terça-feira, 28 de julho de 2015

Milhares de carrões de luxo são abandonados diariamente em Dubai

Os Emirados Árabes Unidos estão entre os países mais ricos do Oriente Médio, se não do mundo. 

Apesar da recente crise financeira e a queda dos preços dos baldes de petróleo, a economia dos EAU continua muito forte. No entanto, como qualquer outro país, tem a sua boa dose de problemas: dos mais típicos (pobreza, custo de vida, etc.) aos mais bizarros… 

Um dos problemas mais comuns, em particular na cidade de Dubai, é o abandono de carros de luxo e de extra-luxo em estacionamento de aeroportos… Então por que essas fantásticas máquinas são abandonadas todos os dias? Simples: Pela lei do Islã, a Sharia, e, talvez, pela ganância humana. 

Sob a lei da Sharia, não honrar suas dívidas é considerada uma infração penal grave, que pode terminar em prisão perpétua.Nos últimos anos, muitas pessoas, impulsionadas pelo ‘boom’ econômico sem controle, se laçaram na compra de uma máquina de luxo, a ser paga em prestações futuras. 

Contudo, simplesmente deixaram de quitar as dívidas. Como em Dubai não há nenhuma proteção no caso de falência, para evitar a prisão, os proprietários preferiram deixar o país e, claro, o carro no estacionamento público. 

Hoje, não apenas os habitantes do país fazem isso, como também uma grande parcela de estrangeiros.Quando a polícia localiza as máquinas abandonadas, é feita uma notificação ao proprietário. No caso dele não aparecer, o carro é confiscado. 

Na maioria dos casos, os carrões nunca são reivindicados. Todos os anos são abandonados mais de 3000 carros de luxo, só na cidade de Dubai. 

Exemplo disso está na imagem abaixo: uma Ferrari F40 de aproximadamente de R$ 3 milhões. Após o confisco, a justiça realiza leilão, onde os carros apreendidos são vendidos a um preço irrisório em comparação a tabela comercial. 
Bamzun

Nenhum comentário:

Postar um comentário