda o “Cidade Alerta”, recebe R$ 500 mil. Até Britto Jr., 51, também foi citado pelo animador. O jornalista teria o salário de R$ 350 mil. 

No entanto, Geraldo não falou qual é o seu rendimento na emissora de Edir Macedo, 69. “Quero R$ 500 mil e aí saio da Record, mas não põe na minha boca”, brincou ele durante a conversa com os humoristas. 

Aliás, o apresentador do “Domingo Show” revelou que ganhava mais na época que comandava o “Balanço Geral SP” do que atualmente. “Só mudei porque queria um programa para o Brasil inteiro, domingo, às 16 horas”, disse.

Patrícia Poeta está cotada para ter um programa nas manhãs de sábado na Globo

Há uma luz no fim do túnel para Patrícia Poeta. Em vez da temida “geladeira” por um ano, como andou se ventilando por aí, a ex-apresentadora do “Jornal Nacional” pode ganhar um horário na nova grade de programação da Globo para 2015. 

Segundo uma fonte do blog, ela está cotada para ter um programa semanal nas manhãs de sábado, já que a emissora vai mesmo acabar com a “TV Globinho”. 

Depois de rápidas férias, Patrícia já trabalha no projeto, cujo formato vem sendo mantido a sete chaves. A estreia, caso seja mesmo aprovada a nova atração, deve acontecer no fim de abril. 
Yahoo

Robinson Faria deixa claro: “Ficha suja não vai ocupar cargo no meu Governo”

O governador eleito Robinson Faria, do PSD, afirmou na manhã de hoje que não nomeará “ficha suja” para o seu governo e que cumprirá o compromisso anunciado reiteradas vezes de que o seu governo será eminentemente técnico. Em entrevista à InterTV Cabugi, Robinson Faria falou sobre prioridades e vários outros assuntos e ações que pretende implementar, enfatizando ainda que vai dar um choque de gestão nos setores de segurança pública e de saúde do Estado, que considera os mais vulneráveis e de maior clamor popular. 

Pretende inicialmente colocar mais policiais nas ruas, inclusive examinar a possibilidade de convocar concursados para aumentar o efetivo da polícia e iniciar imediatamente um processo de valorização através do cumprimento das conquistas das categorias, civil e militar. 

Em contato com O Jornal de Hoje, Robinson explicou que a atitude de não nomear políticos condenados por corrupção faz parte de um compromisso assumido durante a campanha no sentido de realizar um governo inovador. “A inovação de um governo começa pelas atitudes e quem tiver ficha suja não irá ocupar cargo no meu governo. É uma medida moralizadora para termos um governo transparente e composto por pessoas de perfil técnico e conduta ilibada. É o que a sociedade espera”, explicou. 

Nas suas visitas aos municípios do Rio Grande do Norte o governador eleito disse ter constatado, através de depoimentos de pessoas simples e autoridades municipais, problemas de violência de todos os tipos, como assaltos, explosão a caixas eletrônicos, arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais em praticamente todos os municípios do Estado. 

Robinson afirmou que “durante a campanha política viajei por todo o Estado e constatei que o maior clamor popular é a falta de segurança. Vou exigir uma resposta imediata nesse setor, mas, para que isso aconteça, temos que valorizar as categorias policiais e oferecer condições de trabalho para que a resposta seja imediata. Prometi prioridade para a segurança e vou ser o governador da segurança”, reiterou o governador eleito, destacando, também, a determinação de priorizar o setor de saúde pública, considerado por ele como precário nos mais simples procedimentos. 

“Uma das providências para o setor de saúde será melhorar os Hospitais Regionais visando oferecer condições de atendimento e tendo como consequência evitar a vinda de pacientes para lotar os hospitais da capital”, observou Robinson, informando que, com relação à saúde, as equipes de transição vão se reunir hoje com o atual secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, para que o futuro governo tenha um diagnóstico da situação. 

PLANEJAMENTO E ECONOMIA 

Questionado durante entrevista à Intertv Cabugi se o governo terá dinheiro para cumprir os inúmeros compromissos que estão sendo anunciados, o governador eleito Robinson Faria afirmou que “no momento em que vivemos não cabe mais improviso nem amadorismo. Tudo tem que ser planejado. Vamos planejar e poupar recursos públicos diminuindo despesas com carros alugados, diárias e gastos supérfluos. Feito isso, haverá recurso para oferecer melhores serviços à população norte-rio-grandense”, ressaltou, acrescentando também a importância que terá o servidor público para ajudar o governo nesse momento de dificuldade que vive o Rio Grande do Norte. 

“Sou uma pessoa de diálogo e com o servidor e pretendo fazer uma pactuação. O funcionalismo não é responsável por essa situação de dificuldade que está aí. Certamente os servidores serão valorizados e darão sua contribuição para melhorar a vida de todos”, disse ele, acrescentando que trabalhará forte para colocar o pagamento da folha de pessoal em dia. 

ATENÇÃO AO TURISMO 

De acordo com o futuro governador, a cadeia produtiva do turismo será fomentada para gerar emprego e renda para a população. 

Ele também anunciou que vai criar condições para atrair empresas e indústrias para o Estado, oferecendo segurança jurídica, agilidade na concessão de licença ambiental e diminuição da burocracia, o que, segundo Robinson, está dificultando o desenvolvimento do Estado. Ele concluiu anunciando que irá “criar a Central do Empreendedor”, para facilitar a vida de quem tem ou quer abrir um empresa no Estado
Durante a audiência pública que discutiu a importância da realização da Worldskill, na cidade de São Paulo, a deputada e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, saudou o estudante do Senai de Mossoró, Rafael Wenderson (Medalhista de Ouro de soldagem do Worldskill Bogotá 2014) e afirmou a importância da competição para a rede de educação profissional brasileira. 

A audiência aconteceu nesta quarta-feira (26), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “Tenho acompanhado a trajetória de Rafael Wenderson e ele tem sido motivo de superação e de orgulho para todos no Estado. A vinda da Worldskill para o Brasil contribuirá, em muito, para avançamos nas políticas públicas de expansão e de fortalecimento da educação técnica e profissional do nosso país”, disse. 

“Estive na Wordlskill de Londres em 2011, na Alemanha em 2013 e espero está em São Paulo, no próximo ano”, completou a deputada. Fátima destacou ainda a importância do Pronatec e dos Institutos Federais para a educação profissional do país. “A expansão da rede federal de educação profissional associada com o Pronatec, que tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com uns dos principais parceiros, tem cumprido seu papel de ampliar o acesso ao ensino técnico e ao emprego no Brasil”, explicou.  
Fique por dentro 

O Worldskill é um torneio mundial de profissionais de nível técnico e profissionalizante. Em 2015, o evento será realizado na cidade de São Paulo. 

O Brasil, na edição do ano passado, recebeu 12 medalhas (quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze) e terminou a competição em quinto lugar na classificação geral, empatado com o Japão em número de medalhas. 

Estudantes e professores do SENAI/Mossoró fizeram parte da delegação brasileira no WorldSkills, que contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade e demais representações do MEC, além de reitores e técnicos.

Prefeito de Campo Redondo autoriza calçamento de Rua no Conjunto Campo Belo

Dentro de uma série de melhoramentos e obras em vários bairros da cidade, o prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves, deu ordem de serviço para pavimentação de mais uma rua. 

O material já começou ser depositado na rua contemplada, que fica no Conjunto Campo Belo. “A cada dia temos procurado parcerias, economizado nossos gastos e investido na comunidade. Esta é mais uma rua, desta vez no conjunto Campo Belo, que estamos priorizando”, contou o prefeito.

PSD promove lançamento do PSD Mulher no RN

O Partido Social Democrático (PSD) lança no próximo sábado (29) o PSD Mulher no Rio Grande do Norte. O lançamento será em Natal, das 9h às 12h no hotel Ocean Palace e marca a ampliação da participação das mulheres na política potiguar. 

O lançamento contará com a participação de representantes do PSD Mulher de nove estados da região Nordeste e será o primeiro de uma série de cinco Encontros Regionais, que além do Nordeste, acontecerão também no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A presidente do PSD Mulher no Brasil, Alda Marco Antonio, lembra que o encontro do PSD Mulher é uma oportunidade de discutir a importância da participação das mulheres na política e na sociedade. 

“Vamos ampliar as atividades das pessedistas no Rio Grande do Norte como candidatas e militantes, ampliando os projetos e ações femininas nos diretórios municipais”, destacou. No Rio Grande do Norte, o PSD Mulher será presidido por Julianne Faria e nos próximos anos, o partido deve lançar candidatas mulheres nas eleições municipais e estaduais. 

Alda destacou ainda o número cada vez maior de candidatas à Câmara Federal, destacando as que participaram da eleição deste ano. “Houve um salto expressivo, chegando a 1.765, contra 935 em 2010, com aumento de 88,77%”. 

O encontro deve reunir vereadoras, suplentes, prefeitas, vice-prefeitas, ex-prefeitas e candidatas de todo o Rio Grande do Norte.

“Dia de Ação de Graças” será comemorado nesta quinta, 27, em Currais Novos

Currais Novos celebrará a 4ª edição do “Dia Nacional de Ação de Graças” durante toda esta quinta-feira (27) em uma programação especial realizada pelo comitê local da ação. 

O evento tem como objetivo principal estimular na sociedade o sentimento de gratidão, e se caracteriza por ser um momento sociocultural, apolítico, sem distinção de credo religioso e sem fins lucrativos. 

A Prefeitura Municipal de Currais Novos e todas as secretarias são parceiras do evento por acreditar na importância deste encontro de gratidão e solidariedade. 

A programação terá início às 6h com atividade esportiva no largo do Tungstênio Hotel, plantio de árvores em frente ao Banco do Brasil e lateral do Fórum; às 08h30 e às 10h acontecem atividades do projeto autoridade mirim do PROERD; ao meio dia haverá o “Momento da Gratidão” na Sidys TV a Cabo”; um grande casamento coletivo às 15h; “Caminhada da Gratidão” às 16h com encerramento no Largo do Coreto Guarany e formação de um grande nome “PAZ” em frente ao palco; e ao final um grande momento de gratidão com orações feitas por representantes religiosos às 17h. 

COMUNICADO 

A Prefeitura Municipal de Currais Novos comunica que devido à instalação da carreta do SESC “Saúde Mulher” no largo da avenida Cel. José Bezerra, o espaço que está destinado à estrutura do SESC não poderá ser requisitado para a realização de eventos até o início de março de 2015. 

A Prefeitura também pede a compreensão e atenção de todos os motoristas no tráfego na via lateral à carreta. A Unidade Móvel “Saúde Mulher” do SESC RN está em Currais Novos desde o último dia 24 de novembro e iniciará suas atividades no próximo dia 29 com atendimentos médicos, exames ginecológicos, ultrassonografia e mamografia.