terça-feira, 30 de junho de 2015

Papa Francisco pede para mascar coca durante viagem à Bolívia

O papa Francisco pediu para mastigar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, segundo o ministro da Cultura do país, Marko Machicao. 

O pontífice deve chegar ao país no dia 8 de julho. A folha de coca, um dos ingredientes usados para a fabricação da cocaína, é usada em vários países dos Andes há milhares de anos para combater os males da altitude e também como um leve estimulante. 

Machicao disse que o governo ofereceu ao papa o chá da folha de coca e o pontífice fez um “pedido específico”, para mastigar as folhas. 

O Vaticano não comentou a afirmação do ministro boliviano. As folhas de coca foram declaradas uma substância ilegal sob a Convenção da ONU para Drogas Narcóticas de 1961. Mas, o cultivo de folhas de coca com fins religiosos e medicinais é legal na Bolívia. 

Muitos indígenas bolivianos consideram a planta da coca sagrada e mastigar as folhas, ou fazer um chá com elas, é muito popular. 

A Constituição boliviana de 2009 até declarou que a folha de coca é um “patrimônio cultural” do país. O presidente do país, Evo Morales, já foi agricultor e cultivava as folhas. Ele faz campanha para descriminalizar o consumo de folhas de coca. 

Se o papa Francisco realmente mascar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, o ato significaria um grande apoio à campanha de Morales. 
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário