segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Insulina injetada pelo nariz pode melhorar Alzheimer e demência senil

A insulina administrada por meio da cavidade nasal chega até a região do cérebro atingida por Alzheimer e demência senil com resultados duradores que melhoram a memória. Pesquisadores identificaram também que essa insulina não entra na corrente sanguínea.

Quem demonstrou a eficácia no uso da insulina para o tratamento dos problemas cognitivos ligados ao envelhecimento foi o novo estudo conduzido por pesquisadores da University of Washington School of Medicine, da Veteran Administration Puget Sound e da Saint Louis University, nos Estados Unidos. 

Até agora, era notável o efeito da insulina sobre a memória, mas "havia poucas provas de como ela entrava no cérebro e como agia", diz William Banks, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores desse estudo, publicado no periódico Journal of Alzheimer, utilizaram um modelo de ratos que, conforme o avanço da idade, desenvolveram problemas de aprendizado e memória. 

No teste de reconhecimento de objetos, depois de uma única dose de insulina intranasal, os ratos conseguiam relembrar os objetos vistos primeiro, diferentemente daqueles que não tinham recebido a substância.

Os pesquisadores também viram que a insulina não entra na corrente sanguínea, eliminando, assim, uma das principais preocupações da comunidade médica: a baixa dos níveis de açúcar. Além disso, doses repetidas aumentam a eficácia para a memória. 
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário