terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PARELHAS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A FEBRE DO CHIKUNGUNYA


A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Saúde e da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, realizou na noite desta Segunda-feira (23) no auditório da Escola Municipal Arnaldo Bezerra uma palestra para os servidores da secretaria sobre a “Febre do Chikungunya”. 

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Étel Rogers e contou com a presença do Secretário de Saúde Tarcísio da Costa Clementino e da Coordenadora de Saúde Rosimeri Oliveira. 

A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome, pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. 

A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”. 

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. 

Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário