quarta-feira, 25 de março de 2015

Vilton e João Gustavo inauguram novas instalações do CAPS “Maria Vênus Cunha”

Após uma ampla reforma em todas as salas, construção de um banheiro e pintura, o Centro de Atenção Psicossocial “Maria Vênus Cunha” foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (25) na rua Ernesto Cunha, 40, (bairro Walfredo Galvão/IPE) com a participação de dezenas de usuários e seus familiares, equipe do CAPS, além da presença do prefeito Vilton Cunha, do vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo, vereadora Maria Aparecida (Dadá), primeira dama Ana Maria Furtado, secretários municipais, servidores municipais, e da comunidade. 

A professora Vilma Cunha, irmã do prefeito Vilton e da professora Vênus, esteve presente na solenidade. A coordenadora do CAPS, Paula Érika, agradeceu a Prefeitura pelo trabalho e lembrou o esforço do prefeito e de toda equipe em reformar o espaço para atender melhor os usuários. “Fomos abraçados nesta gestão e tivemos muita sorte. Hoje temos nossa sede própria e o momento é de grande felicidade”, disse Paula. 

O prefeito Vilton Cunha comentou sobre as mudanças no início da gestão para melhor aproveitamento dos espaços e extinção de aluguéis. “O CAPS não tinha endereço fixo e passou por algumas mudanças, após o nosso esforço trouxemos o centro para este espaço mais amplo e agora reformamos para melhor receber os usuários”, disse Vilton, anunciando que o próximo passo será a construção de uma área de convivência para o centro. 

Após a solenidade, o pastor João Batista fez uma oração junto aos usuários e autoridades e abençoou o novo espaço. O CAPS “Maria Vênus Cunha” foi criado em 2005 na gestão do ex-prefeito Zé Lins, que tinha como vice-prefeito o atual gestor municipal, Vilton Cunha. Após 10 anos o Centro expandiu suas ações e atualmente atende usuários de Currais Novos, Bodó, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Cerro Corá, Florânia, São Vicente e Acari, e desenvolve atividades como música, arte terapia, oficinas produtivas, projetos de geração de renda, rádio e produção textual (jornal CAPS), além de contar com parcerias importantes com o IFRN e “Casarão de Poesia”. 

SOBRE VÊNUS 

Maria Vênus Cunha é a primogênita do casal Vicente Severiano da Cunha e Margarida Maria da Cunha, e nasceu no dia 30 de novembro de 1943 em Currais Novos. 

Vênus era formada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Francesa), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; tinha especialização em "Nível pós-universitário de professores para Suplência", curso realizado à distância pelo Departamento do Ensino Supletivo do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília, “Treinamento de docentes em técnicas de elaboração de instrumento de instrução personalizada”, curso realizado à distância pelo Departamento de Ensino Supletivo do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília. 

Vênus também era formada em Língua Francesa pela Aliança Francesa de Natal, mestrado na Universidade de São Paulo (USP) na área de linguística, e lecionou em algumas instituições de Currais Novos e Natal, e no Departamento de Filosofia, Letras e Artes da UFRN. 

A professora também exerceu cargos importantes no Departamento de Ensino Supletivo da Secretaria da Educação e Cultura do RN, e publicou diversos artigos e instrumentos abordando aspectos da língua portuguesa. Vênus morreu aos 60 anos em 02 de abril de 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário