terça-feira, 24 de março de 2015

Parque da Cidade está no grupo das Unidades de Conservação mais visitadas do país

Tomando por base um estudo de visitação feita pelo Instituto Semeia, uma ONG que estuda a Situação do Uso Público nas Unidades de Conservação (SUPUC´s), que mapeia e analisa os modelos de Unidades de Conservação (categoria parques) disponíveis no Brasil, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está classificado no segundo grupo das Unidades de Conservação mais visitadas do país. 

O Parque da Cidade recebeu, nos meses de janeiro e fevereiro, 30.658 visitantes, uma média diária de 519,6 pessoas. Com esses números, a equipe técnica do PCDNM fez uma projeção anual de visitantes e chegou à expectativa de 189.663 visitantes este ano. 

Com isso, de acordo com os estudos do Instituto Semeia, o PCDNM fica inserido na segunda categoria de maior visitação dos Parques Nacionais, que recebe entre 150 a 300 mil visitas/ano, representando 6% das unidades de conservação brasileiras (categoria parques), no qual o PCDNM está inserido. 

Pela classificação do Instituto Semeia são cinco faixas de visitação das UC´s, categoria parque. A primeira engloba as UC´s que recebem acima de 300 visitas/ano; a segunda, de 150 a 300 mil visitas (na qual o PCDNM está inserido); terceira de 50 a 150 mil visitas; quarta, que recebeu abaixo de 50 mil visitas e a última, que não houve visitação. 

“Esse aumento no número de visitantes, mostra o interesse das pessoas em visitar as Unidades de Conservação para o lazer, prática de exercícios e estudos de campo e pesquisas científicas. Pelo trabalho que a equipe do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vem desenvolvendo e a divulgação positiva que tem sido feita pelos próprios visitantes, o nosso parque estará dentro da primeira categoria em breve.”, comemora o administrador do Parque da Cidade, Carlos da Hora. 

A portaria da Cidade Nova recebeu nos dois primeiros meses do ano, 21.347 visitantes, numa média de 361,8 pessoas/dia. Destes, 19.550 entraram caminhando, 3.531 motorizados e 1.874 de bicicleta. 

Nos horário de maior movimento, a portaria de Cidade Nova recebeu 7.586 visitantes pela manhã e 13.761 no período da tarde. 

A portaria da Avenida prefeito Omar O´Grady (Prolongamento da Prudente) recebeu 9.311 visitantes no mesmo período de janeiro e fevereiro, numa média de 157,8 pessoas/dias. Entraram caminhando, 1.273 visitantes; 7.192 entraram de carro e 844 pedalando suas bicicletas. Nos horários de pico, o PCDNM recebeu 2.288 pela manhã e 7.023 no período da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário