quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fátima debate as políticas públicas para os artesãos

Preocupada com a insegurança que vivem os artesãos do país, a senadora Fátima Bezerra (PT/RN) realizou, nesta quarta-feira (22), uma audiência pública, na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, para discutir as políticas públicas existentes para o setor e a aprovação doPL 7.755/2010, em análise na Câmara dos Deputados, que prevê a regulamentação da profissão dos artesãos.

"Valorizar o artesão é valorizar o país, pois essa atividade estimula nossa identidade cultural, o turismo e, com isso, a própria economia. É inaceitável ver que os artesãos ainda não têm sua profissão regulamentada”,destacou Fátima.

Estima-se que 10 milhões de brasileiros, a maioria mulheres, vivam direta ou indiretamente da produção artesanal no país. Segundo dados do IBGE de 2009, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, movimentando cerca de R$ 54 milhões por ano.

Para Fátima, é preciso que o Brasil tenha políticas públicas efetivas que possibilitem não só melhorar a produção e a qualidade de vida do artesão, mas, sobretudo, que o artesanato deixe de ser visto apenas como ocupação social, e passe a ser respeitado como uma importante atividade econômica do país. 

Participaram também da audiência pública, Georgia Haddad Nicolau, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura; Manoel Vital de Carvalho Filho, diretor do Departamento de Fomento à Economia Solitária do Ministério do Trabalho; e Ana Beatriz Loureiro Ellery, coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. 

No final da reunião, ficou decidido que será criada uma Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Artesãos e do Artesanato brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário