sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Excesso de peixes e pouca água nos reservatórios do RN suscita reunião de emergência.

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), convocou na manhã desta sexta-feira uma reunião em caráter emergencial para discutir a situação crítica em que se encontram alguns reservatórios públicos, onde existe a distribuição de água pela CAERN para abastecimento humano. 

Segundo o Subsecretário de Pesca e Aquicultura, foi uma oportunidade de se discutir as prováveis alternativas para a manutenção da qualidade da água, de certa forma comprometida, caso venha ocorrer mortandade de peixes em virtude das altas temperaturas e da redução dos níveis de oxigênio nas águas. 

O abastecimento humano de várias comunidades do Estado, caso não sejam tomadas medidas preventivas, poderá sofrer alterações que resultariam em situações de desconforto para a população. 

Diante da preocupação do Secretário da Agricultura, Haroldo Abuana, a SAPE apresentou e às Instituições e Entidades presentes diretamente envolvidas com o problema duas propostas para discussão. 

A primeira trata da necessidade urgente de restabelecer, mediante um cronograma previamente elaborado, a despesca em açudes com risco de acidente fatal aos cardumes; a segunda a ser desenvolvida no médio e longo prazos, reporta-se a possibilidade de ser levado adiante um programa de revitalização destas coleções d’água mediante o desassoreamento e o consequente aumento da capacidade de acumulação, bem como a recomposição das matas ciliares que margeiam as represas e seus tributários. 

“Essa situação já vem ao longo de três anos consecutivos de seca e que só se agravou, E agora na gestão Governador Robinson Faria, tomamos a iniciativa de fazermos algo em busca de resultados concretos. Com esse objetivo, a SAPE deu o primeiro passo no sentido de mobilizar todas as Instituições envolvidas. Considerei positivo o resultado da reunião, onde conseguimos formatar alternativas emergenciais para que possamos atender o objetivo proposto”, disse o Secretário Haroldo Abuana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário