quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Presidente da colônia dos pescadores Z-33 visita Secretário da Agricultura

Na tarde de hoje o Presidente da Colônia dos Pescadores Z-33 de Areia Branca Francisco Antônio Bezerra, conhecido por Chicão, acompanhado do Subsecretário de pesca da SAPE, professor Antônio Cortez, se reuniu com o Secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Dr. Haroldo Abuana, para pedir apoio no intuito de consolidar o polo produtor de atum de Areia Branca, e para dar continuidade ao projeto Lagosta Viva. 

Na ocasião, o presidente da colônia falou sobre o aumento da produção do atum na região e das dificuldades que enfrentam pela falta da construção de trapiche. “A nossa finalidade é apresentar a nossa realidade para o secretário da SAPE e seus técnicos, para que possamos, juntos, encontrar soluções que melhorem a produção e a qualidade do produto. Hoje nós estamos produzindo um volume bastante expressivo de atum, mas infelizmente não temos a estrutura adequada. A visita ao secretário é importante porque queremos levar o assunto ao governo estadual, o municipal e possivelmente o governo federal visando ter, no futuro, uma parceria que venha até a aumentar a produção, porém, com melhor qualidade”, disse o presidente. 

Ainda no encontro, falou da importância de continuar com o projeto da Lagosta Viva, que tem por objetivo “manter essas lagostas em estoques, mantendo-as em viveiros até a primeira comercialização. Pois o procedimento atual, no qual as lagostas são descabeçadas e suas caudas acondicionadas em gelo, desvalorizam o produto”. 

O presidente da colônia dos pescadores explicou que no momento já possuem os tanques apropriados, as bombas e aeradores para a manutenção da lagosta viva em terra, mas para que o projeto funcione, os pescadores precisam de apoio para o processo de captura dentro da legislação vigente. 

“Viemos pedir o apoio da Secretaria neste sentido, pois a pesca da lagosta é uma atividade que, no Rio Grande do Norte se caracteriza como eminentemente artesanal e ela não pode acabar assim. Queremos estabelecer uma parceria no intuito de proporcionar aos pescadores que vivem da pesca da lagosta a oportunidade de ter maior retorno financeiro, melhores condições de trabalho e continuarem nesta atividade", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário